quinta-feira, 23 de março de 2023

“Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua Leangel Linarez foi o mais forte na chegada a Grândola”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua concluiu hoje a sua participação na 2ª Etapa da Volta ao Alentejo, uma ligação e 170,8 quilómetros entre Castro Verde e Grândola. Um dia feliz para a equipa, onde após o infortúnio de ontem, a vitória sorriu-nos com Leangel Linarez a ser o mais forte na chegada a Grândola.

Depois de uma etapa inaugural de alta velocidade e várias quedas, a segunda tirada começou de forma bem menos frenética. Para isso muito contribuiu o facto de o pelotão consentir a fuga do dia logo ao quilómetro 15. A fuga foi sempre controlada pelo pelotão, e as últimas dezenas de quilómetros, com vento lateral, não favorecia iniciativas individuais ou em dupla. E os dois escapados perceberam-no perfeitamente, quando acabaram absorvidos pelo pelotão, a 13 quilómetros da meta, já na subida da serra de Grândola.

A subida foi feita em bom ritmo e a equipa apostou em estar em bloco, mantendo bem colocados os dois sprinters João Matias e Leangel Linarez. Os últimos quilómetros sempre em descida foram frenéticos e na última curva a 600 metros da meta foi João Matias que conduziu Leangel que arrancou a 200 metros da meta num sprint muito forte e venceu de forma autoritária.


Uma vitória à muito procurada por toda a equipa que finalmente hoje chegou, com muito trabalho e dedicação por parte de toda a equipa. Com este resultado Leangel Linarez subiu à 3ª posição da Classificação Geral, a apenas 4 segundos da liderança que se manteve no corpo de Luke Lamperti (Trinity Racing).

A terceira etapa é a mais longa da corrida e disputa-se nesta sexta-feira. Começa em Vendas Novas e termina em Estremoz, depois de percorridos 191,4 quilómetros. A passagem pela serra d'Ossa, já dentro dos últimos 20 quilómetros, vai dificultar a vida a alguns velocistas, que, ainda assim, continuam a ser favoritos para a terceira jornada.

 

Classificação Etapa

Beja - Ourique: 168,8 Kms

 

1.º Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), 4h14m21s 24.º João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt

45.º António Barbio (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt 54.º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 7s 64.º Francisco Morais (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt 67.º Ángel Sanchez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt 89.º Bruno Silva (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt

 

 

Classificação Geral

 

1.º Luke Lamperti (Trinity Racing), 8h08m35s

3.º Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 4s 25.º João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 14s 51.º António Barbio (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt

56.º Francisco Morais (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 19s 57.º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 21s 78.º Ángel Sanchez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt

90.º Bruno Silva (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt

 

Classificação por Equipas

 

1.º Burgos – BH, 24h26m15s

10.º Tavfer – Ovos Matinados - Mortágua, 12s

Fonte: Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Rafael Reis e Luís Mendonça no Top 10 da Geral da Volta ao Alentejo”


Fotos: Matias Novo / Podium Events

Luís Mendonça, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, foi hoje o 9.º classificado em mais uma chegada ao sprint da Volta ao Alentejo, desta vez em Grândola, terminando com o mesmo tempo do vencedor da 2.ª Etapa, Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua). Rafael Reis continua a envergar a Camisola Azul, líder da Montanha e ocupa agora o 6.º lugar da Geral, mantendo os 9 segundos do Camisola Amarela, que prossegue com Luke Lamperti (Trinity Racing). Coletivamente a estrutura de Águeda mantém-se no 3.º lugar.


A viagem desta quinta-feira começou em Castro Verde e terminou 170,8 km depois, em Grândola. Com o ritmo mais brando do que a corrida inaugural, o pelotão permitiu que logo aos 15 km se formasse a fuga do dia, composta por um quarteto, que nunca chegou aos 3 minutos de vantagem.

