terça-feira, 12 de abril de 2022

“Matteo Malucelli foi o vencedor da 1ª etapa do Giro da Sicília”


Por: José Morais

Foto: Giro da Sicília

Matteo Malucelli foi o vencedor da primeira etapa do Giro da Sicília, numa etapa plana com 199 quilómetros, que ligou Milazzo a Bagheria, com o velocista da seleção italiana a ter a segunda vitória da temporada. 

O ciclista italiano que é atualmente uma vítima da guerra da Ucrânia, já que a sua equipa a Gazprom Ruzvelo foi inibida de competir, mesmo assim aproveitou a sua oportunidade dada pela equipa italiana, e conseguiu um triunfo, no único dia desta competição que era propicia para velocistas.

A etapa iniciou-se com uma fuga de sete ciclistas onde se destacava presença do ciclista da equipa Colômbia Terra dos Atletas, Nelson Soto, com os fugitivos a pedalarem um uma vantagem de cerca de um minuto e meio sobre o pelotão o qual era comandado pela equipa da Bardiani-CSF-Faizanè e pela equipa italiana, cujos objetivos eram para Damiano Caruso. 

Com a fuga a ser neutralizada, a equipa da Trek-Segafredo assumia a liderança, para lançar o seu velocista Matteo Moschetti, mas sendo ultrapassado por Matteo Malucelli nos metros finais, mostrando grande força, conseguindo ultrapassar vários adversários antes de ter passado o seu compatriota, Filippo Fiorelli da Bardiani-CSF-Faizanè, completava pódio final.   

A segunda etapa será realizada esta quarta-feira com uma etapa de 152 quilómetros entre Palma di Montechiaro e Caltanissetta, com metade da etapa cheia de montanha.


“Paris-Camembert, Anthony Delaplace foi o grande vencedor”


Por: José Morais

O vencedor da 83ª edição do Paris Camembert foi vencida por Anthony Delaplace da Arkea Samsic, numa prova de 213.8 quilómetros entre Pont-Audemer e Livarot, com o francês a surpreender com um ataque final.

O ciclista de 32 anos, foi o mais veloz, e aproveitando a oportunidade quando se tratava de lançar um ataque a 1,5 quilómetros da linha de chegada, consegui vencer a corrida, sendo um dos cinco ciclistas que estavam na fuga.

Anthony Delaplace consegui levantar os braços no final, a frente do seu compatriota Valentin Ferron da TotalEnergies, com quatro segundo de avnaço, e com 14 segundos do grupo de três ciclistas que estavam na fuga, que era liderado pelo francês Thibaut Ferasse da B&B Hotels.

Na corrida, a primeira fuga foi protagonizada por cinco ciclistas, os quais não conseguiram vingar, e foram neutralizados pelo pelotão quando faltavam 49 quilómetros para o final, quando também coincidiu com outro ataque da parte de Laurent Pichon, que manteve a fuga a pouco quilómetros sozinho, mas num contra-ataque existiu a fuga final onde se encontrava o vencedor, num grupo que uniu forças entre eles.

Os cinco fugitivos passaram o nível do Butte des Fondits, e aí os ataques começaram a cinco quilómetros da meta, com Ferron a sair sozinho, mas alcançado a dois quilómetros do final, mas as tentativas não ficaram por aqui, e Anthony Delaplace tentou a sua sorte, pedalou forte, e bateu os seus adversários, e foi a cortar a linha de chegada levantando os braços da vitória, sendo o substituto o vencedor das duas últimas edições, Dorian Godon

“Organização do Paris-Roubaix aumenta prémios para pelotão feminino"


Vencedora vai levar para casa 20 mil euros

 

Foto: Instagram

A organização do Paris-Roubaix aumentou os prémios atribuídos ao pelotão feminino pelos resultados na emblemática clássica, marcada para domingo, na ordem das 20 vezes, com a vencedora a levar para casa 20 mil euros.

Segundo a Amaury Sport Organisation, que organiza o 'Inferno do Norte', o 'bolo' total de prémios ascende aos 50 mil euros, comparado com 90 mil na corrida masculina, e a vencedora receberá 20 mil euros, contra 30 mil do masculino.

A organização tinha recebido críticas pelos baixos valores atribuídos, com a vencedora de 2021, a britânica Lizzie Deignan, a levar para casa, então, menos de dois mil euros.

Agora, a prova junta-se à Volta à Flandres na atribuição de um prémio na casa das duas dezenas de milhar, mas também à Amstel Gold Race, que no domingo entregou 16 mil euros ao vencedor masculino e também à feminina.

A corrida feminina juntará no domingo 24 equipas, entre elas a Le Col-Wahoo da portuguesa Maria Martins, e terá uma distância de 124,7 quilómetros, com 17 secções de empedrado no programa.

Fonte: Record on-line

“Iuri Leitão sétimo na terceira etapa da Volta à Turquia”


Tirada foi ganha ao sprint pelo belga Jasper Philipsen

 

Por: Lusa

Foto: Instagram

O ciclista português Iuri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) foi esta terça-feira sétimo classificado na terceira etapa da Volta à Turquia, ganha ao 'sprint' pelo belga Jasper Philipsen (Alpecin-Fenix), novo líder da geral.

O belga, de 24 anos, venceu pela terceira vez em 2022 ao cumprir os 117,9 quilómetros entre Çesme e Izmir em 2:35.19 horas, batendo sobre a meta o australiano Kaden Groves (BikeExchange-Jayco), segundo, e o espanhol Miguel Ángel Fernández (Global 6), terceiro.

