domingo, 11 de setembro de 2022

“João Pereira fica no 13.º lugar na Taça do Mundo triatlo de Karlovy Vary”


No setor feminino, Madalena Almeida foi 36.ª, com 2:14.50, a 9.46 minutos da francesa Leonie Periault

 

Foto: Federação de Triatlo de Portugal

João Pereira foi este domingo o melhor português na Taça do Mundo de triatlo de Karlovy Vary, com o 13.º lugar na etapa da República Checa.

João Pereira concluiu a sua prova em 1:53.01, 1.51 minutos mais lento do que o vencedor, o húngaro Csongor Lehmann (1:51.10) que chegou 10 segundos antes do norte-americano Matthew McElroy e 32 do alemão Lasse Luhrs, segundo e terceiro classificados, respetivamente.

Miguel Tiago Silva (1:55.03) foi em 28.º e João Mansos (2:00.56) 49.º, numa prova concluída por somente 51 triatletas, pois 12 desistiram e três levaram volta.

No setor feminino, Madalena Almeida foi 36.ª, com 2:14.50, a 9.46 minutos da francesa Leonie Periault, que ganhou ao bater a italiana Bianca Seregni. por 42 segundos. e a norte-americana Summer Rappaport. por 1.25 minutos.

Maria Tomé levou volta durante o ciclismo, enquanto Inês Rico desistiu nesse mesmo segmento, em competição em que 12 não conseguiram chegar ao fim.

Fonte: Record on-line

“Juan Sebastián Molano vence etapa na consagração da Vuelta de Remco Evenepoel”


João Almeida confirmou o seu quinto posto final na etapa de Madrid e o adeus a dois 'grandes': foi assim que o pelotão se despediu de Valverde e Nibali

 

O belga Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl) confirmou este domingo a vitória na 77.ª edição da Volta a Espanha em bicicleta, o seu primeiro triunfo numa grande Volta, após a 21.ª etapa, vencida pelo colombiano Juan Sebastián Molano (UAE Emirates).


Evenepoel, de 22 anos, sucede no historial da Vuelta ao esloveno Primoz Roglic, tornando-se no primeiro belga a vencê-la desde Freddy Maertens, em 1977, e o primeiro a conquistar uma das grandes Voltas em 44 anos, após o triunfo de Johan De Muynck, no Giro.

O triunfo de Evenepoel, deixando os espanhóis Enric Mas (Movistar), a 2.05 minutos, e Juan Ayuso (UAE Emirates) o segundo mais novo a subir ao pódio numa das três principais provas por etapas, é também o primeiro da estrutura da Quick-Step Alpha Vinyl.

O português João Almeida (UAE Emirates), de 24 anos, terminou a prova no quinto lugar, a 7.16 do camisola vermelha, na sua estreia, depois de ter desistido na edição de 2022 do Giro, prova na qual foi quarto em 2020 e sexto em 2021.

Fonte: Record on-line




“Van Vleuten revalida título na Vuelta feminina”


Ciclista holandesa, de 39 anos, concluiu a prova em 12:21.46 horas

 

Por: Lusa

Foto: Twitter/Movistar

A ciclista holandesa Annemiek van Vleuten, da equipa Movistar, revalidou este domingo o triunfo na Volta a Espanha feminina, que terminou em Madrid com a vitória ao sprint da italiana Elisa Balsamo na quinta e última etapa.

Van Vleuten, de 39 anos, concluiu a prova em 12:21.46 horas, superando a italiana Elisa Longo (Trek-Segafredo), segunda classificada, por 1.44 minutos, e a sua compatriota Demi Vollering (SD Worx), terceira, por 2.11.

A prova ficou decidida ao segundo dia, quando Van Vleuten venceu em solitário uma etapa de montanha, com uma vantagem de mais de dois minutos sobre as principais perseguidoras.

Na derradeira tirada, de 95,6 quilómetros, impôs-se a campeã mundial Balsamo, que bateu sobre a meta, após 2:21.37 horas, a belga Lotte Kopecky (SD Worx), segunda, e a também transalpina Marta Bastianelli (UAE Team ADQ), terceira.

Fonte: Record on-line

“Candidatura vencedora Melgaço acolhe o Campeonato da Europa de Cross Country Olímpico em 2025”


Em 2025 o Campeonato da Europa de BTT Cross Country Olímpico (XCO) será disputado em Melgaço, na sequência da aprovação pela UEC - European Cycling Union da candidatura apresentada pela Federação Portuguesa de Ciclismo, Associação de Ciclismo do Minho e Câmara Municipal de Melgaço.

Na análise das candidaturas de diversos países ao Europeu de 2025, a UEC considerou o histórico de Melgaço na organização de competições nacionais e internacionais de BTT, as valências do Centro de Estágios de Melgaço onde está integrada a pista permanente de BTT XCO e, entre outros fatores, a cultura multidesportiva melgacense.


