terça-feira, 2 de abril de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Assistência em prova vale cartão branco a dois triatletas”


Rui Martins (Sporting CP) e Natacha Santos (Lusitano Frusoal) foram distinguidos com a atribuição do Cartão Branco, na cerimónia de entrega de prémios em Quarteira, por terem prestado assistência a triatletas em dificuldades.

O Cartão Branco é um recurso pedagógico que visa enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas por atletas, treinadores, dirigentes, público e outros agentes desportivos.

No caso de Natacha Santos, o cartão atribuído surgiu na sequência de um gesto de fair-play ocorrido no Triatlo de Quarteira, no passado dia 24 de Março. A atleta do Lusitano Frusoal interrompeu a sua prova para prestar assistência a outra atleta que estava deitada no chão a passar por dificuldades. Natacha Santos permaneceu no local até à chegada do árbitro e da assistência médica, comprometendo o seu resultado em prova.

Também Rui Martins foi distinguido com a atribuição do Cartão Branco, desta feita pelo facto de ter prestado assistência a um grupo de atletas que sofreu uma queda durante o Triatlo de Santo André, prejudicando também o seu desempenho em prova.

É da competência do árbitro/juiz a atribuição do cartão branco/ fairplay sempre que observe uma ação ou comportamento merecedor do mesmo, podendo ser mostrado a diversos intervenientes envolvidos.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Paul Lapeira vence segunda etapa da Volta ao País Basco e Roglic continua líder”


Nelson Oliveira chegou com os cilcistas da frente e subiu seis posições, sendo agora 12.º

 

Por: Lusa

Foto: LUSA/EPA

O francês Paul Lapeira (Decathlon AG2R La Mondiale) venceu esta terça-feira a segunda etapa da Volta ao País Basco em bicicleta, com o esloveno Primoz Roglic (BORA-hansgrohe) a manter a liderança da classificação geral.

Lapeira foi o mais rápido no sprint final, efetuado em grupo reduzido, depois de 160 quilómetros entre Irun e Kanbo, terminando com o tempo de 03:42.28 horas, para alcançar o terceiro triunfo na presente temporada.

O francês superiorizou-se ao italiano Samuele Battistella (Astana) e ao belga Louis Vervaeke (Soudal Quick-Step), segundo e terceiro, respetivamente.

Roglic chegou no grupo da frente e manteve a liderança da classificação geral, enquanto Mattias Skjelmose (Lidl-Trek) e Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) estão a 10 segundos, na segunda e terceira posições.

O português Nelson Oliveira (Movistar) chegou com os cilcistas da frente e subiu seis posições, sendo agora 12.º, a 28 segundos de Roglic.

Já o australiano Jay Vine (UAE Emirates), que começou a tirada no segundo posto, ficou 'cortado' e chegou num grupo atrasado, a 23 segundos dos primeiros, estando agora no 14.º posto da geral.

Na quarta-feira, a terceira etapa vai ligar Ezpeleta a Altsasu, ao longo de 190,9 quilómetros, num dia com seis contagens de montanha, três de segunda categoria e outras três de terceira categoria.

Fonte: Record on-line

“Agenda de Ciclismo”


Taças de Portugal na estrada e no BTT marcam fim de semana

 

Por: Vasco Moreira

Após a pausa da Páscoa, à qual apenas os juniores escaparam, o ciclismo está de volta com uma mão-cheia provas das várias Taças de Portugal. Na estrada, há Clássica Aldeias do Xisto e as 2.ª e 3.ª Taças de Portugal de Masters, enquanto no BTT há provas das Taças de Portugal de Enduro e XCO.

A edição de 2024 da Clássica Aldeias de Xisto, que é também a terceira de quatro provas pontuáveis da Taça de Portugal de Elite, marca o regresso do pelotão profissional à estrada. Terá lugar no dia 7 de abril (domingo), entre as Aldeias do Xisto de Figueira, concelho de Proença-a-Nova, e de Sarzedas, concelho de Castelo Branco.

As nove equipas continentais portuguesas e as formações de clube vão partir às 11h45 e têm chegada prevista para as 15h25, depois de terem percorrido 152 quilómetros. Pelo caminho, irão disputar três prémios de montanha de terceira categoria: Portela do Fojo (km 76,8), Casal Novo (km 95,1) e Azenha de Cima (km 130).


Ainda na estrada, o fim de semana também será de Taça de Portugal de Masters. No sábado, às 14h, vai para a estrada a segunda prova pontuável, na Rota do Medronho da Serra, em Almodôvar. Já no domingo, os masters vão pedalar em Ourique a partir das 10h, na terceira prova da Taça.

No BTT, as provas internacionais regressam com a 2.ª Taça de Portugal de XCO (cross-country olímpico), em Abrantes. Na competição internacional C1, que terá lugar no domingo, vão a prova atletas das categorias de cadetes, juniores, sub-23, elites e masters, tanto masculinos como femininos, a partir das 9h, num circuito fechado de 4500m e um desnível positivo por volta de 191m.

Também no domingo, mas em Vouzela, irá decorrer a 2.ª Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano, destinada às categorias masculinas e femininas de infantis, juvenis, cadetes, juniores, elites e masters. A competição terá início às 8h, estando a cerimónia protocolar de entrega de prémios prevista para as 14h.

Por fim, nota para o Encontro Inter-Regional Escolas Estrada 2024 – Zona A e Circuito sub-17, que irá realizar-se no domingo, na zona industrial de Paraimo, em Sangalhos, a partir das 14h.

 

Mais eventos oficiais

6 de abril: II Taça do Algarve Cadetes e Juniores M/F, Loulé

6 de abril: 2º Gião Bike Challenge BY AJ Carvalho, Gião

6 de abril: EPIC Samsys 2024, Torre de Moncorvo

6 de abril: NGPS Rota dos Móveis, Lordelo

7 de abril: Clássica Abertura Ilha Terceira 2024, Açores

7 de abril: Circuito Sub-17 – ACBL, Sangalhos

7 de abril: DHI#2 São Miguel 2024, Açores

7 de abril: Encontro Inter-Regional - Zona A, Sangalhos

7 de abril: Viana Granfondo, Viana do Castelo

7 de abril: 1.º BTT de Ferreira de Aves

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Este Domingo vamos estar em direto…”


No 18º Passeio Penteado/Moita

 

Este domingo 7 de abril vamos estar em direto no Facebook, no “18º Passeio do Penteado/Moita” organizado pelo Núcleo Cicloturismo Penteado, integrado nas comemorações do 59º aniversario do Clube Recreativo Penteado.

Se não vai pedalar, acompanhe-nos, iremos estar em direto antes, durante e após o passeio, a partir das 8,30 iremos estar no Penteado.

“Esclarecimento…do 1º de Abril…”


Caros amigos, ontem dia 1 de abril, o tradicional “Dia das Mentiras”, não sendo hábito, deu para uma mera brincadeira para descontrair, e vimos assim esclarecer que a “Revista Notícias do Pedal” ainda não chegou ao fim, e continuaremos bem firmes, quase em véspera de completarmos os nossos 25 anos de existência.

Agradecemos as muitas mensagens de solidariedade que nos enviaram, e não querendo que desanimem, desejamos uma noite feliz a todos, e confirmamos de que vamos continuar em força na divulgação em prol da bicicleta.
Obrigado a todos.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com