quarta-feira, 26 de maio de 2021

“Volta a Espanha de 2022 recupera partida em Utrecht”


Diretor da Vuelta sublinha que os Países Baixos "são uma garantia de sucesso a nível organizativo"

 

 Por: Lusa

Foto: EPA

A Volta a Espanha de 2022 vai partir da cidade holandesa de Utrecht, que deveria ter recebido o arranque da Vuelta em 2020, antes da alteração do percurso devido à pandemia, anunciou esta quarta-feira o diretor da corrida.

Javier Guillèn manifestou-se satisfeito com "o regresso aos Países Baixos", depois de a edição de 2020, que tinha três etapas previstas em solo holandês, "um país basilar do ciclismo", entre as quais a partida em Utrecht, ter sido fortemente condicionada pela pandemia de covid-19.

"Os Países Baixos são uma garantia de sucesso a nível organizativo e não tenho qualquer dúvida que, não obstante a complexidade da situação atual, seremos capazes de promover um evento seguro e bem-sucedido", assinalou o diretor da Vuelta, que passou pela última vez por aquele país há 13 anos.

A edição de 2022 recupera o que estava previsto para 2020, com Utrecht a marcar o arranque da corrida, com um contrarrelógio por equipas, e a servir de meta da segunda etapa, com partida em 'S-Hertogenbosch, enquanto a terceira tirada tem partida e chegada em Breda.

A 77.ª edição da Vuelta vai ser a segunda a partir dos Países Baixos, depois de Assen, em 2009, e a quarta do estrangeiro, uma vez que também já teve partida em Lisboa, em 1987, e em Nîmes, em 2017.

Fonte: Record on-line

“Alemanha desiste de participar nos Europeus de ciclismo de pista na Bielorrússia”


Decisão deve-se ao sequestro pelas autoridades de um avião que transportava um adversário do regime político

 

Por: Lusa

A Federação Alemã de Ciclismo anunciou esta quarta-feira a retirada da sua seleção dos Europeus de pista, previstos para junho, na Bielorrússia, após o sequestro pelas autoridades deste país de um avião que transportava um adversário do regime político.

Em comunicado, a federação alemã informou já ter contactado a União Europeia de Ciclismo (UEC), após os acontecimentos do fim de semana, tendo "deixado claro que, nas atuais circunstâncias, a participação da equipa nacional não é possível" e pedindo "uma solução alternativa".

A UEC deve decidir na quinta-feira, dia 27, se mantém a competição de apuramento para os Jogos Olímpicos Tóquio'2020, e que deverá decorrer entre 23 e 27 de junho, na Bielorrússia.

No passado domingo, as autoridades bielorrussas detiveram o jornalista Roman Protasevich, depois de o presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, ter ordenado que um voo da companhia aérea Ryanair, que fazia a ligação entre Atenas e Vilnius, fosse desviado para o aeroporto de Minsk.

A Bielorrússia atravessa uma crise política desde as eleições de 9 de agosto de 2020, que, segundo os resultados oficiais, reconduziram o Presidente, Alexander Lukashenko, no poder há mais de duas décadas, para um sexto mandato, com 80% dos votos.

A oposição denunciou a eleição como fraudulenta e reivindicou a vitória nas presidenciais.

Desde então, o país testemunhou uma vaga de protestos populares para exigir o afastamento de Lukashenko, manifestações conduzidas pela oposição que têm sido reprimidas com violência pelas forças de segurança da Bielorrússia.

Fonte: Record on-line

“Espanhóis sem dúvidas: «João Almeida demonstra que Lefevere e Deceuninck cometeram um grande erro»”


Jornal espanhol 'Marca' analisa etapa 17 do Giro'2021 e não poupa elogios ao português

 

Por: Record

Foto: Reuters

A polémica em torno das opções táticas da Deceuninck-Quick Step neste Giro'2021 parece já estar para trás, agora que João Almeida mostrou em definitivo que é o mais forte da equipa belga no momento - o seu 8.º posto assim o 'denuncia' -, mas a verdade é que o tema continua a dar que falar.

