terça-feira, 19 de novembro de 2024

“Nuno Ribeiro atira-se a Adriano Quintanilha em Tribunal: "Era um ditador e mestre da manipulação. O ambiente era infernal"


Por: Carlos Silva

Foto: Lusa

Em parceria com: https://ciclismoatual.com/

O julgamento do caso "Prova Limpa" conheceu hoje mais um capítulo, quando o ex. director desportivo da W52-FC Porto, Nuno Ribeiro, foi ouvido na audiência desta segunda-feira, realizada num pavilhão anexo ao Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira.

Nuno Ribeiro pediu para prestar declarações na ausência de todos os arguidos, alegando ter sofrido imensas pressões e ameaças por parte Adriano Quintanilha, referindo que Quintanilha já o abordou no passado por três vezes para que "assumisse a culpa toda" a troco de 2 mil euros mensais durante dois anos. Nuno Ribeiro leu inicialmente uma declaração antes de prestar as declarações onde diz "Não me senti um criminoso. Fui um fraco por ceder. Devia ter dito não e não (doping ed.) Sinto-me triste e arrependido. Sei o quanto errei e peço desculpa à sociedade, a todos, mas sobretudo aos meus atletas”, disse de forma emocionada.

Citado pela agência Lusa, o antigo dirigente afirmou "Nunca tive dinheiro para o doping, nem instiguei ao uso do doping. Foi e sempre o senhor Adriano que o fez. O senhor Adriano gastava milhares de euros a patrocinar essas práticas dopantes" antes de se dirigir a Adriano Quintanilha "ele era um ditador e mestre da manipulação. O do quero, posso, mando e pago. Ele sabia de tudo, queria ganhar a todo o custo e dizia: ‘pago para ganhar e ganho’. Atirava isso à cara dos ciclistas e ameaçava. O ambiente era infernal", disse.

O antigo diretor desportivo da W52-FC Porto assumiu que era normal o doping na equipa de ciclismo, mas garante nunca incentivou o seu uso e que era Adriano Quintanilha que incentivava, promovia e custeava a prática do doping. Referiu que o patrão da W52-FC Porto "pagava um valor extra mensal aos ciclistas" para que comprassem as substâncias e que a estratégia adotada para "mascarar esses pagamentos passava por ajudas de custo fictícias", como pagamento de refeições ou quilómetros.

Após ter referido este esquema, a defesa fez um requerimento ao tribunal para que fosse feito o levantamento do sigilo bancário de uma conta da A.C. Várzea Clube de Ciclismo, o clube se Sobrado que era patrocinado pela empresa de Quintanilha.

Com este testemunho, levantasse um pouco mais do véu de quem alegadamente sempre afirmou não saber o que se estaria a passar. Afinal, Adriano Quintanilha passou de presumível inocente para alegadamente cabecilha do esquema de doping e terá de responder a muitas perguntas que permaneciam sem resposta. 

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/nuno-ribeiro-atira-se-a-adriano-quintanilha-em-tribunal-era-um-ditador-e-mestre-da-manipulacao-o-ambiente-era-infernal

“Peter Sagan disputa a ultramaratona Titan Desert Arábia Saudita”


A ultramaratona em cinco dias vai percorrer 380 quilómetros com cerca de 3.000 metros de ganho de altitude em percurso com muito cascalho e areia

 

A ultramaratona Neom Titan Desert Arábia Saudita 2024, realiza-se de 18 a 22 de novembro, vai percorrer 380 quilómetros com cerca de 3.000 metros de ganho de altitude acumulada em cinco dias, nesta edição, além das 4 etapas, um prólogo de 12 quilómetros com bónus de tempo determinou a será a primeira etapa.

Entre os participantes, vale destacar-se a presença do tricampeão mundial Peter Sagan, que após se ter terminado a sua carreira no ciclismo de estrada continua muito ativo viajando pelo mundo e participando em muitas das provas para as quais é convidado, muito devido ao seu lugar como embaixador da Specialized.

O vencedor da edição de 2023, Enrique Morcillo, não está na disputa, então dois ciclistas, Luis León Sánchez e Haimar Zubeldia, que chegaram perto de vencer, tentarão novamente este ano, outros nomes ilustres a serem notados são, Daniel Oss, colega inseparável de Peter Sagan, e o ex-profissional Koen de Kort.


No feminino, a favorita é a ciclista holandesa Tessa Kortekaas, quatro vezes vencedora da prova, Eva Lamela e Moroj Adil devem ser as suas grandes rivais.

No prólogo, o ciclista espanhol Oriol Colomé tem 16 participações em etapas da Titan World Series, venceu e vestiu a primeira camisola de líder, a primeira etapa teve duas partes bem distintas, primeiro entre cascalho e areia, difíceis de pedalar e uma segunda parte, entre desfiladeiros.

“EF Education-EasyPost e dsm-firmenich PostNL confirmadas na 51.ª Volta ao Algarve”


Equipa de Rui Costa certa na Algarvia

 

Por: Lusa

A EF Education-EasyPost e a dsm-firmenich PostNL vão estar na 51.ª Volta ao Algarve em bicicleta, revelou esta terça-feira a organização, elevando para quatro o número de equipas do World Tour já confirmadas na prova.

A EF Education-EasyPost, do campeão português de fundo, Rui Costa, e do equatoriano Richard Carapaz, vencedor do Giro2019, estará pela 10.ª vez na 'Algarvia', que no próximo ano decorre entre 19 e 23 de fevereiro.

Das presenças anteriores da formação norte-americana, destaca-se a edição de 2023, na qual Magnus Cort Nielsen venceu as chegadas à Fóia e a Tavira, conquistando a classificação por pontos.

