terça-feira, 11 de dezembro de 2018

“11 Cidades para aproveitar de bicicleta”

Cidade Seis: De bicicleta pelos bairros nova-iorquinos

Por: Lonely Planet

NOVA YORK

Toda a cidade de Nova York é apta para bicicletas, desde os amplos boulevares do Central Park, fechados ao trânsito por grande parte do dia, até uma crescente rede de ciclovias que cruzam monumentos icônicos e pontes, apesar de os visitantes só aproveitarem isso em parte. Poucos se aventuram para além do extremo oposto da ponte do Brooklyn e é uma pena.

 A autêntica joia ciclista é Manhattan Waterfront Greenway, uma rota que serpenteia por quase toda a ilha por 50 maravilhosos quilômetros e convida a pedalar explorando outras zonas da cidade pelas pontes que unem Manhattan aos bairros externos, como a típica passarela de madeira da ponte do Brooklyn, ou a mais antiga (e mais recente ao mesmo tempo) High Bridge, entre Harlem e Bronx, original de 1848, quando se construiu para ser aqueduto e que conduz pedestres e ciclistas por cima do rio Harlem.

A Brooklyn-Queens Greenway, de 64 quilômetros, é a desculpa perfeita para passar um ótimo dia ao ar livre pedalando desde Little Bay Park (no Queens) até Coney Island por um circuito que une várias atrações, como o aquário, o Brooklyn Museum e o jardim botânico do Brooklyn. Mas sempre evitando o quanto possível o pegajoso calor do verão e a neve do inverno.

Fonte: El País

“Norueguês pulveriza recorde do Meio Ironman”

Kristian Blummenfelt completou prova no Bahrain em menos de 3:30 horas

Por: Fábio Lima

O norueguês Kristian Blummenfelt entrou este fim-de-semana para a história do circuito Ironman, ao fixar o novo recorde do Mundo do Meio Ironman no Bahrain. O atleta nórdico, de 24 anos, cravou o cronómetro em 3:29:04 horas, melhorando em exatamente cinco minutos o anterior recorde, que pertencia desde 2009 ao alemão Michael Raelert.

Para conseguir este feito, Blummenfelt nadou os 1,9 km em 21:36 minutos, fez os 90 km de ciclismo em 1:56:52 e concluiu uma meia maratona (21,1 km) em impressionantes 1:06:58 horas, para o tal tempo final abaixo das 3:30 horas. De resto, Blummenfelt não foi o único a conseguir quebrar essa barreira, já que o segundo colocado, o também norueguês Gustav Iden, cruzou a linha de meta em 3:29:25 horas (22:03 na natação; 1:56:37 no ciclismo; e 1:07:13 na meia maratona). A completar o pódio ficou...outro norueguês: Casper Stornes, com 3:33:31 (21:30; 1:56:32; 1:11:15).

Quer isto dizer que todos os atletas do pódio conseguiram registos melhores do que o anterior recorde do Mundo...

Fonte: Record on-line

“Nuno Ribeiro quer W52-FC Porto a reforçar a hegemonia na Volta a Portugal”

Diretor desportivo da equipa quer tentar "outros objetivos a nível internacional"

Por: Lusa

O diretor desportivo da W52-FC Porto, Nuno Ribeiro, manifestou esta terça-feira o desejo de reforçar a hegemonia na Volta a Portugal em bicicleta e surpreender a nível internacional.

"A Volta a Portugal é o nosso principal objetivo a nível nacional. Vamos tentar manter a equipa focada nessa meta. E tentar conseguir outros objetivos a nível internacional", disse, à agência Lusa.

A União Ciclista Internacional (UCI) confirmou hoje que a W52-FC Porto vai competir em 2019 com o estatuto de equipa continental profissional, o segundo escalão, estatuto que lhe permitirá participar em provas maiores.

"Penso que é importante para toda a gente, o ter acesso a todo o tipo de corridas que até agora não era possível. Divulgar o nome do FC Porto e do ciclismo nacional a nível internacional também é bom", congratulou-se.

O conjunto vencedor das três últimas edições da Volta a Portugal em bicicleta, que sucedeu à campeã das corridas de 2013, 2014 e 2015 (OFM-Quinta da Lixa nas duas primeiras e W52-Quinta da Lixa na última), é um dos 25 conjuntos que asseguraram aquele estatuto.

Para cumprir com as "enormes expectativas", o responsável admitiu a necessidade de garantir reforços, admitindo que Rafael Reis e Joaquim Silva, ambos da Caja Rural e ambos com 26 anos, fazem parte das prioridades.

"Estamos a tentar ter a equipa mais homogénea possível, uma boa equipa, e, a partir daí, lutar por outros objetivos. Fazem parte [dos nossos objetivos]. Estamos a tratar disso", assumiu.

Em resumo, Nuno Ribeiro prometeu aos adeptos "continuar a defender as cores do FC Porto como até hoje, se possível até mais ainda a nível internacional".

Nenhuma formação portuguesa integrava a categoria de equipa continental profissional desde 2008, último dos dois anos em que o Benfica integrou o pelotão.

