terça-feira, 25 de junho de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Sepp Kuss é baixa na Visma-Lease a Bike no Tour por não ter recuperado da covid-19”


Informação foi confirmada pela Visma-Lease a Bike

 

Por: Lusa

Foto: Instagram/Sepp Kuss

Sepp Kuss, campeão da Vuelta'2023, não vai alinhar na 111.ª Volta a França, confirmou esta terça-feira a Visma-Lease a Bike, indicando que o ciclista norte-americano não recuperou totalmente da covid-19.

"Afinal, Sepp Kuss não vai alinhar na Volta a França. O norte-americano, vencedor da Volta a Espanha, não recuperou suficientemente por ter estado doente no Critério do Dauphiné. Kuss desistiu no penúltimo dia com ligeiros sintomas de covid. Depois de uma semana, parecia estar recuperado para correr o Tour, mas, nos últimos dias, a tendência crescente estagnou", lê-se no comunicado da equipa neerlandesa.

A 'baixa' de Kuss representa um novo sério revés para a Visma-Lease a Bike, que está a ter uma temporada para esquecer, entre quedas e doenças, depois de, no ano passado, ter-se tornado a primeira equipa a ganhar as três grandes Voltas na mesma época.

O norte-americano seria uma peça fundamental no apoio nas montanhas a Jonas Vingegaard, o bicampeão em título que vai regressar à competição na 111.ª edição da 'Grande Boucle', após mais de dois meses de paragem devido a uma queda grave na Volta ao País Basco, com o seu estado de forma a ser uma incógnita.

"Obviamente, isto é muito difícil, em primeiro lugar para o Sepp. O seu contributo é sempre muito importante na equipa, mas claro que ele tem de estar completamente em forma. Infelizmente, concluímos juntos que não era o caso, depois da covid", notou o diretor desportivo Merijn Zeeman.

Aquele que é por muitos considerado o melhor gregário do pelotão internacional vai ser substituído pelo 'anónimo' Bart Lemmen, que se vai estrear em grandes Voltas.

O 'oito' da Visma-Lease a Bike fica completo com os belgas Wout van Aert, também ainda a regressar de lesão, e Tiesj Benoot, o norte-americano Matteo Jorgenson, um dos ciclistas sensação da temporada, o francês Christophe Laporte, o esloveno Jan Tratnik e o neerlandês Wilco Kelderman.

A 111.ª Volta a França arranca no sábado em Florença (Itália) e termina em 21 de julho, em Nice.

Fonte: Record on-line

“Saiba quais os valores dos prémios a receberem os ciclistas no Tour”


O campeão vai receber 500 mil euros, na sua 111ª edição, os prémios totais do Tour será de 2.308.200 euros, entre classificações gerais, por pontos, de montanha e jovem, entre outros

 

Fotos: ASO

A camisola amarela do Tour de França é a mais desejada do ciclismo e quem a conquista marca o seu nome na história do desporto após longas e sofridas três semanas, vencer o Tour de França é um marco na carreira e a glória, vem com o maior prémio entre as provas Grand Tour, neste edição, de 500 mil euros, como exemplo, o prêmio de 2024 do campeão do Giro d’Itália foi de 265 mil euros.

Na sua 111ª edição, a premiação total do Tour de França será de 2.308.200 euros, entre classificações gerais, por pontos, de montanha, melhor jovem, combatividade, por equipas e pontos intermediários, entre outros, a quantia é a mesma de 2023, mas muito superior aos 1.600.000 euros que foram distribuídos no Giro nesta temporada.


O Tour de França começa dia 29 de junho, em Florença, e termina no dia 29 de julho em Nice, esta será a primeira vez que a prova começa na Itália e também a primeira vez que a chegada final não é em Paris, por causa dos Jogos Olímpicos.

 

Classificação geral

 

É a categoria que distribui as maiores premiações, cada dia com a camisola amarela o prêmio é de 500 euros.

 

Vencedor final: 500.000 euros

2º: 200.000 euros

3º: 100.000 euros

4º: 70.000 euros

5º: 50.000 euros

6º: 25.000 euros

7º: 11.500 euros

8º: 7.600 euros

9º: 4.500 euros

10º: 3.800 euros

11 a 19: entre 3.000 e 1.100 euros

Restante do pelotão que terminar todas as etapas: 1.000 euros

 

Prêmios por etapas

Todas as etapas distribuem a mesma quantia em dinheiro, independentemente da dificuldade, tipo, dia ou qualquer outra distinção.

