segunda-feira, 22 de março de 2021

“Paris-Roubaix em risco: "Vejo o céu menos azul"


O presidente da região Norte de França não deixou bons sinais para os fãs do "Inferno do Norte"

 

Foto: PETER DECONINCK / BELGA / AFP

A clássica Paris-Roubaix está de novo sob a ameaça de não se realizar este ano, depois das autoridades locais mostrarem incerteza sobre a possibilidade da prova se realizar com toda a segurança devido à pandemia de COVID-19.

"Vejo o céu menos azul", disse o presidente da região dos Altos de França, Michel Lalande, a uma rádio local esta segunda-feira.

"Dar-vos-ei uma resposta quando for a altura certa, mas conseguem adivinhá-la", acrescentou, quando questionado sobre a realização da prova.

Lalande expressou ainda as suas reservas em relação aos planos belgas de permitir que as clássicas de primavera sigam em frente.

"Terão de explicar-me a coerência com as regras de distanciamento social e tudo isso", afirmou.

O foco da época de ciclismo vira-se para norte esta semana com uma série de corridas de um dia na Bélgica, norte de França e Países Baixos.

Estas incluem três dos cinco 'monumentos' começando com a Tour de Flandres, na Bélgica, a 4 de abril, Paris-Roubaix a 11 de abril e a Liege-Bastogne-Liege na Bélgica, a 25 de abril.

Paris-Roubaix, o "inferno do Norte", não saiu para a estrada no ano passado. Foi adiada em abril devido à pandemia e remarcada para outubro, acabando por ser cancelada.

Fonte: Sapo on-line

“Volta à Catalunha: Andreas Kron vence primeira etapa e Rui Costa abandona após queda”


Rúben Guerreiro chegou em 13.º lugar e João Almeida foi 27.º

 

Por: Lusa

O dinamarquês Andreas Kron (Lotto Soudal) venceu esta segunda-feira a primeira etapa da Volta à Catalunha, assumindo a liderança da geral individual, com o português Rui Costa (UAE Emirates) a abandonar após sofrer uma queda.

Kron, de 22 anos, foi o melhor do quarteto de fugitivos que discutiu a vitória, após 178,4 quilómetros, com partida e chegada em Calella, à frente do espanhol Luis León Sánchez (Astana), segundo, e do francês Remy Rochas (Cofidis), terceiro, ao cabo de 4:20.15 horas.

No primeiro dia da 100.ª edição da prova, de regresso após a pandemia de Covid-19 ter cancelado a corrida em 2020, foi uma fuga a aproveitar o percurso acidentado, com três subidas categorizadas, para manter o pelotão, e os 'sprinters', longe da meta.

A vitória sorriu a Kron, que somou o primeiro triunfo em provas do WorldTour, à primeira tentativa, depois de em 2020 se ter estreado como profissional com uma etapa na Volta ao Luxemburgo, que não pertence ao escalão principal.

O dia fica marcado por uma queda na parte inicial da etapa que fez duas vítimas, uma delas o português Rui Costa, que vinha liderar a UAE Emirates e foi forçado a abandonar.

Também o belga Pieter Serry deixou a prova, desfalcando a Deceuninck-QuickStep, que tem como chefe de fila João Almeida, hoje 27.º classificado, ao chegar com o pelotão, a 16 segundos da fuga.

O ciclista luso ocupa a mesma posição na geral, a 26 segundos do líder da geral, enquanto Ruben Guerreiro (Education First-Nippo) foi 13.º na etapa, ocupando o mesmo lugar e à mesma distância de Kron.

A segunda de sete etapas, na terça-feira, é um contrarrelógio de 18,5 quilómetros em Banyoles.

Fonte: Record on-line

“Shimano celebra 100 anos de experiência na fabricação”


Por: Nuno Candeias

De 1921 a 2021, a Shimano alcança o marco do centenário. Um álbum fotográfico comemorativo para os amantes do ciclismo e o lançamento um website para o seu aniversário.

Japão, cidade de Sakai, 1921, Shozaburo Shimano fundou a empresa que levou o seu nome. Cem anos decorridos, a Shimano emprega atualmente 11 mil pessoas em 50 consolidados locais de produção, pesquisa, vendas e empresas de marketing em todo o mundo. Enquanto continua a ser predominantemente uma empresa familiar, sobre o atual comando do presidente Yozo Shimano.

