quinta-feira, 22 de abril de 2021

“Volta à Colômbia, vence contrarrelógio no Mirante de Chipre, com Juan Pablo Suarez a ser novo líder”


Por: José Morais

Foto: Federação Colombiana Ciclismo

A Equipa Medellín dominou o contrarrelógio na sexta etapa da Volta à Colômbia, a vitória foi para Brayan Sánchez que foi o mais forte, com a camisola laranja de líder a sair de Yesid Pira da Liro Alcaldía la Veja, e a ser envergada por Juan Pablo Suárez da EPM, o novo líder da prova.

O ciclista da Equipa Medellín assinou a vitória com o tempo de 41.45, batendo o seu companheiro de equipa Oscar Sevilla da Team Medellin por apenas 6 segundos, e Aldemar Reyes da EPM-Scott por 8 segundos, numa vitória bem vibrante, com os tempos de Medellín a serem grandes num dia muito exigente de contrarrelógio, entre Chinchiná, Cenicafé e Manizales, Mirador de Chipre, num percurso de 19.8 quilómetros, com uma classificação geral muito apertada.   

No final, a classificação geral mudou, com o novo líder a ser Juan Pablo Suárez da EPM-Scott, estando empatado com José Tito Hernández da Equipe Medellín, enquanto Yesid Pira da Liro Alcaldía la Veja, é agora o terceiro com 9 segundos.

Esta sexta-feira será realizada a sétima etapa em linha entre Manizales – Alto de Letras r Ladybug, com mais de 118,8 quilómetros.

“Federação Portuguesa de Ciclismo e Cofina assinam protocolo para divulgação da modalidade”


Foto: FPC

A Federação Portuguesa de Ciclismo e a Cofina Media assinaram hoje, em Lisboa, um protocolo de colaboração, visando a divulgação da modalidade nos diferentes meios daquele grupo, com destaque para a CM TV e para os jornais diários Correio da Manhã e Record.

“O ciclismo tem uma ligação umbilical aos órgãos de comunicação social, responsáveis, em todo o mundo, pela criação e divulgação de alguns dos maiores eventos globais da modalidade. Atualmente, além de ser um magnífico espetáculo desportivo, o ciclismo tem um impacto importante noutras áreas, como o turismo e a mobilidade ativa sustentável. A parceria com a Cofina permitirá que, através dos diferentes meios do grupo, o ciclismo tenha divulgação nas suas vertentes de competição, turística e social”, afirma o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira.

Um dos momentos fortes da parceria acontece já com a Volta ao Algarve. A corrida ProSeries, que se disputa entre 5 e 9 de maio, terá transmissão em direto dos últimos 90 minutos de cada etapa na CM TV, que se junta à Eurosport 1 na emissão em direto da prova.

A CM TV fará também reportagens em direto nos locais de partida e de chegada das cinco etapas. O Record e o Correio da Manhã, jornais oficiais da Volta ao Algarve, farão uma cobertura destacada da prova, contribuindo para um retorno mediático dos patrocinadores da corrida e das equipas e para a visibilidade dos corredores e das localidades algarvias.

O protocolo hoje assinado não se fica pela Volta ao Algarve. Existe o compromisso de os órgãos de comunicação social da Cofina divulgarem as principais competições nacionais, de diferentes vertentes do ciclismo. Esse acompanhamento será feito nos jornais do grupo, mas também com notícias a emitir na CM TV a partir dos vídeos de resumo das corridas cedidos pela Federação Portuguesa de Ciclismo.

Esta cobertura da modalidade terá um enfoque especial nos Campeonatos Nacionais e nas provas pontuáveis para a Taça de Portugal, podendo, no entanto, ser alargada a outros eventos dos calendários nacionais.

"Tudo isto faz sentido. O ciclismo é uma modalidade que está muito próxima das populações", considera Luís Santana, administrador do Grupo Cofina Media.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Rúben Guerreiro sobe a 8.º da geral em etapa ganha por Bilbao”


Ciclista espanhol venceu a quarta tirada da Volta aos Alpes

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

Pello Bilbao (Bahrain-Victorious) venceu esta quinta-feira a etapa rainha da Volta aos Alpes, subindo à segunda posição da geral, liderada pelo britânico Simon Yates (BikeExchange) e na qual o português Ruben Guerreiro (Education First-Nippo) é oitavo.