 

Vencedor: 11.000 euros

2º: 5.500 euros

3º: 2.800 euros

4º: 1.500 euros

5º: 830 euros

6º: 780 euros

7º: 730 euros

8º: 670 euros

9º: 650 euros

10º: 600 euros

11º-20º: entre 540 e 300 euros

 

Classificação por pontos

O vencedor da classificação da camisola verde no final do Tour recebe 25 mil euros, por cada etapa com a camisola verde o prêmio é de 300 euros, nos sprints intermediários o prémio é de 1.500 euros ao vencedor, 1.000 euros ao segundo e 500 euros ao terceiro.

 

Vencedor: 25.000 euros

2º: 15.000 euros

3º: 10.000 euros

4º: 4.000 euros

5º: 3.500 euros

6º a 8º: entre 3.000 e 2.000 euros

 

Classificação de montanha

O campeão da classificação da camisola das bolinhas será premiado com 25 mil euros, além da classificação geral de montanha, a organização estabeleceu diferentes prémios em função da dificuldade de cada subida, que também atribuirão diferentes pontos para a classificação geral de montanha.

O Tour França também oferece o prémio Henri Desgrange, que é concedido ao ciclista que primeiro superar a passagem mais alta da prova nesta edição será no Cime de la Bonette, a 2.802 metros, na etapa 19, de 5.000 euros, há ainda o prémio especial Souvenir Jacques Goddet, que é atribuído a quem escalar primeiro o Tourmalet, este ano, na etapa 14, também de 5.000 euros.

 

Vencedor: 25.000 euros

2º: 15.000 euros

3º: 10.000 euros

4º: 4.000 euros

5º: 3.500 euros

6º a 8º: entre 3.000 e 2.000 euros

 

Classificação de melhor jovem

A classificação da camisola branca, para menores de 25 anos, terá um prémio de 20.000 euros, para cada etapa com a camisola, o líder receberá 300 euros, e o melhor de cada etapa será premiado com 500 euros.

 

Vencedor: 20.000 euros

2º: 15.000 euros

3º: 10.000 euros

4º: 5.000 euros

 

Prêmio de combatividade

O prémio para o ciclista mais combativo em cada etapa será de 2.000 euros, o vencedor geral da categoria recebe 20.000 euros.

 

Classificação por equipas

Nesta classificação é somado o tempo acumulado dos três primeiros colocados de cada equipa em cada etapa, para cada etapa na liderança, o prémio é de 2.800 euros.

 

Equipa campeã: 50.000 euros

2º: 30.000 euros

3º: 20.000 euros

4º: 12.000 euros

5º: 8.000 euros

Vale lembrar que o ciclismo é um desporto coletivo e todo o prémio é dividido entre todos da equipa, incluindo mecânicos, massagistas e outros membros da equipa.

 

Tour de França 2024 etapa a etapa:

 

Etapa 1 – 29 de junho – Florença – Rimini – 206km

Etapa 2 – 30 de junho – Cesenatico – Bologna – 198,7km

Etapa 3 – 1º de julho – Piacenza – Torino – 230,5km

Etapa 4 – 2 de julho – Pinerolo – Valloire – 139,6km

Etapa 5 – 3 de julho – Saint-Jean-de-Maurienne – Saint-Vulbas Plaine de l’Ain – 177,4km

Etapa 6 – 4 de julho – Mâcon – Dijon – 163,5km

Etapa 7 – 5 de julho – Nuits-Saint-Georges – Gevrey-Chambertin – 25,3km (ITT)

Etapa 8 – 6 de julho -Semur-en-Auxois – Colombey-les-Deux-Églises – 183,4km

Etapa 9 – 7 de julho – Troyes – Troyes – 199km

 

8 de julho – descanso

 

Etapa 10 – 9 de julho – Orléans – Saint-Amand-Montrond – 187,3km

Etapa 11 – 10 de julho – Évaux-les-Bains – Le Lioran – 211km

Etapa 12 – 11 de julho – Aurillac – Villeneuve-sur-Lot – 203,6km

Etapa 13 – 12 de julho – Agen – Pau – 165,3km

Etapa 14 – 13 de julho – Pau – Saint-Lary-Soulan Pla d’Adet – 151,9km

Etapa 15 – 14 de julho – Loudenvielle – Plateau de Beille – 197,7km

 

15 de julho – descanso

 