Nos anos intervenientes entre 1921a 2021 a Shimano criou um vasto número de produtos que deixam um legado permanente na indústria do ciclismo.   

Iniciando com o carreto 3.3.3. e movendo-se para inovações tais como os cubos de 3V internas, sistemas de comutação indexados, Manetes Dual-Controlo, cassetes Hyperglide, Comutação DI2, pedais SPD, estas tecnologias tornar-se omnipresentes na indústria do ciclismo, como também se tornaram sinónimos dos melhores componentes dentro da sua classe.


Neste aniversário, e apesar disso, não vamos encontrar a Shimano como anfitrião de festas ou exuberantes comemorações. A empresa vai continuar focada naquilo pela qual é reconhecida, trabalhar no desenvolvimento de notáveis tecnologias e deixar que os seus produtos falem por si.

Contudo, é evidente que a Shimano está incrivelmente orgulhosa e apaixonada pelos produtos que criou - para não mencionar o quanto honrada se sente pela paixão que os seus clientes demostram pelas suas tecnologias - desta forma para comemorar estas conquistas, a Shimano vai relembrar alguns dos seus destaques durante estes 100 anos através de website específico e de um álbum de fotos de com edição limitada, SHIMANO 100 WORKS, lançado pela Shimano para comemorar o seu centésimo aniversário.


Apenas serão disponibilizadas 2000 unidades do álbum comemorativo que ficará disponível através de um pré-registo e uma seleção por sorteio. O conteúdo deste álbum fotográfico oferece um histórico do plano fundo dos produtos Shimano mais relevantes e surpreendentes.

O álbum comemorativo, SHIMANO 100 WORKS, é composto por 264 páginas (333mm × 265mm × 30mm) disponível apenas por sorteio e seleção. O registo para este sorteio deve ser efetuado através do pré-registo no site: www.shimano.com/en/100th/ os fãs da Shimano vão ter a oportunidade de aprofundar mais em detalhe as tecnologias e histórias de desenvolvimento de muitos dos seus produtos favoritos em www.shimano.com/en/100th/.  Um tesouro real para todos aqueles que respiram o mundo do ciclismo.


 

Yozo Shimano, Presidente, Shimano Inc.:


“Agradecimentos aos fundadores da Shimano pelo seu centenário. Em 21 de Março de 2021 a Shimano celebra o seu centésimo aniversário.”

“Nesta ocasião, gostaria de expressar a minha mais profunda gratidão a todos os que nos têm vindo a apoiar aos longos destes longos anos.”

“História da Shimano iniciou-se em 1921, quando o seu fundador Shozaburo Shimano abriu uma pequena metalúrgica em Sakai, Osaka. Ele construiu a base de desenvolvimento do nosso negócio de componentes para ciclismo ao assumir vários desafios, incluindo o seu desafio inicial a produção de carretos de roda livre, os quais nessa altura eram basicamente importados para o Japão.”

“Ao longo do último século, a Shimano sofreu algumas transformações muitas delas radicais no que toca aos seus negócios e ao seu envolvimento social. Apesar destas mudanças temos vindo constantemente acompanhando a inovação tecnológica para produzir produtos com alta qualidade e de confiança para os nossos clientes tendo sempre em consideração a nossa missão:” para promover o bem-estar e a felicidade através do contacto com a natureza e do mundo que nos rodeia”.


“Atualmente, vemos um aumento no número das pessoas que se estão a tornar mais preocupadas pelo meio ambiente e a saúde. Além disso, por causa da sensação generalizada de estagnação, muitas pessoas começaram a prestar mais atenção ao ciclismo e à pesca, vendo estas actividades como um meio para se libertarem do stress diário e energizar o seu corpo e alma.” Nesta atmosfera, a Shimano tem plena consciência da importância do seu papel vital na promoção do bem-estar e enriquecimento dos estilos de vida ao disponibilizar os seus produtos a ajudar a criar uma sociedade mais sustentável.”


“Neste centenário, o qual consideramos como o ponto de partida para o próximo século, a Shimano adotou um novo logo cooperativo, apresenta-se com linha tricolor de verde, azul e um azul mais escuro, que respetivamente simbolizam a terra, o céu e o mar. Essas cores também representam a visão de mundo pela Shimano na busca que pretende realizar.”

