sexta-feira, 30 de setembro de 2022

“Nova edição mensal da Revista Notícias do Pedal”


A “Revista Notícias do Pedal” acabou de lançar a edição número 325, a edição de Setembro, a mesma contém uma grande diversidade de notícias, nas mais diversas modalidades, descubra e conheça as mesmas, e ainda outras novidades, e outros projetos, e participe.

A nossa publicação pode ser visualizada em: www.noticiasdopedal.com edição mensal, onde vai encontrar todos os nossos projetos e links para os mesmos.

Temos ainda o nosso espaço diário em:

https://revistanoticiasdopedal.blogspot.com diariamente as mais diversas notícias.  


 

A sua notícia é importante para nós…

Temos espaço para divulgar o seu evento antes e após a realização do mesmo, pode divulgar ainda tudo o que se relaciona com a bicicleta, como um acontecimento, um passeio onde participou, uma novidade.

Temos espaço diário, e mensal, e damos liberdade aos nossos leitores, de se pronunciarem, e fazerem as suas divulgações, para que isso aconteça, basta enviarem um pequeno texto, algumas fotos, ou cartazes, e nós tratamos do resto.

 

Todas as notícias podem ser enviadas para os nossos mails:

 

noticiasdopedal@gmail.com ou geral@noticiasdopedal.com  

 

Boas leituras…

“Federação saúda governo pela distribuição de bicicletas pelas escolas”


A Federação Portuguesa de Ciclismo felicita o Governo de Portugal pela distribuição de bicicletas pelas escolas no âmbito do projeto “Desporto Escolar Sobre Rodas”, com o qual a Federação tem colaborado ativamente na criação de conteúdos pedagógicos.

A Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo, em São Domingos de Rana, recebeu hoje a cerimónia simbólica de arranque da distribuição dos conjuntos bicicleta + capacete pelas escolas do secundo ciclo do ensino básico.

O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, fez questão de associar-se a esta cerimónia, presidida pela ministra adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, e pelo ministro da Educação, João Costa.


“Felicito o Governo por avançar neste sentido. Estamos a assistir a uma oportunidade e a um desafio, porque será necessário um esforço grande de ativação do programa nas escolas. A Federação Portuguesa de Ciclismo manifesta, desde já, total disponibilidade para continuar a colaborar, através do conhecimento técnico de que dispõe e da capacidade de trabalhar em rede, através de toda a nossa comunidade de clubes e associações, que se distribuem por todo o território”, frisa Delmino Pereira.

Cada escola irá receber vinte conjuntos de bicicleta mais capacete, prevendo-se que, até 2024, sejam entregues 17800 bicicletas a 863 estabelecimentos de ensino do segundo ciclo.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Clássica da Figueira é a novidade no calendário internacional de ciclismo para 2023”


Prova vai 'aproveitar' a presença no país de muitas formações do principal escalão para a Volta ao Algarve

 

Por: Lusa

Foto: Câmara Municipal da Figueira da Foz

A Figueira Champions Classic, nova corrida de ciclismo de estrada na Figueira da Foz, agendada para 12 de fevereiro, é a principal novidade no calendário de provas portuguesas de escalão internacional para 2023, divulgado esta sexta-feira.

A prova de categoria 1.1, abaixo de WorldTour e de ProSeries, é a grande novidade no calendário provisório publicado pela União Ciclista Internacional (UCI), na qual ainda não consta a Volta a Portugal, que deverá decorrer mais tarde do que o habitual, entre 9 e 20 de agosto, para não coincidir com a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa.

Desta forma, a nova clássica em solo nacional vai 'aproveitar' a presença no país de muitas formações do principal escalão do ciclismo mundial para a Volta ao Algarve, que volta a ser a mais cotada das corridas portuguesas, na categoria ProSeries. A 'Algarvia' sai para a estrada no dia 15 de fevereiro e decorre até dia 19 para encontrar o sucessor do belga Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl), que este ano se 'lançou' do sul de Portugal para mais tarde vencer a Liège-Bastogne-Liège, a Volta a Espanha e a prova de fundo do Mundial de ciclismo de estrada.

A 12 de março, vai para a estrada nova edição da Clássica da Arrábida (1.2), seguida da Volta ao Alentejo (2.2), entre 22 e 26 desse mês.

O Grande Prémio Internacional Torres Vedras -- Troféu Joaquim Agostinho (2.2) decorre este ano entre 13 e 16 de julho.