O quarteto viraria dupla, após a primeira contagem de montanha do dia e juntos chegaram a pedalar com mais de cinco minutos de distância do pelotão. Mas na subida da Serra de Grândola seriam absorvidos, quando faltavam 13 km para a meta, o que indicava que a chegada seria com o pelotão compacto e discutida ao sprint.


Assim foi. A equipa fez o trabalho necessário para colocar o melhor possível Luís Mendonça, que esteve na discussão, mas sem conseguir mais do que a 9.ª posição, embora com o mesmo tempo do vencedor. Nas contas da Geral, Rafael Reis continua a 9 segundos do líder, mas agora em 6.º lugar e Mendonça é o 8.º classificado, a 10 segundos. Reis prossegue também líder da Geral da Montanha.

Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor, explicou que “foi um bom dia, os objetivos da equipa saíram intactos. Foi mais uma etapa com chegada ao sprint. O Rafael esteve bastante bem na colocação da equipa e todos fizeram um excelente trabalho, com o Mendonça a finalizar entre os primeiros. Todos estão de parabéns e amanhã é outro dia decisivo. Vamos fazer o melhor possível”.


Esta sexta-feira chega a 3.ª Etapa que é também a mais longa. A partida será de Vendas Novas (11H20), terminando em Estremoz, quando estiverem percorridos 191,4 km, prevendo-se a chegada para as 16H10.

 

CLASSIFICAÇÕES:

40.ª VOLTA AO ALENTEJO

2.ª ETAPA: Castro Verde – Grândola» 170,8 km

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 2.ª ETAPA

 

1.º Leangel Linarez (Tavfer/Ovos Matinados/Mortágua), 04h14m21s

2.º Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA), mt

3.º Santiago Mesa (ABTF Betão-Feirense), mt

9.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

35.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

37.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

39.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

41.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

48.º Sergio García (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

86.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 07s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 2.ª Etapa)

 

1.º Luke Lamperti (Trinity Racing), 08h08m35s

2.º Cyril Barthe (Burgos BH), a 03s

3.º Leangel Linarez (Tavfer/Ovos Matinados/Mortágua), a 04s

6.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 09s

8.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 10s

18.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

20.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 13s

40.º Sergio García (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 14s

48.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

88.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 21s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS

 

1.ª Burgos-BH, 24h26m15s

3.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, a 04s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE

 

1.º Luke Lamperti (Trinity Racing), 26 Pontos

9.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 12 Pontos

15.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 5 Pontos

25.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 1 Ponto

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL

 

1.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 8 Pontos

4.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 3 Pontos

9.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 1 Ponto

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA

 

1.º Luke Lamperti (Trinity Racing), 08h08m35s

15.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 08h08m56s

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“João Almeida mantém-se em 5º na Volta à Catalunha no dia de Groves”


Australiano triunfou ao sprint em 04:19.37 horas

 

Por: Lusa

Foto: "Volta" Ciclista a Catalunya, A.E. Facebook

O australiano Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) venceu esta quinta-feira a quarta etapa da Volta à Catalunha em bicicleta, enquanto o português João Almeida (UAE-Emirates) a chegar no pelotão e a manter o quinto posto na geral.

Groves, de 24 anos, completou os 188,2 quilómetros entre Llívia e Sabadell com o tempo de 04:19.37 horas, batendo ao sprint o francês Bryan Coquard (Cofidis) e o neozelandês Corbin Strong (Israel-Premier Tech), que foram segundo e terceiro, respetivamente.

Os favoritos chegaram integrados no pelotão, com o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) a manter a liderança da prova, com o mesmo tempo de Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep) e Giulio Ciccone (Trek-Segafredo) no terceiro posto, a 19 segundos, mantendo-se o espanhol Mikel Landa (Bahrain-Merida) em quarto, a 44 segundos, o mesmo tempo de Almeida, que é quinto.

Ivo Oliveira, o outro português da UAE-Emirates na Catalunha, terminou a etapa de hoje no 12.º posto e está agora no 137.º na classificação geral, já a 49.02 minutos do líder.