“Finalmente, estamos determinados a transmitir às gerações vindouras o espírito da fabricação e da tecnologia que herdámos do nosso fundador e levar a Shimano a evoluir cada vez, direcionando a empresa para um desenvolvimento e produção digital, dedicada à criação de valor, particularmente ao desenvolvimento de novas e enriquecidas gerações no ciclismo e pesca. É neste esforço que eu agradeceria o seu apoio continuo.”

“Dada a importância deste aniversário a Shimano tem intenção de presentear com mais alguns excitantes momentos ainda no decorrer deste ano. A Shimano anseia por num futuro próximo estar presente em feiras e eventos junto dos seus clientes para celebrar o positivismo do ciclismo.”

Fonte: Sociedade Comercial do Vouga




“João Almeida, Rui Costa e Rúben Guerreiro competem na 100ª edição da Volta à Catalunha”


A semana de ciclismo no Eurosport inclui ainda a transmissão das clássicas Brugge - De Panne, E3 Saxo Bank Classic e Gent - Weveçgem

 

Por: Vasco Simões

A Volta à Catalunha foi para a estrada, a partir de hoje e até dia 28 de março, os fãs de ciclismo vão poder acompanhar esta tradicional e emocionante prova em direto no Eurosport. Criada em 1911, a Volta à Catalunha é uma das competições por etapas mais antigas da história, depois das Voltas a França, Bélgica e Itália. Inserida no calendário do World Tour desde 2005, esta Volta regional está entre as 25 mais importantes do mundo. Algumas das melhores equipas do circuito marcam presença nesta corrida de sete etapas.

Em 2021 cumpre-se a 100.ª edição da Volta à Catalunha, um marco assinalável, e são muitas as estrelas da modalidade com presença assegurada no pelotão. Chris Froome (Isreal Start-Up Nation), Peter Sagan (Bora-Hansgrohe), Richard Carapaz (Ineos Granadiers), Nairo Quintana (Arkéa-Samsic) ou Alejandro Valverde (Movistar). Já a representação portuguesa fica a cargo do trio João Almeida (Deceuninck-QuickStep), Rui Costa (UAE Team Emirates) e Rúben Guerreiro (EF Education - Nippo). O grande ausente será o campeão da última edição da Volta à Catalunha, em 2019, o colombiano Miguel Angel López (Astana), que no início do ano acusou positivo à Covid-19 e está ainda recuperara melhor forma física.

O percurso da Volta à Catalunha tem partida marcada para Calella, garante passagem por locais icónicos da região e termina a 28 de março em Barcelona.

 

Mais clássicas para ver no Eurosport

 

A semana de programação do Eurosport prevê ainda a transmissão de três importantes clássicas. Esta quarta-feira, 24 março, (Eurosport 2 – 14:00h), vai para o ar a Brugge - De Panne, prova belga que em 2020 cumpre a sua 45.ª edição. O pelotão terá de pedalar cerca de 200 quilómetros entre Brugge e De Panne e enfrentar pelo caminho muitos setores de empedrado e ventos fortes. O Eurosport emite igualmente a Clássica Brugge – De Panne feminina que se realiza no dia 25 de março (Eurosport 2 às 18:00h).

Segue-se a E3 Saxo Bank Classic na sexta-feira, 26 de março, (Eurosport 2 às 18:30h), uma corrida conhecida também como ‘A Pequena Volta à Flandres’. Tem partida e chegada em Harelbeck e pelo meio os ciclistas encontram uma dúzia de ‘muros’, nome dado às curtas, mas duras rampas que se encontram na região.

Finalmente no domingo, 28 de março, dia em que é conhecido o vencedor da Volta à Catalunha, realiza-se também a Gent – Wevelgen, uma ‘clássica’ de um dia, criada em 1934, e que liga as duas localidades belgas num percurso de cerca de 240 quilómetros. Os principais obstáculos na prova são o vento, a chuva e os ‘muros’, dos quais se destacam o Baneberg, o Monteberg e o Kemmelberg, este último com uma subida de 1 quilómetro em empedrado e uma inclinação máxima de 23%. O Eurosport emite igualmente a Gent - Wevelgem feminina que se realiza no mesmo dia (Eurosport 1 às 13:20h).

Muito ciclismo de qualidade para ver esta semana no Eurosport!

Fonte: Discovery Networks

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com