domingo, 23 de maio de 2021

“Volta a Múrcia, Antonio Soto conquista 1º lugar do pódio”


Ciclista espanhol terminou os 192,4 quilómetros da prova entre Los Alcázares e Alcantarilla em 4:42,19 horas

 

Por: Lusa

Foto: Lusa / EPA

O espanhol Antonio Soto (Euskaltel-Euskadi) venceu este domingo a 41.ª Volta a Múrcia em bicicleta, na chegada a Alcantarilla, terra de onde é natural, ao cortar a meta isolado.

Soto, de 26 anos, cumpriu os 192,4 quilómetros entre Los Alcázares e Alcantarilla em 4:42.19 horas, batendo por 31 segundos os mais próximos perseguidores, os também espanhóis Ángel Madrazo (Burgos-BH), segundo, e Gonzalo Serrano (Movistar), terceiro.

Da equipa do Louletano terminaram apenas dois corredores, o colombiano César Paredes, no 25.º posto, a 2.02 minutos, e o espanhol Jesús del Pino, em 28.º, a 4.06.

Micael Isidoro e o chileno Carlos Oyarzún chegaram fora de controlo, enquanto André Evangelista, o venezuelano Roniel Campos e o espanhol David de la Fuente abandonaram, à semelhança do luso Rui Oliveira (UAE Emirates).

Fonte: Record on-line

“Volta a Burgos Feminina, Anna Van Der Breggen vence última etapa e conquista a edição de 2021”


Por: José Morais

Foto: Getty

A Volta a Burgos Feminina foi ganha pela campeã Anna Van der Breggen da Equipa Worx, a mesma impôs-se na quarta etapa nas Lagoas de Neila, e foi a vencedora da edição de 2021, com a holandesa a permanecer na liderança da corrida a um quilómetro da linha de chegada, a qual disputou com a campeã europeia Annemiek Van Vleuten ciclista da Movistar, a qual após um erro nos últimos 200 metros, foi vencida em força por Anna Van der Breggen.

 A última etapa que decorreu sem nada de anormal, apenas alguns ataques de corredoras individuais, mas que rapidamente foram absorvidos pelo pelotão, ao quilómetro 72 trinta corredoras chegaram a ter mais de um minuto, mas numa etapa como a de Neila, essa vantagem pouca utilidade tinha, já que o pelotão em perseguição dos fugistidos chegou para alcançar todos, apenas a exceção de duas corredoras que lutaram até ao fim, mas nada puderam fazer diante do grupo de favoritas, com Anna Van Der Breggen a sair triunfal.

 

Classificação geral final top 10:

 

1º Anna van der Breggen (Ned) SDWorx

2.º Annemiek van Vleuten (Ned) Movistar

3ºDemi Vollering (Ned) SDWorx

4º Clara Koppenburg (Ger) Rally

5º Katrine Aaleruud (Nor) Movistar, em 1-02

6. Cecilie Uttrup Ludwig (Den) FDJ Nouvelle Aquitaine Futuroscope

7º Grace Brown (Aus) BikeExchange

8º Ashleigh Moolman-Pasio (RSA) SDWorx

9º Pauliena Rooijakkers (Ned) Liv Racing

10º Kasia Niewiadoma (Pol) Canyon-SRAM

“3ª Taça de Portugal de XCO C2”


Mário Costa e Ana Santos triunfam em Marrazes

 

Por: Ana Nunes

Marrazes recebeu neste fim de semana a 3ª Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO). Mário Costa mostrou-se imbatível, vencendo a prova, e Ana Santos bateu Raquel Queirós, que tem dominado a categoria de Elite Feminina.

Mário Costa continua sem dar qualquer hipótese à concorrência e voltou a conquistar a vitória na categoria de Elite Masculina, em Marrazes. O atleta da AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde disputou a corrida com David Rosa (Individual), vencendo com uma diferença de apenas 37 segundos. Ivan Feijoo (BH Templo Cafés UCC), corredor sub-23, terminou na terceira posição.

Em Elite Feminina, Ana Santos (X-Sauce Factory Team) conseguiu destronar Raquel Queirós, que tinha vencido as duas provas anteriores, vencendo com escassos seis segundos de vantagem. Joana Monteiro (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) fechou na terceira posição a 5m55s da vencedora. Ainda assim, e tendo em conta que Ana Santos não tinha participado nas restantes provas, Raquel Queirós reforçou ainda mais a liderança do ranking da Taça de Portugal de XCO.


Na prova de juniores masculinos, Tomás Frazão (Guilhabreu BTT) bateu João Cruz (AXPO/FirstBIke Team/Vila do Conde), com uma vantagem de apenas 32 segundos. Miguel Rodriguez (Club Ciclista Ponteareas) fechou em terceiro, a 1m23 de Tomás Frazão.

