quarta-feira, 11 de maio de 2022

“Vincenzo Nibali anuncia retirada no final da temporada 2022”


Italiano da Astana frisa que esperou especificamente por esta etapa na sua cidade natal para fazer a revelação

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O italiano Vincenzo Nibali (Astana), um de sete ciclistas que venceram as três grandes Voltas, anunciou esta quarta-feira, após a quinta etapa da Volta a Itália, que vai terminar a carreira no final do ano.

"Estava à espera desta etapa há algum tempo, há anos. Foi aqui que comecei a correr e a treinar, e queria confirmar aqui que este é o meu último Giro e a minha última temporada", disse o ciclista.

Em casa, na sua cidade natal de Messina, o 'tubarão' deu conta, entre lágrimas, que "está na hora de terminar".

"Fiz tanto, durante tanto tempo, mas agora é a altura certa", admitiu.

Nibali, que faz 38 anos em novembro deste ano, venceu a Volta a Espanha em 2010, o Giro em 2013 e 2016, e a Volta a França em 2014.

Só outros seis ciclistas na história venceram as três grandes Voltas: Eddy Merckx, Bernard Hinault, Jacques Anquetil, Felice Gimondi, Alberto Contador, e outro ciclista ainda no ativo, Chris Froome (Israel-Premier Tech).

Numa carreira recheada de triunfos, nota ainda para dois triunfos no Tirreno-Adriático, duas conquista da Volta à Lombardia, a Milão-Sanremo de 2018, várias etapas nas grandes Voltas e dois títulos nacionais de fundo.

O siciliano conta 11 participações no Giro, nove no Tour e seis na Vuelta, tendo marcado presença em quatro Jogos Olímpicos.

Nesta edição da 'corsa rosa', Nibali é 30.º da geral, numa época em que tem previsto regressar à Volta a França e também à 'Il Lombardia'.

Fonte: Record on-line

“Arnaud Demare vence quinta etapa do Giro e João Almeida sobe ao 7.º lugar na geral”


Ciclista francês da Groupama-FDJ soma primeiro triunfo da temporada

 

Por: SIF // AJO

Foto: Reuters

O ciclista francês Arnaud Démare (Groupama-FDJ) ‘sprintou’ hoje para a sua sexta vitória no Giro, conquistando a sexta etapa da 105.ª edição, com João Almeida (UAE Emirates) a bonificar para subir a sétimo no geral.

Démare, de 30 anos, venceu a sexta etapa no Giro da carreira ao cumprir os 174 quilómetros entre Catânia e Messina em 04:03.56 horas, batendo sobre a meta o colombiano Fernando Gaviria (UAE Emirates), segundo, e o italiano Giacomo Nizzolo (Israel-Premier Tech), terceiro.

Nas contas da geral, o português João Almeida subiu a sétimo ao bonificar dois segundos num 'sprint' intermédio, encontrando-se agora a 1.58 minutos do líder, Juan Pedro López. O alemão Lennard Kämna (BORA-hansgrohe) é segundo, a 39 segundos, e o estónio Rein Taaramäe (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux) é terceiro, a 58.

Num dia em que as previsões de uma chegada ao ‘sprint’ acabaram por se confirmar, mas não por falta de tentativa de algumas equipas, entre elas a Alpecin-Fenix, muitos ciclistas tiveram de ‘suar’ para estarem na chegada em pelotão compacto.

Um dos que não conseguiu fazê-lo foi o britânico Mark Cavendish (QuickStep-Alpha Vinyl), que foi distanciado na única dificuldade do dia, uma ascensão de segunda categoria, graças ao trabalho da equipa do ‘maglia ciclamino’, o neerlandês Mathieu van der Poel.

Embora o líder da classificação dos pontos não tenha ‘sprintado’, o trabalho da equipa para distanciar alguns ‘sprinters’ apanhou até Démare, cujo trabalho de equipa acabou por fazê-lo reintegrar o grupo.

Depois, o ‘comboio’ do gaulês foi bem-sucedido, ante os problemas mecânicos de Gaviria, segundo classificado, e Démare ganhou pela sexta vez no Giro, depois de triunfos em 2019 e 2020, e pela primeira na temporada.

