domingo, 3 de março de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Sabgal / Anicolor Duarte Domingues é o melhor jovem da Clássica da Primavera e lidera Taça de Portugal em Sub-23”


Duarte Domingues, da Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor, subiu ao pódio da XXVII Clássica da Primavera, ao ser o melhor jovem da corrida, assumindo o comando da Taça de Portugal em Sub-23. Boa prestação de toda a estrutura de Águeda, que venceu a Geral por Equipas e terminou com Artem Nych em 5.º lugar e Frederico Figueiredo em 7.º, também ele vencedor das Metas Volantes. 

Disputou-se este domingo a 27.ª Clássica da Primavera, com 145 km que iniciaram e terminaram na Póvoa de Varzim. O pelotão rolou a alta velocidade devido às várias movimentações ao longo da corrida, sendo que tudo se decidiu na sétima e última subida ao Monte de São Félix. 


 

Artem Nych, Frederico Figueiredo e Rafael Reis estiveram quase sempre no grupo da frente, mas na última volta ao circuito, a vitória foi discutida num grupo restrito de oito corredores, onde Francisco Campos (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense) levou a melhor. Nych finalizou na 5.ª posição e Frederico Figueiredo foi o 7.º, ambos com o mesmo tempo do vencedor. Já André Carvalho chegaria 20 segundos depois, sendo o primeiro corredor do grupo que perseguia a cruzar a meta.  

Para Duarte Domingues, esta “foi uma corrida muito rápida e cheia de ataques, tentámos estar sempre com algum corredor na frente da corrida, visto que o final é sempre muito rápido e pode haver sempre algumas surpresas. Conseguimos colocar dois corredores no grupo da frente e no grupo perseguidor acabámos todos bem posicionados. No final, ainda consegui ser o melhor Sub-23”. 

O diretor desportivo da Sabgal / Anicolor, Rúben Pereira, também referiu que a Clássica da Primavera “foi uma corrida bastante atacada. Esta é uma corrida sempre bastante nervosa, tudo fizemos para estar o mais à frente possível. Estivemos ao ataque com Frederico Figueiredo, Rafael Reis e Artem Nych, com um ou outro percalço com André Carvalho, mas acaba por ser um balanço positivo. Temos a vitória por Equipas, a liderança da Taça de Portugal em Sub-23, o 5.º lugar na Geral de Artem Nych e Frederico vencedor das Metas Volantes. Claro que queremos sempre mais, mas a equipa esteve bem e os resultados começam a aparecer”. 


 

 

CLASSIFICAÇÕES: 

XXVII Clássica da Primavera 

Póvoa de Varzim – Póvoa de Varzim» 145 km 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA  

 

1.º Francisco Campos (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense), 03h29m04s 

2.º Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO), mt 

3.º Fábio Costa (ABTF Betão-Feirense), mt 

5.º Artem Nych (Sabgal / Anicolor), mt 

7.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), mt 

9.º André Carvalho (Sabgal / Anicolor), a 20s 

15.º Duarte Domingues (Sabgal / Anicolor), mt 

21.º José Sousa (Sabgal / Anicolor), mt 

29.º Rafael Reis (Sabgal / Anicolor), mt 

DNF Tiago Caetanita (Sabgal / Anicolor) 


 

CLASSIFICAÇÃO GERAL POR EQUIPAS

 

1.ª Sabgal / Anicolor, 10h27m32s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE 

 

1.º Duarte Domingues (Sabgal / Anicolor), 03h29m24s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA

 

1.º Emanuel Duarte (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), 15 Pontos 

2.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), 8 Pontos 

4.º Artem Nych (Sabgal / Anicolor), 5 Pontos 

5.º Rafael Reis (Sabgal / Anicolor), 5 Pontos 


 

CLASSIFICAÇÃO GERAL METAS VOLANTES

 

1.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), 10 Pontos 

5.º Rafael Reis (Sabgal / Anicolor), 5 Pontos

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Troféu Internacional Artur Lopes”


Ivo Oliveira e Maria Martins superiores no omnium

 

Por: José Carlos Gomes

Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) e Maria Martins venceram hoje as provas de omnium do Troféu Internacional Artur Lopes, no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia. Ainda no âmbito das disciplinas olímpicas, o polaco Mateusz Rudyk impôs-se em Keirin.