Melgaço, o destino de natureza mais radical de Portugal, já foi palco de várias Campeonatos Nacionais de Ciclismo (Estrada, Ciclocrosse, XCO e XCM), provas da Taça de Portugal e dos Campeonatos do Minho, Clássica de Melgaço em ciclismo de estrada, Grande Prémio do Minho e, nos últimos anos, a competição anual de Cross Country Olímpico passou a integrar o calendário internacional da UCI.

A candidatura à organização do Campeonato da Europa de Cross Country Olímpico de 2025 foi formalmente apresentada a 22 de novembro de 2021, aquando do vigésimo aniversário do Centro de Estágios de Melgaço.


Na cerimónia, o então Ministro da Educação e titular da pasta do Desporto, Tiago Brandão Rodrigues, enalteceu “a boa sintonia” entre a FPC, a Associação de Ciclismo do Minho e o município de Melgaço e garantiu o apoio do Governo à candidatura: “Contem com o Governo, estou convencido que temos todas as condições e que, com a nossa ajuda e influência, podemos trabalhar para que a candidatura seja bem-sucedida”.

No passado dia 12 de julho, Enrico Della Casa, Presidente da UEC, liderou a comitiva da entidade europeia que - acompanhada por representantes da Federação Portuguesa de Ciclismo, Associação de Ciclismo do Minho, Município de Melgaço e Melsport realizou uma visita técnica ao Centro de Estágios de Melgaço.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho






“Glassdrive / Q8 / Anicolor Mauricio Moreira fecha Circuito do Bombarral com a 4.ª posição"


Mauricio Moreira, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, foi ontem o 4.º classificado no 4º Circuito da Pêra Rocha, no Bombarral, prova que homenageou o mecânico José Eduardo dos Santos, “Pepinho”, como carinhosamente era tratado e conhecido por todos, visto ser uma figura muito estimada no mundo do ciclismo e um dos seus melhores homens. Com esta corrida, a estrutura de Águeda dá por terminada a época de 2022, com 30 vitórias conquistadas.

Com partida e chegada no mesmo local, a Avenida Dr. Joaquim de Albuquerque, foram cumpridos 75 km, o correspondente a 30 voltas ao circuito. A fuga do dia foi protagonizada por Mauricio Moreira, que muito trabalhou para que esta escapada singrasse.

Quando se aproximava o final da corrida, a fuga, embora com menos elementos, seguia firme com um grupo constituído por seis corredores. Logo se percebeu que o vencedor seria um deles, sendo este o grupo que chegou na frente para cruzar a meta, numa chegada ao sprint. Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) foi o mais forte dos seis e Mauricio Moreira terminou na 4.ª posição. Pedro Silva concluiu a corrida minutos depois, integrado num grupo que chegou mais tarde.


José Augusto Silva, diretor desportivo adjunto da Glassdrive / Q8 / Anicolor, disse que “o circuito foi bem disputado, em memória do nosso ‘Pepinho’, motivo que muito nos orgulhou em participar, por nos podermos associar a este momento especial que lhe prestou homenagem. Tudo fizemos para dignificar mais uma vez os nossos patrocinadores e parceiros, o que conseguimos, com a entrada do Mauricio na fuga do dia, onde se manteve até ao final da corrida, finalizando com o 4.º lugar”.

O dirigente acrescentou ainda que ontem foi também dia de “fecharmos a temporada. Foi uma época de sonho, onde acabámos por conseguir 30 vitórias, um número difícil de alcançar para qualquer equipa”. José Augusto Silva recordou que foi uma época que “não começou da melhor forma, mas terminou com a ‘cereja no topo do bolo’, com a vitória da Volta a Portugal e com um desempenho exemplar da nossa equipa. Aliás, a vitórias por equipas só vem demonstrar que além de termos excelentes corredores, temos um grupo que sobressai”, afirmou. Não terminou sem antes mencionar a mais recente das conquistas e não menos importante, a vitória no 31.º Grande Prémio JN, um “fecho com chave de ouro”, concluiu.

 

CLASSIFICAÇÕES:

4.º CIRCUITO DA PÊRA ROCHA / MEMORIAL JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS “PEPINHO”

Bombarral – Bombarral » 75 km (30 voltas)

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA

 

1.º Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO)

2.º Tiago Antunes (Efapel Cycling)

3.º António Barbio (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados)

4.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor)

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

“19ª Bênção Nacional do Ciclistas – Carlos Vieira”


Já se encontram publicadas e disponíveis, as fotos da 19ª edição da Bênção Nacional dos Ciclistas – Carlos Vieira, realizada hoje 11 de setembro, iniciada em Leiria com homenagem no cemitério a Carlos Vieira, e terminou em Fátima, no Calvário Húngaro.

As mesmas podem ser visualizadas em:

https://photos.google.com/share/AF1QipO4bk3BSpAI1mtgcm3WS23-8YOdx6s76xX139Upwr6XRArWKMhc0GSy9CYHa8uXZA?hl=pt-PT&key=OTFES1VIby14cURfcGktQ0R3eGhWWF92cUZjOWhn

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com