Leitão foi sétimo na discussão ao 'sprint' do dia, numa Volta à Turquia para já dedicada aos velocistas.

Na geral, Philipsen ultrapassou Groves e tem agora dois segundos de vantagem sobre o australiano, segundo, enquanto Fernández subiu ao terceiro posto, a 18 segundos.

A montanha chega na quarta-feira, com a quarta etapa a ligar Izmir a Manisa em 146,2 quilómetros, com chegada em alto, com uma primeira categoria no final de uma ascensão de 14,2 quilómetros.

Fonte: Record on-line

“Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola, Dinis Moura 4º lugar em prova da Taça de Cadetes"


Por: Joaquim Marques

O 4º lugar foi conquistado por Dinis Moura, do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola, na 2ª prova de apuramento da Taça de Portugal de Cadetes, que teve lugar no passado domingo, em Paio Pires, no concelho do Seixal.

A prova de 69,9 quilómetros foi disputada por pouco mais de meia centena de atletas, com o fecho de controlo aos 7%, a deixar sem classificação metade do pelotão. Dinis Moura entrou numa fuga à 3ª volta, cumpriu bem as diretivas do treinador, foi à luta e no sprint final deixou escapar o 3º lugar por escassos centímetros. Com apenas dois atletas classificados a formação alcobacense não logrou obter classificação por equipas.

Os atletas da formação alcobacense, orientada por Jorge Caldeira, além do 4º lugar de Dinis Moura, alcançaram ainda o 29º lugar de David Casal, enquanto Henrique Pereira e Pedro Saldanha chegaram já fora de controlo.


Três dos atletas do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola ficam assim apurados para a final da Taça de Portugal de Cadetes disputar-se nos dias 21 e 22 de maio, em Anadia, e onde se irão defrontar os atletas da zona Norte e Zona Sul.

Dinis Moura que tinha sido 7º classificado na primeira prova ocupa agora o 5º lugar do ranking regional, enquanto David Casal segue na 32ª posição e Henrique Pereira está na 38º posição. Pedro Saldanha que nesta prova chegou fora de controlo e faltou à primeira prova por questões de saúde fica afastado da final da Taça.

Fonte: Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola

“Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola, Duas atletas em 9º lugar na Taça Feminina”


Por: Joaquim Marques

O 9º lugar foi a classificação obtida por Flora Ferreira, do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola na 3ª prova da Taça de Portugal Feminina de cadetes e o 9º lugar foi a classificação também alcançada pela Ana Fernandes, na mesma prova mas no escalão de Juniores femininas.

A manhã desportiva começou com a prova para o escalão de cadetes femininas que teve lugar a partir das 9:30 h em Paio Pires com Flora Ferreira a levar 1h:21m:11s para percorrer os 42 quilómetros da prova.

Pelas 11:30 h foi dada a partida para o escalão de juniores, com Ana Fernandes a enfrentar no mesmo percurso de 55,8 quilómetros, com a atleta da formação alcobacense a levar 1h:46m:35 s para concluir a prova.


Com apenas duas atletas, a formação alcobacense orientada pelo treinador Jorge Caldeira não pode contar com carro de apoio nem pontuar na classificação por equipas, no entanto, em ambos os escalões a classificação das atletas é plenamente satisfatória.

A Taça de Portugal Feminina está a ser disputada por 120 atletas, repartidas pelos vários escalões de cadetes até masters, em representação de 10 equipas com quatro ou mais atletas e algumas outras, como o caso do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola, que conta apenas com duas atletas. Certo é que o ciclismo feminino vai ganhando terreno.

Fonte: Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola

“Agenda de Ciclismo”


Pelotão ibérico de juniores comemora a Páscoa em Loulé

 

Por: José Carlos Gomes

A 27.ª edição da Volta ao Concelho de Loulé disputa-se entre quinta-feira e sábado, juntando 26 equipas, dez das quais vindas de Espanha, o que transforma a tradicional corrida de Páscoa numa das mais internacionais de sempre realizadas em Portugal para a categoria júnior.

A primeira corrida por etapas para o pelotão júnior nacional terá 268,5 quilómetros, distribuídos por quatro etapas. A primeira ligação disputa-se na tarde de quinta-feira. A partida será no Ameixial, às 16h20, e a chegada, depois de percorridos 60 quilómetros, acontecerá na Avenida Laginha Serafim, Loulé, local que receberá a partida e a chegada das restantes etapas.

A Sexta-feira Santa é, como manda a tradição, dia de jornada dupla na Volta ao Concelho de Loulé. Às 9h50 o pelotão parte para uma viagem de 81 quilómetros, que inclui três contagens de montanha. Às 16h30 inicia-se um contrarrelógio por equipas de 12 quilómetros.

As decisões ficam guardadas para aquela que é considerada a etapa-rainha. Está marcada para as 11h20 de sábado. Terá 115,5 quilómetros e um desnível positivo de 2340 metros, motivado por quatro contagens de montanha – três de segunda e uma de primeira categoria -, a última das quais, com rampas de 10 por cento de inclinação, a 10 quilómetros do final.

 

Mais eventos oficiais

 

16 de abril: Maratona BTT Rota das Estevas, Monte Ruivo, Alte, Loulé

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com