quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

“O pensamento do dia…”

 


“UCI vai implementar protocolo de calor extremo para salvaguardar saúde dos ciclistas”


Para fazer face às "alterações climáticas que o mundo tem enfrentado nos últimos anos"

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

A União Ciclista Internacional (UCI) vai implementar na próxima época um novo protocolo em casos de calor extremo, para fazer face às "alterações climáticas que o mundo tem enfrentado nos últimos anos", anunciou esta quinta-feira o organismo.

"Tendo em conta as alterações climáticas que o mundo tem enfrentado nos últimos anos, a UCI deseja definir melhor as condições ideais para organizar provas de estrada em climas quentes, com um novo protocolo de temperaturas elevadas", pode ler-se em comunicado do organismo que tutela o ciclismo mundial.

Este novo protocolo, que complementará o já existente para as Condições Meteorológicas Extremas, deverá ser implementado na primeira metade da temporada, após ser finalizado, e prevê que, em caso de temperaturas muito elevadas, seja criado um grupo de trabalho, encabeçado pelo presidente do colégio de comissários e integrado por equipas, corredores e organizadores, com o objetivo de desenhar um plano de ação para mitigar os riscos para a saúde e a segurança dos corredores.

Entre as recomendações incluídas neste novo protocolo estão opções como a alteração das partidas das etapas para zonas com sombras, o fornecimento de bebidas frias e gelo picado aos ciclistas durante as provas, o aumento do número de motos de apoio neutro, a alteração de horários de início das tiradas ou a neutralização de setores das mesmas.

As altas temperaturas tornaram-se, nos últimos anos, um dos grandes 'inimigos' dos ciclistas, sobretudo entre junho e setembro, nomeadamente na Volta a França ou na Volta a Portugal, o que obrigou as equipas a inovarem nos meios de 'combate' ao calor, apostando nas banheiras de crioterapia ou nos coletes de gelo.

Além do novo protocolo para temperaturas extremas, a UCI anunciou ainda a extinção do protocolo contra a covid-19 embora note que ainda é recomendável a existência de alguns cuidados, nomeadamente em casos de pessoas infetadas com o vírus e a reformulação do relativo às concussões cerebrais.

"As concussões são lesões cerebrais que devem detetar-se, diagnosticar-se e tratar-se para garantir a recuperação total das funções cerebrais afetadas", lembra a federação internacional, notando que desenvolveu ferramentas de reconhecimento das lesões, disponíveis mediante um simples código QR.

A UCI vinca que as equipas estão obrigadas a informar qualquer caso de concussão ao departamento médico do organismo, e declarar o regresso à competição de qualquer ciclista afetado mediante os documentos disponíveis no seu site.

Fonte: Record on-line

“Vingegaard renova com Visma-Lease a Bike até 2028: «Sinto-me em casa nesta equipa»”


Kuss prolonga contrato até 2027

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

O ciclista dinamarquês Jonas Vingegaard, bicampeão em título da Volta a França, renovou contrato com a Visma-Lease a Bike até 2028, anunciou hoje a equipa neerlandesa, que também ampliou o vínculo com o norte-americano Sepp Kuss até 2027.

"Sinto-me em casa nesta equipa [...]. É por isso que estou feliz por prolongar novamente o meu contrato. O meu futuro é aqui, e estou orgulhoso disso", salientou Vingegaard, citado no site oficial da Visma-Lease a Bike.

Além da renovação do contrato com o também vice-campeão da Vuelta' 2023 e do Tour' 2021, a sucedânea da Jumbo-Visma, que esta época se tornou na primeira equipa a ganhar as três grandes Voltas no mesmo ano, anunciou também a ampliação do vínculo com Sepp Kuss.

"Esta equipa é como uma família, sinto-me em casa aqui. Os resultados excecionais que alcançámos enquanto equipa e a minha vitória na Volta a Espanha são a prova disso", notou o norte-americano de 29 anos.

'Eterno' gregário da formação neerlandesa, Sepp Kuss foi o surpreendente vencedor da última Vuelta, na qual conseguiu resistir aos ataques dos seus próprios colegas de equipa para vestir a camisola vermelha final em Madrid.

A ainda Jumbo-Visma fez o pleno nas grandes Voltas em 2023, algo inédito, após também ter vencido a Volta a Itália com o esloveno Primoz Roglic, que, descontente com o facto de não poder lutar pelo triunfo no Tour, trocou a equipa neerlandesa pela BORA-hansgrohe, que irá representar nas próximas duas temporadas.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com