Num final emocionante, Bilbao alcançou Yates e Aleksandr Vlasov (Astana), que se tinham destacado na última dificuldade dos 168,6 quilómetros entre Naturns e Pieve di Bono, e bateu os seus dois adversários ao sprint, com o trio a cortar a meta com o tempo de 4:39:42 horas.

Yates e Vlasov pareciam lançados para o triunfo na quarta etapa, depois de terem passado isolados em Castel Condino, mas o basco, pelo segundo dia consecutivo, deu um 'show' a descer, alcançando o duo da frente e impondo-se num final renhido, em que desviou ligeiramente a trajetória para impedir a ultrapassagem do líder da geral.

Graças à prestação desta quinta-feira, Bilbao subiu ao segundo lugar da classificação individual, a 58 segundos do britânico da BikeExchange, com Vlasov a completar o pódio, a 01.06 minutos.

O português Ruben Guerreiro, em excelente forma no pré-Giro, onde irá defender a camisola da montanha conquistada no ano passado, foi sétimo na etapa, a 01.16 minutos, e subiu um lugar na geral, sendo agora oitavo, a 3:12 minutos de Yates.

Outro dos destaques da jornada foi a presença na fuga do dia de Chris Froome (Israel Start-Up Nation): discreto durante toda a temporada, o quatro vezes vencedor da Volta a França foi apanhado a 18 quilómetros do final, depois de ter passado na frente as duas primeiras montanhas do dia.

A quinta e última etapa da Volta aos Alpes decorre nesta sexta-feira, entre Valle del Chiese Idroland e Riva del Garda, no total 120,9 quilómetros.

Fonte: Record on-line

“Tóquio'2020: Últimos pódios Mundiais presentes na Taça do Mundo de triatlo de Lisboa”


Prova agendada para 23 de maio

 

Foto: DR

Os triatletas medalhados no Mundial de 2020 vão marcar presença na Taça do Mundo de Lisboa, em 23 de maio, incluindo o português Vasco Vilaça, vice-campeão em Hamburgo, na Alemanha.

Os franceses Vincent Luis, bicampeão do mundo, e Léo Bergere, bronze, vão disputar a prova lisboeta, que vai contar com a presença, na competição feminina, da britânica Georgia Taylor-Brown, de Flora Duffy, das Bermudas, e da alemã Laura Lindemann, primeira, segunda e terceira classificadas no último campeonato do mundo.

Além de Vasco Vilaça, também Ricardo Batista e Melanie Santos constam na lista de inscritos para as provas individuais, a serem disputadas na distância olímpica, de 1,5 quilómetros de natação, 40 de bicicleta e 10 a correr.

A Taça do Mundo de Lisboa, que conta sobretudo para os rankings mundial e de qualificação, é antecedida da prova de qualificação olímpica de estafetas mistas, no dia 21 de maio, quando cada um dos quatro atletas cumprirá 300 metros a nadar, sete quilómetros a pedalar e 1,8 a correr.

A seleção portuguesa é uma das 16 inscritas na prova, cuja presença no pódio garante a presença na estreia da competição de estafetas nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, mas também nas provas individuais, desde que os triatletas ocupem um dos 138 primeiros lugares do ranking de qualificação, que encerra em 14 de junho.

João Silva, nono em Londres2012 e 35.º no Rio2106, João Pereira, quinto no Rio2016, podem assegurar novas presenças em Jogos Olímpicos, juntamente com as estreantes Melanie Santos e Gabriela Ribeiro, sendo que Vasco Vilaça e Helena Carvalho também integram o projeto olímpico.

Numa hierarquia que não é atualizada desde 05 de maio de 2020, João Pereira e João Silva são os mais bem classificados na qualificação olímpica, nos 22.º e 26.º lugares, respetivamente, seguido de Vasco Vilaça (106.º), enquanto Melanie Santos é a número um nacional (44.), à frente de Helena Carvalho (128.º) e Gabriela Ribeiro (200.º). Nas estafetas, Portugal ocupa o 17.º posto.

A Taça do Mundo integra o programa de Lisboa Capital Europeia do Desporto.