Fonte: Record on-line

“UCI dá aval à W52-FC Porto para subir de escalão”

Equipa vai ser Continente Profissional

Por: Ana Paula Marques

Foto: Lusa

A equipa da W52-FC Porto viu esta terça-feira confirmado o objetivo de subir de escalão na próxima temporada, passando de Continental (3.º escalão) para o Continental Profissional (2.º).

A formação portuguesa, que tem dominado o panorama nacional nos últimos anos, vai assim poder ambicionar participar em algumas das melhores provas mundiais e quem sabe poder chegar mesmo a uma das três Grandes Voltas.

Fonte: Record on-line

“Equipa Portugal/Fim-de-semana de estreias portuguesas na Taça do Mundo”

Por: José Carlos Gomes

A quarta etapa da Taça do Mundo de Pista, a disputar no próximo fim-de-semana, em Londres, Inglaterra, será a estreia, a este nível competitivo, de dois elementos da Equipa Portugal, César Martingil e Maria Martins.

O selecionador nacional, Gabriel Mendes, conta com quatro elementos para representar o país em duas disciplinas olímpicas. Maria Martins (Sopela Women’s Team) conseguiu, pela primeira vez, apurar-se para uma etapa da Taça do Mundo. A qualificação depende do ranking de cada país, estando Portugal, no setor feminino, entre as equipas suplentes na disciplina de omnium. Não se tendo inscrito alguns países titulares para a competição de Londres, Maria Martins terá a possibilidade de viver uma nova experiência.

A corredora portuguesa competirá no concurso de omnium, ao longo da jornada de sábado. O desafio arranca com o scratch, às 12h05, seguindo-se a corrida tempo, às 14h30, a eliminação, às 18h05, e a corrida por pontos, às 20h10.

A outra estreia portuguesa em etapas da Taça do Mundo está marcada também para sábado. Será protagonizada por César Martingil (Liberty Seguros-Carglass), que fará equipa com Miguel do Rego (CM Aubervilliers) na disciplina de madison, marcada para as 18h45.

O corredor mais experiente da comitiva nacional é João Matias (Vito-Feirense-BlackJack), que tem a missão de defender as cores portuguesas no concurso masculino de omnium, no domingo. O minhoto inicia a tarefa com o scratch, às 9h45, prosseguindo com a corrida tempo, às 12h20, eliminação, às 15h10, e corrida por pontos, às 17h05.

A etapa de Londres da Taça do Mundo de Pista terá cobertura televisiva no Eurosport2. As corridas de sexta-feira, na qual não participam portugueses, podem ser vistas entre as 19h00 e as 21h45. No sábado, a transmissão desenrola-se entre as 18h00 e as 21h05. A emissão de domingo será em diferido, entre as 19h00 e as 22h00.

Fonte: FPC

“Agenda de Ciclismo”

Taça de Portugal de Ciclocrosse entra na fase decisiva

Por: José Carlos Gomes

A edição de 2018/2019 da Taça de Portugal de Ciclocrosse entra, no próximo domingo, na fase decisiva da competição, disputando-se, em Rebordosa, Paredes, a terceira de cinco provas pontuáveis.

O Parque da Cidade de Rebordosa será o ponto de encontro da comunidade nacional de ciclocrosse para a prova do próximo domingo, na qual são esperados mais de 120 participantes, oriundos de Portugal e Espanha.

A competição arranca às 9h30, com a prova de juvenis. Segue-se, às 10h00, a corrida de masters. Às 11h00 competem as femininas e os cadetes masculinos. A partida da prova de elite e de juniores masculinos está marcada para as 12h00.

A etapa deste domingo permitirá começar a definir melhor as classificações. Entre a elite masculina há três corredores que estão mais adiantados. Miguel Salgueiro (Sicasal/Constantinos/Delta Cafés) comanda com 100 pontos, mais dez do que Vítor Santos (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão) e mais 30 do que Roberto Ferreira (BTT Seia). Isabel Caetano tem dominado entre a elite feminina, somando 120 pontos, mais 40 do que Marta Branco (Maiatos/Reabnorte) e mais 60 do que Daniela Pereira (Saertex Portugal/Edaetech).


Mais eventos oficiais

15 de dezembro: Passeio de Cicloturismo das Luzes de Natal, Funchal, Madeira

16 de dezembro: Passeio da Feiras das Artes, Ofícios e Sabores, Vimioso

Fonte: FPC

“Campeão europeu júnior de pista em coma devido a atropelamento”

Samuele Manfredi, de 18 anos, luta pela vida

Por: Fábio Lima

Apontado como uma das maiores promessas do ciclismo italiano e mundial, Samuele Manfredi encontra-se por estas horas a batalhar pela vida no hospital de Pietra Ligure, depois de esta segunda-feira ter sido atropelado enquanto se treinava. De acordo com relatos da imprensa local, Manfredi tem graves ferimentos na cabeça, estando neste momento em coma induzido.

Campeão europeu júnior de perseguição em pista e vice-campeão na prova principal, Samuele Manfredi tem apenas 18 anos, mas já tinha assinado contrato profissional com a formação satélite da Groupama-FDJ, o que atesta bem a sua evolução e potencial.

Fonte: Record on-line