quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

“Ainda se lembram…Festival Bike”


Por: José Morais

Ainda se lembram do maior certame de bicicletas realizado em Portugal, o Festival Bike, era realizado no centro de exposições de Santarém, e a última edição em 2018.

Depois de alguns comentários que o mesmo iria passar para a zona norte, quando estava numa zona estratégica a meio do país, o mesmo nem se mudou, nem continuou no seu sítio inicial, simplesmente deixou de se realizar em qualquer esclarecimento.

É certo de que entretanto surgiu o Covid, mas quando tudo parece que está normalizado, nada se sabe se voltará ou não a realizar, a organização parece que se esqueceu do mais importante certame de bicicletas, quando temos tantos ciclistas e amantes da modalidade, nada de exposições, e como acontece com outras coisas, Portugal sempre no seu pior.

Fica-nos apenas a lembranças do último cartaz…

“Btt desporto e natureza andam de mãos dadas em Huelva com La Leyenda de Tartessos”


A província do sul de Espanha oferece mil e um encantos naturais, gastronómicos e culturais

 

Por: Alejandro Moreno

No sul de Espanha, já na fronteira com os portugueses algarvios, a província de Huelva é praticamente desconhecida. Os amantes da natureza têm uma data imperdível aqui. Mas também, quem procura aventura, gastronomia, tranquilidade, cultura, sol ou praia. E tudo isto, com um clima ideal.


Um pretexto ideal para desfrutar de Huelva é La Leyenda de Tartessos, uma prova de Btt, inscrita no calendário internacional da União ciclista, mas que permite a participação de atletas amadores, juntamente com os principais ciclistas profissionais do mundo.

Entre eles, o número 1 mundial David Valero; o campeão português, Tiago Ferreira; da Eslováquia, Tomas Visnovsky, um dos mais bem sucedidos da modalidade, José Antonio Hermida ou clássicos como Abraham Olano. Entre as meninas, destacam-se os principais ciclistas espanhóis, juntamente com figuras como a número 1 portuguesa, Celina S. Carpenter, a corredora lituana Ieva Venckute ou a brasileira Marcella Toldi.


Todos eles vão disputar quatro etapas entre a costa e o coração da Terra. E é que o centro base está localizado no hotel Fuerte El Rompido, uma bela vila piscatória de El Rompido, entre barcos de pesca e um mar de pinhais. Na praia, alguns dos bares que oferecem excelentes e magníficos peixes frescos são imperdíveis.

El Andévalo é uma região que, por ser desconhecida, surpreende o visitante. A vila de El Granado, com os seus antigos moinhos, tem paisagens únicas como o Porto de La Laja, onde o rio Guadiana abraça Portugal de uma forma espetacular. A partir daqui, o caminho verde leva à bela cidade de Sanlúcar de Guadiana que, a partir do castelo de San Marcos, tem vista para os portugueses, Alcoutim.


Valverde del Camino respira aromas da herança britânica e sente o coração da Terra. Rodeado por um ambiente espetacular de Minas Gerais, rio Tinto, vermelho como sangue, acompanha o visitante, o caminhante e o ciclista através de percursos únicos no mundo.

Tudo isto, lavado com excelentes vinhos jovens e carnes que têm como joias de gastronomia o melhor presunto ibérico, o de Jabugo. Ainda tem segundas perguntas sobre conhecê-la?

As inscrições para La Leyenda de Tartessos estão abertas até 15 de janeiro. Todas as informações para esta nomeação podem ser encontradas em www.laleyendadetartessos.com







“Ciclista Maria Martins é a primeira portuguesa no World Tour pela mão da Fenix-Deceuninck”


Por: SIF // AJO

A ciclista olímpica Maria Martins tornou-se hoje na primeira portuguesa a correr no pelotão World Tour feminino, após juntar-se à equipa belga Fenix-Deceuninck, deixando para trás três anos na britânica Le Col-Wahoo.

Numa nota hoje divulgada na rede social Twitter, a Fenix-Deceuninck, antiga Plantur-Pura, dá conta de três contratações, com Martins, de 23 anos, ao lado da suíça Petra Stiasny e da austríaca Carina Schrempf.

Citada pela equipa, a olímpica portuguesa diz identificar-se “muito com a mentalidade e a estrutura desta formação”, na qual correrá ao lado, entre outras, da ‘estrela’ neerlandesa do ciclocrosse Ceylin Alvarado.

“Sinto-me grata por fazer parte desta entidade que apoia os meus objetivos no ciclismo de estrada, mas também na pista. Sinto-me preparada e ansiosa para começar este próximo capítulo”, reconheceu.

Aos 23 anos, ‘Tata’ Martins é uma das figuras do ciclismo português, tendo estreado o país na pista em Jogos Olímpicos, com um sétimo lugar no omnium.

Como ‘pistard’, soma dois bronzes em Mundiais de elite, mais dois terceiros lugares em Europeus e um título europeu sub-23, entre numerosos pódios nos escalões jovens.

Na estrada, foi campeã nacional de fundo em 2021, ano em que se estreou no Paris-Roubaix com um 19.º lugar e foi terceira na Ronde de Mouscron, e viveu em 2022 um ano com vários destaques, do sexto lugar no fundo dos Europeus de elite a um quinto lugar na clássica Brugges-De Panne.

A mudança de equipa permite-lhe ser também a primeira mulher numa formação do escalão World Tour feminino, o mais alto a nível mundial, pela mão de uma equipa belga que ‘subiu’ a este patamar para 2023.

Nas fileiras de uma estrutura orientada para a estrada, mas também o ciclocrosse e a pista, estão, além de Alvarado, nomes como a ‘promessa’ da Bélgica Julie de Wilde, a antiga tricampeã do mundo de ciclocrosse Sanne Cant e a alemã Laura Süssemilch, campeã do mundo de perseguição por equipas em 2021.

Fonte: Lusa

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com