Na sexta-feira, corre-se a quinta etapa, com uma ligação de 176,6 quilómetros entre Tortosa e Lo Port, que vai terminar com uma chegada em alto, numa categoria especial, ao Mirador del Portel.

Fonte: Record on-line

“António Carvalho está a pensar trocar o ciclismo pela pastelaria”


Ainda assim, o ciclista português sonha sagrar-se campeão nacional antes de terminar a carreira

 

Por: Lusa

Foto: Instagram

O gosto pela pastelaria de António Carvalho começa a superiorizar-se à paixão pelo ciclismo, com o terceiro classificado da última Volta a Portugal a revelar algum desencanto com uma modalidade na qual ainda espera sagrar-se campeão nacional.

Após umas semanas atribuladas, nas quais enfrentou uma pneumonia que não lhe permitiu treinar, o ciclista de 33 anos regressou à estrada para disputar a 40.ª Volta ao Alentejo, a sua primeira prova por etapas na condição de líder único da ABTF-Feirense, após o final da carreira do agora castigado Amaro Antunes.

"Estou a lidar da mesma maneira que se estivesse aqui o Amaro. Não estou com responsabilidades de nada, estou sim com o objetivo - e tenho isso em mente - de ajudar os meus colegas a evoluírem, porque são todos muito jovens, a ganharem experiência e, depois, o que tiver que ser, será. Isso não há problema nenhum, o próprio presidente, o próprio treinador dizem que não há cá a pressão de obter resultados. Claro que tenho que trabalhar para chegar nas minhas melhores condições [à Volta]. Quando tiver que ganhar, irei ganhar", garantiu à agência Lusa.

Terceiro classificado na última Volta a Portugal, atrás de Mauricio Moreira e Frederico Figueiredo, 'Toni' admite que pode ser encarado como o grande rival dos seus antigos companheiros da Glassdrive-Q8-Anicolor na próxima edição da prova 'rainha' do calendário nacional.

"Irei trabalhar e aplicar-me a fundo para chegar lá [à Volta] nas melhores condições e, depois, tentar fazer-lhes frente, porque são a equipa mais forte, são o bloco muito mais forte, não há sequer margem de dúvidas para isso. Têm primeiro e segundo à geral, têm um bloco fortíssimo por trás, mas espero estar na discussão e meter algumas dores de cabeça, porque até para o público é bom, e até para toda a gente que está em casa, é bom que haja Volta até ao final, ao contrário desta última", defendeu.

O duas vezes vencedor no alto da Senhora da Graça tem ainda outra etapa da Volta no currículo reconheceu que a última edição da prova, avassaladoramente dominada pela formação fluorescente não teve a emoção de outros anos.

"Temos de ser sinceros: a Volta mais espetacular certamente foi quando eu estava no Porto [W52-FC Porto] com o Joni [Brandão] de amarelo na altura da Efapel. Foi até ao último dia e isso moveu as pessoas, ficou toda a gente agarrada ao ecrã e isso é o que vende. É bom para a Volta a Portugal, é bom para as equipas, é bom para os patrocinadores e espero conseguir estar nas minhas melhores condições para dar luta e levar a Volta a Portugal até aos últimos dias e, de preferência, até ao último dia. Se pudesse sair vencedor, ainda melhor", disse, referindo-se no seu discurso à edição de 2019, vencida por João Rodrigues.

No entanto, o corredor de Santa Maria da Feira assumiu que não é a Volta que o move: "Para ser sincero, sonho é vencer o campeonato nacional. Isso, para mim, sim, era um sonho. O meu maior objetivo de sempre era ser campeão nacional, por representar e levar as cores de Portugal pelo país fora. É um ano inteiro que andamos com aquela camisola".

"A Volta a Portugal? Gostaria de vencer, gostaria, mas acima de tudo quero desfrutar do ciclismo. Se tiver que vencer, vou vencer, se tiver que deixar o ciclismo sem vencer a Volta a Portugal, não há problema nenhum", completou.

