quarta-feira, 26 de outubro de 2022

“O primeiro inglês a vencer uma etapa do Tour de França morre aos 91 anos”


Por: José Morais

Foto: Getty Images

Brian Robinson, o primeiro ciclista britânico, a vencer o Tour de França, e o primeiro a terminar o Tour em 1955, morreu ontem aos 91 anos, anunciou a família esta manhã de quarta-feira.

O ciclista que nasceu em Mirfield em 1930, dedicou-se ao ciclismo, tanto dentro da modalidade como fora, alcançando grandes feitos no desporto, foi um notícia avançada pelo seu neto Jake Womersley no Twitter hoje, onde com grande tristeza a família de Brian Robinson, anunciava assim a sua morte ontem.

O ciclista britânico tornou-se o primeiro ciclista inglês a terminar o Tour de França em, mas isso estava longe do fim das suas conquistas, e seguiram-se anos de grandes sucessos, onde se incluiu um top 10 na Volta a Espanha em 1956, como um lugar no pódio no Milão-San Remo.

Brian Robinson ganhou a sétima etapa em 1958 no Tour de França, e uma nova etapa no ano seguinte em 1959, bateu o pelotão com cerca de vinte minutos na etapa vinte, entre Annecy e Chalon sur Saône.  

Conseguindo ainda em 1961 vencer o Critério du Dauphiné, e reformou-se aos 33 anos em 1963 como ciclista profissional, tendo aberto o caminho para os britânicos como Tom Simpson, e a infinidade dos ciclistas ingleses, que conseguiram depois alcançar grandes feitos no desporto.

“El Giro de Rigo na Colômbia vai contar com Tadej Pogacar”


Por: José Morais

Será convidado de honra no El Giro de Rigo, na Colômbia, Tadej Pogacar, na quarta edição, numa organização de Rigoberto Uran, no dia seis de novembro, o esloveno da UAE que encerrou a temporada com 22 vitórias, ficando no topo do ranking mundial da UCI.

Assim, Tadej Pogacar terá o seu próximo compromisso na Colômbia, no El Giro de Rigo, como convidado de honra, num grande evento, que tem viajado pelas diversas regiões colombianas desde a sua primeira edição, depois de se realizarem em, Antioquia, Quindío e Santander, este ano será a vez de Meta receber a prova. 

Com 24 anos, o esloveno Tadej Pogacar tem uma longa carreira pela frente, com um contrato com a equipa da UAE até 2017, com conquistas importantes entre fevereiro e outubro, começando com Tour da UAE onde venceu duas etapas e a classificação geral, seguiu-se a Strade Bianche, a Tirreno-Adriático e a clássica monumento Il Lombardia, entre outras. 

É bicampeão do Tour de França, com o esloveno na edição de 2022 a chegar como favorito, porem o dinamarquês Jonas Vingegaard da equipa da Jumbo-Visma, foi mais forte, com uma temporada quase perfeita, Tadej Pogacar venceu três etapas, e finalizou com a camisola branca, da juventude, o melhor jovem.

 

O topo 10 e as vitórias de 2022:

 

1º - Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) 16

2º - Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinil) 15

3º - Fabio Jakobsen (Quick-Step Alpha Vinil) 15

4º - Olav Kooij (Jumbo-Visma) 12

5º - Mads Pedersen (Trek-Segafredo) 10

6º - Wout van Aert (Jumbo-Visma) 9

7º - Jasper Philipsen (Alpecin-Dec euninck) 9

8º - Arnaud De Lie (Lotto Soudal) 9

9º - Marceli Bogusławski (HRE Mazowsze Serce Polski) 8

10º - Simon Yates (Team Bike Exchange-Jayco) 8

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com