quarta-feira, 23 de março de 2022

“Ethan Hayter vence segunda etapa da Semana Internacional Coppi e Bartali”


Por: José Morais

Foto: Getty Images

O ciclista da equipa da Ineos Grenadiers Ethan Hayter, foi o vencedor da segunda etapa da Semana Internacional Coppi e Bartali, depois de uma etapa de 166 quilómetros entre Riccione e Longiano, com metade da etapa de montanha, e assume a liderança da prova.

Logo no início da corrida foi marcada por uma fuga de quatro ciclistas, os quais chegaram a ter uma vantagem de quase três minutos e meio sobre o pelotão que era controlado pela equipa da Alpecin Fénix até á chegada do circuito, onde encontraram as dificuldades do dia o Roncofreddo com sete quilómetros e 3,5% de acumulado, e a subida de belvedere com 0.9 quilómetros e 10% de acumulado, percurso que os ciclistas eram confrontados, onde Mathieu Van der Poel bem cedo iniciou a ofensiva, chegando a ter alguma distancia do pelotão, e era acompanhado por mais cinco ciclistas, que mais tarde foram absorvidos pelo pelotão reduzido de quarenta ciclistas.  

Entretanto Marc Hircshi da EAU e Van der Poel saiam novamente e lançavam novo ataque, onde formaram um novo grupo com oito ciclistas, nele encontrava-se Vicenzo Nibali da AQT, Camilo Ardila da EAU, os quais também foram absorvidos junto com os outros fugitivos, com este acontecimento, Mauro Schmid da QST, estava fora das liderança na geral.    

Com a chegada da última subida Van der Poel devido à fadiga e juntamente com algumas escaramuças nos últimos dois quilómetros não teve sucesso até ao final da prova, com Camilo Ardila a lançar um novo ataque no final, mas foi superado pela explosividade de Ethan Hayter, que acabou por levantar os braços vitorioso, à frente de Matteo Sobrero o italiano da Team Bike Exchange

A terceira etapa será realizada esta quinta-feira com uma extensão de 147 quilómetros de montanha nos arredores de San Marino.

“Tim Merlier vence Clássica Brugge-De Panne ao sprint”


Rui Oliveira foi o único português em prova e terminou como 71.º classificado

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista belga Tim Merlier (Alpecin-Fenix) venceu esta quarta-feira ao sprint a 46.ª edição da Clássica Brugge-De Panne, batendo o holandês Dylan Groenewegen (BikeExchange-Jayco), segundo, e o francês Nacer Bouhanni (Arkéa Samsic), terceiro.

Merlier somou a terceira vitória da época ao cumprir os 207,9 quilómetros entre Bruges e De Panne em 4:45.41 horas, batendo Groenewegen e Bouhanni sobre a meta.

Depois de uma etapa no Tirreno-Adriático, o velocista de 29 anos tinha triunfado na Danilith Nokere Koerse e agora soma novo triunfo numa clássica, a quatro dias da Gent-Wevelgem.

O único português em prova, Rui Oliveira, foi 71.º classificado, a 37 segundos do grupo que discutiu a vitória.

Fonte: Record on-line

“João Almeida quinto na terceira etapa da Volta à Catalunha ganha por Ben O’Connor”


Por: SIF // AMG

O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) foi hoje quinto classificado na terceira etapa da Volta à Catalunha, subindo a nono na geral, que tem agora como líder o vencedor da tirada, o australiano Ben O’Connor (AG2R Citroën).

O’Connor, de 26 anos, cumpriu os 161,1 quilómetros entre Perpignan, França, e La Molina em 4:12.51 horas, seis segundos à frente de um grupo de favoritos em que o espanhol Juan Ayuso (UAE Emirates) foi segundo e o colombiano Nairo Quintana (Arkéa Samsic) terceiro.

O australiano, quarto na Volta a França de 2021, somou o primeiro triunfo este ano com um ataque nos últimos 7,5 quilómetros, conseguindo ‘segurar’ a vantagem para o grupo de favoritos.

O português João Almeida procurou distanciar-se dos rivais pela vitória final, nos últimos metros, e acabou por cortar a meta em quinto, o que lhe valeu um ‘salto’ para nono na geral, a 16 segundos do novo líder e com a mesma diferença temporal do quarto.

Juan Ayuso subiu a segundo, a 10 segundos de O’Connor, e Quintana é terceiro, a 12, após um dia de alta montanha que começou a provocar diferenças nos candidatos.

O dia voltou a ficar marcado por desistências de monta, como do neerlandês Tom Dumoulin (Jumbo-Visma), o australiano Michael Matthews (BikeExchange-Jayco), antigo líder da geral, e do italiano Fausto Masnada (QuickStep-Alpha Vinyl), enquanto o polaco Michal Kwiatkowski (INEOS) nem sequer começou a etapa, num momento ‘estranho’ em que doenças têm assolado o pelotão mundial.

Os outros dois portugueses em prova, também da UAE Emirates, cortaram a meta fora do ‘top 100’, com Rui Costa em 106.º e Ivo Oliveira em 148.º, após a missão de apoio ao chefe de fila, Almeida, e ao ‘trunfo’ Ayuso.