Mariana Líbano (Guilhabreu BTT) continua imbatível em juniores femininas e tornou a bater as adversárias para somar mais uma vitória. Sofia Gomes (BTT Seia) repetiu o segundo lugar, terminando a 2m57s da vencedora e Mariana Viais (AEBTT Rio/Mr.Print) fechou o pódio a 3m31s de Mariana Líbano.

Na categoria de cadetes, estiveram em destaque Tomás Gaspar (Penafiel Bike Clube), no setor masculino, e Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alisios/Cenmais), no setor feminino, quem venceram a terceira prova da Taça de Portugal.

À semelhança do que aconteceu na prova anterior, André Filipe (Guilhabreu BTT) e Nádia Mendes (BTTGardunha/Fundão/Create) tornaram a levar a melhor na categoria de veteranos masters 30. Raquel Marques (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) também voltou a vencer em masters 40 e no setor masculino foi Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar) a terminar na primeira posição. Na categoria de masters 50, o vencedor foi António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e em masters 60 quem conquistou a vitória foi Luís Tomé (Korpo Activo/Penacova).

Ivo Pereira (Individual) foi o vencedor na categoria de paraciclismo, terminando a prova com 3m24s de vantagem sobre o segundo classificado, Paulo Teixeira (Rodabike/ACRG/Gondomar).


Para podermos assistir à derradeira prova da Taça de Portugal de XCO teremos de aguardar até ao dia 19 de setembro. A coroação dos vencedores será em Avis, no distrito de Portalegre.

A Federação Portuguesa de Ciclismo lamenta o falecimento do Master 60 João Silva durante a prova deste domingo, enviando sentidas condolências à família, companheiros de equipa e amigos.

O atleta de 62 anos foi prontamente assistido pela equipa médica da prova, não tendo sido possível evitar o trágico desfecho. A causa do óbito será determinada pela autópsia.

Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo

“Grande Prémio de Ciclismo dos Açores 2021”


Romaric Forques da equipa ESSAX de Espanha vence isolado na chegada ao Estádio de São Miguel

 

A segunda etapa do Grande Prémio dos Açores foi conquistada por Romaric Forques (ESSAX), que venceu mesmo no cair no pano. Logo a seguir chegaram Francisco Guerreiro (Sicasal/Miticar/Torres Vedras) e Louis Sutton (Netllar/Telecom/Ale), para fechar o top 3.

À partida para a etapa de hoje do Grande Prémio dos Açores, com partida e chegada no Estádio de São Miguel, os corredores tinham pela frente 140,9 quilómetros sob condições meteorológicas excelentes para a prática do ciclismo.

Tal como no dia de ontem, as movimentações começaram cedo no pelotão, mas com alguma dificuldade para se estabelecer uma fuga. Foi ao quilómetro 27,9 que se distanciou um grupo de 20 ciclistas, que conseguiu segurar uma vantagem na casa dos dois minutos durante grande parte da etapa.

O ritmo, principalmente durante a primeira hora de corrida, foi frenético, com os atletas a registarem uma média de 42 Km/h.

Volvidos 77 quilómetros de prova, Gonçalo Martins (Santa Maria da Feira/Segmento D Epoca/Reol), que seguia na fuga do dia acabou, por perder o contacto com o grupo da frente e foi absorvido pelo pelotão. O mesmo acabaria por acontecer mais tarde a Gabriel Cruz Casal (Adega Mor-G.D.M.-CACB), Luís Julian Molina (ESSAX) e Henrique Guimarâes (JV Perfis/Gondomar Cultural).

Nesta altura, Diogo Narciso (Sicasal/Miticar/Torres Vedras), que seguia desde início na fuga, escapou do grupo, segurando uma vantagem de pouco mais de 30 segundos. Pouco depois aconteceu o derradeiro ataque que decidiu a etapa de hoje.

Romaric Forques sai em perseguição de Diogo Narciso e ultrapassa-o estabelecendo rapidamente uma confortável vantagem de dois minutos para o grupo perseguidor, que não tardaria a ser absorvido pelo pelotão, que seguia em busca de Forques, encabeçado pela equipa do líder da geral, Josep Tomás (Netllar/Telecom/Ale).

Com a meta a aproximar-se e a distância para o corredor na frente da corrida a diminuir rapidamente, a emoção foi, uma vez mais, até aos últimos minutos. No entanto, Romaric Forques conseguiu segurar a liderança da etapa até ao final, conquistando a vitória, a escassos 10 segundos do segundo classificado, Francisco Guerreiro (Sicasal/Miticar/Torres Vedras). Logo a seguir chegou Louis Sutton (Netllar/Telecom/Ale), a 12 segundos do vencedor.