A competição masculina de omnium foi uma luta entre portugueses e espanhóis, com Ivo Oliveira e Iúri Leitão a terem concorrência de Erik Martorell. Só que uma eliminação mal conseguida, deixou o espanhol em clara desvantagem para a corrida por pontos.

À entrada para a prova decisiva, Ivo Oliveira comandava, com Iúri Leitão no segundo lugar. Martorell entrou na corrida por pontos no 10.º lugar. A corrida por pontos foi controlada por Ivo Oliveira e por Iúri Leitão, que ganharam, cada um, duas voltas ao pelotão, além de pontuarem em vários sprints.


Ivo Oliveira fechou a prova com 162 pontos, mais nove do que o compatriota. Erik Martorell também dobrou o grupo várias vezes e regressou aos lugares de pódio, terminando na terceira posição, com 128 pontos.

No setor feminino, Maria Martins teve forte oposição de Eukene Larrarte e Eva Anguela. As três entraram por estar ordem na corrida por pontos, com a portuguesa a dispor de mais dois pontos do que Larrarte e mais 14 do que Anguela.

Na prova de todas as decisões, na qual nenhuma corredora conseguiu dobrar o pelotão, Maria Martins consolidou o primeiro lugar. Fechando a competição com 126 pontos. Seguiu-se Eukene Larrarte, com 119, e Eva Anguela, com 105.


O Velódromo Nacional também recebeu assistiu à disputa de uma disciplina olímpica da família da velocidade, o keirin. O mais veloz foi o polaco Mateusz Rudyk, que seria acompanhado no pódio por dois italianos, Stefano Moro e Stefano Minuto, segundo e terceiro, respetivamente.

A corrida por pontos para juniores femininas teve as mesmas participantes que ontem competiram em scratch, que se classificaram pela mesma ordem. Venceu a turca Buse Ertekin, seguida pela portuguesa Emília Baía (Korpo Activo/Penacova) e pela compatriota Lydia Turan.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Olav Kooij vence ao sprint a primeira etapa do Paris-Nice”


Ciclista da Visma - Lease a bike foi o mais forte no arranque

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista holandês Olav Kooij (Visma - Lease a bike) venceu este domingo ao sprint a primeira das oito etapas da 82.ª edição do Paris-Nice, com início e fim em Les Mureaux, Yvelines.

Kooij, de 22 anos, que conquistou o terceiro triunfo da época e o 31.º da carreira profissional, cumpriu os 157,7 quilómetros do trajeto em 03:36.28 horas, superando na ligeira subida final o dinamarquês Mads Pedersen (Lidl-Trek) e o neozelandês Laurence Pithie (Groupama -- FDJ), que completaram o pódio.

Os portugueses Ruben Guerreiro (Movistar), 19º, e João Almeida (UAE-Emirates), 45.º, chegaram ambos com o mesmo tempo do vencedor na tirada que contou com quatro contagens de montanha de terceira categoria.

O esloveno Primoz Roglic (Bora -- hansgrohe) e o belga Remco Evenepoel (Soudal -- Quick Step), os dois maiores favoritos ao triunfo final, foram 17.º e 26.º, respetivamente.

Segunda-feira o pelotão vai cumprir 177,6 quilómetros a ligar Thiory e Montargis, uma etapa propícia para roladores e sprinters, com duas contagens de montanha de terceira categoria.

Fonte: Record on-line

“Taça de Portugal de XCO de Melgaço”


Vlad Dascalu e Chiara Teocchi triunfam em Melgaço

 

Por: José Carlos Gomes

O romeno Vlad Dascalu (Team Trek-Pirelli) e a italiana Chiara Teocchi (Orbea Factory Team) impuseram-se hoje no XCO Internacional de Melgaço, primeira corrida da Taça de Portugal da disciplina olímpica de BTT.

Na pista que, no próximo ano, receberá o Campeonato da Europa de Elite, assistiu-se a um duelo interessante na categoria masculina de elite. O atual detentor do título europeu, Vlad Dascalu, confirmou o favoritismo, mas teve oposição à altura.

