quarta-feira, 22 de setembro de 2021

“Grupo Polisport tem 100 bicicletas de aprendizagem para oferecer a creches”


No âmbito das comemorações da Semana Europeia para a Mobilidade 2021, o Grupo Polisport não quis deixar de assinalar esta data potenciando a Bicicleta como um modo de transporte cada vez mais recorrente e seguro num contexto de mobilidade ativa. 

Acreditamos que se por um lado recorrer à Bicicleta como modo de transporte está dependente de inúmeros fatores como a distância a ser percorrida, o tempo disponível para o “commuting”, bem como as infraestruturas disponíveis, o saber andar de bicicleta é ainda uma das variáveis que carece de ser amplamente trabalhada em Portugal. 

As iniciativas governamentais recentemente lançadas no âmbito da Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável, ou o “Portugal a Pedalar 15x mais” realçam esta importância, e dão a conhecer os números ainda singelos de uso da bicicleta em Portugal. Ainda num estudo efetuado pela Federação Portuguesa de Ciclismo na Região de Lisboa e Vale do Tejo, mais de 50% dos alunos do 1º ciclo que participaram no rastreio prático para avaliar as suas capacidades não sabia andar de bicicleta. 


O contacto com a bicicleta desde tenra idade é um dos fatores fulcrais para desenvolver o ciclismo quer enquanto modalidade, quer enquanto um hábito recorrente dos portugueses. É nesse contexto que pretendemos fomentar esta prática junto dos mais novos, ofertando 100 bicicletas de aprendizagem às instituições do pré-escolar de Portugal, sejam elas de âmbito público ou privado.  

Esta ação, dará a possibilidade a centenas de crianças de, em contexto escolar, aprender a destreza necessária para saber andar de bicicleta desde muito cedo (a partir dos 2 anos) nomeadamente o equilíbrio. 


Adquiridas estas competências, as crianças facilmente conseguirão aprender a pedalar numa bicicleta convencional, evitando o recurso à utilização das tradicionais “rodinhas”, método por muitos ainda usado, mas que é incorreto para o processo de aprendizagem, sendo desaconselhado pois não contribui para aperfeiçoar o equilíbrio. 

A mobilidade ativa e a micro-mobilidade são vetores estratégicos de atuação no Road Map do Grupo Polisport, pelo que é com muito carinho e apreço que lançamos esta campanha em conjunto com a Federação Portuguesa de Ciclismo que possibilitará a 50 instituições a possibilidade de ter pelo menos 2 bicicletas de aprendizagem na sala de aula.

Submeter candidatura aqui: https://www.fpciclismo.pt/pagina/regulamento-52?utm_source=email&utm_medium=Egoi

Fonte: Polisport 

“UCI lança Mundial de ciclismo em gravilha em 2022”


Foto: Luk Benies / AFP

O desenvolvimento do ciclismo feminino foi outra das questões debatidas, com medidas para equivaler o salário mínimo para corredoras recentemente profissionais ao do World Tour feminino e Pro Tour (segundo escalão) masculino.

A União Ciclista Internacional anunciou hoje a criação de um Mundial de ciclismo em gravilha a partir de 2022, com a realização de um circuito mundial associado, dando relevo à especialidade entre as modalidades ‘cross country’.

Segundo o comunicado da UCI, a nova disciplina “combina elementos da estrada e do BTT, decorrendo maioritariamente em estradas de gravilha, em floresta, caminhos agrícolas e empedrado”.

Esta é uma das iniciativas propostas para 2022, entre elas um evento de teste para uma estafeta de ciclocrosse, nos próximos Mundiais, e também está a ser estudada a possibilidade de uma Taça do Mundo de ciclismo na neve.

O desenvolvimento do ciclismo feminino foi outra das questões debatidas, com medidas para equivaler o salário mínimo para corredoras recentemente profissionais ao do World Tour feminino e Pro Tour (segundo escalão) masculino.

Também foram aprovados os calendários para 2022 das várias disciplinas, com a adição da Volta à Romandia feminina na estrada como novidade anunciada para já, sendo dados a conhecer em outubro.

Foram ainda discutidas questões sobre o abuso e assédio no meio, além de aprovada a suspensão da Federação Mexicana de Ciclismo, devido à falta de transparência, bem como a extensão das medidas em função da pandemia de covid-19 até fevereiro de 2022.

