segunda-feira, 10 de outubro de 2022

“Tour da Romandia feminino, Ashleigh Moolman foi a vencedora, e Arlenis Sierra voltou a ser a protagonista”


Por: José Morais

Foto: Getty Images

A terceira etapa do Tour da Romandia foi ganha por Marta Lach da equipa da Ceratizit-WNT Pro Cycling, que teve um trajeto de 147,6 quilómetros, ligando Freiburg a Genebra, a polaca foi a mais rápida na parte final da prova, com a cubana Arlenis Sierra da equipa da Movistar Team, a ficar em terceiro lugar, com a ciclista da equipa da SD Worx Ashleigh Moolman a manter a liderança, a conquistar a edição de 2022.

Ashleigh Moolman, conquistou assim a sua primeira vitória da época 2022, com a sul africana a ter grandes situações ao longo da temporada, mas onde não conseguiu alcançar o sucesso que esperava, a vice-campeã do Giro de Itália de 2018 e 2021, conseguiu excelentes resultados o seu percurso, o caso do 3º lugar na Strade Bianche, o 4º em Walloon Arrow e na Liège-Bastogne-Liège, ou 5º no Women's

“Eddy Clerte e Eloise Donzallaz triunfam na etapa portuguesa do Red Bull UCI Pump Track”


Campeonato reuniu 65 atletas de 10 países

 

Por: Record

Foto: Hugo Silva / Red Bull Content Pool

Lisboa recebeu este fim-de-semana, pelo terceiro ano consecutivo, o Red Bull UCI Pump Track World Championships. Em causa estava o apuramento para a final mundial que se disputa em novembro no Chile. Um total de 65 atletas de dez países, com maioria para Portugal e Espanha, alimentou uma jornada de oito horas de ação.


Esta nova modalidade reúne atletas amadores com profissionais do ciclismo, oriundos de diferentes estilos, como o BTT Down Hill, Four Cross, Dirt Jump e a modalidade olímpica de BMX Race. Foi isso mesmo que se viu na pista do Parque das Nações, com atletas de diferentes estilos e idades a celebrar toda a espetacularidade do Pump Track.

O gaulês Eddy Clerte mostrou porquê de ser o atual campeão do Mundo, ao vencer a grande final masculina de Elite: "Foi muito bom voltar a Lisboa! Esta pista será sempre especial para mim, porque foi aqui que venci, no ano passado, o meu primeiro título mundial. Eu já estava qualificado para a final mundial, mas fiz questão de vir na mesma".


Em femininos Elite, foi a suíça Eloise Donzallaz quem subiu ao lugar mais alto do pódio: "Estou muito feliz pelo resultado que aqui alcancei. Adoro a pista e diverti-me imenso, além de ter atingido o meu objetivo. Agora é tentar ir o mais longe possível no Chile".

Entre os atletas da casa, as medalhas de bronze foram para Matilde Melo e Renato da Silva, consagrados como os primeiros campeões nacionais de Pump Track. A estes, junta-se Mónica Gaboleiro, que integra o lote de qualificados que representarão Portugal na Final Mundial, em Santigo do Chile, em novembro.

A modalidade do Pump Track foi reconhecida pela UCI (Federação Internacional de Ciclismo) em 2018. Consiste em evoluir numa pista de alcatrão, composta por uma sucessão de rolos e curvas, permitindo que os atletas progridam apenas com o balanço do corpo e praticamente sem o uso dos pedais.

A pista do Parque das Nações tem uma extensão total de 285 metros e 16 curvas. A competição coloca na pista um piloto de cada vez com objetivo completar as voltas no mais curto espaço de tempo.

Fonte: Record on-line




“Rota da Vitela em Fafe de btt”


O Clube de Ciclismo Fafe a Pedalar promove no dia 23 de outubro o passeio de BTT "Rota da Vitela". A iniciativa tem o apoio da Associação de Ciclismo do Minho e as inscrições podem ser efetuadas online.

A Praça 25 de Abril, em Fafe, será o ponto de partida para o 3º Passeio Rota da Vitela, que terá lugar no próximo dia 23 de Outubro.

