sexta-feira, 12 de abril de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Seleção Nacional/Ana Santos foi 26.ª na estreia na Taça do Mundo”


Por: Vasco Moreira

Ana Santos estreou-se esta sexta-feira na primeira etapa da Taça do Mundo de XCO e XCC, que está a decorrer em Mairiporã, no Brasil, com um 26.º lugar na prova de XCC de sub-23 femininas.

A jovem portuguesa cumpriu as seis voltas ao percurso de cross-country curto em 20m23s, mais 2m06s que o melhor registo. Esse, pertenceu à alemã Kira Böhm, que terminou no primeiro lugar, com 18m17s, à frente das estadunidenses Madigan Munro e Sofia Waite, segunda e terceira classificadas, respetivamente.

Nota de destaque também para João Cruz, que competiu na prova masculina de sub-23 ao serviço do clube, tendo terminado em 35.º, a 1m25s do melhor tempo, registado pelo estadunidense Riley Amos.

Ana Santos voltará a entrar em competição no domingo, na prova XCO (cross-country olímpico) de sub-23 femininas, às 10h locais (14h de Portugal).

A prova de XCO terá transmissão no YouTube da UCI MTB World Series e o live timing, bem como os resultados, podem ser consultados aí.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Primoz Roglic falha Flèche Wallonne and Liège-Bastogne-Liège”


Numa nota publicada no site oficial, a equipa alemã refere que o esloveno vai continuar "focado em recuperar das lesões sofridas na Volta ao País Basco nos próximos dias"

 

Por: Lusa

Foto: AFP

O ciclista esloveno Primoz Roglic vai falhar as clássicas Flèche Wallonne e Liège-Bastogne-Liège, por ainda estar a recuperar da queda sofrida na Volta ao País Basco, anunciou hoje a equipa BORA-hansgrohe.

Numa nota publicada no site oficial, a equipa alemã refere que o esloveno vai continuar "focado em recuperar das lesões sofridas na Volta ao País Basco nos próximos dias".

De acordo com a BORA-hansgrohe, Roglic deve retomar os treinos na bicicleta na próxima semana, pelo que vai falhar as clássicas belgas Flèche Wallonne (17 de abril) e Liège-Bastogne-Liège (21).

"Primoz esteve connosco toda a semana para tratar das suas lesões e do seu joelho. Queremos dar ao seu corpo tempo para recuperar totalmente destas lesões, porque o nosso grande objetivo é a Volta a França. Por isso é que decidimos focarmo-nos no seu treino na próxima semana", disse o diretor de performance da equipa, Dan Lorang.

Segundo classificado do Tour em 2020 e três vezes vencedor da Volta a Espanha, caiu, em 04 de abril, na quarta etapa da Volta ao País Basco, acabando por abandonar de imediato a corrida, quando liderava.

Além de Roglic, a queda, que levou à neutralização da etapa, também afetou o dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a bike), vencedor das duas últimas edições do Tour, Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) e Jay Vine (UAE Emirates).

Fonte: Sapo on-line

“Havia uma concentração de denúncias na W52-FC Porto, confirma AdoP”


Manuel Brito assumiu ainda que os resultados no combate ao ‘doping’ no ciclismo “não têm sido muito bons”, revelando estarem em curso “processos relativos a passaportes biológicos” de outros ciclistas

 

Por: Lusa

O presidente da Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) disse hoje em tribunal que “havia uma concentração de denúncias” na W52-FC Porto, mas admitiu haver outras equipas e ciclistas também com denúncias pelas alegadas práticas dopantes.

Ouvido enquanto testemunha no julgamento da operação ‘Prova Limpa’, com 26 arguidos, incluindo ex-ciclistas, e que decorre num pavilhão anexo ao Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, Manuel Brito assumiu ainda que os resultados no combate ao ‘doping’ no ciclismo “não têm sido muito bons”, revelando estarem em curso “processos relativos a passaportes biológicos” de outros ciclistas, acrescentando não poder “referir nem nomes nem números”.

