quarta-feira, 4 de abril de 2018

“Volta ao País Basco: Jay McCarthy vence terceira etapa”

Alaphilippe segue líder

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista australiano Jay McCarthy (Bora-Hansgrohe) venceu esta quarta-feira ao 'sprint' a terceira etapa da Volta ao País Basco, cuja classificação geral individual continua a ser liderada pelo francês Julian Alaphilippe (Quick-Step Floors), hoje sexto.

McCarthy, de 25 anos, bateu os restantes 'sprinters' em prova e somou a segunda vitória na temporada, numa chegada em pelotão compacto ao fim de 184,8 quilómetros, cortando a meta ao fim de 4:49.39 horas, à frente do bielorrusso Alexandr Riabushenko (UAE Team Emirates), segundo, e do polaco Michal Kwiatkowski (Sky), terceiro.

Alaphilippe, hoje sexto, continua com oito segundos de vantagem sobre o esloveno Primoz Roglic (LottoNL-Jumbo), com Gorka Izagirre (Bahrain Mérida) na última posição do pódio, a 39 segundos, num dia sem alterações no 'top 10'.
No 'sprint' em massa dos últimos 500 metros, o português Rúben Guerreiro (Trek-Segafredo) disputou os primeiros lugares, com o campeão nacional de fundo a fechar a etapa no 13.º lugar, valendo um 'salto' de 17 postos na geral para 81.º.
Nove posições abaixo chegou Rui Costa (UAE Team Emirates), segurando o 30.º lugar na geral, a 2.46 minutos do camisola amarela.
A quarta etapa, marcada para quinta-feira, será decisiva para as contas da geral, com um contrarrelógio individual em Lodosa, de 19,4 quilómetros, a testar a liderança de Alaphilippe e a apresentar uma oportunidade de vitória para os especialistas do 'crono'.

Fonte: Record on-line

“Agenda de Ciclismo”

Campeonato da Europa domina mas não esgota a agenda

Por: José Carlos Gomes

O Campeonato da Europa de Downhill (DHI), na Lousã, entre 5 e 8 de abril, é o acontecimento velocipédico da semana em Portugal. Mas está longe de ser o único. A pista de cross country olímpico (XCO) do Jamor, recebe, no domingo, a segunda etapa da Taça de Portugal daquela disciplina de BTT. A Volta ao Concelho de Almodôvar junta o pelotão master de estrada, sábado e domingo. O Aeródromo de Vilar de Luz, na Maia, será palco, no domingo, do Encontro Inter-Regional de Escolas de estrada.

O Louzanpark, na Lousã, Aldeias do Xisto, será o centro das atenções dos adeptos das emoções fortes do DHI. Na quinta e na sexta, entre as 8h00 e as 17h00, começam os treinos oficiais para o Campeonato da Europa da disciplina radical de BTT. No sábado decorrem as descidas cronometradas, desde as 9h00, que determinam a ordem de partida para a final. As corridas de atribuição dos títulos europeus vão preencher a agenda de domingo, com provas de manhã e de tarde, a partir das 9h15.

Estão inscritos cerca de 200 ciclistas, oriundos de 21 países, esperando-se muitas horas de alta velocidade, manobras arrojadas e espectáculo velocipédico.

Ainda no BTT, mas na vertente olímpica de XCO, o próximo fim de semana será de atividade desportivamente muito relevante, dado que se disputa, na pista permanente do Centro Desportivo Nacional do Jamor, a segunda etapa da Taça de Portugal, também pontuável para o ranking internacional.

Vão participar mais de 300 corredores, de diferentes nacionalidades. A ação decorre a partir das 9h00, quando arrancar a série de cadetes, masters e paraciclistas. Às 11h00 competem os juniores masculinos e todas as categorias femininas. Os corredores de elite entram em liça às 14h30.

O pelotão master e elite amador de estrada vai disputar a 11.ª Volta ao Concelho de Almodôvar, no sábado e no domingo. Na primeira jornada vai completar 110 quilómetros, a partir das 14h30. A segunda etapa tem 62 quilómetros e começa às 10h00 de domingo. No mesmo dia, às 16h00, vão correr-se 45 quilómetros.

Se os mais velhos vão estar em Almodôvar os ciclistas mais jovens têm encontro marcado para a Maia, concelho onde se realiza o Encontro Inter-Regional de Escolas de Estrada da Zona Norte. As provas estão marcadas para domingo, a partir das 9h30, no Aeródromo de Vilar de Luz.
 