Fonte: Record on-line

“Triatlo ações de Formação Contínua 2021”


A FTP promove um conjunto de ações de formação contínua para profissionais ligados à área do Triatlo.

Ação de Formação: Treino de Natação de Águas Abertas – uso do fato isotérmico

Data: 1 de maio 2021, 14h30 – 17h30

Local: Barragem de Campilhas

Unidades de Crédito: 0,6 UC

Valor de inscrição: 5€

Formador: Sérgio Santos

O treino de natação de águas abertas tem uma especificidade própria. Mais do que nadar, há que ter em consideração as condições do plano de água, o equipamento necessário e a experiência dos triatletas para que o treino seja adequado e seguro. Nesta ação de formação, com componente prática, pretendemos abordar estes conteúdos.

Inscrições Natação Águas Abertas

Ação de Formação: Mecânica da Bicicleta para professores e treinadores de Triatlo

Data: 8 de maio 2021, 9h-12h

Local: Pista Municipal Prof. Moniz Pereira (Lumiar)

Unidades de Crédito: 0,6 UC

Valor de inscrição: gratuito

A manutenção e reparação das bicicletas é por vezes uma limitação à prática da atividade desportiva nas escolas e clubes de Triatlo. Esta formação pretende dotar os treinadores e professores de competências que lhes permitam resolver pequenas avarias e apostar a longo prazo na manutenção do material de ciclismo.

Inscrições Mecânica da Bicicleta para treinadores e professores de Triatlo

Ação de Formação: Uso do Desfibrilhador Automático Externo

Data: 15 de maio de 2021, 9h-17h,

Local:

Unidades Crédito: 1,4 UC

Valor de inscrição: 5€

A reanimação cardiorrespiratória pode ser potenciada se tiver o uso do Desfibrilhador Automático Externo. A Federação de Triatlo de Portugal, em parceria com a Blue Ocean Medical, vem promover uma importante ação de formação que procura formar os seus treinadores no Suporte Básico de Vida com uso do DAE.

Pelo elevado custo, para a FTP, desta formação teremos de seriar os formandos da seguinte forma:

– Diversidade regional dos formandos, assegurando a possibilidade de uso do DAE na totalidade do quadro competitivo;

– Máximo de um treinador por clube filiado na FTP;

– Treinadores que já integraram as seleções nacionais de Triatlo.

Inscrições uso do Desfibrilhador automático Externo

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Triatlo/Campeonato Nacional de Clubes Estafetas Mistas 2021”


Campeonato Nacional de Clubes Estafetas Mistas marcou o regresso ao calendário nacional.

O regresso ao Campeonato Nacional realizou-se no dia 18 de abril, no I Triatlo Quinta do Lago, com a espetacular prova de equipas mistas.

Os atletas demonstraram toda a sua vontade de competir respondendo em massa num evento que cumpriu as regras de segurança da DGS e da Federação de Triatlo de Portugal.

Inscreveram-se 46 equipas, onde participaram todos os grupos de idade, num verdadeiro ambiente de festa que animou a Quinta do Lago, local que recebeu a prova.


O Outsystems Olímpico de Oeiras, que participou com 12 equipas – 5 elites e 7 age groups- ganhou a competição, alcançando o título de bicampeão nacional com 01:26:39.

A estafeta mista vencedora foi constituída por Maria Tomé, Alexandre Montez, Helena Paula Carvalho e Miguel Tiago Silva, atletas de nível internacional e que estiveram todos muito fortes do princípio ao fim da competição. Luís Almeida, responsável do Olímpico, diz que ‘houve uma preparação prévia realizada em estágio, onde foi simulado o trabalho em equipa, o que contribuiu para alcançar este resultado’. Para a próxima prova, caso tudo corra como previsto, «levaremos uma equipa forte para lutar pelo pódio da Taça de Portugal».


Para além conquista de títulos, obviamente importante, Luís Almeida destaca igualmente os feitos dos outros atletas, já que o clube conseguiu estar representado em todos os pódios, desde benjamins até veteranos. O responsável da equipa do olímpico refere também que ‘estão no clube crianças desde os 7 anos até seniores com 68, tendo-se conseguido nesta prova um leque muito grande e variado de atletas, situação que vai ao encontro dos objetivos extra títulos: formar os mais novos e treinar pessoas de todas as idades para que se alargue o número de participantes em provas nacionais.’