“Foi um dia difícil, mas o ‘sprint’ correu bem, saiu-me bastante fluido, mesmo que não tenha parecido. Fizeram um ótimo trabalho por mim, e eu soube ter paciência. A subida a meio do dia foi mais difícil do que esperado, perdi muito tempo, mas conseguiram reintegrar-me na descida”, destacou, no final da tirada.

Antes, no ‘sprint’ intermédio de Villafranca Tirrena, ao quilómetro 137, o italiano Diego Ulissi lançou João Almeida para o segundo posto nesse ponto, ganho pelo britânico Ben Swift (INEOS).

O segundo posto permitiu ‘amealhar’ dois segundos de bónus, e com isso ‘desempatou’ do espanhol Pello Bilbao (Bahrain Victorious), que era sétimo com os mesmos dois minutos de atraso, agora ultrapassado pelo português.

Esta foi a única alteração no ‘top 20’ da geral, com Almeida, que cortou a meta em 66.º com o mesmo tempo do vencedor, a subir um lugar, com os seus 23 anos a deixarem-no elegível também na classificação da juventude, em que é terceiro classificado.

Os outros dois portugueses em prova, ambos da UAE Emirates, melhoraram lugares na geral, com Rui Costa, 143.º na etapa, a subir para 58.º, enquanto Rui Oliveira, hoje em funções para Gaviria, foi 87.º e ascendeu 10 postos para 147.º na tabela.

Na quinta-feira, a sexta etapa liga Palmi a Scalea em 192 quilómetros, com uma única subida categorizada, de quarta categoria, no primeiro terço da corrida.

Por: Lusa

“Selle Itália Model X Leaf, o selim sustentável com gráficos inspirados na natureza nascidos do processo Greentech”


Por: Alessandra Kaiser

Um selim fabricado através de um processo de produção eco sustentável que não utiliza substâncias poluentes graças à patenteada tecnologia Greentech. O novo Model X Leaf apresenta gráficos apelativos baseados num padrão de folhas verdes.

A inovação sempre esteve no centro da filosofia de Selle Itália, porque a inovação significa progresso, e se acrescentarmos a isto a atenção ao ambiente, explica o nascimento da tecnologia de produção da Greentech, uma abordagem à prova de futuro para a construção de selins de ciclismo.

Um processo de produção que elimina completamente a utilização de elementos poluentes, como colas e resinas sintéticas, e que não envolve resíduos porque os mesmos restos mortais e resíduos são reintroduzidos no ciclo de produção. E, uma vez que a tecnologia de Selle Itália apoia a alegação "Future Rides Green", o resultado final é um selim que no final da sua vida útil permitirá que os seus componentes sejam reciclados.

 

Model X Leaf: o selim sustentável e reciclável, fabricado com montagem mecânica e sem contaminantes

 

E é com base no processo de produção da Greentech que em 2021 a linha de selim modelo X vem à tona, produtos que respondem de imediato às exigências e gostos do mercado. É por isso que a Selle Itália renova a oferta ao lançar o novo Model X Leaf que completa a linha com um selim com gráficos atraentes e muito ecológicos: a impressão em folha, impressa diretamente no interior da capa transparente, destaca o foco verde da cadeira.


O selim Model X Leaf é produzido através da montagem de três componentes mecanicamente, sem a utilização de contaminantes, em plena conformidade com a tecnologia de produção da Greentech. O trilho é feito de liga de ferro, especialmente resistente e flexível, e a forma do selim é ondulada para alcançar uma posição mais estável, dirigida a quem tem uma retroversão da pélvis. Finalmente, o novo Model X Leaf apresenta um tratamento antibacteriano integrado no estofamento.

Graças ao processo automatizado e extremamente rápido, que permite uma redução acentuada do consumo de energia, o preço para o público do Model X Leaf também beneficia.

Todo o processo de produção do selim, patenteada pela empresa Treviso, é de zero km, uma vez que envolve empresas a menos de 15 quilómetros da sua sede: um elemento adicional para reduzir as emissões de CO2.