A exemplo das edições anteriores, o passeio deste ano terá uma distância máxima de 40 km e terminará junto ao Multiusos de Fafe. A organização promete aos participantes a passagem pelas mais bonitas paisagens do concelho minhoto.

A inscrição no valor de 10€ pode e contempla seguro, reforço sólido e líquido, assim como uma sande de “vitela assada” e bebida no final do passeio. A organização garante ainda acesso a balneários no Multiusos de Fafe e a lavagem de bicicletas.

A inscrição apenas será considerada efetiva após o pagamento (referência multibanco ou, então, junto do secretariado da prova, que abre no domingo 23 às 07.30 horas no Posto de Turismo de Fafe, sito na Praça 25 de Abril). Mais informações e inscrições em www.acm.pt .

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Ciclista Primoz Roglic vai ser operado ao ombro direito”


Por: NFO // JP

O esloveno Primoz Roglic vai ser operado ao ombro direito para evitar que se volte a deslocar, disse hoje o ciclista da Jumbo-Visma, à rádio eslovena Val 202.

"Não é um segredo para ninguém que já desloquei várias vezes o ombro. Cheguei a um ponto em que tenho de o retificar. Não é uma operação simples. Eles vão cortar um osso para colocá-lo onde o ombro está deslocado", afirmou.

Roglic, de 33 anos, tem estado implicado em várias quedas, entre as quais uma na Volta a França, na qual acabaria por desistir antes do início da 15.ª etapa, já depois de ter deslocado o ombro na quinta tirada.

Na Volta a Espanha, na qual tentava a quarta vitória consecutiva, o campeão olímpico do contrarrelógio também foi obrigado a desistir, após uma queda violenta na 16.ª etapa, que o obrigou a terminar a temporada.

Fonte: Lusa

“Passeio de BTT de São Martinho – Medelo”


A Associação Desporto e Lazer "Medelo em Movimento" promove no dia 13 de Novembro, a sexta edição do Passeio de BTT de São Martinho, iniciativa que conta com o apoio da Associação de Ciclismo do Minho.

As inscrições podem ser efetuadas online, até ao dia 11 de novembro, no website da Associação de Ciclismo do Minho www.acm.pt .

O 6.º Passeio de BTT de São Martinho - Medelo tem início marcado para as 9 horas (Junta de Freguesia de Medelo - Fafe) e está previsto um percurso de cerca de 30 quilómetros de dificuldade média.

O passeio decorrerá por trilhos da zona norte do concelho de Fafe, através dos quais se poderá desfrutar de paisagens ímpares. A organização pretende consolidar um evento que se destaca de todos os outros pelo espírito de convívio, amizade e colaboração entre todos os participantes.

O percurso é de grau médio podendo os participantes beneficiar da oportunidade de fruir de um dia junto da natureza, a andar de bicicleta, fomentando o conceito de vida saudável. A organização estipulou um preço atrativo para a participação que inclui, entre outros, abastecimento (sólido e líquido) durante a atividade, banho, seguro, bifana e bebida no final e o magusto, consagrando o padroeiro da freguesia de Medelo. O custo de inscrição é de 10 euros.

O 6.º Passeio de BTT de São Martinho - Medelo promovido pela Associação Desporto e Lazer "Medelo em Movimento" conta com o apoio da Junta de Freguesia de Medelo e do comércio e indústria local.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“ABTF Betão-Feirense Márcio Barbosa 20º no Ciclocrosse Internacional Marín, Espanha”


Márcio Barbosa, o nosso especialista do Ciclocrosse arrancou temporada

 

Márcio Barbosa, arrancou a temporada de Ciclocrosse 2022-23 neste fim de semana em 2 provas do Calendário Internacional de Espanha, no sábado, 8 outubro, Gran Premio Internacional Ciudad de Pontevedra de Categoria C1 do calendário Internacional e no domingo em Marin-Pontevedra, Ciclocross Internacional Xaxancx, categoria C2.


Na prova de sábado em Pontevedra, 1 furo na parte final da prova afastou Márcio do Top 20, acabaria por terminar em 23º a 4 '34" do holandês Ryan Kamp (Pauwels Sauzen – Bingoal). Já no domingo em Marín, 20º lugar para o corredor ABTF Betão-Feirense a 5 '43" de Ryan Kamp que repetiu a vitória do dia anterior.