Josep Tomás, que venceu a etapa de ontem, continua líder da geral e da juventude, com apenas três segundos de vantagem sobre José Sousa (Kelly-Simoldes-UDO), Miguel Salgueiro (L.A Alumínios-L.A Sport), líder da classificação por pontos, e Tiago Leal (Sicasal/Miticar/Torres Vedras). José Sousa é o líder da montanha.

Com os lugares cimeiros da classificação geral separados por poucos segundos, esparra-nos um grande espetáculo no dia de amanhã, na última etapa, que termina no topo da Lagoa do Fogo.

Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo

“Ciclista de 61 anos morre em prova de cross-country olímpico em Leiria”


Português saiu sem vida do local após despiste durante o internacional de XCO em Marrazes

 

Por: Lusa

Um ciclista português, com 61 anos, morreu este domingo numa queda em Marrazes, concelho de Leiria, quando participava numa prova internacional de cross-country olímpico (XCO), informou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

O alerta para o acidente foi dado pouco antes das 10:00, "depois de o homem se ter despistado", durante a Internacional XCO de Marrazes, disse à agência Lusa uma fonte do CDOS de Leiria.

Apesar de terem sido aplicadas de imediato "todas as técnicas de trauma e reanimação, infelizmente, as manobras não tiveram sucesso", afirmou, por sua vez, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Leiria (BVL), Miguel Novais.

O mesmo responsável adiantou à Lusa que o óbito foi declarado no local, fora do trajeto da prova, quando o sinistrado já se encontrava dentro de uma ambulância.

No socorro à vítima estiveram envolvidos 15 operacionais dos BVL, incluindo uma enfermeira, apoiados por seis veículos, além de uma médica da organização da prova.

Nesta edição do Internacional XCO de Marrazes, que termina na tarde deste domingo, organizada pela secção de ciclismo do clube local, estavam inscritos mais de 400 concorrentes, portugueses e de outros países, segundo o comandante Miguel Novais.

Fonte: Record on-line

“Suíça Nicola Spirig vence Taça do Mundo de triatlo de Lisboa”


Por: NFO

A suíça Nicola Spirig venceu hoje a prova feminina da Taça do Mundo de triatlo de Lisboa, com a portuguesa Melanie Santos a ser 16.ª classificada.

Campeã olímpica em Londres2012 e medalha de prata no Rio2016, Spirig completou a prova (1,5 quilómetros de natação, 40 de ciclismo e 10 de atletismo) em 1:59.04 horas.

Na última volta do atletismo, Spirig conseguiu ultrapassar a irlandesa Carolyn Hayes, que tinha atacado praticamente no início do segmento de corrida.

Hayes concluiu a prova a 12 segundos de Spirig, com a norte-americana Kirsten Kasper a fechar o pódio, a 34 segundos da vencedora.

Melanie Santos, a única portuguesa em prova, terminou na 16.ª posição, a 2.56 minutos da triatleta suíça, garantindo que a prova "correspondeu" ao que esperava e que faz "um balanço positivo".

"Tentei manter-me calma. É uma prova de duas horas, temos de ter paciência. Estou bastante satisfeita com o meu resultado", assumiu, em declarações à RTP.

Melanie Santos lembrou que foi o primeiro triatlo na distância olímpica "em muito tempo", pelo que não sabia "o que esperar", reconhecendo que há pormenores que ainda tem de trabalhar até aos Jogos Olímpicos Tóquio2020.

Fonte: Lusa

“Giro: Victor Campenaerts vence 15.ª etapa, Egan Bernal segue líder”


Por: SIF // NFO

O belga Victor Campenaerts (Qhubeka ASSOS) venceu hoje a 15.ª etapa da Volta a Itália em bicicleta, vingando a fuga do dia, com o colombiano Egan Bernal (INEOS) a manter a liderança da geral individual.

Campenaerts, de 29 anos, cumpriu os 147 quilómetros entre Grado e Gorizia em 3:25.25 horas, batendo sobre a meta o holandês Oscar Risebeek (Alpecin-Fenix), segundo, com o alemão Nikias Arndt (DSM) em terceiro, a sete segundos.

Na geral, Egan Bernal manteve a liderança com 1.33 minutos de vantagem para o britânico Simon Yates (BikeExchange), segundo, e 1.51 para o italiano Damiano Caruso (Bahrain Victorious), terceiro.

O dia ficou marcado por uma queda em massa nos primeiros quilómetros que vitimou, entre outros, o alemão Emmanuel Buchmann (BORA-hansgrohe), que era sexto à geral antes de abandonar, e o português Ruben Guerreiro (Education First-Nippo), que seguia no 15.º posto e que foi transportado para o hospital para fazer exames.