Na segunda posição com uma boa prova ficou o Sporting Clube de Portugal, com Inês Oliveira, Hugo Figueiredo, Jeanne Lehair e João Mansos com a marca de 01:29:16.

O CNATRIL Triatlo fechou o pódio das equipas com a participação da Raquel Rocha, do João Francisco Ferreira, Ana Filipa Santos e José Estrangeiro com o tempo de 01:32:32.

A FTP a retoma do calendário está a ser realizada com o máximo de profissionalismo possível, deixando um agradecimento aos clubes, atletas e toda a família do Triatlo o empenho demonstrado na resposta massiva à chamada competitiva.

Veja as classificações aqui: Resultados - Federação de Triatlo de Portugal (federacao-triatlo.pt)

Fonte: Federação Triatlo Portugal


“Tadej Pogacar frustrado: «Tivemos falsos positivos e depois três negativos»”


Ciclista da Emirates UAE reagiu à ausência da equipa na Flèche Wallonne

 

Por: Alexandre Reis

• Foto: Getty Images

O ciclista esloveno Tadej Pogacar, de 22 anos, descarregou a sua frustração nas redes sociais por a Emirates UAE ter sido excluída, por causa de casos de Covid-19, da Clássica Flèche Wallonne, corrida ontem na Bélgica.

"Todos demos resultados negativos e não corremos na Flèche Wallone. Tivemos falsos positivos, mas depois tivemos três resultados negativos", esclareceu o vencedor do Tour (2020), Tirreno-Adriático (2021) e Algarvia (2019), entre outros sucessos.

Com Rui Costa, especialista em clássicas e antigo campeão mundial, escalado, os problemas surgiram porque o ciclista italiano Diego Ulissi e um membro do staff da equipa testaram positivo na véspera da corrida: "Diego Ulissi e um membro da equipa, também vacinado, tiveram dois testes negativos nos dias anteriores à viagem para a Bélgica. Após a chegada, foram submetidos a um teste subsequente, que deu positivo, mas depois voltaram a dar negativo."

Em comunicado, a Emirates UAE admitiu que "a equipa ficou frustrada por ter sido afastada, mas aceita a decisão das autoridades."

Até domingo, vai haver mais baterias de testes com o objetivo da equipa alinhar na Liège-Bastogne-Liège.

Recorde-se que em janeiro, num estágio realizado nos Emirados, toda a equipa foi inoculada com a vacina chinesa.

Fonte: Record on-line

“Volta ao Algarve: alguns dos melhores do Mundo vêm a Portugal”


Deceuninck, Ineos, Bora e UAE são quatro das sete equipas do World Tour presentes

 

Por: Ana Paula Marques

Foto: EPA

Deceuninck-Quick Step (1ª do ranking mundial), Ineos (2ª), UAE Emirates (5ª) e Bora (6ª) são quatro das sete equipas do World Tour que vão abrilhantar a Volta ao Algarve, que este ano passou de fevereiro para maio (5 a 9), devido à pandemia. Mas pese embora a alteração de data e de ‘cair’ em cima do início do Giro (8), a corrida portuguesa continua a ser apetecível para as equipas da elite do pelotão mundial.

Quanto a nomes dos ciclistas, ainda não há muitas novidades, sendo certo que a Emirates alinhará com Rui Costa – o próprio já confirmou isso mesmo –, enquanto as duas melhores equipas do ranking poderão trazer a Portugal o dinamarquês Kasper Asgreen e recente vencedor da Volta à Flandres, à frente de Mathieu van der Poel (Alpecin), no caso da Deceuninck, e o britânico Tao Geoghegan Hart, no que à Ineos diz respeito. O vencedor do Giro de 2020 não vai estar na defesa do título, por isso é hipótese para correr a Volta ao Algarve, tendo já confessado pretender ter muitos dias de competição em abril e maio.

O pelotão da Volta ao Algarve, ao que apurámos, deverá rondar as 23/24 equipas, juntando-se às sete do World Tour as nove nacionais, sendo as restantes do escalão ProTeam.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com