Declarações Márcio Barbosa: “Estou contente com as boas sensações, apesar de um furo a faltar 2 voltas do final em Pontevedra, me ter tirado do Top 20. De realçar a fantástica organização e o ambiente fantástico”.

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo ABTF Betão-Feirense

“Portugal leva cinco ciclistas aos campeonatos do mundo de pista”


Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

A seleção portuguesa vai apresentar-se com cinco ciclistas nos Campeonatos do Mundo de Ciclismo de Pista, de 12 a 16, na cidade de Saint-Quentin-en-Yvelines, França, e o Eurosport vai transmitir toda a ação em direto desta emocionante competição.

Ivo Oliveira, Rui Oliveira, João Matias, Daniela Campos e Maria Martins são os cinco convocados pelo selecionador Gabriel Mendes para as provas.

A equipa das quinas está apurada, em masculinos, para as corridas de omnium, madison, eliminação e scratch, podendo também participar nos pontos e na perseguição individual. Já Maria Martins e Daniela Campos são elegíveis para as corridas de omnium, pontos, eliminação e scratch.

Portugal tem expetativas elevadas para estes Mundiais em Saint-Quentin-en-Yvelines a julgar pelos últimos resultados.

Ivo Oliveira foi campeão em perseguição nos Europeus de 2020, conquistou a medalha de prata em perseguição individual nos Mundiais de 2018 e soma ainda várias medalhas nos Europeus de 2017 e 2018.

Rui Oliveira sagrou-se campeão da Europa em scratch em 2021, para além de ter conquistado outras medalhas em Europeus e em provas continentais.

João Matias, o mais velho dos ciclistas convocados, com 31 anos, traz como principal resultado em pista a prata ganha na corrida de eliminação nos Europeus de Grenchen, em 2021, somando ainda várias presenças em Mundiais.

Pioneira lusa em Jogos Olímpicos, Maria Martins, de 23 anos, soma já dois bronzes em Europeus, além do ‘metal’ conquistado nos Mundiais de 2020, em Berlim.

Já Daniela Campos, de 20 anos, é a mais jovem do quinteto, mas conta com várias medalhas ganhas em Campeonatos da Europa sub-23.

Entre os habituais convocados, destaque para a ausência de Iúri Leitão, campeão europeu de scratch em título.

Acompanhe toda a ação dos Campeonato do Mundo de Ciclismo de Pista, de 12 a 16 de outubro, em direto, no Eurosport, com os comentários de Paulo Martins e Gonçalo Moreira.

 

 Programa:

 

Quarta-feira, 12 de outubro: 16:50H – 21:00H 

Quinta-feira, 13 de outubro: 15:20H – 21:00H 

Sexta-feira, 14 de outubro: 15:20H – 21:15H 

Sábado, 15 de outubro: 16:20H – 20:00H 

Domingo, 16 de outubro: 12:00H – 16:00H 

Fonte: Eurosport

“Clube de Natação de Torres Novas duatlo cross de Fátima”


Beatriz Ferreira venceu o Duatlo Cross de Fátima

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

Beatriz Ferreira venceu o Duatlo Cross de Fátima, disputado este sábado, 8 de outubro, naquela que foi a última etapa do nacional de duatlo cross por clubes.

Na passada semana, Beatriz Ferreira também participou no mundial XTerra aonde obteve o 13º lugar.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Clube de Natação de Torres Novas no campeonato do mundo de Ironman no Hawai”


André Duarte no mundial de Ironman  no Hawai

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

André Duarte, atleta do Clube de Natação de Torres Novas esteve no Hawai, aonde participou no campeonato do mundo de Ironman 3,8km/natação, 180km/ciclismo e 42,2km/corrida, terminando em 39º lugar no seu grupo de idades 25-29 anos, com um tempo de 9h42m23s.