O sempre honesto Carvalho foi ainda mais longe nas suas confissões, assumindo que começa a pensar "no outro sonho que, talvez seja a pastelaria, e montar um negócio nesse ramo".

"Já venho a falar nesta possibilidade de abandonar o ciclismo há quatro, cinco anos, porque cheguei a um ponto em que não desfruto assim tanto como quando era mais jovem. Agora, tenho um filho e cada vez dou mais valor a isso. Ou ando no ciclismo com este intuito e sinto que ando aqui a desfrutar, ou então não estou para andar aqui sempre sob pressão. Tirar aquilo que eu mais gosto, que é comer e comer doces, que é algo impensável no ciclismo... Para isso, prefiro [...] pensar nos possíveis negócios que posso vir a ter", revelou à Lusa.

Se esta temporada "correr bem" e se se sentir motivado, o vencedor da classificação da montanha da Volta2014 continuará no pelotão, mas "se chegar a hora de dizer adeus ao ciclismo", fá-lo-á sem arrependimentos.

"Acho que já fiz muito pelo ciclismo, ou pelo menos já fiz umas boas classificações, já dei espetáculo, porque é isso que é bom para o público e para todos os patrocinadores", resumiu o vencedor da Volta a Portugal do Futuro de 2013 e duas vezes campeão do Grande Prémio Jornal de Notícias (2015 e 2018).

Fonte: Record on-line

“Volta Alentejo 2ª etapa, Venezuelanos cantaram na Vila Morena”


Leangel Linarez superiorizou-se no sprint de Grândola e venceu a segunda etapa da Volta ao Alentejo Crédito Agrícola. O venezuelano da Tavfer/Ovos Matinados/Mortágua bateu o adversário e compatriota Orluis Aular Caja Rural/Seguros RGA), vencedor da classificação geral no ano passado. Independentemente da vitória do corredor da equipa portuguesa, a Camisola Amarela Crédito Agrícola continua a pertencer a Luke Lamperti da formação britânica Trinity Racing que manteve a liderança da “Alentejana” com os mesmo três segundos de vantagem que traz do primeiro dia.

 

Despertar Fugitivo

 

A segunda etapa começou em Castro Verde. Ainda alguns dos 119 corredores arranjavam posição na bicicleta e já havia quatro homens em fuga. Estavam cumpridos apenas dois dos quase 171 quilómetros da tirada. André Ramalho (Credibom/LA Alumínios/ Marcos Car), Nuno Meireles (Aviludo/Louletano/Loulé Concelho), André Santos (Santa Maria da Feira/Segmento D´Época/Reol) e Jose Maria García (Electro Hiper Europa) aproveitaram a longa reta em direção a Aljustrel e sem reação do pelotão, depressa ganharam vantagem. Mais à frente, já depois do sprint para a Meta Volante de Odemira, André Santos descolou da frente ficando um trio na frente. Após a primeira contagem de Montanha com 80 quilómetros percorridos foi Nuno Meireles a abdicar da fuga. Ficaram dois elementos na frente. A dupla luso espanhola, André Ramalho e Jose Maria García, chegou a ter seis minutos de diferença para o pelotão.


 

A caminho de Grândola…

 

A Trinity Racing, a defender a liderança da prova, soube esperar no comando do grupo para tomar as medidas necessárias e terminar a aventura dos fugitivos resistentes. Na Meta Volante de Santiago do Cacém, a 35 quilómetros da meta, a vantagem caia para 1m50s.  Jose Maria Garcia ia bonificando e ficava a seis segundos da Camisola Amarela Crédito Agrícola. A 13 quilómetros da chegada a Grândola terminou definitivamente a longa fuga. Os finalizadores das diversas formações estavam avisados de um final de etapa adaptado às respetivas características e confirmou-se a discussão ao sprint entre os mais rápidos. Os homens de Mortágua entraram bem no último quilómetro e lançaram Leangel Linarez para a vitória. Com o triunfo e os dez segundos de bonificação o venezuelano trepou para a terceira posição da geral. O pódio da etapa ficou completo com Orluis Aular, vencedor da Volta ao Alentejo no ano passado, e o colombiano Santiago Mesa (ABTF Betão/Feirense).

