quarta-feira, 23 de agosto de 2023

“Ivo Oliveira vai falhar a Vuelta devido a doença”


Ciclista da UAE Emirates não estará presente e contingente português fica reduzido a seis corredores

 

Por: Lusa

Foto: UAE Emirates

O ciclista português Ivo Oliveira vai falhar a Volta a Espanha, que começa no sábado em Barcelona e termina em 17 de setembro em Madrid, devido a doença, anunciou hoje a equipa, sendo substituído pelo esloveno Domen Novak.

Ivo Oliveira, atual campeão nacional de fundo, estava nas escolhas iniciais da equipa para a Vuelta, tal como João Almeida e o seu irmão Rui Oliveira. "Troca na equipa. Domen Novak vai substituir Ivo Oliveira na nossa equipa para a Vuelta. Oliveira está fora devido a doença", refere a equipa nas redes sociais.

Completam o elenco da equipa da UAE Emirates os espanhóis Juan Ayuso e Marc Soler, o neozelandês Finn Fisher-Black, o colombiano Sebastian Molano, o australiano Jay Vine e o esloveno Domen Novak.

Com a ausência de Ivo Oliveira, Portugal vai estar representado por seis ciclistas na Volta a Espanha, pois para além de João Almeida e Rui Oliveira, também Nelson Oliveira e Ruben Guerreiro (Movistar), Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) e André Carvalho (Cofidis) estão nas escolhas das respetivas formações.

Fonte: Record on-line

“Vuelta com 7 portugueses em ação: André Carvalho convocado pela Cofidis”


Ciclista de Penafiel, de 25 anos, vai correr a primeira Grande Volta da carreira

 

Por: André Antunes Pereira

Foto: Instagram/André Carvalho

A Cofidis anunciou o seu alinhamento para a Vuelta e o português André Carvalho integra o lote de selecionados da equipa francesa.

Aos 25 anos, o ciclista de Penafiel vai assim estrear-se em Grandes Voltas e aumenta para 7 elementos o contingente português na corrida do país vizinho, que começa já no sábado,

Desde 1984 que o ciclismo luso não tinha tantos representantes numa das provas de três semanas que integram o calendário mundial (Vuelta, Tour e Giro). Na altura, o Sporting - Raposeira participou no Tour de France também com 7 corredores nacionais. Na Vuelta, a representação lusa nesta edição vai superar os 6 ciclistas presentes nas edições de 2011 e 2015.

Além de André Carvalho, estão também confirmados João Almeida, os gémeos Rui e Ivo Oliveira (Emirates); Nelson Oliveira e Ruben Guerreiro (Movistar) e Rui Costa (Intermarché).

Fonte: Record on-line

“XVII Maratona BTT “Trilhos da Raia”


Idanha-a-Nova, Portugal 

 

Dia 15 de Outubro de 2023

 

Inscrições a decorrerem em... https://trilhosdaraia.acin.com.pt/






“3 Horas noturnas Btt Famalicão 2023”


Dia 16 setembro 2023

 

As 3 horas de btt de Famalicão está inserida no trofeu Nac 14 com as provas da Maia e da Trofa.

Saiba mais em: www.classificacoes.net/modalidades/btt/3h-noturnas-btt-v-n-famalicao-2023#inscriptions

“Seleção Nacional Volta a França do Futuro 4ª etapa”


Lucas Lopes ao ataque e Gonçalo Tavares a subir

 

Por: José Carlos Gomes

Lucas Lopes e Gonçalo Tavares foram os protagonistas da Seleção Nacional na quarta etapa da Volta a França do Futuro, hoje disputada entre Aigurande e Evaux-les-Bains, com vitória do suíço Fabio Christen.

A tirada, que deveria ter 150 quilómetros, foi reduzida para 133 devido ao calor extremo, uma canícula que causou dificuldades a muitos corredores do pelotão, numa etapa com um circuito final ondulado e com a meta colocada após uma rampa de grande inclinação.

A dureza que se adivinhava não travou o pelotão, que cumpriu a primeira hora de corrida à impressionante média de 47,3 km/h. Um dos responsáveis por esta velocidade foi o português Lucas Lopes, que, nesta fase da corrida, já seguia em fuga, na companhia do suíço Arnaud Tendon.

Os dois escapados chegaram a dispor de uma vantagem superior a três minutos, mas o pelotão, para endurecer a corrida tendo em vista o circuito final e também para anular a escapada, estugou o passo e acabou com a fuga a cerca de 30 quilómetros da meta.

A partir daí sucederam-se os ataques. Os mais significados e com impacto na classificação da etapa tiveram assinatura do mexicano Isaac del Toro, a 15 quilómetros do fim, e do suíço Fabio Christen, já dentro dos derradeiros dois mil metros.