 

Dados técnicos

 

Dimensões: 145 mm X 245 mm

Peso: 315gr

Riel: FeC Alloy Ø7 mm

Corte idmatch: L3

Preço de venda ao público recomendado: 59,90 euros

Para mais informações: www.es.selleitalia.com

 

Sobre Selle Itália

 

Selle Itália é um líder na conceção e produção de selins de bicicletas. Nascida em 1897, trabalha no setor há mais de 120 anos e está sediada em Asolo, na província de Veneto. A empresa comercializa 1 milhão de produtos por ano, atualmente vendidos em todo o mundo e únicos em desempenho, conforto e design www.selleitalia.com

Fonte: Assessor de Imprensa Selle Itália By LDL

“Grande Prémio do Minho em ciclismo com datas e etapas definidas”


Três etapas a disputar nos dias 10, 11 e 12 de junho compõem o cartaz e definem o traçado do 32º Grande Prémio do Minho (juniores). Oliveira Santa Maria (Vila Nova de Famalicão), Azurém (Guimarães) e Amares são as localidades que vão acolher as partidas e chegadas de cada uma das três tiradas da edição deste ano.

O Grande Prémio do Minho em ciclismo para o escalão de juniores regressa às estradas minhotas já no início de junho, após o interregno causado pela pandemia nos anos de 2020 e 2021.

Três etapas vão percorrer as principais localidades dos concelhos de Vila Nova de Famalicão, Guimarães e Amares.

No dia 10 de junho (sexta-feira) a partida de Oliveira Santa Maria levará a caravana a percorrer as estradas das freguesias vizinhas, todas elas integradas no concelho de Vila Nova de Famalicão.

A segunda etapa da Volta ao Minho, a disputar no sábado (11 de junho) percorrerá grande parte do concelho de Guimarães, com partida e chegada na freguesia de Azurém, paredes meias com o símbolo maior da cidade, o Castelo de Guimarães.

Para o terceiro e último dia, domingo (12 de junho), está reservado o tradicional Circuito de Santo António de Amares, que este ano sofrerá algumas alterações no seu percurso e que consagrará o vencedor do 32º Grande Prémio do Minho.

A exemplo de anos anteriores, a carismática prova minhota contará com a presença das equipas juniores do pelotão nacional, às quais se juntarão algumas formações estrangeiras.

Fonte:  ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Portugal Brasil Ride: Tiago Ferreira vence 1ª etapa e é o novo líder”


Andreas Miltiadis, parceiro de equipa do português Tiago Ferreira, caiu para o segundo lugar na classificação geral da categoria solo

 

O favoritismo do português campeão mundial Tiago Ferreira falou mais alto e o atual campeão português de maratona conquistou a 1ª etapa da Portugal Brasil Ride e a liderança da classificação geral. A primeira etapa da Portugal Brasil Ride teve início na manhã desta terça-feira (10 de maio) na cidade de Castro Daire.


Ferreira encerrou a etapa de 63 km e 2.093 m de altimetria acumulada com o tempo de 3h. Andreas Miltiadis, parceiro de equipa da DMT Racing By Marconi, que havia vencido o prólogo, foi o segundo lugar e ficou na vice colocação geral. Em terceiro lugar ficou o espanhol Enrique Morcillo (Buff Megamo Team), que cruzou a linha de chegada praticamente junto com o companheiro de equipa Hugo Drechou. Hugo continua ainda no pódio da geral, em terceiro lugar, na nova categoria Solo UCI Men.

Na solo UCI Women, segunda vitória seguida da atleta da Estônia, Greete Steinburg, da MTB Pro Merchandising Racing, que fechou a competição com 3h56min32s, abrindo pouco mais de 13 minutos de vantagem para o segundo lugar, Naima Madlen (Buff Megano Team). A portuguesa Ana Tomas (BTT Seia) fechou o pódio e a geral, mantendo as mesmas posições do dia anterior, tanto na etapa como na geral.


Uma das baixas na disputa ficou na categoria mista, com a desistência dos segundos classificados no dia anterior, Anna Jördens e Jose Silva (Doctore Bike). Com isso a dupla de Portugal, José Silva e Celina Carpinteiro (Portugal Brasil Ride), vencedores da etapa e líderes da categoria (4h09min50s), tem pouco mais de 20 minutos de vantagem para os brasileiros Andre Lima e Fabiana Brandão (4Fun Bike Center). Fechando o pódio da etapa a dupla da Noruega, Sigmund Aas e Thrude Natholmen (If Frøy/ CK Victoria) a 50 minutos dos líderes.