Fonte: Sapo on-line

“Patrão de João Almeida volta a atacar: «Equipa feminina? Não sou nenhum centro social!»”


Patrick Lefevere não consegue ficar afastado das polémicas

 

Por: Record

Foto: Filipe Farinha

Patrick Lefevere não consegue definitivamente ficar afastado das polémicas. E a cada semana há uma nova. A mais recente surgiu quando questionaram o patrão da Deceuninck-Quickstep (a equipa onde corre João Almeida) sobre a possibilidade de a equipa belga seguir o exemplo de outras formações, como a Jumbo-Visma, Lotto Soudal, Movistar, Trek-Segafredo, BikeExchange, Team DSM, FDJ e Cofidis, e lançar uma equipa feminina.

"Quando tivermos boas ciclistas na Bélgica... Não teria de ser uma equipa tipicamente belga, mas infelizmente não as vejo, infelizmente. A Jolien D'hoore parou. A Anna van der Breggen parou. Só sobra a Van Vleuten, mas está na Movistar. Gosto da dinamarquesa Cecilie Uttrup Ludwig, é engraçada e também muito boa", começou por dizer em conversa no 'sportcast' do Het Laatste Nieuws.

Logo aí esqueceu-se de Lotte Kopecky, quarta na prova de fundo dos Jogos Olímpicos, mas também vencedora de várias provas, como o Lotto Belgium Tour ou o Le Samyn Dames, mas a verdade é que os enganos se seguiram pouco depois e foi aí que saiu a frase da polémica. Isto quando abordou a Brugge-De Panne, ao dizer que nenhuma belga chegou no grupo da frente, isto quando D'hoore e Kopecky foram terceira e quartas, respetivamente. "Se um grupo foge na De Panne e não há nenhuma belga lá... Com todo o respeito, não sou nenhum centro social", atirou o chefe da equipa belga.

Fonte: Record on-line

“Victor Mariño e Sara Ferreira foram os mais velozes no 6.º BTT DHI Moto Galos”


O espanhol Victor Mariño (X Bikes CC) e Sara Ferreira (Maiatos) foram os vencedores em Elites do 6.º BTT DHI Moto Galos, terceira e penúltima etapa do Campeonato do Minho de BTT DHI – CISION que se disputou no Monte do Facho, em Barcelos.

Promovida pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Clube Moto Galos de Barcelos, o 6.º BTT DHI Moto Galos realizou-se sob todas as condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).


Na categoria de elites, Victor Mariño (X Bikes CC) impôs-se na descida final do Monte do Facho, concluindo o percurso com o tempo de 1:57:034m. O ciclista espanhol, que obteve o 10.º melhor tempo na manga de qualificação, surpreendeu toda a concorrência ao retirar mais de 18 segundos ao registo da primeira descida e assegurou a vitória na terceira prova do Campeonato do Minho de BTT DHI - Cision. Na segunda posição ficou André Agostinho Ferreira (individual) e o vimaranense Pedro Fernandes (individual) foi terceiro classificado. Sara Ferreira (Maiatos) assegurou o triunfo em Elites femininas no 6.º BTT DHI Moto Galos.


Rui Freitas (individual) foi o melhor corredor da categoria de juniores, obtendo o melhor tempo nas descidas de qualificação e de classificação, enquanto Diogo Pereira (Bike House DH Team/Guimarães) foi o segundo e o seu colega de equipa Luís Cunha, apesar de aparatosa queda, terminou em terceiro.

Em cadetes a vitória foi para Nuno Bentes (BTT Pandilhas a monte), enquanto Diogo Cunha (Desportivo Jorge Antunes) foi segundo e Adrian Lopez (Kamikazes CD) subiu ao terceiro lugar do pódio.


Vítor Emanuel Soto Maior (individual) venceu em master 30, deixando Manuel Bessa (BTT Pandilhas a Monte) e Jorge Afonseca (AXPO/Firstbike Team/Vila do Conde) nos restantes lugares do pódio.