Esta quarta-feira, depois de o português ter sido segundo na etapa 17, o jornal 'Marca' puxa novamente pelo tema e com um título que não deixa margem para dúvidas: "Almeida demonstra que Lefevere e a Deceuninck cometeram um grande erro".

Na sua análise, o jornal espanhol considera que este não era o Giro indicado para Remco Evenepoel ser o chefe de fila da equipa belga, algo que até o diretor Patrick Lefevere tinha assumido, e deixa claro que, se dúvidas existiam da superior capacidade de Almeida, elas ficaram dissipadas esta tarde.

"Esta quarta-feira, na etapa mais montanhosa até ao momento no Giro, João Almeida demonstrou que a sua liderança em 2020 não foi ao acaso e que, sem dúvida, era o homem mais forte da Deceuninck para lutar pela vitória".

"O português, já livre de trabalhar para Evenepoel, foi o mais forte na subida a Sega di Ala, até sobre Simon Yates, que lançou um ataque final a Bernal, e se a etapa tivesse mais um quilómetro teria apanhado o fugitivo Dan Martin.

Quarto no último Giro, já é oitavo na geral e está a quatro minutos do pódio. Parece impossível, mas se o conseguir... poderia dizer-se que estava aqui para ganhar a prova se um grande ciclista como Evenepoel tivesse trabalhado para ele. Lefevere e Deceuninck, provavelmente pela primeira vez, cometeram um grande erro", concluiu o artigo de análise à etapa do dia, ganha por Dan Martin com 13 segundos de avanço para o português.

Já Remco, a título de curiosidade, foi somente 132.º na etapa, a 36.28 do vencedor, tendo caído na geral para 27.º, uma posição abaixo de... Nélson Oliveira. Note-se que o ciclista belga foi um dos afetados por uma queda numa das descidas da etapa, algo que acabou por condicionar a sua performance, mas também a de Giulio Ciccone ou de Vincenzo Nibali.

Fonte: Record on-line

“Giro: João Almeida em segundo lugar na 17.ª etapa, ganha por Dan Martin”


Por: SIF // RPC

O irlandês Dan Martin (Israel Start-Up Nation) venceu hoje a 17.ª etapa da Volta a Itália em bicicleta, com o português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) a terminar no segundo lugar e a subir a oitavo na classificação geral.

Martin, de 34 anos, cumpriu os 193 quilómetros entre Canazei e Sega di Ala em 4:54.39 horas, batendo o ciclista português por 13 segundos, enquanto o britânico Simon Yates (BikeExchange) foi terceiro na etapa, a 30.

Na geral, o colombiano Egan Bernal (INEOS) segue na liderança, mas perdeu tempo para alguns dos favoritos à vitória final, com o italiano Damiano Caruso (Bahrain-Victorious) no segundo posto, a 2.21 minutos, e Yates no terceiro, a 3.23. João Almeida subiu duas posições, para o oitavo posto, a 8.45 do camisola rosa.

Na quinta-feira, a 18.ª etapa liga Rovereto a Stradella, em 231 quilómetros, com várias subidas não categorizadas e uma de quarta categoria, na parte final do dia.

Fonte: Lusa

“No âmbito do Fundo Ambiental EMEL assina contratos de financiamento das novas ciclovias intermunicipais”


Por: Maria Teresa Loureiro

A EMEL assina hoje os contratos de financiamento das novas ciclovias intermunicipais, no âmbito do Fundo Ambiental, numa cerimónia que decorre na Estação de Metro do Senhor Roubado, às 10h00, e conta com a presença do Presidente da Empresa, Luís Natal Marques, e do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes.

A Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento irá ser responsável pela construção de 5.572 metros de ciclovias, que irão ligar Lisboa a Odivelas, Amadora, Moscavide, Sacavém e Algés, num investimento de 2.750.347 Euros, que contará com 650.716 Euros de financiamento do Fundo Ambiental:

 

Lisboa (Lumiar) – Odivelas: Com uma extensão de 2.130 metros;

Lisboa (Benfica) – Amadora: Com uma extensão de 5.350 metros;

Lisboa (Olivais) – Moscavide: Com uma extensão de 1.392metros;

Lisboa (Parque da Nações) – Sacavém: Com uma extensão de 1.026 metros;

Lisboa (Restelo) – Algés: Com uma extensão de 9.992 metros.

 

Com a construção destas cinco ciclovias intermunicipais, que se prevê estarem prontas até ao final de 2022, a EMEL pretende reforçar a promoção do uso da bicicleta como uma forma de mobilidade prática e segura em meio urbano, sobretudo em deslocações pendulares e em complementaridade à oferta de transpores públicos, privilegiando as ligações que atingem o maior número de pessoas.

Fonte: EMEL

“Ana Santos vence em Mazarres e Elena Lloret conquista o pódio em Elda”


No passado domingo, realizaram-se dois testes em diferentes pontos da península com a participação da Equipa de Fábrica de X-Sauce

 

Por: David Simó

Fotos: Irene Morales e Ruben Godinho

Um deles foi o XCO Internacional de Mazarres, 3.º teste da categoria UCI C2 taca de Portugal, onde Ana Santos conseguiu a vitória absoluta. De acordo com as suas próprias declarações: "uma corrida disputada do início ao fim, onde nas duas últimas voltas houve ataques sucessivos, até que nas duas últimas subidas consegui fazer a diferença necessária para a vitória".


Elena Lloret, por seu lado, representou a equipa em Elda, onde realizou a 3ª prova do Superprestigio por MAIS RÁPIDO MTB também da categoria UCI C2.

Elena "tentou sair da chuva não arriscando muito, mas no final a chuva mais um circuito de rocha, é divertido assegurado. Sempre tive a terceira posição à vista, mas não consegui alcançá-la, por isso decidi manter o quarto lugar e terminar nesta posição.

Fonte: SOLUÇÕES MULTIDEPORTE S.L.



“Remco Evenepoel promete ajudar João Almeida na reta final do Giro”


Belga caiu na geral e garante que vai trabalhar para o português esta semana

 

Por: Alexandre Reis

Foto: Getty Images

O melhor do Giro ainda está para vir. A corrida cumpriu ontem um dia de descanso, na véspera de mais uma etapa de alta montanha, e o top 10 João Almeida ainda tem muito para se mostrar, agora que é o chefe de fila da Deceuninck-Quick-Step. A queda na geral de Remco Evenepoel, agora 19º a 28,07 minutos do colombiano Egan Bernal (camisola rosa), deixa o ciclista português com liberdade para atacar e com promessas de ter o belga como seu fiel escudeiro, depois de muito o ter ajudado.

“Estou feliz pelo João, ele trabalhou muito por mim nos últimos dias e merece estar entre os 10 primeiros, por isso vamos ajudá-lo nas próximas etapas para que continue lá”, prometeu Remco Evenepoel, ainda antes da 17ª etapa (hoje), que liga Canazei a Sega di Ala (193 km), com um final em alto de 1ª Categoria.

Com este novo cenário, João Almeida, 4º no Giro’2020, numa edição onde andou 15 dias com a camisola rosa, poderá subir alguns lugares na geral, dadas as boas capacidades como trepador e no contrarrelógio, agendado para a 21ª e última tirada.

Entretanto, a organização da Volta a Itália aceitou ontem o pedido do governo para alterar o percurso da 19ª etapa – deverá ser reduzida em 10 km –, evitando passar em Mottarone – tinha uma contagem de 1ª Categoria –, onde 14 pessoas morreram devido à queda de uma cabina de teleférico, após quebra de um cabo.

Quanto à pandemia, os 592 testes PCR realizados aos ciclistas e staff das equipas deram todos negativos. Em 2020, Jumbo-Visma e Mitchelton-Scott tiveram de abandonar a corrida devido a testes positivos à Covid.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com