Segundo esta testemunha, a investigação do Ministério Público (MP) durava “há cerca de ano e meio”, quando, em 24 de abril de 2022, foi desencadeada a primeira parte da operação ‘Prova Limpa’, centrada na equipa W52-FC Porto, que tinha à data como ‘patrão’ Adriano Quintanilha e como diretor desportivo Nuno Ribeiro, e durante a qual a Polícia Judiciária realizou buscas e apreensões, como seringas e outro material usado em transfusões sanguíneas.

O presidente da ADoP disse ao coletivo de juízes que havia denúncias a dar conta de que outros ciclistas e outras equipas se dedicavam, alegadamente, a práticas dopantes, mas ressalvou haver, naquela ocasião, “uma concentração de denúncias” na W52-FC Porto, razão pela qual as autoridades deram andamento ao processo e à investigação.

Manuel Brito assumiu, em 2019, a presidência da ADoP, ano em que começou a receber “as primeiras informações [denúncias]” sobre a W52-FC Porto, adiantando que, em média, recebe três denúncias semanais sobre a alegada prática de ‘doping’ no desporto.

Este responsável explicou que “muitas das denúncias” que recebe, envolvendo várias modalidades desportivas, “não são verdade”, mas assegurou que “todas são analisadas” e, caso se justifique, é dado seguimento ao processo.

Sobre a intervenção da ADoP na investigação centrada na W-52-FC Porto, Manuel Brito afirmou que o organismo participou e colaborou na primeira parte da operação, em 24 de abril de 2022, ficando com a incumbência de analisar, estudar as provas e o material apreendido, nomeadamente seringas, sacos, frascos e vestígios hemáticos, entre outros, que culminou com a entrega de um relatório técnico ao MP.

Na segunda parte da operação policial, realizada em agosto de 2022, a ADoP não participou.

Um dos advogados perguntou ao presidente da ADoP se corroborava da opinião de que o ‘doping’ no ciclismo nacional era uma questão cultural e transversal, lembrando que essa ideia tem sido defendida por alguns dos arguidos ouvidos em julgamento.

“Essa questão dita cultural aparece muitas vezes, mas eu não a aceito. Já foi cultural o marido bater na mulher, já foi cultural ter escravos. Tudo isso agora é proibido porque a civilização avançou. Hoje é crime”, respondeu.

No aspeto disciplinar, a ADoP sancionou os ciclistas visados, à exceção de Jorge Magalhães, cujo processo ainda decorre na instância desportiva. Todos cumprem sanções por dopagem, com sete deles João Rodrigues, Rui Vinhas, Ricardo e Daniel Mestre, Samuel Caldeira, José Neves e Ricardo Vilela com pena reduzida por terem reconhecido a culpa.

Os 26 arguidos respondem por tráfico de substâncias e métodos proibidos, mas apenas 14 por administração de substância e métodos proibidos.

Entre estes estão Adriano Teixeira de Sousa, conhecido como Adriano Quintanilha, a Associação Calvário Várzea Clube De Ciclismo o clube na origem da equipa, o então diretor desportivo Nuno Ribeiro e o seu ‘adjunto’ José Rodrigues.

João Rodrigues, Rui Vinhas, Ricardo Mestre, Samuel Caldeira, Daniel Mestre, José Neves, Ricardo Vilela, Joni Brandão, José Gonçalves e Jorge Magalhães são os ex-ciclistas da W52-FC Porto julgados por tráfico de substâncias e métodos proibidos, assim como Daniel Freitas, que representou a equipa de 2016 a 2018.

Fonte: Sapo on-line

“João Almeida pedala clássicas do Eurosport”


Ciclista português na UEA Emirates compete na Amstel Gold Race, La Flèche Wallonne ou o Monumento Liège-Bastogne-Liège

 

Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

O Eurosport orgulha-se de ser “A Casa do Ciclismo” e ao longo do mês emite uma série de corridas de grande emoção e tradição, antes do arranque da primeira Grande Volta da temporada, o Giro d’Italia, no dia 4 de maio. Até lá os fãs vão poder ver toda ação de provas como a Amstel Gold Race, La Flèche Wallonne ou o Monumento Liège-Bastogne-Liège.