Mais eventos oficiais

6 a 8 de abril: Race Nature, Mondim de Basto

7 de abril: Rota do Contrabando NGPS, Vinhais

7 de abril: Troféu de Paraciclismo de Porto de Mós

8 de abril: Maratona BTT de Paredes de Coura

8 de abril: XI BTT do Demo, Moimenta da Beira

8 de abril: Encontro Regional de Escolas de Marinhais, Salvaterra de Magos

8 de abril: 13.º Encontro Juvenil da Silveira, Torres Vedras

8 de abril: 3 Horas de Resistência de Benfica, Lisboa

8 de abril: 7.º Prémio Juvenil da Charneca da Caparica e Sobreda, Almada

8 de abril: Maratona BTT de Sines

8 de abril: V Maratona BTT do Baixo Guadiana, Cacela, Vila Real Santo António

8 de abril: V Maratona BTT Vila de Ourique

8 de abril: Taça de S. Miguel de DHI, Açores

Fonte: FPC

“Ranking APCP”

Luís Mendonça é o número um nacional em março

Por: José Carlos Gomes

Luís Mendonça (Aviludo-Louletano-Uli) fechou o preenchido mês de março no topo do Ranking da Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais (APCP), dominado, em início de época, pela formação louletana.

A vitória na Volta ao Alentejo foi determinante para a subida de Luís Mendonça do topo da tabela, substituindo Nelson Oliveira (Movistar Team), que comandava no mês anterior. Luís Mendonça soma 282 pontos. O colega de equipa Óscar Hernández, vencedor do Troféu Liberty Seguros, é o corredor mais próximo, com 235 pontos. Segue-se Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Boavista), com 226.

Rui Oliveira (Hagens Berman Axeon), 21.º primeiro do ranking global, com 20 pontos, é o melhor sub-23.

O domínio do Aviludo-Louletano-Uli na classificação individual tem também expressão no ranking coletivo. Os algarvios comandam com 535 pontos, diante da W52-FC Porto, que tem 373, e da Rádio Popular-Boavista, com 252.

O ranking é elaborado pela APCP, mediante os resultados de ciclistas portugueses e de equipas portuguesas nas provas disputadas em território nacional.

 

Ranking APCP – Março 2018

1.º Luís Mendonça (Aviludo-Louletano-Uli), 282 pontos

2.º Óscar Hernández (Aviludo-Louletano-Uli), 235

3.º Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Boavista), 226

4.º Daniel Mestre (Efapel), 130

5.º Ricardo Mestre (W52-FC Porto), 115

6.º Gustavo César Veloso (W52-FC Porto), 92

7.º Nelson Oliveira (Movistar Team), 85

8.º Joni Brandão (Sporting-Tavira), 81

9.º Tiago Machado (Team Katusha Alpecin), 80

10.º Edgar Pinto (Vito-Feirense-BlackJack), 66


Ranking Equipa do Ano

1.ª Aviludo-Louletano-Uli, 535

2.ª W52-FC Porto, 373

3.ª Rádio Popular-Boavista; 252

4.ª Efapel, 185

5.ª Sporting-Tavira, 176

Fonte: FPC

“Última hora…tudo a postos…”

“14º Passeio de Cicloturismo do Penteado.2018”
Dia 8 de abril de 2018

Por: José Morais

É já no próximo domingo que se realiza o 14º Passeio do Núcleo de Cicloturismo do Penteado, numa organização do Clube Recreativo local, o evento faz parte do calendário oficial da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), terá uma extensão de 62 quilómetros, percorridos por locais em dúvida apelativos, com um trajeto propício para rolar.

A concentração está marcada para as 8 horas junto às instalações do Clube Recreativo do Penteado, com a partida a ser dada pelas 9 horas, estando as inscrições limitadas até ao dia 6 de abril, no final, para todos que desejarem, haverá um almoço de confraternização.

Para informações e inscrições as mesmas podem ser feitas pelo mail: nc.penteado@gmail.com ou pelos telefones: Florival: 968 693 740 ou Rui:

 962 885 721

Marque já na sua agenda, participe neste passeio que muito promete, faça como nós que vamos estar presentes, com reportagem completa, trazendo como sempre, os melhores momentos, num passeio que para mim pessoalmente, é muito especial marcar presença.

De que espera, confirme já a sua presença.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com