O calendário velocipédico português inclui mais provas, não sancionadas pela UCI, tanto no masculino, que reúne todas as corridas listadas na tabela internacional, como no feminino.

Fonte: Record on-line

“Remco Evenepoel como CR7 ou Mbappé: «Vai custar-lhes mais do que 100 milhões»”


Patrão da Quick-Step Alpha Vinyl afasta a INEOS da corrida pelo belga

 

Por: Ana Paula Marques

Foto: Getty Images

Aos 22 anos, o ciclista Remco Evenepoel tem tudo para ser uma das figuras mais importantes da geração que se prepara para dominar o desporto mundial nas respetivas modalidades nos próximos anos. Tal como o espanhol Carlos Alcaraz, de 19 anos, que é nº 1 ATP no ténis, ou o finlandês Kalle Rovanperä, de 21 anos, que pode domingo tornar-se no mais jovem campeão mundial de Ralis.

O triunfo na Volta a Espanha e o título mundial de fundo conquistado na Austrália fizeram a cotação de Evenepoel subir em flecha, ao ponto do patrão da Quick-Step ter dito que só o ‘vende’ o ciclista tem contrato com a equipa até 2026, por um preço digno de um CR7 ou Kylian Mbappé, 100 milhões de euros. "Digo-vos que não vou vender o Remco. Talvez quando me retirar venda toda a equipa ao Grupo INEOS, mas o contrato do Remco não inclui uma saída com transferência. Vai custar-lhes mais do que 100 milhões de euros". Esta foi a resposta do polémico Patrick Lefevere, quando questionado sobre o interesse de outras equipas, nomeadamente da INEOS, no prodígio que trocou, aos 17 anos, o futebol pelo ciclismo. INEOS, essa, que tem como orçamento de 50 milhões de euros, o mais alto do pelotão mundial.

O dono da Quick-Step sabe pois que tem uma mina de ouro na sua equipa. "Não o vou vender, talvez quando me retirar venda a equipa toda. Ele tem contrato por mais cinco anos, nada é para toda a vida, mas vamos procurar respeitar o acordo".

Fonte: Record on-line

“França, Itália, Croácia, Bélgica, Alemanha e até Taiwan…Há muito muito ciclismo para ver no Eurosport nos próximos dias”


Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

Mesmo com a temporada de ciclismo a aproximar-se do fim, os fãs da modalidade têm a oportunidade ainda de ver uma série de competições de grande ação e emoção ao longo dos próximos dias. O Eurosport – A Casa do Ciclismo – garante a transmissão de provas por etapas e clássicas, tanto masculinas como femininas, que passam por países como França, Itália, Croácia, Bélgica, Alemanha e até mesmo Taiwan. Conheça em detalhe aquilo que o canal tem para si.

A Volta à Croácia já rola desde 29 de setembro e continuará na estrada até ao dia 2 de outubro. A partir das 12:30h, pode seguir toda ação desta corrida onde participa o dinamarquês Jonas Vingegaard, depois de dois meses de paragem após vencer a Volta a França 2022.

No domingo, o Eurosport 1 reserva a tarde ao ciclismo das 12:00h às 17:00h com três emissões seguidas de ciclismo com a Volta à Croácia a sair primeiro para a estrada. Segue-se a Clássicas das Ardenas feminina às 14:00h. Uma corrida que está de volta depois de dois anos de interregno. E, a partir das 15:45h, o canal segue toda a ação da Volta a Vendée, em França. São 207 quilómetros com partida e chegada a La Roche-sur-Yon.

A semana começa novamente com muito ciclismo. De 03 a 07 de outubro, o Eurosport 1 emite resumos de meia hora da Volta a Taiwan. Para ver sempre às 10:30h. Ainda na segunda-feira, realiza-se a clássica italiana GP Banco BPM, a contar para a Coppa Bernocchi, corrida com 191 quilómetros e partida e chegada em Legano (Eurosport 1 às 13:00h). A emissão salta depois para a Alemanha, para acompanhar o desfecho da 17.ª edição do Sparkassen Munsterland Giro, onde o português André Carvalho da Cofidis surge na na lista de pré-inscritos.

Na terça-feira, o centro das atenções está na Bélgica, em particular da Binche – Chimay – Binche, uma famosa clássica de ciclismo de estrada realizada anualmente na região da Valónia. A prova feminina tem transmissão no Eurosport 1 às 12:45. Será apenas a 2.ª edição da clássica. Já a prova masculina, que cumpre a sua 35.ª edição, vai para o ar no mesmo canal, mas a partir das 14:00h. Remco Evenepoel, que brilhou ao conquistar a camisola vermelha na Volta a Espanha, é uma das principais figuras de cartaz para a Binche – Chimay – Binche deste ano.