João Almeida da UAE Team Emirates é a principal estrela nacional a pedalar nestas três provas que o canal emite já a partir deste domingo. A 58.ª edição da Amstel Gold Race liga Maastricht a Berg en Terblijt em 253.6 quilómetros e conta com um pelotão recheado de estrelas como Marc Hirschi, Mathieu van der Poel, Matej Mohoric, Pello Bilbao, Stefan Kung ou Thomas Pidcock. Durante a prova neerlandesa haverá muitos muros para superar, alguns deles bem conhecidos dos amantes de ciclismo como o Cauberg ou o Plettenberg. A Amstel Gold Race pode ser vista no Eurosport 1, em direto, a partir das 13:45h. A prova feminina tem igualmente transmissão televisiva antes a partir das 12:00h.

Na quarta-feira, dia 17 de abril, João Almeida volta a entrar em ação agora na Bélgica, na 88.ª edição de La Flèche Wallone, uma clássica de prestígio e tradição. A prova parte de Cherleroi e termina 198.6 quilómetros depois em Huy. Antes da meta, os ciclistas terão de cumprir várias voltas a um circuito nos arredores da cidade, terminando com a duríssima subida ao Mur de Huy. Também conhecida como o Caminho das Capelas, trata-se uma rampa de 1300m com uma inclinação média de 9.3%, chegando a ter 26% na sua zona de máxima dificuldade. Além das habituais estrelas internacionais, João Almeida poderá ter a companhia na prova do compatriota Ruben Guerreiro da Movistar, uma vez que consta na lista de pré-inscritos. A emissão de La Flèche Wallone arranca no Eurosport 1 a partir das 13:00h. Depois do pelotão cortar a meta siga em direto a prova feminina a partir das 15:55h.

Para domingo, 21 de abril, está reservada uma das mais importantes provas do mês: a Liège-Bastogne-Liège! É um dos cinco “Monumentos” do ciclismo, junto com a Milano-Sanremo, a Volta à Flandres, a Paris-Roubaix e a Volta à Lombardia. A Liège-Bastogne-Liège, também conhecida por “La Doyenne” (A Velha Senhora), cumpre a sua 110.ª edição sendo uma das provas mais antigas da história da modalidade. É considerada uma das provas de um dia mais difíceis do mundo devido à sua distância e percurso exigente e por vezes marcado por condições atmosféricas adversas. Ao contrário de outras clássicas, a dificuldade para o pelotão não advém dos setores de empedrado, mas sim das subidas.

O pelotão sai do centro de Liège, rumo a Bastogne, próximo da fronteira com o Luxemburgo, para regressar novamente a Liège. Pelo caminho, os ciclistas enfrentam uma dúzia de curtas, mas duras subidas, entre as quais se destacam os emblemáticos Côte de la Haut Levée, Côte de Saint-Roch ou o Côte de la Roche aux Faucons, uma rampa com uma extensão de 1,3 quilómetros e uma inclinação de 10.5%. Será a última antes da meta situada no centro da cidade de Liège, com um final plano ideal para “sprinters”. Ao todo, o pelotão terá de cumprir 254.5 quilómetros.

A edição de 2024 da Liège-Bastogne-Liège apresenta um cartaz de luxo com estrelas como Tadej Pogacar, Marc Hirschi ou Mathieu van der Poel. João Almeida e Ruben Guerreiro são os dois únicos portugueses na lista de inscritos. Almeida já venceu uma edição da Liège-Bastogne-Liège na categoria de sub-23 no ano de 2018.