 

Camisolas Inalteradas

 

Após a segunda etapa, Luke Lamperti (Trinity Racing) mantém a Camisola Amarela Crédito Agrícola com três segundos de vantagem sobre Cyril Barthe (Burgos BH). Sendo o mais regular na competição, o norte-americano de 20 anos manteve ainda a Camisola Verde Delta Cafés (pontos) e a Camisola Branca Turismo do Alentejo (juventude).

Rafael Reis (Glassdrive/Q8/Anicolor) ao passar primeiro na Serra de Grândola garantiu mais um dia a Camisola Azul Correio da Manhã (montanha). A equipa Burgos-BH manteve a liderança coletiva.

 

Ao terceiro dia a alentejana visita a Capital das Bifanas e do Mármore

 

A terceira etapa da 40ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola será a mais longa, com partida em Vendas Novas e chegada a Estremoz. São 191,4 quilómetros com Metas Volantes em Viana do Alentejo, Portel e Redondo e duas contagens de montanha (4.ª e 3.ª categoria), a última a 18 quilómetros de Estremoz.

Fonte: Podium

“‘Pedala com a Cofidis’ vai voltar a percorrer o país para ensinar crianças e adultos a andar de bicicleta”


Iniciativa arranca já no próximo dia 26 de março em Loures. A participação é gratuita

 

Por: Luísa Lancastre

‘Pedala com a Cofidis’, a iniciativa que a Cofidis promove em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, vai voltar a percorrer o país, de norte a sul, para ensinar crianças e adultos a andar de bicicleta. A primeira ação acontece já no próximo dia 26, em Loures, no Parque Adão Barata. Seguem-se, depois, eventos em Beja, Cascais e Braga, entre outras cidades que vão acolher esta iniciativa. A participação no evento é gratuita e será dirigida por técnicos especializados.

Com uma programação que se estende até meados de outubro, a quarta edição da iniciativa prossegue este ano com 40 ações de norte a sul do país para ajudar os interessados a aprenderem a andar de bicicleta, relembrando-os que esta é uma forma de se manterem ativos e de se deslocarem de forma mais sustentável.

João Freitas, Diretor de Inovação e Criação de Valor da Cofidis em Portugal, sublinha a importância desta iniciativa, que é desenvolvida em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo: “A Cofidis tem uma longa história associada ao ciclismo e, este evento, vem reforçar a aposta na modalidade enquanto promotora da mobilidade e de um estilo de vida mais ativo, saudável e sustentável, tangibilizando a nossa missão: contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. A Federação Portuguesa de Ciclismo é, por excelência, o parceiro ideal nesta parceria que conta já com alguns anos”.

Delmino Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, destaca que “É com grande entusiasmo que a Federação Portuguesa de Ciclismo se volta a associar a esta iniciativa da Cofidis. Não podíamos estar mais satisfeitos com este parceiro que, tal como nós, transmite o espírito do ciclismo ao organizar um evento aberto a pessoas de todas as idades, crianças e adultos, alargando esta modalidade a cada vez mais adeptos”.

Para cada dia de ação, serão abertas 40 vagas para que os participantes possam beneficiar de aulas dadas por técnicos devidamente habilitados da Federação Portuguesa de Ciclismo. No local, estarão disponíveis pistas insufláveis de iniciação, bicicletas e restante equipamento, que vão permitir criar um ambiente descontraído e favorável à aprendizagem e aperfeiçoamento das técnicas básicas de domínio da bicicleta, num perímetro delimitado, seguro e sem tráfego.