Na segunda-feira, a 16.ª tirada é a etapa rainha e liga Sacile a Cortina d'Ampezzo, num dia de alta montanha com três contagens de montanha de primeira categoria, e uma de categoria especial, ao longo de 212 quilómetros, incluindo o Passo Pordoi e o Passo Giau.

Fonte: Lusa

“Giro: Ruben Guerreiro abandona na 15.ª etapa após queda em massa


Por: SIF // NFO

Uma queda em massa no início da 15.ª etapa da Volta a Itália em bicicleta, à saída de Grado, levou hoje à neutralização temporária da corrida e ao abandono do português Ruben Guerreiro (Education First-Nippo).

O luso, que seguia no 15.º posto da geral, foi assistido por profissionais médicos após uma queda em massa logo nos primeiros quilómetros, o que levou à interrupção da etapa durante cerca de meia hora, por decisão da organização, dado todas as viaturas e profissionais de saúde estarem ocupados com corredores 'azarados'.

O luso foi mesmo assistido por profissionais médicos, mas declinou uma maca, preferindo tentar continuar em prova, que foi retomada pouco depois, a caminho de Gorizia. Acabou por desistir já com o pelotão na estrada.

Confirmado está também o abandono do alemão Emmanuel Buchmann (BORA-hansgrohe), sexto à geral e considerado um dos candidatos ao pódio final, mas também o eritreu Natnael Berhane (Cofidis) e o holandês Jos van Emden (Jumbo-Visma).

Antes da partida, a Qhubeka ASSOS já tinha anunciado a desistência do ‘sprinter’ italiano Giacomo Nizzolo, campeão europeu de fundo, depois do esforço na 14.ª etapa, que acabou com a subida ao Monte Zoncolan.

O velocista venceu uma etapa na prova à oitava tentativa, depois de 11 segundos lugares em tiradas ao longo dos anos, deixando o eslovaco Peter Sagan (BORA-hansgrohe) ainda mais isolado na liderança da classificação por pontos, uma vez que era segundo nesta tabela.

Fonte: Lusa

“Leiria inaugura ciclovia em memória do ciclista recordista mundial Carlos Vieira”


Carlos Vieira foi vítima de covid-19 aos 68 anos

 

Fotos: Arquivo NP e Jornal Região de Leiria

Uma ciclovia no centro de Leiria recebeu hoje o nome de Carlos Vieira, forma do município homenagear o ciclista-bombeiro que ao longo da carreira somou vários recordes mundiais e que morreu em 2020.

Vítima de covid-19 aos 68 anos, Carlos Vieira é evocado no percurso instalado na avenida Heróis de Angola, tanto pelo exemplo desportivo como humano, explicou o presidente da Câmara de Leiria.


“A sua dimensão humana foi tal que a sua memória perdurará de forma permanente entre nós”, disse Gonçalo Lopes, lembrando que a vida do ciclista-bombeiro foi marcada por “dificuldades que nunca foram obstáculos para travar esta verdadeira força da natureza, que tantas alegrias” ofereceu à cidade “com os seus feitos e conquistas”.

Carlos Vieira ganhou fama em 1983, ao bater o recorde do mundo de resistência em bicicleta: durante 191 horas pedalou sem parar, perfazendo quase três mil quilómetros no antigo Estádio Municipal de Leiria.


Em 1990 fixou novo recorde do Guinness de resistência em bicicleta, mas sobre rolos, marca realizada em New Jersey, nos Estados Unidos da América.

Novamente em Leiria, em 2014, pedalou 15 horas e 14 minutos sobre rolos em cima de um carro de bombeiros e garantiu novo recorde em 2018, guiando a bicicleta durante oito horas apenas com uma mão.

Antes dessa carreira dedicada à resistência, competiu em estrada por vários clubes, entre os quais o Sporting Clube de Portugal, que se fez representar hoje em Leiria.


O vice-presidente dos ‘leões’, Pedro Lancastre, lembrou Carlos Vieira pela “resistência ímpar”, considerando-o um exemplo “inspirador para os sportinguistas de todo o mundo”.

“É uma história muito forte, uma história emocionante, muito inspiradora”, reforçou, vincando “a dedicação e devoção leoninas” com que o ciclista “viveu enquanto homem e enquanto atleta”.

“Carlos Vieira deixou-nos precocemente no ano passado, com 68 anos, mas a sua memória continuará a ser escrita nesta cidade e no Sporting Clube de Portugal”, concluiu Pedro Lancastre.

Fonte: Sapo on-line








Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com