Etapa 16 – 16 de julho – Gruissan – Nîmes – 188,6km

Etapa 17 – 17 de julho – Saint-Paul-Trois-Châteaux – Superdévoluy – 177,8km

Etapa 18 – 18 de julho – Gap – Barcelonnette – 179,6km

Etapa 19 – 19 de julho – Embrun – Isola 2000 – 144,6km

Etapa 20 – 20 de julho – Nice – Col de la Couillole – 132,8km

Etapa 21 – 21 de julho – Mónaco – Nice – 33,7km (ITT)

“Estreia do novo desafio da HMS Sports no triatlo”


HMSTriathlon Series: Superação e triunfo com Lidl Setúbal Triathon e Sines Triathon

 

Por: Rita Eustáquio

Fotos: HMS Sports | Walter Branco e Paulo A. Lopes

HMS Triathlon Series é a aposta da HMS Sports para 2024, uma competição que junta dois concelhos e dois eventos de triatlo: o Lidl Setúbal Triathlon e o Sines Triathlon. Superar para Triunfar é o mote da iniciativa que irá distinguir quem participar e concluir ambas as provas: hmstriathlonseries.pt

“Com o HMS Triathlon Series, queremos apostar na diferença e privilegiar os triatletas que têm estado ao nosso lado. Com o Lidl Setúbal Triathlon a cumprir a oitava edição e a estreia do Sines Triathlon em 2024, era o momento certo para lançar esta iniciativa, desenvolvendo uma ligação entre os eventos e permitindo que os triatletas se sintam desafiados ao longo do ano. Acredito que será uma competição interessante”, considera Hugo Miguel Sousa, CEO da HMS Sports.

 

SUPERAR PARA TRIUNFAR

 

O HMS Triathlon Series dirige-se aos triatletas que apreciem desafios. Os inscritos (inscrição individual) no Lidl Setúbal Triathlon e no Sines Triathlon que concluam os dois eventos ficam automaticamente aptos a participar na competição e poderão habilitar-se a classificações e prémios especiais.

A 14 de abril, o Lidl Setúbal Triathlon celebrou a oitava edição com mais de 1.250 triatletas que nadaram 1,9 km, pedalaram 90 km e correram 21,1 km, numa prova organizada pela HMS Sports em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal. A 29 de setembro, será a estreia do Sines Triathlon, com uma aposta diferente em termos de distâncias: 2 km de natação + 80 km de ciclismo + 18 km de corrida = 100 km. A prova tem início na Baía de Sines e termina na Avenida Vasco da Gama; é promovida pela HMS Sports com a Câmara Municipal de Sines e tem o apoio do Clube Vasco da Gama, OntriSports, GoldNutrition e Triatl3ta e OPraticante.pt.

 

PRÉMIOS ESPECIAIS

 

O somatório dos tempos efetuados no Lidl Setúbal Triathlon 2024 e no Sines Triathlon 2024 determinará a classificação do HMS Triathlon Series, ordenada do menor para o maior tempo acumulado. A HMS Sports disponibilizará a classificação geral (feminina e masculina), por escalões (age-groups) e ainda os melhores tempos dos segmentos de natação, ciclismo e corrida.

A 29 de setembro, na cerimónia de pódio do Sines Triathlon, serão entregues os troféus aos três primeiros classificados masculinos e femininos absolutos e aos atletas com melhor registo na natação, ciclismo e corrida no HMS Triathlon Series.

A organização vai distinguir os age-groups com oferta ou desconto na inscrição para a edição de 2025. Estes são os prémios para os escalões: 1º classificado masculino e feminino de cada escalão: Inscrição para Lidl Setúbal Triathlon 2025 e Sines Triathlon 2025; 2º classificado masculino e feminino de cada escalão: Inscrição para Lidl Setúbal Triathlon 2025 ou Sines Triathlon 2025; 3º classificado masculino e feminino de cada escalão: Desconto de 50€ na inscrição para Lidl Setúbal Triathlon 2025 ou Sines Triathlon 2025.

O HMS Triathlon Series é promovido pela HMS Sports, com o apoio da OntriSports, GoldNutrition e Triatl3ta.