 

Resultados da 1ª etapa

Solo UCI Men

 

1 – Tiago Ferreira – 3h00min40

2 – Andreas Miltiadis – 3h01min44

3 – Enrique Morcillo – 3h03min22

4 – Hugo Drechou – 3h03min23

5 – David Rosa – 3h04min28

 

Solo UCI Women

 

1 – Greete Steinburg – 3h56min32

2 – Naima Diesner – 4h10min11

3 – Ana Tomas – 4h23min53

 

Resultados acumulados

Solo UCI Men

 

1 – Tiago Ferreira – 3h52min44

2 – Andreas Miltiadis – 3h52min51

3 – Hugo Drechou – 3h54min59

4 – David Rosa – 3h58min31

5 – Enrique Morcillo – 3h59min39

 

Solo UCI Women

 

1 – Greete Steinburg – 5h07min33

2 – Naima Diesner – 5h25min53

3 – Ana Tomas – 5h40min48

 

As etapas

Prólogo, dia 9/05 – 20 km e 1.100 m de altimetria de Pinhão a Alijó

1ª etapa, dia 10/05 – 62,8 km e 2.093 m de altimetria em Castro Daire

2ª etapa, dia 11/05 – 60,6 km e 1.896 m de altimetria de Castro Daire a São Pedro do Sul

3ª etapa, dia 12/05 – 57,8 km e 1.608 m de altimetria em Vouzela

4ª etapa, dia 13/05 – 13,5 km e 225 m de altimetria em Termas de São Pedro do Sul

5ª etapa, dia 14/05 – 48,2 km e 835 m de altimetria de Vouzela a Viseu

Fonte: Bikemagazine Brasil

“Agenda de Ciclismo”


Taça de Portugal Feminina decide-se na Maia e em Tondela

Por: José Carlos Gomes

A Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa termina no próximo fim de semana com as duas provas finais, na Maia, sábado, e em Tondela, domingo. O pelotão profissional regressa à estrada na Volta a Albergaria, domingo. No mesmo dia e local disputa-se a terceira prova da Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo. Vila Real recebe, no domingo, um Encontro Inter-Regional de Escolas de BTT.

Mais de cem corredoras vão decidir a Taça de Portugal, um mês antes da segunda edição da Volta a Portugal Feminina. No sábado a corrida disputa-se no centro da Maia, com partida, às 14h30, junto aos Paços do Concelho.

A prova, em circuito, terá distâncias variáveis consoante as categorias das corredoras. As cadetes, as masters 50 e 60 vão completar duas voltas ao circuito, totalizando 37,4 quilómetros. As juniores, as masters 30 e as masters 40 vão percorrer 56,1 quilómetros, enquanto as corredoras de elite e sub-23 terão por diante 74,8 quilómetros.

O fecho da Taça, também em sistema de circuito, acontece em Tondela, na manhã de domingo. A prova será dividida em duas corridas. A primeira, com início às 9h30, junta no mesmo pelotão as cadetes, as masters 50 e as masters 60, que vão percorrer 49,6 quilómetros. Às 11h00 competem as restantes categorias. As juniores, as masters 30 e as masters 40 vão pedalar ao longo de 62 quilómetros, estando reservados 86,2 quilómetros para as ciclistas de elite e sub-23.

As contas da Taça de Portugal ainda permanecem em aberto, estando a estoniana Maaris Meier (Maiatos) no topo da geral de elite, enquanto Sofia Gomes (Massi Tactic) comanda o ranking de sun-23.

Domingo é o dia do regresso do pelotão profissional á estrada, na 21.ª edição da Volta a Albergaria, prova que também admite a participação das equipas de clube. O percurso, como é timbre desta clássica, é seletivo. Terá 155,7 quilómetros, com partida às 11h45 e chegada prevista para cerca das 15h30.

Antes da corrida para os profissionais, Albergaria-a-Velha recebe, na manhã de domingo, a terceira prova pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo. A partida será às 9h30, estimando-se o final da corrida para cerca das 11h00.

Vila Real recebe, no Centro de Treinos R13, na Fraga da Almotolia, o Encontro Inter-Regional de Escolas de BTT. O início das provas será às 10h00, estando inscritos cerca de 300 participantes.

