terça-feira, 6 de abril de 2021

“Alex Aranburu vence em 'casa' na segunda etapa da Volta ao País Basco”


Corredor da Astana é segundo da geral, liderada por Primoz Roglic (Jumbo-Visma)

 

 Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

O basco Alex Aranburu (Astana) beneficiou esta terça-feira do 'fator casa' para intrometer-se na luta dos favoritos e vencer a segunda etapa da Volta ao País Basco, subindo ao 2.º lugar da geral, liderada por Primoz Roglic (Jumbo-Visma).

Alex Aranburu, de 25 anos, calculou com precisão o momento para atacar, isolando-se nos derradeiros 10 quilómetros da ligação de 154,8 entre Zalla e Sestao, e cortou a meta isolado, com o tempo de 3:45.32 horas, para celebrar o triunfo mais importante da sua carreira e o primeiro de um basco na Volta local em três anos.

Com o cronómetro a contar, o basco esperou pelo 'pelotão' dos favoritos, encabeçado pelo seu companheiro e compatriota Omar Fraille, segundo, e pelo esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates), terceiro, mas viu o sonho da liderança esfumar-se por meros cinco segundos, já que Primoz Roglic também chegou nesse grupo, a 15 segundos do vencedor.

"É uma vitória que vale muito e em casa ainda é mais especial", disse o basco, que iniciou o seu percurso como ciclista enquanto estagiário da 'fábrica de talentos' local, a Murias, há seis temporadas, e que hoje 'ofereceu' o primeiro triunfo da temporada à Astana.

Depois de uma breve 'escaramuça' entre os favoritos a cerca de 16 quilómetros do final, proporcionada por um ataque de Maximilian Schachmann (Bora--Hansgrohe) e na qual Primoz Roglic aproveitou para exibir o seu poderio e Tadej Pogacar preferiu delegar no seu companheiro Brandon McNulty a resposta ao líder da geral, Aranburu atacou e construiu uma vantagem sólida, que lhe permitiu chegar isolado à meta e ascender ao segundo posto da geral.

Aranburu está agora à frente de Brandon McNulty, que é terceiro a seis segundos do esloveno da Jumbo-Visma, com Pogacar a recuperar quatro segundos (graças às bonificações) em relação a Roglic e a subir ao quarto lugar, a 24 segundos do líder.

Na quarta-feira, o pelotão da 'Itzulia' cumpre a terceira etapa, uma ligação de 167,7 quilómetros entre Amurrio e o alto de Ermualde, onde está instalada uma contagem de primeira categoria coincidente com a meta, que coroa uma ascensão final de três quilómetros, com uma pendente média de 10,2%.

Fonte: Record on-line

“Remco Evenepoel renova por cinco anos com a Deceuninck-QuickStep”


É considerado um dos mais promissores ciclistas da nova geração

 

Por: Lusa

Foto: Instagram

O belga Remco Evenepoel, considerado um dos mais promissores ciclistas da nova geração, renovou contrato com a Deceuninck-QuickStep por mais cinco anos, até 2026, anunciou esta terça-feira a equipa belga.

"Sinto-me honrado por assinar por mais cinco anos. Como recordou o Patrick [Lefevere, o 'patrão' da equipa], este é o contrato mais longo que ele assinou com um ciclista", salientou o prodígio belga, citado no 'site' oficial da Deceuninck-QuickStep.

Considerado por muitos o 'sucessor' do compatriota Eddy Merckx -- comparação que o próprio rejeita -, Remco Evenepoel é um dos prodígios do ciclismo atual: antes de ser 'travado' por uma queda grave na Volta à Lombardia do ano passado, o jovem de 21 anos ganhou todas as provas em que participou em 2020, quer antes quer depois da paragem devido à pandemia de covid-19, nomeadamente a Volta ao Algarve.

"Estou muito orgulhoso e feliz por continuar nesta equipa maravilhosa, na qual já consegui tantos êxitos. Espero que possamos alcançar os nossos maiores sonhos. Adoro estar aqui. O ambiente, o 'staff', os corredores, tudo me é familiar. Para mim, este é um sonho que se torna novamente realidade. É por isso que me sinto tão entusiasmado quanto ao futuro", resumiu o companheiro de equipa do português João Almeida.

Apesar de ser profissional há apenas dois anos, Evenepoel tem já um palmarés invejável, com 14 vitórias, entre as quais se destacam o título de campeão europeu de contrarrelógio (2019), a Clássica de San Sebastián (2019), a Volta a San Juan, a Volta a Burgos ou a Volta à Polónia, todas conquistadas em 2020, antes da grave queda que sofreu na Lombardia.