 

A participação no ‘Pedala com a Cofidis’ é gratuita, mas requer inscrição prévia aqui. No site oficial e redes sociais da Cofidis (Facebook e Instagram) será possível consultar outros detalhes do programa, tais como o calendário das aulas e as localidades onde a iniciativa vai decorrer.

Recorde-se que a Cofidis apoia o ciclismo mundial há mais de 25 anos, através da criação e investimento contínuo na sua equipa profissional (parte do UCI WorldTour). Em 2009, a empresa deu um passo importante para tornar esta modalidade mais inclusiva e diversa ao formar uma equipa de paraciclismo. Mais recentemente, no início de 2022, a Cofidis foi pioneira na formação de uma equipa feminina de ciclismo, constituída por 11 jovens mulheres que levam as cores da marca mais alto.

Fonte: Hill+Knowlton Strategies

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Rafael Reis começa Volta ao Alentejo com o 4.º lugar da Geral e líder da Montanha 1ª etapa”


Fotos: Matias Novo / Podium Events

 

Rafael Reis, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, inicia com a 4.ª posição da Geral a 40.ª edição da Volta ao Alentejo, sendo também o líder da Montanha. Já Luís Mendonça foi o 5.º classificado na 1.ª Etapa, numa chegada ao sprint a Ourique, após 168,8 km com partida de Beja. Luke Lamperti (Trinity Racing) foi o vencedor do dia e 1.º Camisola Amarela da prova.

Foi em alta rotação que o pelotão rolou no dia que marcou o arranque da 40.ª Volta ao Alentejo. A velocidade imposta levou a que a fuga do dia só vingasse aos 47 km, quando quatro corredores saltaram para a cabeça da corrida, sendo Rafael Reis e Fábio Costa dois deles. Chegaram a alcançar mais de 3 minutos de vantagem.

Fábio Costa caiu e perdeu o contacto com a frente da corrida. Antes já um corredor tinha descolado e foi Rafael Reis e Carlos García Pierna (Equipo Kern-Pharma) que persistiram até faltarem 25 km para o final. Com o pelotão compacto, a meta estava à vista, mas além das quedas já registados houve outra dentro dos últimos 3 km, o que fez com que o pelotão chegasse muito partido.

A chegada foi ao sprint e após o trabalho da equipa para colocar Luís Mendonça nas melhores condições, o sprinter acabaria por ser o 5.º classificado a cruzar o risco em Ourique, após uma reta em subida, com Luke Lamperti a ser o mais rápido. Rafael Reis, ao bonificar com as Metas Volantes, subiu ao 4.º lugar da Geral. Também subiu ao pódio para envergar a Camisola Azul, símbolo de líder da Montanha.


“Foi um bom dia, estivemos representados na fuga, embora com a infelicidade do Fábio Costa ter caído na fuga. Depois fomos afetados também pela queda final já dentro dos últimos 3 km, o que acabou por prejudicar um pouco os nossos objetivos. Mas Luís Mendonça esteve bastante bem, tal como Artem Nych. Toda a equipa fez um excelente trabalho, o Rafael Reis na fuga, com o Fábio e o bom trabalho também de Mauricio Moreira, Pedro Silva e Sergio García, todos fizeram um bom trabalho e ainda faltam quatro dias decisivos da Volta ao Alentejo”, resumiu Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor.

 

CLASSIFICAÇÕES:

40.ª VOLTA AO ALENTEJO

1.ª ETAPA: Beja – Ourique» 168,8 km

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 1.ª ETAPA

 

1.º Luke Lamperti (Trinity Racing), 03h54m24s

2.º Cyril Barthe (Burgos BH), mt

3.º Max Walker (Trinity Racing), mt

5.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

14.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

42.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 04s

48.º Sergio García (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

89.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

97.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

99.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 1.ª Etapa)

 

1.º Luke Lamperti (Trinity Racing), 03h54m14s

2.º Cyril Barthe (Burgos BH), a 03s

3.º Max Walker (Trinity Racing), a 06s

4.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 09s

7.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 10s

16.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

20.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 13s

53.º Sergio García (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 14s

91.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

98.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS

 

