sábado, 13 de abril de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Tiago Carmo vence contrarrelógio em Odemira”


Tiago Carmo (ABTF Betão/Bairrada) venceu, este sábado, a primeira prova da Taça de Portugal de Juniores, um contrarrelógio de 23,4 quilómetros, inserido no 9.º Troféu José Poeira.

Na Zambujeira do Mar, Tiago Carmo superou a concorrência com um registo de 00”31'05, menos 18 segundos que Lino Guilherme (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo), segundo classificado, e menos 24 segundos que Gonçalo Rodrigues (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo), terceiro.


Este domingo, na segunda prova da Taça de Portugal, os juniores vão partir às 10h30 para uma ligação de 129 quilómetros, entre Vila Nova de Milfontes e Odemira, onde a chegada está prevista para as 13h50.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Contrarrelógio na Zambujeira do Mar abriu época de paraciclismo”


A época de paraciclismo teve início este sábado, com primeira prova da Taça de Portugal de Paraciclismo, um contrarrelógio de 23,4 quilómetros inserido no 9.º Troféu José Poeira.

A prova contou com a participação de 33 paraciclistas, distribuídos pelas várias categorias. Telmo Pinão (Academia Efapel de Ciclismo) venceu em C2, Vasco Dias (PAREDES CiclismoNaEscolaBTTeam) em C3, Ângelo Correia (Academia Efapel de Ciclismo) em C4 e Miguel Pacheco (Academia Efapel de Ciclismo) em C5.

Na classe H (handbike), Miguel Castro (Europcar Associação Salvador) triunfou em H1, Luís Jejum (Europcar Associação Salvador) em H2, João Pinto (Mirachoro Hotels-Centro de Ciclismo de Portim) em H3, Flávio Pacheco em H4 e Luís Costa em H5. Entre as atletas femininas, Jéssica Ferreira (XC) venceu em H3 e Maria António (Europcar Associação Salvador) em H5.

Nas restantes categorias, Jorge Pina destacou-se na classe B e André Soares (Radio Popular - Paredes - Boavista) na classe D.

Este domingo, na segunda prova da Taça de Portugal, os paraciclistas vão percorrer um circuito de 3,1 quilómetros, junto à Junta de Freguesia de Boavista dos Pinheiros, em Odemira, durante sensivelmente uma hora e 20 minutos.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Van Ver Poel favorito para a Amstel Gold Race a realizar este domingo”


Tom Pidcock também está confirmado na tradicional corrida na Holanda que terá 253,6 km de percurso

 

Depois dos paralelepípedos pelas estradas da região de Flanders, chegou a hora de pedalar no sul da Bélgica e Holanda nas corridas de um dia na região das Ardennes. Subidas íngremes e curtas, com muito sobe e desce, esperam o pelotão. Neste domingo (14 de abril), é dia da Amstel Gold Race.

Na quarta-feira (17 de abril) será a vez da Flèche Wallonne e, no domingo seguinte (21 de abril), tem a disputa da Liège-Bastogne-Liège, a quarta das cinco corridas do calendário das clássicas Monumento.

A Amstel Gold é a única prova de um dia World Tour da Holanda. A corrida começou em 1966, por iniciativa do falecido Herman Krott, fundador da cervejaria Amstel Gold. Com 253,6 km de percurso nesta edição, a disputa terá 33 subidas, entre as quais o mítico Cauberg, que é subido duas vezes, a última a 14 quilômetros da meta.


Tadej Pogacar (UAE Team Emirates), vencedor no ano passado, não vai estar na disputa e o recente vencedor da Volta ao País Basco, Juan Ayuso, vai liderar a equipa. Entre os favoritos, o campeão mundial Mathieu Van der Poel (Alpecin Deceuninck), vencedor em 2019, é o grande destaque depois das recentes vitórias no Tour de Flanders e Paris-Roubaix.

Na Ineos-Grenadiers, Tom Pidcock segue disposto a continuar progredindo, principalmente depois da boa performance na Paris-Roubaix. Start list conta ainda com Juan Ayuso, Richard Carapaz e João Almeida.

“João Almeida regressa para as clássicas das Ardenas”


Português corre este domingo a Amstel Gold Race

 

Por: Lusa

Foto: UAE Team Emirates/Fizza

João Almeida está de regresso à competição, quase um mês depois da participação na Volta à Catalunha, onde terminou no nono lugar.

O foco agora do português da Emirates vai estar nas clássicas das Ardenas, correndo este domingo a Amstel Gold Race, na próxima quarta-feira a Fléche Wallonne e no dia 21 de abril a Liège-Bastogne-Liège.

Ainada a antes da estreia na Volta a França, João Almeida fará a Volta à Suíça, que começa no dia 9 de junho.

Na corrida deste domingo, a Amstel Gold Race, o alvo a abater será o holandês Mathieu van der Poel (Alpecin), que tentará a terceira vitória do ano em clássicas, depois dos triunfos na Volta a Flandres e no Paris-Roubaix.

Fonte: Record on-line

“Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua rumo a final da Taça de Portugal na Clássica de Viana do Castelo”


Domingo, 14 de Abril, irá marcar a última prova pontuável para a Taça de Portugal, será em Viana do Castelo que os atletas da Tavfer - Ovos Matinados- Mortágua irão disputar a Clássica de Viana do Castelo onde a equipa irá marcar presença com 7 atletas.

Na quarta edição da Clássica de Viana irão alinhar: Bruno Silva; Leangel Linarez; Ángel Sanchéz; César Martingil; João Matias; Gonçalo Carvalho e António Barbio.

A partida será dada em Vila Nova de Anha às 11h, com a meta em Viana do Castelo, junto à Praia Norte, com chegada prevista para as 15h10. Os atletas irão percorrer 163,4 quilómetros, onde o percurso irá contar com os típicos troços de terra, segmentos de empedrado e subidas que marcam esta clássica.

A edição deste ano irá contar com cinco metas volantes, cinco contagens de montanha de terceira categoria e três setores de pavé, um dia de muito ciclismo para qualquer fã da modalidade, uma corrida que se pode esperar bastante agitada e interessante devido ao seu percurso tão próprio.

Fonte: Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua

“Seleção Nacional/Maria Martins abre Taça da Nações com 9.º lugar na eliminação”


Por: Vasco Moreira

Maria Martins foi a primeira representante de Portugal na terceira etapa da Taça das Nações de Pista, em Milton, no Canadá, tendo terminado no 9.º lugar na prova feminina de eliminação.

A jovem portuguesa começou bem posicionada e manteve-se no grupo dianteiro ao longo de grande parte da corrida, mas acabou ultrapassada no último momento quando restavam apenas nove ciclistas em prova.

A estadunidense Jennifer Valente conquistou a medalha de ouro, à frente da italiana Letizia Paternoster e da norueguesa Anita Yvone Stenberg, que completaram o pódio e conquistaram as medalhas de prata e bronze, respetivamente.

A participação lusa na Taça das Nações continuará este sábado, com Iúri Leitão a competir no omnium masculino - scratch (23h), corrida de ritmo (23h43), eliminação (00h49) e corrida por pontos (1h36).

No domingo, Iúri Leitão voltará à pista para disputar o madison, cuja final está agendada para as 22h, e Daniela Campos irá disputar o omnium feminino - scratch (21h), corrida de ritmo (21h42), eliminação (23h08) e corrida por pontos (23h55).

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com