Desde então, o belga tem estado a recuperar de uma fratura na pélvis que sofreu na 114.ª edição da 'Il Lombardia', quando caiu numa ponte, na descida do Sormano, de uma altura de aproximadamente cinco metros.

O belga recebeu 'luz verde' para voltar aos treinos apenas no início de fevereiro, após se ter precipitado no regresso à estrada logo em outubro, o que atrasou a sua recuperação, e deverá estar na Volta a Itália, entre 08 e 30 de maio, onde irá secundar João Almeida, quarto classificado no Giro2020.

"É um passo importante para o futuro, para a equipa. Todos sabem aquilo de que Remco é capaz e o quão talentoso é", destacou, por seu lado, Patrick Lefevere.

Fonte: Record on-line

“Integrado no projeto de investigação TInnGO EMEL lança Inquérito aos Hábitos de Mobilidade em Lisboa”


Por: Maria Teresa Loureiro

A EMEL acaba de lançar um Inquérito aos Hábitos de Mobilidade em Lisboa, integrado no projeto de investigação TInnGO (https://www.tinngo.eu/), para saber quais as razões e motivações que levam as pessoas a utilizar os diferentes meios de transporte, tendo especial enfoque no uso da bicicleta.

Este inquérito tem como objetivos identificar eventuais fatores de desigualdade no acesso e uso dos modos de transporte e analisar perceções, dificuldades e receios na sua utilização, para compreender quais são as barreiras colocadas em particular ao modo bicicleta e quais os fatores que levam à sua exclusão. 

As respostas ao Inquérito aos Hábitos de Mobilidade em Lisboa servirão de suporte ao Plano de Ação de Género e Diversidade (GaDAP), que incluirá linhas de ação que permitam a bicicleta ser sentida como um meio de transporte seguro, confiável e eficiente, aumentando, assim, a sua competitividade e fomentando em simultâneo o seu uso através de uma maior igualdade de acesso.

A EMEL está fortemente empenhada na defesa e promoção dos princípios de igualdade e de equidade, a par do desenvolvimento económico sustentável, sendo o seu objetivo criar valor na vida da cidade e das pessoas, prestando um serviço público de confiança a Lisboa. Nesse sentido, convida todas as pessoas a participarem, através da resposta a este Inquérito, que decorre entre 06 e 27 de abril, disponível no link Inquérito aos Hábitos de Mobilidade em Lisboa aqui: https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=B7vVRFoRjUei7_o5q9y6RlYjeH0SYTtKhEGLzsgfzMpUQTJaTUk5SkVQNlpGRFdJOFdGWDBTV1dRMS4u&web=1&wdLOR=c80CB6C76-E96A-41C4-8C13-A4722594B1D7 


Sobre projeto TInnGO:

O TInnGO é um projeto de investigação que visa promover a inclusão da perspetiva de género (gender mainstreaming) e diversidade no desenvolvimento de políticas e medidas de mobilidade, através da criação de um Observatório Europeu que agregue informação útil para a tomada de decisões sobre este tema.

O Observatório Europeu é constituído por uma rede de 10 hubs nacionais: Reino Unido, Espanha, Portugal, Itália, Escandinávia, Grécia, França, Alemanha, Roménia e Países Bálticos, e tem como foco reunir conhecimento sobre igualdade de género nos transportes, incluindo a disponibilização de casos de estudo que incentivem a adoção de soluções de mobilidade sensíveis ao género e diversidade.

Este projeto beneficiou de financiamento do Programa-Quadro de Investigação e Inovação Horizonte 2020 da União Europeia.

A EMEL quer saber quais as razões e motivações que levam à utilização dos diferentes meios de transporte, tendo especial enfoque no uso da bicicleta. Para tal, convida todas as pessoas a participarem no Inquérito aos Hábitos de Mobilidade em Lisboa, que decorre entre 6 e 26 de abril.

Este inquérito, integrado no projeto de investigação TInnGO, tem como objetivos identificar eventuais fatores de desigualdade no acesso e uso dos modos de transporte e analisar perceções, dificuldades e receios na sua utilização, para compreender quais são as barreiras colocadas em particular ao modo bicicleta e quais os fatores que levam à sua exclusão. 

As respostas ao Inquérito aos Hábitos de Mobilidade em Lisboa servirão de suporte ao Plano de Ação de Género e Diversidade (GaDAP), que incluirá linhas de ação que permitam a bicicleta ser sentida como um meio de transporte seguro, confiável e eficiente, aumentando, assim, a sua competitividade e fomentando em simultâneo o seu uso através de uma maior igualdade de acesso.

Esta é mais uma iniciativa da Empresa, que revela o seu empenho na defesa e promoção dos princípios de igualdade e de equidade, a par do desenvolvimento económico sustentável da cidade. 

Fonte: EMEL


Ficha Técnica

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