sábado, 4 de março de 2023

“Thomas Pidcock vence prova masculina da Strade Bianche, Rui Costa foi quarto”


Por: José Morais

Foto: Instagram Strade Bianche

O ciclista da Ineos Grenadiers Thomas Pidcock obteve a sua melhor vitória na Strade Bianche, na 17ª edição realizada hoje, com 186 quilómetros percorrida em redor de Siena, com os seus tradicionais onze setores de terra batida, com o ciclista britânico a fazer uma fuga a 50 quilómetros da linha de chegada, apesar da distância do pelotão não ser muita, conseguindo assim vencer com astúcia, agilidade, e ainda uma fraca colaboração com os seus mais diretos perseguidores.

Entretanto três homens resistiam à fuga, eram eles, Sven Erik Bystrom da ICW, Ivan Romeo da MOV e Alessandro De Marchi da JAY, sendo a prova desenvolvida com alguma calma, sem grandes ofensivas, mas com algum nervosismo, algo que acontece quando se anda em sterrano, onde pode surgir uma queda ou um furo.  

Já era esperado que a prova quebrasse no Monte de Santa Marie ao setor oito, onde por normalmente surgem os movimentos finais, mas apenas Alberto Bettiol da EFE iniciou as hostilidades, com Andrea Bagioli da SOQ e Tom Pidcock da IGD a chegarem juntos a si, e onde este último não esperou muito para se lançar numa fuga sozinho.

E logo no primeiro segmento da descida, o britânico arriscou, mostrou a sua agilidade na bicicleta, e começou a distanciar-se dos outros dois ciclistas italianos, assumiu o comando entre os favoritos, já que pela liderança ainda iam resistindo Brystom e De Marchi.  

Attila Valter da TJV e Mathieu Van Der Poel da ADC, ainda conseguiram protagonizar alguns ataques num grupo principal que o versátil Tom tinha na sua traseira, onde não havia favoritos como Alaphilippe ou o BORA com Higuita, Vlasov ou Kamna.

Entretanto na estrada alcatroada, algum desespero dos perseguidores, levava a uma série de mudanças de ritmo, o qual fizeram uma quebra a Van Der Poel, que ficava de fora do grupo onde estavam Zana da JAY, Tulett da IGD, Van Gils da LTD e Bagioli da SOQ, enquanto isso, pereseguia um trio com Grégoire da GFC, Kron da LTD e Bilbao da TBV, e mais tarde juntavam-se Mohoric da TBV, Madouas da GFC, Rui Costa da ICW, Benoot da TJV, Valter da TJV, Simmons da TFS e Formolo da UAD.

No setor nove em Monteaperti Pidcock deixa para trás De Marchi, já que Brystom já estava ainda mais atrás, e passou o líder da corrida sozinho, mais atrás Benoot mudava o ritmo e trazia Madouas e Rui Costa para apanhar o homem da Ineos, mas mais tarde, o próprio parceiro de Tiejs, o húngaro Valter também se juntou ao grupo de perseguição, o qual começou a não ser bem visto pela Jumbo, já que Benoot fazia um gesto claro de desagrado, com a atitude de seu companheiro de equipa.   

Mas para reforçar esse conceito, na última secção de sterrato, Valter mostrava-se como o mais forte, e apesar do grupo todo junto, novamente Benoot não aceitava, e quis fazer a sua própria corrida, mesmo que Átila fosse melhor que ele.

Tudo isto na traseira e falta de cooperação entre os perseguidores, deu mais força a Pidcock, que na altura já tinha aumentando a sua distância, apesar de algumas vezes ficar à vista dos seus perseguidores, não conseguindo ser alcançado e consegue cortar a linha de chegada em primeiro lugar isolado.

O não entendimento na traseira de Pidcock, deu origem a que o mesmo conseguisse chegar com 30 segundo de avanço no final na Piazza Del Campo, depois de uma longa e difícil subida, com uma vantagem muito confortável, exibindo a sua superioridade, com Madouas e Benoot a fecharam o pódio, e o português Rui Costa a fazer quarto, um dos melhores resultados feitos por um ciclista português na Strade Bianche.  

“Demi Vollering vence prova feminina da Strade Bianche”


Por: José Morais

Foto: Getty Images

A ciclista da equipa da SD Worx Demi Vollering venceu hoje a 9ª edição da Strade Bianche feminina, com um trajeto de 136 quilómetros, em volta de Siena, com oito seções caminho, com a ciclista holandesa a derrotar a sua companheira de equipa a atual campeã Lotte Kopecky, numa disputa direta, após uma perseguição grande a Kristen Faulkner, sendo a figura do dia. 

Ao quilómetros 38, a norte americana de Jayco, fugia, até à linha de chegada com bastante facilidade, apesar de não ser uma das principais favoritas, tinha consentimento para atacar.

Os últimos dez quilómetros finais foram sem dívida magníficos, onde havia demonstração de força entre holandesas e belgas, que conseguiram reduzir o minuto e meio de desvantagem, conseguindo apanhar Faulkner já no último quilómetro, em plena subida para a Piazza Del Campo.

Após terem ultrapassado a parte mais combativa delas, tudo se esperava num triunfo em acordo entre as duas, porem resultou num sprint normal como se fosse ciclistas rivais e não da mesma equipa, algo que raramente se vê quando duas ciclistas chegam isoladas a linha de chegada, e nessa disputa, Demi Vollering foi mais forte, surpreendeu, e bateu  Lotte Kopecky sua colega de equipa a vencedora da edição de 2022, ela que também venceu a etapa de sterrato do último Tour de França.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com