terça-feira, 14 de abril de 2020

“Ciclo de formação online para treinadores de ciclismo”

Por: José Carlos Gomes

A paragem competitiva, motivada pela pandemia de Covid-19, não significa paragem total da comunidade velocipédica nacional. Entre 16 e 30 de abril, a Federação Portuguesa de Ciclismo promove um ciclo de formação online, dirigido aos treinadores de ciclismo.

As ações de formação acontecem sempre entre as 18h00 e as 20h00, arrancando já nesta quinta-feira, 16 de abril, com uma sessão aberta sobre a relação entre o ciclismo e a Covid-19. O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, e o diretor clínico da Equipa Portugal, Filipe Lima Quintas, darão o enquadramento da situação e responderão às dúvidas da audiência.

Seguir-se-ão quatro sessões que garantem aos formandos 0,2 unidades de crédito cada uma para efeitos da formação contínua de treinadores. No dia 21 de abril a formação, ministrada por José Luis Algarra, será sobre “Atividades para Jovens Ciclistas em Tempo de Pandemia”.

Segue-se, no dia 23, uma sessão sobre “Distúrbio de Ansiedade/Depressão e Gestão de Objetivos”, a cargo do psicólogo da Equipa Portugal, Rolando Andrade. A formação sobre “Alimentação e Suplementação Desportiva em Pandemia Covid-19” será dada pelo nutricionista das Seleções Nacionais, Samuel Amorim, no dia 28 de abril.

Filipe Lima Quintas encerra este ciclo formativo, no dia 30 de abril, com uma sessão sobre “Retorno à Competição – Diagnóstico e Prevenção de Lesões no Ciclismo”.

Fonte: FPC

“Covid-19: Decisão de adiar o Tour compete à organização, diz ministro francês”

O diretor de prova, Christian Prudhomme, já reconheceu que estão a ser estudadas "outras hipóteses"

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ministro francês do Interior, Christophe Castaner, disse esta terça-feira que cabe aos organizadores da Volta à França, agendada para decorrer entre 27 de junho e 19 de julho, decidir sobre a manutenção ou adiamento da prova.

A posição de Christophe Castaner sobre o Tour surge após o presidente francês, Emmanuel Macron, ter prolongado o período de confinamento até 11 de maio, face à epidemia de covid-19, e de ter anunciado a manutenção de medidas restritivas à concentração de pessoas até meados de julho.

Face à comunicação de Macron, e ao cancelamento de eventos previstos para julho, como é o caso do Festival de Avignon (3 a 23), um dos maiores certames de teatro do mundo, o adiamento do Tour é uma situação praticamente inevitável.

O Tour é promovido pela Amaury Sport Organization (ASO), que ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas, de acordo com a comunicação social, nos bastidores da emblemática prova velocipédica francesa prosseguem contactos com os organizadores locais.

O diretor de prova, Christian Prudhomme, já reconheceu que estão a ser estudadas "outras hipóteses" no calendário de 2020, depois de o antigo campeão por cinco vezes Bernard Hinault ter admitido que seria "muito difícil" que a Grande Boucle avançasse nas datas marcadas.

No final de março, a ministra do Desporto de França, Roxane Maracineanu, admitiu a possibilidade de o evento decorrer à porta fechada, isto é, sem espetadores nas ruas, um cenário que Julian Alaphilippe (Deceuninck-Quick Step), vencedor de várias etapas em 2019, não consegue "imaginar" sequer.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 120 mil mortos e infetou mais de 1,9 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Dos casos de infeção, cerca de 402 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu, com mais de 973 mil infetados e mais de 81 mil mortos, é o que regista o maior número de casos, e a Itália é o segundo país do mundo com mais vítimas mortais, contando 20.465 óbitos e mais de 159 mil casos confirmados.

França, com 14.967 mortos e mais de 137 mil casos confirmados, é outro dos países mais afetados pela covid-19.

Fonte: Record on-line

“Armstrong reconhece que Contador foi o mais forte no Tour de 2009”

Texano quer colocar ponto final na polémica do momento

Por: Ana Paula Marques

Foto: ASSOCIATED PRESS

As revelações de Alberto Contador sobre os pormenores da má convivência com Lance Armstrong no Tour de 2009, onde confessou ainda ter sido prejudicado pelas decisões do então diretor-desportivo, Johan Bruyneel, tornaram-se na polémica do momento, ao ponto de 'obrigarem' o antigo ciclista texano e o próprio diretor-desportivo a falarem de sua justiça.

