sexta-feira, 22 de outubro de 2021

“Seleção Nacional/Maria Martins no top 5 mundial do omnium feminino”


Por: Ana Nunes

Maria Martins alcançou o quinto lugar na prova de omnium do Campeonato do Mundo de Pista, em Roubaix, França. A disputar a perseguição individual estiveram João Matias e Iúri Leitão, que concluíram da 15.ª e na 16.ª posição, respetivamente.

Depois de ter estado ausente nos dois primeiros dias de prova devido a uma lesão, Maria Martins entrou hoje em pista para o concurso de omnium.

A corredora portuguesa arrancou o programa com um importante quinto lugar no scratch, seguindo-se a corrida tempo, que concluiu na 11.ª posição. Este resultado garantiu-lhe o sexto lugar na geral, a apenas 10 pontos do pódio.

A corrida de eliminação ficou marcada por uma queda, logo na sua fase inicial, sem prejuízo para a corredora portuguesa, que terminou na sexta posição. Desta feita, Maria Martins conseguiu entrar na última corrida do programa de omnium ainda no sexto lugar da geral.

Na corrida por pontos, a corredora deu tudo o que tinha, chegando a alcançar a segunda posição, após ter conseguido fazer a dobragem e somar 20 pontos. Elisa Balsamo (Itália) acabaria por atirar a portuguesa para o terceiro lugar, onde ainda se conseguiu aguentar durante algum tempo.

Nesta altura, eram muito poucas as diferenças entre as corredoras que disputavam o pódio e Maria Martins acabaria por descer ao quinto lugar nas últimas voltas. A corredora portuguesa terminou assim o concurso de omnium, ganho pela dominante Katie Archibald (Grã-Bretanha) a apenas 10 pontos da medalha de bronze.

O selecionador nacional, Gabriel Mendes mostrou-se muito satisfeito com o resultado de Maria Martins. “Nesta prova de omnium esperava que pudéssemos alcançar um bom resultado se conseguíssemos fazer uma primeira parte do concurso bem otimizada. A Maria fez uma corrida de scratch muito boa e também esteve bem na corrida tempo, apesar de que poderíamos ter conseguido subir dois ou três lugares. A corrida de eliminação foi excelente e na corrida por pontos sabíamos que tínhamos de trabalhar muito para manter a sexta posição. Conseguimos terminar no quinto lugar e estou muito orgulhoso do que ela fez hoje. Amanhã queremos voltar a estar entre dos 12 primeiros”.

A seleção nacional também marcou presença na prova de perseguição individual. João Matias terminou na 15.ª posição, com um tempo de 4:20.497, já Iúri Leitão concluiu em 16.º lugar, com 1:22.716. Ashton Lambie (EUA) foi o vencedor da prova.

Amanhã, a seleção nacional terá Iúri Leitão a discutir o concurso de omnium. A qualificação vai decorrer a partir da 09h00 da manhã e, apurando-se, terá o scratch às 11h24, a corrida tempo às 13h36, a corrida de eliminação às 17h51 e a corrida por pontos às 19h02.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Primeira Volta a Andaluzia Feminina terá três etapas e vai para a estrada de 29 de abril a 1 de maio de 2022”


Por: José Morais

A elite do ciclismo internacional feminino irá realizar entre 29 de abril, e 1 de maio de 2022, a 1ª Rota do Sol da Volta Ciclista a Andaluzia Elite Woman, que será teste do calendário feminino da UCI-União Ciclista Internacional na comunidade autónoma.

Esta primeira prova, conforme nota dada pelo Deporinte, a empresa responsável pela organização, nasceu com a intenção de ser referencia entre a elite mundial feminina, e passar a ser uma presença constante do calendário internacional de corridas femininas.

Para Joaquim Cuevas, o diretor geral da Volta Ciclista à Andaluzia, destacou a satisfação de poder fechar o círculo com a incorporação da categoria feminina, já que era uma questão que estava pendente, e era fundamental que a mesma se instalasse, tivesse visibilidade, potenciando assim a sua prática, tanto como amador como profissional, tanto na Andaluzia como em Espanha.

Mas alem disso o show estará garantido, e será sem dúvida um sucesso, afirmava Joaquim Cuevas que ressalvava ao dizer, “a participação mais do que é provável de algumas das estrelas internacionais do pelotão feminino, após já terem sido feito os primeiros contatos feitos com as equipas.

Porem, o compromisso com a promoção e desenvolvimento do ciclismo feminino, as equipas espanholas serão convidadas para que as suas melhores corredoras participem na prova, fazendo assim que o crescimento seja reforçado no âmbito do panorama nacional espanhol, afirmou o responsável do Deporinter.

“Fim de semana de ciclismo para todos os gostos no Eurosport”


Fonte: Vasco Simões

Foto: Getty Images

O canal emite provas de ciclismo de pista, ciclismo de estrada e de ciclocrosse que prometem muitas horas de ação e entretenimento aos fãs.

Este fim de semana, os fãs de ciclismo vão poder desfrutar de uma excelente seleção de provas de diferentes especialidades que prometem muitas horas de ação e entretenimento. Ciclocrosse, ciclismo de pista e ciclismo de estrada feminino são algumas das propostas do canal para um sábado e um domingo bem passados na companhia do Eurosport – ‘A Casa do Ciclismo’.