Nesta sua primeira participação numa final mundial de Ironman, André Duarte não ficou dececionado, considerando que o 39º lugar foi conseguido entre os 179 melhores do mundo do seu grupo de idades.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Quem foram os vencedores de todas as provas do circuito mundial 2022”


Por: José Morais

Foto: ASO

Com a realização da Lombardia, o calendário do World Tour chegou ao fim em 2022, onde existiram uma variedade de vencedores, nas diversas competições do mais alto nível.

Certo de existiram muitas surpresas, umas mais previsíveis do que outras, que que encerraram a época com um balanço geral positivo, onde existiu uma grande dose de entretimentos para todos os fãs do ciclismo.

 

Aqui fica a lista dos vencedores:

 

.Tadej Pogacar no Tour pelos Emirados Árabes Unidos

.Wout van Aert no Omloop Het Nieuwsblad

.Tadej Pogacar na Strade Bianche

.Primoz Roglic no Paris-Nice

.Tadej Pogacar  no Terreno-Adriático

. Matej Mohoric no Milano-San Remo:

. Sergio Higuita na Volta a Catalunha

.Tim Merlier no Minerva Classic Brugge-De Panne

. Wout van Aert no Saxo Bank Classic

. Biniam Girmay no Gent-Wevelgem:

. Mathieu van der Poel na Porta Dwars Vlaanderen (Across Flandres)

. Mathieu van der Poel no Ronde van Vlaanderen (Tour Flandres)

. Daniel Felipe Martínez na Itzulia

. Benoit Cosnefroy na Amstel Gold Race

. Dylan van Baarle no Paris-Roubaix

. Dylan Teuns no Valão-Seta

. Remco Evenepoel no Liège-Bastogne-Liège

. Aleksandr Vlasov no Tour da Romandia

.Sam Bennett no Eschborn-Frankfurt

.Jai Hindley no Giro de Itália

.Primoz Roglic no Critério du Dauphiné

.Geraint Thomas da Tour da Suiça:

.Jonas Vingegaard de Tour de França

.Remco Evenepoel no Donostia San Sebastian

.Ethan Hayter no Tour de Polonia

.Remco Evenepoel na Volta a Espanha

.Marco Haller no Bremer Cyclassics

.Wout van Aert no Bretagne Classic

.Benoit Cosnefroy no GP de Quebec

.Tadej Pogacar no GP de Montréal

.Tadej Pogacar na Il Lombardia

“Clube de Natação de Torres Novas na taça da Europa de triatlo em Ceuta, Espanha”


Maria Tomé e João Nuno Batista em excelentes resultados em Ceuta”

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

Mais uma excelente participação internacional dos atletas do Clube de Natação de Torres Novas, Maria Tomé e João Nuno Batista, na Taça da Europa de Triatlo em Elites, que se realizou em Ceuta (Espanha), no domingo, 9 de outubro.

Maria Tomé, alcançou um brilhante 5ºlugar, enquanto João Nuno Batista, ainda no 2º ano de cadete, alcançou um excelente 15º lugar, na sua estreia numa prova internacional em elites masculinas.

Esta prova foi disputada em formato de distância sprint (750m/natação, 20km/ciclismo e 5km/corrida), e contou também ainda com a participação de mais um atleta do Clube de Natação torrejano, Tiago Fonseca que terminou na 39ª posição.


A presença de atletas do Clube de Natação de Torres Novas em seleções nacionais de triatlo, tem sido uma constante desde 2015, e os resultados também têm sido reveladores da qualidade de formação existente desde 2009, no Clube de Natação de Torres Novas, coordenada pelo técnico fundador da Escola de Triatlo torrejana, Professor Paulo Antunes.

No final do ano 2021, já 9 atletas do Clube de Natação torrejano tinham representado a seleção de nacional de triatlo. Ricardo Batista com 50, José Pedro Vieira com 29, Joana Miranda com 11, Afonso do Canto com 10, Carolina Serra com 7, João Nuno Batista com 6, Gustavo do Canto com 4, Abel Afonso com 2 e Pedro Afonso Razões com 1, totalizam 120 internacionalizações, mas esperamos pelo final de 2022, para podermos contabilizar a totalidade de mais participações internacionais, com mais atletas que representaram a seleção nacional, e que estarão perto das 200 internacionalizações.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com