 

Mais eventos oficiais

 

14 de maio: 5.º Encontro de Escolas de BTT de S. Domingos de Benfica, Lisboa

14 de maio: 2.ª Prova da Taça do Algarve de BMX, Quarteira, Loulé

15 de maio: 2.º XCO de Esposende

15 de maio: 2.ª Prova do Troféu de Maratonas da Beira Interior, Aldeia St.º António, Sabugal

15 de maio: 1.ª Prova da Taça do Algarve de XCO, Amoreiras-Gare, Odemira

15 de maio: 3.ª Prova da Taça da Madeira de DHI, Chão das Feiteiras, Funchal

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Alcobaça Clube de Ciclismo Tiago Santos 7º da Juventude na Corrida da Paz”


Por: Joaquim Marques

 

Tiago Santos, do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola, com a camisola da Seleção Nacional foi o 7º melhor na classificação da juventude na Corrida da Paz, uma prova de ciclismo a contar para a Taça das Nações, que teve lugar na República Checa de 5 a 8 de Maio.

O jovem alcobacense ao fim de cinco etapas e mais de 389 quilómetros percorridos, alcançou o 54º lugar no ranking da classificação geral numa prova em que alinharam 111 corredores em representação de 19 seleções “uma excelente classificação numa prova em que estiveram a competir as melhores promessas do ciclismo mundial”.

Na primeira etapa de 102,8 kms apesar de uma queda que lhe deixou várias mazelas, Tiago Santos alcançou o 56º lugar na tabela classificativa, mas no dia seguinte em que se registaram duas etapas, um contrarrelógio 11,2 kms e uma prova em linha de 57 kms, as coisas não correram de feição ao corredor do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola.

O corpo ressentiu-se com dores da queda no dia anterior e na prova em linha sofreu um embate de outro ciclista, partiu cinco raios no último quilómetro, mas mesmo assim terminou a etapa com o mesmo tempo do pelotão, embora tenha caído no ranking da classificação geral para a 62ª posição.

Nos 121,7 kms da 4ª etapa entre a localidade checa de Teplice e a cidade alemã de Olbernhau, iniciou a recuperação subindo para o 59º lugar do ranking e na derradeira etapa com partida e chegada em Terezín com um percurso de 96,4 que foram muito atacados, com várias movimentações, sobretudo nas colinas que pontuavam o trajeto voltou a subir no ranking da classificação geral, para fechar a sua participação nesta grande competição no 54º lugar do ranking da Corrida da Paz.

A Seleção Nacional que se afirmou como a 4ª melhor na classificação por equipas foi constituída por António Morgado, Gonçalo Tavares, Daniel Lima, Rúben Rodrigues, Tomás Mota e Tiago Santos, que era o único atleta de primeiro ano neste escalão.

Nas provas a contar para a Taça das Nações segue-se nos dias 21 e 22 de Maio o Trophée Centre Morbihan, França, e de 26 a 29 de Maio o Tour du Pays de Vaud, na Suiça.

Fonte: Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola

“João Martins Triunfou no 18.º Prémio ACR Roriz - Troféu Professor Matias”


João Martins (Póvoa Cycling Academy /CDC Navais) foi o vencedor da corrida de juniores do 18.º Prémio ACR Roriz / Troféu Professor Matias, prova pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cultural e Recreativa de Roriz, o Prémio ACR Roriz - conhecido como a “Roubaix portuguesa” numa alusão à clássica prova francesa - homenageou este ano António Luís Santos Matias, o “Professor Matias” reconhecido como o impulsionador e fundador da equipa de ciclismo na ACR Roriz.

Na prova mais aguardada do dia, a de juniores, João Martins, do Póvoa Cycling Academy /CDC Navais, acabou por ser o vencedor ao atacar a cerca de 10 quilómetros para o fim e deixando sem reação o primeiro grupo do pelotão.


A prova, conhecida pela sua dureza, foi bastante disputada e atacada, João Cunha (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) e Diogo Pinto (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) protagonizaram a fuga do dia e andaram isolados bastantes quilómetros, mas foram apanhados na entrada para a última volta do percurso.