O corredor da Roménia cedo se destacou, mas houve dois adversários que se mantiveram sempre por perto, o português Mário Costa e o espanhol Alberto Barroso (BH Coloma Team). O português conseguiu a terceira posição, enquanto o espanhol, com o terceiro lugar, colocou-se como melhor sub-23.


A corrida feminina fez uma seleção muito profunda de valores, com grandes diferenças de tempo entre as corredoras, que foram cortando a meta a conta-gotas. A melhor foi a italiana Chiara Teocchi, que concluiu a corrida com 2m47s de vantagem sobre a portuguesa Raquel Queirós (BH Coloma Team). Ana Santos (Guilhabreu MTB Team) foi a melhor sub-23 e fechou o pódio absoluto, a 5m23s da vencedora.

Os corredores portugueses dominaram nos escalões jovens, com exceção dos juniores masculinos, que teve como vencedor o espanhol Alejandro García (Academia Postal/A Banca). A melhor júnior foi Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB Team). Em cadetes impuseram-se Gonçalo Costa (Guilhabreu MTB Team) e Beatriz Rodrigues (Triuntérmica/Águias de Alpiarça).

Já em veteranos os melhores foram os masters 30 Luís Moura (Saertex Portugal/Edaetech) e Andreia Lopes (AEBTT Rio), os masters 40 Marco Macedo (Korpo Activo/Penacova) e Lurdes Gonçalves (Clube de Ciclismo de Castelo Branco), o master 50 Manuel Monteiro (Rompe Trilhos/Ajpcar) e o master 60 Fernando Gonçalves (CTM Vila Pouca BTT Team).

O Guilhabreu MTB Team venceu por equipas, enquanto Ricardo Mendes (Clube de Ciclismo de Vila Flor) foi o melhor paraciclista.

A segunda prova da Taça de Portugal de XCO vai realizar-se em Abrantes, no dia 7 de abril.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Clássica da Primavera”


Francisco Campos ganha na Póvoa e adianta-se na Taça

 

Por: José Carlos Gomes

Francisco Campos (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense) venceu hoje a Clássica da Primavera, na Póvoa de Varzim, assumindo a dianteira na Taça de Portugal de Elite.

A corrida poveira, na 27.ª edição, manteve o percurso que tem sido comum nos últimos anos, incluindo sete passagens pelo Monte de S. Félix, numa prova com 145 quilómetros de extensão.

Assistiu-se a uma clássica com várias movimentações, o que contribuiu para uma média final muito elevada. Foi, no entanto, a derradeira subida ao monte da freguesia de Laúndos que fez a seleção final, deixando nas pernas de um grupo restrito a luta pela vitória.


Francisco Campos, único sprinter a conseguir lugar nos oito que discutiram o triunfo, levou a melhor sobre a concorrência, cortando a meta com 3h29m04s (média de 41,610 km/h). Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) e Fábio Costa (ABTF Betão-Feirense) completaram o pódio.

O melhor sub-23 foi Duarte Domingues (Sabgal-Anicolor), 15.º da classificação absoluta. Emanuel Duarte (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) ganhou a classificação da montanha, Frederico Figueiredo (Sabgal-Anicolor) foi o primeiro nas metas volantes e a Sabgal-Anicolor impôs-se por equipas. Os galegos dos Aluminios Cortizo foram os primeiros entre as equipas de clube.

A Taça de Portugal de Elite continua já no próximo sábado, data da Clássica de Santo Thyrso, segunda prova pontuável.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça de Portugal de BMX de Loulé”


Renato da Silva entra a ganhar na nova época

 

Por: José Carlos Gomes

Renato da Silva (Team BMX Quarteira) impôs-se nas duas primeiras corridas da Taça de Portugal de BMX, disputadas, sábado e domingo, na pista de Quarteira, concelho de Loulé.

O corredor algarvio teve como principal adversário na categoria superclass o colega de equipa Bernardo Rocha. Tanto na corrida de sábado como na de domingo, Renato da Silva foi o melhor, seguido por Bernardo Rocha. No terceiro lugar colocaram-se Francis Luiz (Clube Bicross de Portimão), no sábado, e Leonardo Carmo (Team BMX Quarteira), no domingo.