Sítio Oficial: www.hmstriathlonseries.pt   

Fonte: HMS Triathlon Series

“Acompanhe todas as etapas da Volta à França do km 0 até à meta no Eurosport e na Max”


De 29 de junho a 21 de julho, o Eurosport e a Max emitem a totalidade das etapas em direto, duelos entre Vingegaard, Pogacar, Evenepoel e Roglic prometem animar a competição, João Almeida e Nélson Oliveira são os únicos portugueses em prova, a apresentação das equipas podem ser vista em direto esta quinta-feira

 

Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

De 29 de junho a 21 de julho realiza-se a 111.ª edição da Volta a França em bicicleta, a prova “Rainha” do ciclismo mundial e um dos eventos desportivos mais mediáticos do planeta. Ao longo de três semanas, os fãs deste desporto vão poder seguir, literalmente, toda a ação dos 3492 quilómetros do “Tour” no Eurosport e na MAX. Tanto o canal como a plataforma garantem uma cobertura sem rival, emitindo todos os dias a totalidade das etapas, do quilómetro zero até à meta. São mais de 100 horas de emissão, em direto, e com a análise de reputados especialistas internacionais como Jens Voigt e Alberto Contador.

Em Portugal, a equipa de comentadores é composta por Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici, José Azevedo e Gonçalo Moreira. Prepare-se para sentir o poder da Volta a França, uma das mais emocionantes competições de ciclismo do planeta, no Eurosport e na MAX!

Mas antes, os telespetadores vão poder conhecer as equipas em detalhe durante a apresentação, no evento que tem transmissão no Eurosport 1 e na MAX, esta quinta-feira, dia 27 de junho, a partir das 17:30H.

 

“GRAND DÉPART” EM ITÁLIA E FINAL EM NICE

 

Pela primeira vez o Tour arranca em Itália, mais precisamente em Florença e não termina em Paris, mas sim em Nice. Os três primeiros dias de ação reservam ao pelotão etapas com passagens por cidades como Rimini, Cesenatico, Bolonha, Plaisance e Turim onde a luta pela camisola amarela promete ser renhida. À quarta etapa, abandona-se o território italiano, saindo de Pinerolo em direção a Valloire, nos Alpes franceses, e enfrentando no trajeto três grandes montanhas, sendo a última, antes de descer para a meta, o mítico Col du Galibier.

Já nas estradas francesas, o pelotão encontra outros desafios como na 9.º etapa onde encontra estradas asfaltadas com gravilha. À volta de Troyes os ciclistas cumprem 32 quilómetros em “sterrato” como é conhecido este terreno pelos italianos. Mesmo com menos alta montanha, o percurso do Tour é duro para quem nele participa.

A sequência montanhosa chega nas últimas sete etapas. Na 14.ª,  os Pirenéus mostram o que de melhor têm, como o Tourmalet, Horquette d'Ancizan e Pla d'Adet. Na 15.ª cumpre-se a chegada a Plateau de Beille e na 19.ª etapa cruza-se a Cime de la Bonette, com uns anormais 2.802 metros de altitude. A 20.ª tirada apresenta ascensões clássicas do Paris-Nice, com chegada ao Col de la Couillole.

Para fechar o Tour discute-se um contrarrelógio entre o Mónaco e Nice, que está longe de ser plano. Esta edição do Tour passa por Itália, San Marino, Mónaco e França, ou seja, quatro estados.

 

DUELO DE CAMPEÕES ENTRE VINGEGAARD E POGACAR

 

Esta edição do Tour promete um duelo espetacular entre os últimos dois vencedores da prova: Jonas Vingegaard e Tadej Pogacar. O dinamarquês da Visma – Lease a Bike regressa ao Tour depois de ter sofrido uma grave queda durante ao País Basco, em abril, que o deixou fora de competição durante vários meses. No entanto, a forma do dinamarquês será uma incógnita, apesar de ter como objetivo conquistar o seu terceiro Tour consecutivo.

Já o esloveno da equipa UAE, que procura também o seu terceiro Tour, chega motivadíssimo após a conquista do Giro d’Italia no final de maio. No enanto, uma competição tão desgastante pode passar fatura nas pernas do esloveno. Qual dos dois levará a melhor este ano? Outros possíveis candidatos à conquista da camisola amarela são Remco Evenepoel e Primoz Roglic, ciclistas com títulos e provas dadas esta temporada.

 

OS PORTUGUESES NO TOUR

 

Entre o pelotão do Tour estarão apenas dois portugueses: João Almeida (UAE Team Emirates) e Nélson Oliveira (Movistar). Para Almeida esta é uma estreia no Tour, depois de nos últimos anos ter rolado no Giro e na Vuelta. Chega a França em boa forma depois de uma excelente participação na Volta à Suíça e terá como missão ajudar o seu líder de equipa Tadej Pogacar a conquistar o “Grand Boucle”. O esloveno sonha igualar a proeza de Marco Pantani, em 1998, e juntar as conquistas do Giro e Tour no mesmo ano. Já Oliveira rola no Tour pela oitava vez e não desiste de alcançar um triunfo numa etapa.