Na quinta-feira, a quarta de sete etapas liga La Seu d’Urgell a Boi Taüll, em 166,7 quilómetros com três contagens de montanha de primeira categoria, a última até à meta, uma ascensão de 13 quilómetros a uma média de inclinação positiva de 06%.

Fonte: Lusa

“Agenda de Ciclismo”


Ciclismo ao encontro do território

Por: José Carlos Gomes

O ciclismo enquanto atividade profundamente ligada ao território terá, no próximo fim de semana, dois momentos emblemáticos: sexta-feira e sábado decorre, em Castelo de Vide e Marvão, o terceiro Fórum Cyclin’Portugal; no domingo corre-se a Clássica Aldeias do Xisto, fundindo o ciclismo com a paisagem e vida das aldeias. Também no domingo, Melgaço recebe o arranque da Taça de Portugal de Maratona BTT e Lorvão, Penacova, é palco da segunda corrida da Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano.

Após um ano em regime virtual, o Fórum Cyclin’Portugal regressa ao modelo presencial, sexta-feira e sábado. O primeiro dia estará dedicado a trabalhos de debate e reflexão, sendo o sábado orientado para sessões práticas, que incluem oficinas de trabalhos e visitas ao terreno, aos Centros Cyclin'Portugal de Castelo de Vide, Póvoa e Meadas e Beirã (Marvão). A fechar o primeiro dia de trabalhos acontecerá um dos pontos altos da programação, o lançamento do anuário Cyclin'Portugal.

À semelhança das edições anteriores, o Fórum Cyclin'Portugal terá uma componente formativa para agentes das infraestruturas já homologadas ou em processo de homologação. Será também aberto a todos os interessados nos temas propostos, mesmo não sendo candidatos a certificação.

Nas sessões de sexta-feira (25 de março) será dado ênfase ao tema da sustentabilidade, com a presença de Benjamin Barret, especialista na área, representante da União Ciclista Internacional, que apresentará a conferência principal. Serão também realizadas sessões paralelas onde estarão em debate os temas da ativação, manutenção e acompanhamento das infraestruturas Cyclin'Portugal. Estas sessões colocarão os agentes da rede no centro da discussão da realidade atual desta rede de percursos, que já conta com muitos milhares de quilómetros homologados em todo o território continental e também nas ilhas.

Exemplo prático da dinâmica do Cyclin’Portugal é a Clássica Aldeias do Xisto, que irá decidir, no domingo, os vencedores da Taça de Portugal Jogos Santa Casa. A prova começa em território da Covilhã, na aldeia de Sobral São Miguel, de onde a caravana parte às 12h00. Os corredores vão atravessar as Aldeias do Xisto de Barroca, Janeiro de Cima, Janeiro de Baixo e Mosteiro, antes de iniciarem a subida que os levará à meta, em Ferraria de São João, concelho de Penela, onde chegarão cerca das 15h30.

Durante a viagem, serão ultrapassadas as subidas de Armadouro e Pampilhosa da Serra, pontuáveis para a classificação da montanha. A meta também coincide com uma subida a contar para a classificação dos trepadores. Será uma escalada de 5,4 quilómetros, com uma inclinação média de 7,2 por cento.  A Clássica Aldeias do Xisto tem a capacidade única de ligar e divulgar o território. A prova de domingo atravessa três unidades de paisagem: começa na serra do Açor, passa pelo Zêzere e termina na serra da Lousã.

O Centro de Estágios de Melgaço é o local de partida e chegada da primeira etapa da Taça de Portugal de Maratona BTT (XCM), também marcada para domingo. A partida será dada às 9h00, havendo dois percursos definidos. Os corredores masculinos de elite e veteranos até masters 45 vão fazer a maratona longa, que terá 81,4 quilómetros e um acumulado de 2481 metros. As femininas, os paraciclistas, os masters 50 em diante e os utilizadores de bicicletas de assistência elétrica terão pela frente 53,7 quilómetros, com um acumulado de 1887 metros.

A Taça de Portugal de Enduro prossegue em Lorvão, Penacova, no domingo. A saída do primeiro atleta do controlo de partida está marcada para as 8h15. Depois segue-se a competição, estando marcados cinco percursos especiais cronometrados (PEC). A totalidade dos PEC será cumprida pela elite, pelos masters 30 e 35 e pelos praticantes de ciclismo em bicicletas de assistência elétrica.

 

Mais eventos oficiais

 

26 de março: Encontro de Escolas BTT do Clube Desportivo Ribeirense, Pico, Açores

27 de março: 1.ª Prova Taça da Associação de Ciclismo do Porto de XCO, Azurara, Vila do Conde

27 de março: Prova de Abertura de XCO da Associação de Ciclismo de Lisboa, Jamor

27 de março: 3.ª Taça da Madeira de Estrada e Encontro de Escolas, Santana, Madeira

27 de março: Taça de Enduro BTT de Santa Maria, Vila do Porto, Santa Maria, Açores

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com