O helvético, mais pujante, até por ter passado menos tempo em solitário, foi o mais forte e acabou por vencer a etapa, relegando o mexicano para a segunda posição. O terceiro foi um dos candidatos à geral, o britânico Lukas Nerurkar. Tanto o mexicano como os primeiros 30 corredores do pelotão gastaram mais 1 segundo do que o vencedor.

Entre a Seleção Nacional, os melhores foram Gonçalo Tavares, 26.º, a 1 segundo, e Alexandre Montez, 34.º, a 11 segundos. António Morgado ficou “cortado” devido a uma queda que aconteceu à sua frente e não conseguiu fechar o espaço para o pelotão principal, cortando a meta na 39.ª posição, a 21 segundos do vencedor. Diogo Gonçalves foi 74.º, a 3m42s, seguindo-se José Bicho, 91.º, a 5m19s, e Lucas Lopes, 132.º, a 12m05s.

O dinamarquês Simon Dalby subiu ao topo da classificação geral. Tem por perto os franceses Axel Huens, a 13 segundos, e Pierre Thierry, a 22. Os melhores portugueses começaram a subir na tabela. Gonçalo Tavares já é 28.º, a 1m55s, Alexandre Montez é 33.º, a 2m05s, e António Morgado ascendeu á 34.ª posição, a 2m15s. Os restantes portugueses são Diogo Gonçalves, 92.º, a 11m15s, Lucas Lopes, 107.º, a 14m43s, e José Bicho, 126.º, a 19m43s.

Portugal subiu ao oitavo lugar da classificação geral por equipas.

A quinta etapa da Volta a França do Futuro corre-se nesta quinta-feira. Serão 138,3 quilómetros, entre La Tour-de-Salvagny e Lac d’Aiguebelette. O último terço de corrida conta com duas contagens de montanha, apresentando terreno propício para alguns ataques.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/Gabriel Baptista e Patrícia Duarte no Mundial de Pista Júnior


Por: José Carlos Gomes

Portugal estará representado por Gabriel Baptista e Patrícia Duarte no Campeonato do Mundo de Pista Júnior, que decorre entre hoje e sábado em Cali, Colômbia.

O selecionador nacional, Gabriel Mendes, olha para esta participação numa perspetiva de futuro. “Queremos proporcionar aos ciclistas o máximo de experiência competitiva, tendo como objetivo prioritário a formação desportiva e consequentemente a promoção do processo de desenvolvimento de competências e capacidades nos diferentes domínios associados ao desempenho”, adianta o responsável técnico.

Patrícia Duarte é a primeira a subir ao velódromo, hoje, às 17h45, para a qualificação de Scratch. Caso se qualifique para a final, voltará a correr às 24h00. Na quinta-feira, os dois portugueses têm agenda competitiva. A qualificação do scratch masculino está marcada para as 18h10, vinte minutos antes da qualificação da eliminação feminina. A final de scrath acontece às 23h30, enquanto a final de eliminação está apontada para a 1h00 da madrugada de quinta para sexta.

No terceiro dia de competição, com provas a decorrer entre sexta-feira e as primeiras horas de sábado, Patrícia Duarte e Gabriel Baptista voltam a estar ambos em pista. O jovem vai disputar a qualificação de corrida por pontos às 15h30, enquanto a qualificação para o concurso feminino de omnium se realiza 50 minutos depois. Em caso de apuramento, Gabriel Baptista disputa a final da corrida por pontos às 23h05. O concurso feminino de omnium decorre entre as 18h00 e as 0h35.

Patrícia Duarte enfrenta a qualificação da corrida por pontos feminina às 15h30 de sábado. Apurando-se, terá a final marcada para as 23h30. Já Gabriel Baptista terá a qualificação de omnium às 16h00 e, qualificando-se, disputa o concurso entre as 17h30 a 1h00. Patrícia Duarte participa ainda na perseguição individual, cuja qualificação está agendada para as 18h20 e a final para as 24h15.

A competição termina no domingo, mas Portugal não terá corredores em prova nesse dia.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo


“37º Passeio de Cicloturismo Moitense”


Dia 10 de setembro de 2023

 

Por: José Morais

O Núcleo Cicloturismo Moitense leva para a estrada o seu 37º passeio de bicicleta, talvez atualmente, o evento de cicloturismo mais antigo que ainda se realiza em Portugal, que irá percorrer o concelho da Moita, numa distância de 55 quilómetros aproximadamente, e está inserido nas Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem.

A concentração está marcada para as 8 horas na Praça da República, e partida marcada para as 9;15 horas, para um passeio com cerca de três horas de boas e salutares pedaladas.

 

Para inscrições e informações podem ser feitas por:

Telefone: 918 315 379 – 968 786 911 – 934 361 242

Mail: ncmoitense@gmail.com

As inscrições são gratuitas, e devem ser feitas atá ao dia 7 de setembro.

Um passeio recomendado pela Revista Notícias do Pedal, participe.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com