sexta-feira, 2 de março de 2018

“VOLTA A FRANÇA PONDERA ACABAR COM AS MENINAS DO PÓDIO”

Cerimónia tradicional tem sido considerada sexista

Por: Alexandre Reis

Foto: EPA

As meninas do pódio têm feito parte da tradição das cerimónias da entrega de prémios no ciclismo, mas os organizadores da Volta a França ponderam terminar com esse aparato de mulheres a dar beijos e a posar junto dos vencedores das etapas.

Tudo porque essa atividade tem sido considerada sexista e com episódios escandalosos, como é o caso do tricampeão mundial, o eslovaco Peter Sagan, que apalpou uma das meninas no Tour de Flandres em 2013.

A Vuelta e o Tour Down Under, por exemplo, já baniram essas cerimónias, assim como as corridas de Fórmula 1, que já não terão no futuro as belas modelos a enfeitar as grelhas de partida e as boxes.

Se a medida for adotada no Tour, o Giro de Itália passará a ser a única grande volta com meninas do pódio, o que, aliás, continua a ser prática na Volta a Portugal.

Fonte: Record one-line

“SETE SELEÇÕES DE CICLISMO NO VELÓDROMO NACIONAL”

Sangalhos acolheu estágios de preparação para o Mundial de Pista

Foram sete os países que, entre 8 de janeiro e 23 de fevereiro, escolheram o CAR – Centro de Alto Rendimento de Anadia / Velódromo Nacional, em Sangalhos, para os estágios das suas seleções de ciclismo de pista, tendo em vista a preparação para o próximo Campeonato do Mundo de Pista, prova que teve início nesta quarta-feira e que decorre até ao próximo dia 4 de março, em Apeldoorn, na Holanda.

A formação russa trouxe a Sangalhos a atual campeã do mundo dos 500 metros (individual e equipas) e medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2016, Daria Shemeleva, bem como os velocistas Nikita Shurshin, Aleksandr Vasiukhno, Pavel Perchuk, Evgenii Bobrakov, e Egor Sevostianov. Na equipa Lituana, a grande referência foi Simona Krupeckaité, medalha de prata no último europeu, na especialidade de keirin. Esta formação báltica conta ainda com os velocistas Migle Marozaite, Svajūnas Jonauskas, e Vasilijus Lendel.

Foi no concelho de Anadia que a seleção da República Checa realizou o seu primeiro estágio de preparação em Portugal, que decorreu de 30 de janeiro e 09 de fevereiro, contando com a participação de quatro velocistas. Também presentes, nesta fase de preparação para o Mundial da especialidade, estiveram as seleções belga, holandesa (a mais numerosa, com 11 atletas), polaca e portuguesa. De referir a participação da atual campeã olímpica de keirin, a holandesa Elis Ligtlee, e do também atual campeão do mundo de scratch, o polaco Adrian Tekliński.

A seleção portuguesa levou a Sangalhos os irmãos Oliveira, Rui e Ivo, e ainda com João Matias, que treinaram sob a supervisão do selecionador nacional, Gabriel Mendes.

Estágios:

Seleção da Lituânia: 8 de janeiro a 23 de fevereiro

Seleção da Rússia: 6 de janeiro a 23 de fevereiro

Seleção da República Checa: 30 de janeiro a 9 de fevereiro

Seleção da Holanda: 29 de janeiro a 17 de fevereiro

“Última hora… Previsões vão dar tréguas na chuva no próximo domingo e Foz Côa…"

Texto: José Morais

O 30º Passeio Cicloturismo Amendoeiras em Flôr a realizar no próximo domingo 4 de março em Vila Nova de Foz Côa promete ser realizado sem chuva, o evento que terá uma extinção de cerca de 60 quilómetros, tem concentração a partir das 8 horas no Pavilhão Desportivo de Vila Nova de Foz Côa, sendo a partida dada pelas 9 horas.

Para informações contatar: Telefones: 966168849 – 962518944 - 916600044, ou ainda pelo mail: a.c.coa2012@gmail.com podendo ainda seguir o evento no blogue: http://fozcoacicloturismo.blogspot.pt


Denominado do Passeio das “Amendoeiras em Flôr”, é um dos passeios sem dúvida mais bonitos que se realiza em Portugal, por uma zona de beleza inexplicáveis, que só visto se pode deslumbrar. Mas, também é um dos melhores passeios realizados, pelas forma como sabem receber, antes, durante e após a sua realização, não querendo desprezar os muitos passeios que se realizam por este país, sem dúvida muitos e muitos bons, este tem um toque muito especial, que todos que por lá participam vão descobrindo, e ficam deslumbrados.

Este ano Rui Sousa e Paulo Ferreira, são convidados especiais, participe, faça como nós que já nós encontramos a caminho, para trazer todos os pormenores do evento, com belas imagens em foto, vídeo, e diversas entrevistas, marque presença, a chuva não vai estragar a festa dos 30 anos deste velo evento.

Delicie-se  agora com algumas belas imagens da região.





 
 

“Ivo Oliveira vai discutir título mundial de perseguição”

Por: José Carlos Gomes

O português Ivo Oliveira vai discutir hoje, cerca das 19h00, em Apeldoorn, Holanda, o título mundial de elite em perseguição individual, depois de ter sido o mais rápido na qualificação, com 4’12’’365.

O corredor português pulverizou o anterior melhor máximo, que lhe pertencia desde o Campeonato da Europa de Elite, realizado em outubro de 2017. Na altura, Ivo Oliveira completou o contrarrelógio de 4 quilómetros em 4’14’’570. Hoje conseguiu retirar mais de dois segundos a essa marca histórica.

Ivo Oliveira vai encontrar na final o mesmo adversário que defrontou no Campeonato da Europa, o italiano Filippo Ganna. No Europeu venceu o transalpino, que conquistou a medalha de ouro, deixando a prata para o português. Hoje Ivo Oliveira terá a oportunidade de desforrar-se. No apuramento, o ciclista português foi 1,257 segundos mais rápido. O resultado na final depende da capacidade de recuperação de ambos.

Fonte: FPC

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com