1.ª Burgos-BH, 11h43m12s

3.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, a 04s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE

 

1.º Luke Lamperti (Trinity Racing), 25 Pontos

5.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 10 Pontos

8.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 5 Pontos

16.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 1 Ponto

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL

 

1.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 3 Pontos

3.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 1 Ponto

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA

 

1.º Luke Lamperti (Trinity Racing), 03h54m14s

19.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 04h54m28s

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua Queda coletiva impede equipa de lutar pelo sprint final em Ourique 1ª etapa”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua concluiu a sua participação na 1ª Etapa da Volta ao Alentejo, uma ligação e 168,8 quilómetros entre Beja e Ourique. Etapa marcada pela muita velocidade, mas também por quedas na parte final, a última das quais a 2,5 quilómetros do final, na qual infelizmente a nossa equipa se viu envolvida na sua totalidade.

A alta velocidade marcou a etapa inaugural da corrida. Na primeira hora percorreram- se 47 quilómetros, o que impediu qualquer fuga de vingar até essa altura, quando se formou uma escapada com quatro ciclistas. Não sendo um grupo numeroso, a equipa optou por permanecer no pelotão, de forma coesa e agrupada. Ainda nos quilómetros iniciais, na primeira Meta Volante do dia, Francisco Morais conseguia a 2ª posição, amealhando assim 2 segundos de bonificação.

A etapa foi-se desenrolando pelas planícies alentejanas, sempre a boa velocidade e todos os incidentes acabariam por estar reservados para os últimos 30 quilómetros da etapa. À passagem por Almodôvar, uma queda coletiva com algum impacto no pelotão, mas felizmente sem afetar nenhum elemento da nossa equipa. Nos últimos 20 quilómetros a equipa fez um grande trabalho estando muito bem colocada, mas ainda assim estando numa excelente posição, não foi possível evitar a queda que se sucedeu nos últimos 2,5 quilómetros.

Queda coletiva no pelotão, que deitou por terra 3 dos nossos 7 corredores e onde os restantes 4 acabaram por ter que colocar o pé ao chão, em virtude da estrada ter ficado completamente bloqueada. Ao solo foram João Matias, Leangel Linarez e António Barbio, tendo sido este último o atleta que até ao momento inspira mais cuidados e apresenta lesões mais profundas. Em virtude da queda ter ocorrido dentro dos últimos 3 quilómetros, todos os atletas do pelotão foram creditados com o mesmo tempo, à exceção de um pequeno corte de 4 segundos que aconteceu no grupo que discutir a chegada.

Desta forma, foi completamente impossível disputar o sprint final, no entanto o aspeto mais importante é que, apesar das mazelas, todos os atletas cruzaram a linha de meta e estarão esperemos pontos para amanhã iniciar a 2ª Etapa da Alentejana. A segunda etapa, a disputar nesta quinta-feira, terá 170,8 quilómetros, ligando Castro Verde a Grândola. A subida da serra grandolense, já dentro dos últimos 10 quilómetros, poderá ser um obstáculo para as ambições de alguns sprinters.

 

Classificação Etapa

Beja - Ourique: 168,8 Kms

 

1.º Luke Lamperti (Trinity Racing), 3h54m24s

26.º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 4s 27.º João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt

78.º Ángel Sanchez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt 93.º Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt 96.º Francisco Morais (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt 104.º Bruno Silva (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt 105.º António Barbio (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt

 

Classificação Geral

 

1.º Luke Lamperti (Trinity Racing), 3h54m14s

18.º Francisco Morais (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 12s 32.º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 14s 33.º João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt

81.º Ángel Sanchez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt 95.º Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt 104.º Bruno Silva (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt 105.º António Barbio (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt

 

Classificação por Equipas

 

1.º Burgos – BH, 11h43m12s

13.º Tavfer – Ovos Matinados - Mortágua, 12s

Fonte: Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com