Mais um dia e mais uma prova de ciclismo no Eurosport! Na quinta-feira, dia 06 de outubro, os fãs da modalidade podem ver em direto no Eurosport 1, a partir das 13:50h, o Giro del Piemonte, também conhecido por Gran Piemonte, uma semi-clássica italiana de grande tradição realizada na zona montanhosa dos Apeninos. Acontece dias antes da Volta a Lombardia, último ‘Monumento’ da temporada velocipédica.

Corridas para todos os gostos em vários cenários para acompanhar ao longo da semana em direto nos canais Eurosport.

Fonte: Eurosport

“Seleção Nacional/Daniela Campos 12.ª classificada no omnium dos 3 Dias d’Aigle”


Por: Ana Nunes

A seleção nacional iniciou esta quinta-feira a sua participação nos 3 Dias d’Aigle, que se realizam na pista do Centro Mundial de Ciclismo, na Suíça. Daniela Campos foi a primeira a competir, terminando o concurso de omnium na 12.ª posição.

Daniela Campos subiu à pista do Centro Mundial de Ciclismo, uma estrutura integrada no complexo desportivo da sede da União Ciclista Internacional, em representação da seleção nacional no concurso de omnium feminino.

Nesta prova, a corredora portuguesa enfrentou alguns dos grandes nomes da pista a nível mundial, tais como Clara Copponi (França), Lotte Kopecky (Bélgica), Maike Van der Duin (Países Baixos) e Chiara Consonni (Itália).

O concurso de omnium arranca com a prova de scratch, onde Daniela Campos procurou estar sempre bem colocada, o que lhe garantiu o 13.º lugar. Na corrida tempo conseguiu ter uma prestação ainda melhor, terminando na sexta posição. Os problemas chegariam na prova de eliminação. Uma queda na fase inicial da corrida levou a que a mesma tivesse de ser neutralizada.

No recomeço da prova, apesar de não ter caído Daniela Campos não se conseguiu posicionar da melhor forma, o que levou a que fosse precocemente eliminada. Este percalço acabaria por deitar por terra qualquer aspiração de um bom resultado nesta prova. Na corrida por pontos, Daniela Campos deu tudo para pontuar, conseguindo fazê-lo em duas ocasiões, somando um total de três pontos.

O selecionador nacional faz um balanço muito positivo desta prestação da corredora portuguesa no concurso de omnium. “Estou satisfeito com o trabalho que ela fez, tanto a nível técnico como tático. A corrida de scratch foi muito acelerada na fase final e a Daniela conseguiu estar sempre bem colocada. Na corrida tempo melhorou bastante, mas na eliminação não correu tão bem, devido à desconcentração causada pela queda que se deu no início da corrida. Quando retomou a prova estava mal posicionada e acabou por ser logo eliminada. Na corrida por pontos esteve bastante bem, sempre muito ativa na corrida e com o objetivo de pontuar. Entrámos por duas vezes em situações que poderiam dar a volta, de modo a somar 20 pontos, mas acabou por não resultar. O balanço é muito positivo, pois se não fosse aquele problema na eliminação poderíamos ter terminado mais acima na classificação final. O objetivo era somar pontos, que nos garantem a elegibilidade para competições importantes como os Campeonatos do Mundo, e claro, a preparação para os mundiais deste ano”, afirmou Gabriel Mendes.

Assim, a representante da seleção nacional terminou este concurso de omnium na 12.ª posição, somando um total de 53 pontos. A vencedora da prova foi a francesa Clara Copponi, que somou 183 pontos.

Na segunda das três jornadas competitivas que compõem os 3 Dias d’Aigle teremos Maria Martins e Daniela Campos em pista. Daniela Campos será a primeira a competir, na disciplina de eliminação, pelas 20h20, seguindo-se Maria Martins, na corrida de scratch, cerca de uma hora e meia mais tarde.

Quanto o dia de hoje, o selecionador nacional ressalve que “o mais importante é o trabalho que estamos a desenvolver como preparação para o Campeonato do Mundo. A segurança nesta preparação é o mais importante, logo não podemos correr riscos desnecessários. No entanto, tentaremos sempre alcançar o melhor resultado possível”.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com