A principal categoria feminina, + 15 anos, teve um pódio igual nos dois dias de competição. Rita Xufre (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside) foi a melhor, seguida pela colega de equipa Leonor Carvalho e por Filipa Gonçalvez (Clube Bicross de Portimão).


Entre os homens com mais de 17 anos o destaque vai para Martim Almeida (Clube Bicross de Portimão), vencedor nas etapas de sábado e de domingo. Francisco Sousa (Team BMX Quarteira) ganhou no sábado na categoria de sub-17, assumindo a dianteira na geral da Taça, apesar de a vitória no domingo ter sorrido a Sebastian Ellis (Clube Bicross de Portimão).

Joaquim Pino (Casa do Povo de Abrunheira) fez o pleno nas provas de sub-15 masculinas. Na mesma categoria, mas nas meninas, houve domínio repartido. Vitória no sábado para Íris Moaru (Clube Bicross de Portimão) e no domingo para Maria Pinto (Casa do Povo de Abrunheira), comandante da Taça.

Nas restantes categorias pontuáveis para a Taça de Portugal, os comandantes são a master feminina Alexandra Loureiro (Pinhalbike Team/Associação Desportiva), Marco Amaral (Team BMX Quarteira) em cruisers 30/39 anos e Paulo Domingues (Casa do Povo de Abrunheira) em cruisers +40 anos.

O Clube Bicross de Portimão saiu da vizinha localidade de Quarteira no topo da geral da Taça de Portugal por equipas.

A próxima jornada dupla da Taça de Portugal de BMX vai realizar-se em Coimbra, nos dias 4 e 5 de maio.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“CRP Ribafria com o melhor português no apuramento do UCI Granfondo 2024 CRI”


Decorreu este sábado, dia 02 de março, em Coimbra, o contrarrelógio individual do UCI Gran Fondo World Series Coimbra Region, prova em que os primeiros classificados garantem entrada direta no UCI GRAN FONDO WORLD CHAMPIONSHIPS 2024.

Neta prova, que se realizou nas margens do rio Mondego e, com a distância de 20,2 KM, participaram 234 atletas de várias nacionalidades.

A equipa do CRP Ribafria participou nesta prova com 2 atletas, Hélder Loureiro e Jorge e Jorge Marques.


Hélder Loureiro partiu às 12h12 e demorou 26 minutos 57 segundos e 110 milésimas a percorrer os 20,2 km, alcançando o melhor tempo do seu escalão, o 3º melhor da geral.

Hélder Loureiro foi o melhor atleta português em prova, ficando a sua frente dois atletas espanhóis.

Jorge Marques partiu ás 12h59 e demorou 28 minutos 55 segundos e 403 milésimos a percorrer os 20,2 Km, classificando-se em 8º lugar do seu escalão, 27º da geral.

Os dois atletas do CRP Ribafria classificaram-se com entrada direta UCI GRAN FONDO WORLD CHAMPIONSHIPS 2024, que se irá realizar na Dinamarca no final de agosto.

Somos feitos de alma.

Fonte: Equipa Ciclismo CRP Ribafria





“Troféu Internacional Artur Lopes”


Portugueses destacam-se no primeiro dia de competição

 

Por: José Carlos Gomes

Os corredores portugueses evidenciaram-se nas provas de resistência do primeiro dia de competição do Troféu Internacional Artur Lopes, no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia realizado este sábado. Os ciclistas da Seleção Nacional ganharam as provas de madison, corrida por pontos e scratch na categoria de elite.

Iúri Leitão assumiu a sua faceta “Rei Midas”, transformando em medalha de ouro todas as competições em que participa. Na corrida por pontos, o vianense esteve autoritário. Foi o único corredor a dobrar o pelotão três vezes ao longo das 120 voltas (30 quilómetros) e triunfou com 80 pontos. Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) foi aquele que mais se aproximou, somando 62 pontos. A vaga restante no pódio seria ocupada pelo mexicano Fernando Nava, com 49.

Na disciplina olímpica de madison, Iúri Leitão voltou ao lugar mais alto do pódio. Fê-lo na companhia de João Matias, com quem formou a dupla vencedora. Numa corrida equilibrada, em que nenhuma equipa conseguiu dobrar o pelotão, os portugueses estiveram bastante acima da média. Pontuaram em oito dos 12 sprints e fecharam as contas com 39 pontos, mais 14 do que os dinamarqueses Robin Skivild e Conrad Haugsted. Os mexicanos Ricardo Pena e Fernando Nava ficaram no terceiro posto, com 17 pontos.