Mas, ao contrário de Bruyneel, que rebateu as acusações do espanhol, Lance Armstrong optou pelo politicamente correto. "Parece que houve uma pequena revolução no mundo do ciclismo com uma entrevista do Alberto Contador e pediram-me que comentasse, mas na verdade não há que fazê-lo. Mas direi, e se for um comentário, que o melhor ganhou em 2009".

O Tour de 2009 marcou o regresso de Armstrong ao ciclismo, após ter-se despedido btrês anos antes, e ingressando na Astana, comandada por Johan Bruyneel, e onde já estava Alberto Contador. O espanhol venceu essa edição, com o norte-americano a terminar em terceiro.

Nas revelações, Alberto Contador fez várias acusações de ter sido discriminado em favor de Armstrong, como por exemplo ter de comprar material (rodas) para o contrarrelógio de modo a poder competir em igualdade com Lance, a quem, segundo ele, estavam destinadas as da equipa.

O diretor-desportivo de então veio agora rebater todas as acusações do espanhol. "Havia material de sobra para todos", frisou Bruyneel, contestando ainda a ideia de que alguém, na equipa, quereria prejudicar Contador, ao ponto de este confinar durante a noite a sua bicicleta ao seu mecânico particular. "É paranóia. Será que passava pela cabeça de alguém fazer alguma coisa à sua bicicleta? Ele sentia-se isolado, mas talvez tenha sido ele mesmo a colocar-se nessa situação".

Johan Bruynell frisou ainda que Lance Armstrong correu o Tour de 2009 "sem ganhar qualquer euro da Astana".

Fonte: Record on-line

“Tour em julho/agosto, Vuelta em agosto/setembro e Giro em outubro”

Macron impede Volta a França com público nas datas previstas

Por: Ana Paula Marques

Ainda carece de confirmação, a começar pelo cancelamento do Tour nas datas previstas (27 de junho a 19 de julho), depois de Emmanuel Macron ter decretado a proibição de eventos pelo menos até meados de julho, mas, de acordo com o jornal "Marca",  já existe um calendário para que as três Grandes Voltas se disputem este ano e no formato original, ou seja, em três semanas.

Segundo então com o diário espanhol, a Volta a França passa para de 2 a 25 de agosto, a Volta a Espanha desenrola-se em setembro, terminando a temporada, em outubro, com a Volta a Itália. Em suma, seriam as três corridas em três meses seguidos, estando totalmente descartada a hipótese, pelos respetivos organizadores, de que as provas tenham somente duas semanas, como chegou a ser equacionado, nomeadamente para a Volta a Itália.

Mas há outras datas possíveis para o Tour. O jornal francês "L'Equipe" avança que a corrida pode começar a 18 de julho, o primeiro sábado após a proibição imposta por Macron, para terminar a 9 de agosto. Nesse caso, a Volta a Espanha arrancaria a 14 de agosto, para finalizar nos primeiros dias de setembro.

A organização da Volta a França deverá pronunciar-se sobre o futuro da prova nas próximas horas, depois de o presidente francês ter decretado, esta segunda-feira à noite, que não haverá eventos desportivos com público pelo menos até meio do mês de julho. E um Tour à porta fechada não é desejo dos organizadores.

Fonte: Record on-line

“Chris Froome quase recuperado”

Paragem na competição até veio a calhar bem

Foto: Reuters

A paragem na competição até veio a calhar bem a Chris Froome, que assim vai recuperando das graves lesões que sofreu no Dauphine de 2019. Em fevereiro fez o regresso às competição, no Tour dos Emirados, revelando ainda muitas debilidades.

"A recuperação tem ido bem, estou a treinar a fundo. Tenho feito treinos de rolos e ginásio. A recuperação está praticamente completa e tenho feito exercício fora da bicicleta para fortalecer o lado direito, que ficou lesionado", explicou o britânico da Ineos, que reside no Mónaco, referindo ainda que os filhos também o mantêm ocupado.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com