Acompanhe a Liège-Bastogne-Liège, um autêntico “Monumento” ao ciclismo, domingo, 21 de abril, em direto, no Eurosport 1, a partir das 11:30h. A prova feminina é transmitida a seguir, a partir das 15:55h.

Fonte: Eurosport

“Sabgal / Anicolor disputa 4.ª Clássica de Viana no domingo”


Domingo, dia 14 de abril, a Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor vai disputar a 4.ª edição da Clássica de Viana, que vai ter lugar em Viana do Castelo, sendo também a última prova da Taça de Portugal de Elite e Sub-23. O espetáculo está garantido, através de um percurso exigente onde não vão faltar subidas, troços de terra e segmentos de empedrado. 

Os sete corredores que o diretor desportivo da Sabgal / Anicolor, Rúben Pereira, selecionou para alinhar este domingo são o dinamarquês Julius Johansen, o uruguaio Mauricio Moreira – que acabou de conquistar a primeira vitória da época para a equipa, no último domingo, na Clássica Aldeias do Xisto, o espanhol Guillermo García e os portugueses André Carvalho, Duarte Domingues, José Sousa e Gabriel Baptista. 


O pelotão vai partir de Vila Nova de Anha às 11H00, com destino a Viana do Castelo, junto à Praia Norte, onde a chegada está prevista para as 15H10. Serão 163,4 km onde vai haver de tudo um pouco: troços de terra, segmentos de empedrado e muitas subidas. Todos eles ingredientes que tornam esta clássica única. Destaque para as cinco Metas Volantes, cinco Prémios de Montanha de 3.ª categoria e três setores de pavê. 

“A Clássica de Viana já começa a ser tradicional no nosso calendário. É uma corrida que tem um percurso seletivo, com alguns troços de sterrato, este ano num formato não tão duro como nos outros anos, mas será uma corrida interessante e tudo faremos para dignificar os nossos patrocinadores e parceiros e assim fazer o melhor possível”, adiantou Rúben Pereira.

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Seleção Nacional/Seleção Nacional de Pista fecha qualificação olímpica no Canadá”


Por: Vasco Moreira

A Seleção Nacional de Pista vai competir, entre sexta-feira e domingo (12 a 14 de abril), na terceira prova da Taça das Nações, que terá lugar em Milton, no Canadá, e será a última prova pontuável para o ranking de qualificação olímpica.

Iúri Leitão (omnium e madison), Ivo Oliveira (madison), Daniela Campos (omnium) e Maria Martins (eliminação) serão os representantes lusos na cidade canadiana, que é de boa memória para Portugal, uma vez que foi onde a dupla formada por Iúri e Ivo conquistou a medalha de ouro na disciplina de madison, em 2023.

“O nosso processo de qualificação, em termos de ranking, está consolidado tanto no feminino como no masculino. No caso feminino, é importante a participação da Daniela Campos no programa de omnium para garantir a sua elegibilidade. No caso masculino, vamos procurar desenvolver competências e testar processos competitivos”, destaca Gabriel Mendes.

“O objetivo é levarmos daqui os melhores resultados possíveis para Portugal e aumentarmos o nosso grau de competitividade. Este é o último evento com nível mundial antes dos Jogos Olímpicos e temos de o aproveitar para esse processo de trabalho de desenvolvimento e de preparação para Paris”, conclui o Selecionador Nacional de Pista.


A participação lusa na Taça das Nações terá início esta sexta-feira, com Maria Martins a entrar em prova na eliminação feminina, estando a final prevista para as 1h23 de Portugal Continental. No sábado, a será a vez de Iúri Leitão competir nas quatro provas do omnium – scratch (23h), corrida de ritmo (23h41), eliminação (00h47) e corrida por pontos (1h34).

No domingo, Iúri Leitão voltará à pista para disputar o madison, cuja final está agendada para as 22h.Pelo meio, Daniela Campos irá disputar o omnium feminino - scratch (21h), corrida de ritmo (21h40), eliminação (23h06) e corrida por pontos (23h53).

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com