No setor feminino de elite o domínio também foi português, mas repartido. Daniela Campos impôs-se na corrida por pontos e Maria Martins foi a mais forte em scratch. A corrida por pontos colocou Daniela Campos num apertado duelo com a canadense Lily Plante (Altricks.com/Sprinteur Clube Feminin). Ambas dobraram o pelotão três vezes, mas a algarvia levou a melhor no conjunto dos oito sprints pontuáveis (80 voltas – 20 quilómetros).

Daniela Campos fechou a corrida com 71 pontos, mais cinco do que Lily Plante. As mexicanas colocaram-se nas posições imediatas, com 50 pontos somados a garantirem o terceiro posto a Maria Gaxiola.

O pelotão de scratch dividiu-se em dois grandes grupos. Na frente ficaram as oito mais fortes da competição, entre as quais as portuguesas Daniela Campos e Maria Martins. A algarvia viria a ser a oitava classificada, mas a ribatejana bateu toda a concorrência para conquistar a vitória. Teve a companhia de duas espanholas no pódio. Ao serviço da equipa nacional, Eukene Larrarte foi a segunda, enquanto Laura Rodríguez (GN6 Track Cycling Team) fechou os lugares de honra.


A competição internacional deste sábado contou ainda, na categoria de elite, com a velocidade individual masculina. O polaco Mateusz Rudyk (Lubekskie Perla Polski Team) chegou invicto à final. Foi o mais rápido nos 200 metros de qualificação e venceu todas as corridas até chegar à decisão. O italiano Stefano Morto foi segundo nos 200 metros cronometrados – batido por Rudyk – mas depois superou todos os rivais até ao duelo final com o polaco.

Na luta pelo primeiro lugar, Mateusz Rudyk não deu a menor hipótese, mantendo a invencibilidade ao longo de toda a jornada de sábado. Stefano Moro teve de contentar-se com a segunda posição e o espanhol José Moreno foi o terceiro. 

Entre as mais jovens, disputou-se hoje o scratch para juniores femininas, que teve apenas três concorrentes. Venceu a turca Buse Ertekin, seguida pela portuguesa Emília Baía (Korpo Activo/Penacova) e pela compatriota Lydia Turan.

O Troféu Internacional Artur Lopes continua neste domingo, sempre com entrada livre para os adeptos. As provas começam às 10h00 e vão disputar-se corridas de omnium e keirin na categoria de elite, assim como a corrida por pontos para juniores femininas.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua inicia Março na Clássica da Primavera, na Póvoa de Varzim”


Este domingo, 3 de Março, irá realizar-se na Póvoa de Varzim a XXVII Clássica da Primavera. Março começa assim com uma viagem a uma prova com história no ciclismo português, no qual a estrutura de Mortágua irá marcar presença com 7 atletas.

A corrida deste domingo marca o início da Taça de Portugal Jogos Santa Casa, sendo esta a primeira de 4 provas pontuáveis. Esta prova contará com 7 ascensões ao Monte de São Félix, onde se espera uma boa afluência de público. Estão inscritos 134 ciclistas, 19 equipas em competição, a Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua no seu alinhamento contará Andrés Taboada; Ángel Sanchéz; César Martingil; Nicolas Saenz; Francisco Morais e António Barbio.

A partida será dada na Avenida Vasco da Gama, na Póvoa de Varzim, às 10h55, para uma tirada de 145,8 Km, contará com 7 metas volantes em Navas e as 7 passagens no Monte de São Félix, prémio de montanha de 3.ª categoria. A chegada será na Avenida Vasco da Gama, agendada para as 14h28.

Xavier Silva declara A Clássica da Primavera já é histórica no Ciclismo Português, com um traço duro com as suas 7 subidas ao Monte de São Félix e o empedrado. Vamos confiantes para a corrida e com objetivos bem definidos: Tentar vencer a corrida e tornar a corrida o mais dura possível. Partimos motivados após um mês de Fevereiro de muitas competições, muitas delas internacionais, com os objetivos bem traçados para este mês de Março!”

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com