A meio da volta final, Pedro Pinto (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) liderava um grupo de quadro elementos - João Cunha (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact), Diogo Pinto (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e João Martins (Póvoa Cycling Academy /CDC Navais) -, mas a cerca de 10 quilómetros para a meta o ciclista de Gaia atacou e deixou sem reação o grupo que o acompanhava e que se encontrava já bastante desgastado.

João Martins concluiu a corrida ao fim de 2h06m21s, deixando Diogo Sousa (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e Pedro Pinto (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) a 1m07s.


A Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact foi a vencedora por equipas, enquanto o Póvoa Cycling Academy/CDC Navais fez segundo lugar.

Em cadetes, Rafael Durães (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), e Lara Fuentes (C.C. Cambre-Caeiro), foram os vencedores.

O ciclista penafidelense percorreu 52 quilómetros em 1:21:51h, e percorreu os últimos quilómetros em solitário.

Na segunda posição ficou o seu colega de equipa José Moreira, que gastou mais 3.38m e superiorizou-se nos metros finais a Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta), que concluiu a prova na terceira posição.

A Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel venceu coletivamente, deixando na segunda posição o Cantanhede Cycling / 2W Engenharia, enquanto o C.C. Cambre -Caeiro fez terceiro lugar.


A Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact foi a formação vencedora da prova de Escolas. A equipa barcelense somou 11 pontos ao conquistar duas vitórias individuais, em infantis e pupilos/benjamins, fazendo segundo em iniciados.

O CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor foi segundo classificado, vencendo a prova de iniciados, enquanto a Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel foi terceira classificada.

Individualmente, Guilherme Ribeiro, Academia Ciclismo de Paredes, venceu em juvenis, enquanto no género feminino a vitória sorriu a Jéssica Oliveira Gonçalo (Santa Maria da Feira/Segmento D`Época/Reol).

Em infantis masculinos a vitória foi para o ciclista da casa, José Gomes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact), sendo a melhor feminina Marta Gaspar (Penafiel Bike Clube).


Duarte Marques (CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M.Motor) venceu a prova de iniciados, com Lara Silva (Escola Cantanhede Cycling/Orima/Duorep) a dominar em femininos.

André Meireles (Penafiel Bike Clube) e Mariana Isidoro (Agência Avenida/D’Helvetia) venceram em Pupilos/Benjamins.


 

António Luís Santos Matias, o  carismático “Professor Matias”

 

António Luís Santos Matias, o “Professor Matias”, foi o grande homenageado neste Prémio ACR Roriz.

Impulsionador do ciclismo em Roriz, António Matias referiu que “sinto-me orgulhoso, é claro. Sinto-me orgulho por mim, pelo trabalho que fiz e pelas pessoas a quem está entregue isto”.

O Professor Matias lembra como tudo começou “inventei isto por uma necessidade. Cheguei a Roriz e estive aqui um ano sozinho, não fazia amigos, não fazia nada. A necessidade de amigos levou-me a criar o clube de cicloturismo e tudo nasceu daí…”.

“Depois comecei a abandonar mais os ‘velhos’ porque eles não estavam presentes ao domingo de manhã para ir comigo passear… eu queria ir passear, conhecer isto e eles não estavam lá. Então virei-me para os pequeninos e estou muito contente no que isto deu”.

Afirmando que “tudo valeu a pena para chegar aqui e vermos a ACR Roriz neste patamar e a envolver tantas crianças”, António Matias fez questão de deixar um recado: “é preciso ter atenção à cultura. A minha esposa foi a grande impulsionadora de tudo isto, eu não era nada sem ela. Ela é que me deu o povo para podermos fazer o que fizemos. Ela mais do que eu merecia a homenagem e que façam mais pela cultura”.

 

João Martins (Póvoa Cycling Academy /CDC Navais) vencedor em juniores

 

João Martins (Póvoa Cycling Academy /CDC Navais) estava bastante satisfeito pela vitória conquistada e destacou o ambiente e a prova diferente…

“As sensações não eram as melhores para o dia de hoje, mas dei tudo para vencer aqui, visto que era um terreno que até me favorecia e uma prova que eu gosto bastante”, começou por afirmar o ciclista de Gaia, que aproveitou para “parabenizar a ACR Roriz pela prova diferente e pelo ambiente que criou aqui hoje”.