 

AS ETAPAS

 

Etapa 1 – 29 de junho – Florença – Rimini – 206km

Etapa 2 – 30 de junho – Cesenatico – Bologna – 198,7km

Etapa 3 – 1º de julho – Piacenza – Turim – 230,5km

Etapa 4 – 2 de julho – Pinerolo – Valloire – 139,6km

Etapa 5 – 3 de julho – Saint-Jean-de-Maurienne – Saint-Vulbas Plaine de l’Ain – 177,4km

Etapa 6 – 4 de julho – Mâcon – Dijon – 163,5km

Etapa 7 – 5 de julho – Nuits-Saint-Georges – Gevrey-Chambertin – 25,3km (Contrarrelógio Individual)

Etapa 8 – 6 de julho -Semur-en-Auxois – Colombey-les-Deux-Églises – 183,4km

Etapa 9 – 7 de julho – Troyes – Troyes – 199km

 

8 de julho – Dia de descanso

 

Etapa 10 – 9 de julho – Orléans – Saint-Amand-Montrond – 187,3km

Etapa 11 – 10 de julho – Évaux-les-Bains – Le Lioran – 211km

Etapa 12 – 11 de julho – Aurillac – Villeneuve-sur-Lot – 203,6km

Etapa 13 – 12 de julho – Agen – Pau – 165,3km

Etapa 14 – 13 de julho – Pau – Saint-Lary-Soulan Pla d’Adet – 151,9km

Etapa 15 – 14 de julho – Loudenvielle – Plateau de Beille – 197,7km

 

15 de julho – Dia de descanso

 

Etapa 16 – 16 de julho – Gruissan – Nîmes – 188,6km

Etapa 17 – 17 de julho – Saint-Paul-Trois-Châteaux – Superdévoluy – 177,8km

Etapa 18 – 18 de julho – Gap – Barcelonnette – 179,6km

Etapa 19 – 19 de julho – Embrun – Isola 2000 – 144,6km

Etapa 20 – 20 de julho – Nice – Col de la Couillole – 132,8km

Etapa 21 – 21 de julho – Mónaco – Nice – 33,7km (Contrarrelógio Individual)

Acompanhe toda a ação da 111.ª edição da Volta à França em bicicleta entre os dias 29 de junho a 21 de julho, em direto, no Eurosport e na MAX. 

Fonte: Eurosport

“47.ª edição Troféu Joaquim Agostinho 2024”


Quatro dias de ciclismo para homenagear Joaquim Agostinho

 

Por: Vasco Moreira

O Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho estará de volta à estrada entre 11 e 14 de julho. A 47.ª edição da prova, apresentada esta segunda-feira, será especial, uma vez que assinala os 40 anos do prematuro desaparecimento do histórico ciclista português.


A competição portuguesa de ciclismo que há mais anos consecutivos integra o calendário UCI irá percorrer um total de 520,2 quilómetros nas estradas da região oeste, distribuídos por um prólogo e três etapas em linha. A partida está agendada para 11 de julho, com o já tradicional prólogo na vila de Turcifal, um contrarrelógio individual de oito quilómetros com início às 15h.

No dia seguinte, o pelotão irá partir de Foz do Arelho, às 12h, para a primeira etapa em linha. A viagem de 171 quilómetros, com duas contagens de montanha de terceira categoria na fase inicial, tem chegada prevista para as 16h08 à Lourinhã. O grau de exigência aumenta na segunda etapa, uma tirada de 170,2 quilómetros entre Silveira (11h45), freguesia que viu nascer Joaquim Agostinho, e Torres Vedras (15h47). Os últimos 50 quilómetros serão disputados no circuito torriense que inclui as subidas do Varatojo e da Serra da Vila.


As decisões, no entanto, estão guardadas para o quarto e último dia de competição, na etapa rainha do 47.º Troféu Joaquim Agostinho. Serão 171 quilómetros, com partida em Atouguia da Baleia, às 11h30, rumo ao Alto de Montejunto, o ponto mais alto da região oeste, a 666 metros de altitude. Pelo meio, 10 contagens intermédias, incluindo cinco contagens de montanha, duas das quais de primeira categoria.


O pelotão da edição de 2024 vai contar com 19 equipas, seis das quais provenientes do estrangeiro. De Espanha, chegam as ProTeams Burgos-BH, Caja Rural-Seguros RGA e Equipo Kern Pharma, às quais se juntam a continental ARA Skip Capital, da Austrália, e duas equipas de clube: a Equipe de France Militaire (França) e a Seleção do Panamá.