A Superprestige de Ciclocrosse, uma das mais importantes competições da modalidade, cumpre a 2.ª etapa da Série, este sábado, em Ruddervoorde, na Bélgica. Depois do arranque da nova temporada, no passado dia 3 em Gieten, são esperados novamente os melhores ciclistas para uma corrida que promete muita lama. A não perder no Eurosport 1, em direto, a partir das 13:55h.

Mais tarde, a emissão do Eurosport ‘pedala’ da Europa para os EUA, para seguir mais uma jornada da USCX Series, o campeonato norte-americano de ciclocrosse. Mason, no Estado do Ohio, é o palco desta prova que o canal emite, em direto, a partir das 20:00, no Eurosport 1. Serão transmitidas as corridas feminina e masculina.

No domingo há mais ciclocrosse, desta feita, com as corridas da Taça do Mundo em Zonhoven, Bélgica, e que podem ser seguidas em diferido, no Eurosport 1, a partir das 16:20h.

Um pouco antes, a partir das 13:00h, o Eurosport 1 emite, em direto, a Volta a Drenthe feminina. A temporada de ciclismo de estrada está próxima do seu final, mas restam ainda algumas corridas para ver. Recorde-se que o Eurosport reforçou a sua oferta de ciclismo emitindo mais de 300 dias de corridas em direto dos quais 40 são reservados ao setor feminino.

Para além disso, este fim de semana conclui-se mais uma edição dos Campeonatos do Mundo de Ciclismo de Pista em Roubaix, França, onde competem os portugueses Iúri Leitão, João Matias, Rui Oliveira e Maria Martins.

Muito para ver ao longo de todo o fim de semana nos canais Eurosport – ‘A Casa do Ciclismo’.

Para mais detalhes consulte a programação em www.eurosport.pt

Fonte: Discovery Networks

“IRONMAN Portugal Cascais 2021 realiza-se nos dias 23 e 24 outubro!”


Dia 23 de outubro, sábado, será a primeira vez que se realiza em Portugal o IRONMAN 140.6, prova que conta com 367 triatletas nacionais inscritos, alguns deles na sua estreia nesta distância.

Já domingo, 24 de outubro, Cascais recebe o IRONMAN 70.3 onde estão incluídos três portugueses na categoria pro: Raquel Rocha, Filipe Azevedo e João Ferreira.

Ao todo 4400 atletas de cerca de 70 nacionalidades alinharão à partida nas duas provas, participando num grande maior evento que encherá as ruas no concelho de Cascais. A prova da distância rainha IRONMAN recebe, na sua primeira edição, 2200 atletas de Grupos de Idade. O IRONMAN 70.3, prova de média distância, apresenta este ano 90 atletas profissionais.


Filipe Azevedo, Bi-Campeão Nacional de Média Distância e a acumular pódios em provas internacionais 70.3, diz que está preparado para a prova, obteve bons resultados nos últimos meses e treinado bastante nas últimas semanas. Quanto a expetativas competitivas, o triatleta afirma que «tentará alcançar um resultado semelhante aos últimos dois anos – medalha de bronze – ou, quem sabe, ainda melhor! De qualquer forma, «o nível competitivo aumentou relativamente às últimas competições, com a participação de vários medalhados olímpicos, embora seja difícil prever o resultado, já que esses atletas não competem habitualmente na média distância». Filipe Azevedo remata, dizendo: «Vai ser uma prova dura, tática e provavelmente definida na corrida, pelo que espero estar num dia bom que me permita alcançar o resultado esperado!»


Raquel Rocha, na sua estreia a competir num IRONMAN 70.3, deixou transparecer o seu entusiasmo por participar numa prova num local fantástico como Cascais e pedalar nas estradas onde tem oportunidade de treinar com regularidade. «Dedico-me à distância há pouco tempo, é o meu primeiro ano e o final da época pareceu-me uma boa altura para me estrear no circuito da IRONMAN, principalmente estando a marca presente em Portugal e sendo uma possibilidade de competir juntamente com outras atletas de topo mundial», explica a triatleta, cujo segmento mais forte é o ciclismo. «Vou deixar tudo na estrada!», conclui a triatleta.


João Ferreira, outro triatleta nacional que irá competir na categoria pro pretende «chegar ao melhor resultado possível tendo em conta a start list muito competitiva», sendo que é sempre positivo «participarem atletas medalhados nos Jogos Olímpicos e Campeonatos do Mundo». João Ferreira, que tem obtido bons resultados na média distância, acrescenta que «será um bom teste para a prova seguinte e para a qual está a apostar ‘todas as fichas’, que passa por tentar bater o recorde nacional na distância completa do Triatlo e, se for suficiente, obter o slot para o Campeonato do Mundo do Hawaii». João Ferreira deixa, ainda, um apelo aos portugueses para irem apoiar os atletas nacionais, já que competir no país a ouvir palavras encorajantes em português, ‘dá aquela motivação extra!’

O IRONMAN Portugal-Cascais disponibiliza 45 slots para o Campeonato do Mundo IRONMAN/ Kailua-Kona Hawaii 2022 e o 70.3 Portugal – Cascais disponibiliza 45 slots para o Campeonato do Mundo 70.3 em St. George, Utah 2022.

Boa sorte a todos os triatletas nacionais que estarão a competir em Cascais!

Fonte: Federação Triatlo Portugal

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com