Em master 40, Ricardo Soares (Bike House DH Team/Guimarães) venceu o 6.º BTT DHI Moto Galos e, ao vencer as três provas disputadas, já conquistou o título de Campeão do Minho de BTT DHI 2021. Na segunda posição ficou António Cunha (Desportivo Jorge Antunes) e João Gomes (BTT Enduro Terras de Bouro) foi terceiro.

António Sousa (BTT Enduro Terras de Bouro) foi o melhor entre os masters 50 e Pedro Oliveira (individual) entre os masters 60.


Na categoria de escolas, Duarte Ribas (Bike House DH Team/Guimarães) ganhou em juvenis, deixando nos lugares imediatos os seus colegas de equipa Diogo Rodrigues e Francisco Ribeiro.

Em infantis, Ezequiel Sanchez (5Th Pine MTB Team – Clube) subiu ao primeiro lugar do pódio, enquanto Afonso Soares (Bike House DH Team/Guimarães) foi segundo.

Na vertente Open, José Pinto (BTT Pandilhas a Monte) foi o mais rápido, enquanto Tiago Silva (BTT Enduro Terras Bouro) foi segundo e João Araújo (individual) terceiro.

Por equipas, a Bike House DH Team/Guimarães voltou a triunfar e soma três vitórias consecutivas no Campeonato do Minho de BTT DHI - Cision, enquanto o Desportivo Jorge Antunes terminou o 6.º BTT DHI Moto Galos no segundo lugar e o BTT Pandilhas a Monte em terceiro.


 

Rui Freitas - Vencedor em juniores

 

Ao somar em Barcelos a segunda vitória no Campeonato do Minho, Rui Freitas mostrou-se muito satisfeito e explicou que “na primeira descida consegui fazer quarto à geral, que era o meu grande objetivo, mas tive um problema na bicicleta e na segunda manga foquei-me apenas em fazer a descida e acabei por vencer”, disse Rui Freitas. Sobre a vitória na categoria de juniores referiu que “é muito importante ganhar as corridas, ainda mais porque não pontuei na prova da Penha devido a uma lesão. Agora o objetivo passa por conquistar o maior número de pontos para conquistar a camisola de Campeão do Minho”.

 

Ricardo Soares já conquistou o Campeonato do Minho em master 40

 

Ricardo Soares (Bike House DH Team/Guimarães) somou a sua terceira vitória no Campeonato do Minho de BTT DHI - CISION, e assegurou a conquista do título de Campeão do Minho de master 40, no ano em que regressou à competição.

“Estive parado seis anos, regressei agora à competição para acompanhar o meu filho, que está nos infantis, e tenho conseguido vencer as provas no meu escalão. Também me sagrei Campeão Nacional de Master 40 e está a ser uma época excelente”, disse Ricardo Soares.

 

Pedro Sousa, Presidente da Associação Clube Moto Galos de Barcelos

 

Fazendo um balanço muito positivo do regresso do Downhill ao Monte do Facho, Pedro Sousa, presidente da Associação Clube Moto Galos de Barcelos, referiu que, apesar da pandemia e na inexistência de provas nessa altura, “a equipa de DHI do Moto Galos nunca esteve parada e continuou a fazer a manutenção da pista e a ter aqui muitos atletas a treinar”.

“Agora conseguimos regressar à organização de uma prova de DHI e correu tudo muito bem. O dia esteve com as condições ideais para a prática da modalidade e conseguimos tirar proveito da chuva que se fez sentir durante a semana e que anulou o pó. O percurso também estava em excelentes condições e penso que assistimos a uma corrida de grande nível. Atletas e público levam daqui grandes recordações e com vontade de voltar”, disse Pedro Sousa.

Contava ter aqui tantos atletas? “Nós temos sempre expetativas altas, mas o que é certo é que este ano ultrapassamos as duas últimas edições em termos de número de participantes. Foi excelente e dá-nos alento para continuar e penso que é um sinal de que a modalidade está em crescimento”, afirmou o dirigente.

O 6º BTT DHI Moto Galos teve o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, Carbonwork.pt (Carbon Work - Carbon Repair & Bikeshop), Pirâmide - Contabilidade e Seguros, AZ Negócios - Internet e Multimédia, Arrecadações da Quintã, POPP Design, Navega Rías Baixas, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, SportChip, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia e Bike - Tudo sobre o mundo do BTT.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

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