A lista fica completa com as nove equipas continentais portuguesas - ABTF-Betão-Feirense, AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense, Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, Credibom-LA Aluminios-Marcos Car, Efapel Cycling, GI Group Holding-Simoldes-UDO, Rádio Popular-Paredes-Boavista, Sabgal-Anicolor e Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua - e com quatro equipas nacionais de clube - CCL-Matdiver-Anastácio Mendes & Mendes, Óbidos Cycling Team, Porminho Team Sub23 e Portos Windmob.


Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Mais de três centenas de participantes no 14.º Passeio Dia Um de Portugal em Guimarães”


O ciclismo de lazer voltou a percorrer as principais artérias da cidade de Guimarães em mais uma edição, a 14ª, do passeio comemorativo do Dia Um de Portugal, em que se celebra o aniversário da batalha de 24 de junho de 1128, pilar fundamental do início da nacionalidade.

As mais três centenas de participantes dividiram-se pelas duas opções, Mini Passeio / Passeio e Trilho de BTT, com a separação a ocorrer no Largo da República do Brasil, altura em que o Mini Passeio/Passeio se dirigiu para as principais ruas do Centro Histórico de Guimarães, enquanto a opção Trilho de BTT seguiu para o início do Monte do Cavalinho, onde se iniciou o Trilho propriamente dito.


As presenças dos convidados anunciados ao longo dos últimos dias permitiu trocas de impressões informais entre os participantes informais e os profissionais da atualidade como o Campeão do Mundo de Omnium, Iúri Leitão, o pistard e sprinter João Matias, o vimaranense e ciclista profissional José Mendes, ou antigas glórias como Delmino Pereira, Presidente de Federação Portuguesa de Ciclismo, que hoje deu um ar retro no equipamento da Recer-Boavista, bem como no capacete e bicicleta apresentada ou com Cândido Barbosa, antigo ciclista profissional, a exemplo de Tiago Machado, ambos que conseguiram agregar a cada um deles o cognome de “Ciclista do Povo”.


Na hora da partida para a jornada velocipédica na linha da frente concentraram-se o Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, Nélson Felgueiras, José Luís Ribeiro, Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo e Presidente Honorário da ACM, José Luís Galdamez e Mário Miranda, antigas glórias do ciclismo vimaranense e português, bem como os convidados anteriormente referidos, Delmino Pereira, Cândido Barbosa, Tiago Machado, Iúri Leitão, João Matias e José Mendes, bem como a formação Campeã do Minho de DHI, Bike House DH Team Guimarães.


As três centenas de participantes foram oriundos das mais diversas freguesias do concelho de Guimarães, muito pelo feriado municipal que se celebra no 24 de junho, não se tendo concentrado muitos participantes de outros concelhos precisamente por ser um dia normal de trabalho.

Em retrospetiva considera-se um balanço positivo para o Passeio de Bicicleta "Dia 1 de Portugal” e a festa do ciclismo de lazer, procurando aliar o desporto, a cultura e a história, o Passeio de Bicicleta "Dia 1 de Portugal", promovido pela ACM – Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, entre outras entidades, pretendeu incentivar a prática desportiva e a utilização da bicicleta como opção de mobilidade, para além de assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de junho de 1128) que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".

A iniciativa foi de participação gratuita, tendo os participantes recebido uma t-shirt oficial e participado no sorteio de diversos prémios oferecidos pelos parceiros do evento.


Nas edições anteriores a iniciativa integrou a programação de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, de Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto, foi o evento escolhido pelo Comité Olímpico de Portugal para assinalar o Dia Olímpico (2013), integrou o programa oficial das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa (2014), fez parte do programa do Centenário do Centro Juvenil de São José (2015) e do projeto de inclusão social desenvolvido em parceria pela CERCIGUI e o CNE - Corpo Nacional de Escutas (2015) e fez parte do programa comemorativos dos 120 anos da UVP / Federação Portuguesa de Ciclismo e em 2022 integrou as comemorações do Centenário do Vitória Sport Clube.

O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal conta, entre outros, com os seguintes apoios: Câmara Municipal de Guimarães, SEG 3 - Mediação de Seguros, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, POPP Agency, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Viamaris, Bike House, Desincoop, Enfcare - Serviços de Enfermagem, Lda., Auto Terror - Premium Automotive, Guimarpeixe, JopeDois e Programa Nacional "Ciclismo para Todos".

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

Ficha Técnica

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