Afirmando que “foi uma prova difícil”, João Martins referiu que “consegui a vitória e estou feliz por isso”.


Quando percebeste que podias ganhar? “Parti com a ideia de ganhar aqui, trabalhei para isso e não é fácil porque abdicamos de muitas coisas para andar no ciclismo e lutar pelas classificações. Hoje consegui dar tudo e alcançar a vitória. Ataquei a faltar menos de 10 quilómetros, numa descida… arrisquei um pouco e consegui-me destacar. Mas quero dar os parabéns aos meus companheiros de corrida pelo que fizeram aqui. Deram luta e foram uns excelentes adversários, mas consegui ser o mais forte”.

 

Rafael Durães (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) vencedor em cadetes

 

Rafael Durães (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) salientou que as vitórias nunca são fáceis e requerem muito trabalho… “As vitórias nunca são fáceis, têm sempre as suas dificuldades…não é só chegar à corrida, temos todo um trabalho que foi feito para chegar aqui e poder lutar pela vitória”.

O ciclista da equipa de Penafiel referiu que “foi uma vitória muito difícil, até pelos obstáculos próprios do percurso, como o próprio prémio diz é conhecido pelo “Roriz Roubaix”, e isso diz tudo”.

Sobre o circuito, Rafael Durães salientou que “é uma prova diferente e podemos dizer que temos uma experiência diferente, mas é muito difícil, não é daqueles circuitos que queira fazer muitas vezes. É mesmo muito difícil”.

 

Cristina Barbosa, Presidente da Associação Cultural e Recreativa de Roriz

 

Cristina Barbosa, Presidente da Associação Cultural e Recreativa de Roriz, fez um balanço positivo da realização do Prémio ACR Roriz/Troféu Professor José Matias…

“O balanço é muito positivo. A prova é, efetivamente, muito dura, requer muita dedicação e muito esforço. Congratulamo-nos com a presença de tantos atletas, distribuídos pelos diversos escalões. A dinâmica de toda esta juventude cativa e leva a que façamos sempre o melhor por eles”, disse a responsável pelo clube barcelense.

“Depois é de salientar o espírito competitivo, com todos os atletas a darem o seu melhor. Alguns ficaram pelo caminho, mas isso faz parte do desporto e da competição, mas tenho a certeza de que saíram com uma experiência muito positiva e valorizada para o futuro”.

Cristina Barbosa, que acompanhou de perto todas as provas, desde as Escolas aos juniores, sai desta 18.ª edição do Prémio ACR Roriz com um desejo… “que um dia esta competição deixe de ser de âmbito regional e passe a ser de âmbito nacional porque merece e poderia trazer a Roriz muitos mais atletas. O circuito é interessante, requer muito esforço e é diferente… têm mesmo de vestir o papel de ciclista”.

O 18.º Prémio ACR Roriz - Troféu Professor Matias teve o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Navega Rías Baixas, SEG 3 - Mediação de Seguros, Câmara Municipal de Barcelos, Freguesias de Roriz, Galegos Santa Maria, Campo, Tamel - S. Pedro Fins, Alheira, União Freguesia de Alvitos e Couto, Landeiro, Matias & Araújo, Frulact, Sidónios, KTM/Bikeseven Barcelos, Sóbrilho, Leão d´Ouro Restaurante, Roque Supermercados, Reciol, Confort - Electrodomésticos, Jorge Fernandes - Consultoria em seguros, Almeida & Miranda, Polisport, Optibor, Metal Gémeos, Inovacarnes, Pacto, Fisipadrão, Decathlon, G&M Confeções e revista Ciclismo a Fundo.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“A família do cicloturismo está de luto, partiu o José Silva”


Por José Morais

Foto: Arquivo da Revista Notícias do Pedal

Iniciamos hoje a divulgação das notícias com uma muito triste, aquela que nunca gostamos de dar, partiu mais um amigo da família cicloturista, José Silva da Equipa do Team 31 Manique deixou-nos.

Neste momento difícil e de dor, deixamos as sentidas condolências à família, Equipa do Team 31 Manique, e amigos, para o amigo José Silva vamos sentir a tua falta, vais estar nos nossos corações.

Descansa em paz Amigo.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com