Já a dsm-firmenich PostNL, do neerlandês Fabio Jakobsen, correrá a Volta ao Algarve pela sexta vez, tendo presenças no pódio em quatro das participações anteriores na única corrida por etapas portuguesa do circuito UCI Pro Series.

A equipa neerlandesa já ganhou a classificação da juventude por intermédio de Oscar Onley (2023) e de Sam Oomen (2018), venceu uma etapa com Cees Bol, em 2020, tendo Soren Kragh Andersen sido segundo na classificação geral no ano anterior.

A EF Education-EasyPost e a dsm-firmenich PostNL juntam-se à belga Alpecin-Deceunink e à francesa Groupama-FDJ, as duas outras formações do World Tour, o primeiro escalão do ciclismo mundial, já confirmadas.

Fonte: Record on-line

“EFAPEL CYCLING Nova Contratação Oriol Vidal”

 


Por certo algo de diferente quando se fala em contratações, mas porque ambos gostamos de desafios, é com muito entusiasmo que damos as boas-vindas a Oriol Vidal!

Oriol Vidal vem de um desporto diferente, mas onde a velocidade, a adrenalina, o risco, o desafiar os limites está presente.

A bicicleta foi sempre uma ferrementa de treino, aliada á paixão pelo ciclismo e ao prazer em andar de bicicleta.

Após vários anos ligados ao Todo Terreno, com várias vitórias em provas do Campeonato e Taça do Mundo, 2025 será o ano de um novo desafio.

 

1 – As suas expectativas para 2025?

Considero-me uma pessoa competitiva e lutadora, sei que não vai ser um caminho fácil, mas não posso desejar outra coisa senão compreender rapidamente a dinâmica do ciclismo para poder lutar para ser competitivo no pelotão, ser útil à equipa e espero poder aspirar a algum resultado.


 

2 - O que te motiva a praticar ciclismo de competição?

Descobri o ciclismo de estrada há muitos anos a treinar para a minha disciplina motora e rapidamente mudou a minha vida, tornando-se a minha paixão. Competi em várias provas com uma equipa de elite de 2018-2021 e mesmo não conseguindo treinar como os outros devido às minhas viagens e competições de automobilismo, sempre me defendi bem. Cheguei a ter a oferta de saltar para o ciclismo profissional, mas decidi continuar no desporto automóvel porque era um mundo em que estava a crescer. A partir deste momento sempre tive um espinho no pé e é algo que preciso de resolver.

 

3 - Porquê pedalar na EFAPEL?

A EFAPEL é uma equipa de referência na península e não podia estar mais satisfeito com a oportunidade que me foi apresentada. Portugal é um sítio que sempre me roubou o coração, principalmente por causa dos fãs quando corro com o carro. Não se pode pedir mais do que estar na categoria de uma das equipas mais vanguardistas, com uma equipa muito experiente com quem posso aprender muito, companheiros de alto nível e um adepto que nos incentiva sempre a conseguir o melhor de nós próprios.

 

Currículo:

 

VICE-CAMPEONATO DO MUNDO TODO TERRENO 2016

 

DAKAR RALLY 2017 (pódio da primeira etapa)

VICE CAMPEÃO DAKAR RALLY 2019 UTV

DAKAR RALLY 2021 (vitória na primeira etapa)

VICE CAMPEÃO DAKAR RALLY 2023 T4

CAMPEÃO DO MUNDO DE RALLY RAID 2023 T4

3º CHALLENGE RALI DAKAR 2024 (T3)

VICE CAMPEÃO DO MUNDO DE RALLY RAID 2024 CHALLENGER (T3)

Vitórias em provas do Campeonato e Taça do Mundo, tais como:

MARROCOS RALLY, ABU DHABI DESERT CHALLENGE, SONORA RALLY, PORTUGAL RALLY-RAID, ANDALUCÍA RALLY, BAIXA DUBAI, BAIXA JORDÂNIA, BAIXA QATAR, HAIL RALLY, BAIXA ESPANHA, BAIXA ITÁLIA, BAIXA POLÓNIA…

Fonte: Equipa Ciclismo Efapel Cycling

“Agenda de Ciclismo”


Taça de Portugal de Ciclocrosse entra na fase decisiva.

 

Por: Vasco Moreira

A Taça de Portugal de Ciclocrosse vai entrar na fase decisiva já no próximo fim de semana, com as terceira e quarta provas pontuáveis, em Ansião e Ílhavo, respetivamente.

Tudo começa em Ansião, no sábado, com a terceira prova pontuável da Taça de Portugal de Ciclocrosse. As corridas vão ter início às 12h, junto ao Estádio Municipal de Ansião, estando as provas de elites reservadas para as 13h30 (elite feminina) e para as 15h15 (elite masculina).

A competição segue no domingo, em Ílhavo, com a quarta etapa da Taça de Portugal, no Parque da Murteira. Desta feita, as elite femininas entram em prova às 13h10, enquanto os masculinos encerram o dia de corridas, a partir das 14h30.

As decisões da Taça de Portugal, porém, vão ficar reservadas para 8 de dezembro, data da quinta e última prova pontuável da competição.

Ao fim de duas provas pontuáveis, o ranking da Taça de Portugal de Ciclocrosse é liderado por Sara Cueto (Unicaja – Gijon), na elite feminina, e Mario Junquera (Unicaja – Gijon), na elite masculina.

 

Mais eventos oficiais

 

24 de novembro: XCM#3 São Miguel 2024, São Miguel, Açores

24 de novembro: Vale do Lobo Bike Fun Ride 2024, Vale do Lobo

24 de novembro: Taça Resistência TFR - #4 | Galanta/Relheiras, São Brás

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com