terça-feira, 11 de abril de 2023

“Jorge Giacinti vence Volta ao Uruguai”


Por: José Morais

Aos 48 anos de idade, Jorge Giacinti da equipa do Cerro Largo, venceu a Volta ao Uruguai pela terceira vez, o argentino já tinha vencido a prova em 1998 e 2004.

O ciclista argentino que passou agora a ser tricampeão da prova, foi também em 2022 campeão das Rotas da América, conseguindo no final seis segundos de vantagem, trabalhando bem para manter a liderança, a Volta ao Uruguai foi constituída por dez etapas em Montevideo.



“A loucura de Cameron Wurf: acabou a Paris-Roubaix e foi correr... uma meia-maratona”


Australiano da Ineos Grenadiers surpreendeu todos

 

Por: Fábio Lima

Foto: Getty Images

Qual a melhor forma de recuperar de uma demolidora prova como a Paris-Roubaix, com os seus 260 quilómetros e as 29 zonas de empedrado, capazes de deixar até o atleta mais bem preparado completamente 'atordoado' e a precisar de uma boa semana de férias? Alguns atiram-se para a relva do velódromo e por lá ficam. Outros (a escolha mais habitual) optam para rolar na bicicleta para soltar as pernas por alguns minutos. E depois há Cameron Wurf.

O ciclista da Ineos Grenadiers, 128.º na classificação da clássica francesa, a 22.44 minutos de Mathieu Van der Poel, achou que não era suficiente fazer os tais 260 quilómetros e decidiu, pouco mais de duas horas depois de cruzar a meta, fazer uma meia-maratona... a correr, claro está! E não foi propriamente uma 'meia' a passear, já que o australiano de 39 anos conclui-a em 1:26.55, a um ritmo médio de 4.06/km!

"Assim que cruzei a linha de meta, mesmo estando com as pernas todas a abanar, decidi calçar as sapatilhas e correr uma meia-maratona. Foi a oportunidade perfeita para correr com muita fadiga nas pernas, isto numa altura em que estou a preparar o meu próximo Ironman", explicou o ciclista.

Wurf, refira-se, chegou a deixar o ciclismo para se dedicar ao triatlo, modalidade na qual competiu entre 2015 e 2022. Nesse período conseguiu várias vitórias em provas de relevo, fazendo essencialmente uso da sua especial capacidade para o ciclismo e atletismo. Antes destas duas modalidades foi também remador, tendo até participado nos Jogos Olímpicos de Atenas'2004.

 

Mo Farah não impressiona

 

Continuamos esta nossa ronda semanal agora com um olhar aos resultados do fim de semana. Um deles aconteceu no Gabão e não foi propriamente famoso para o atleta de maior nomeada. A poucos dias do adeus oficial, aos 40 anos, Mo Farah fez um derradeiro teste antes da Maratona de Londres e não foi além do sétimo posto no Port-Gentil 10km. O tempo? Uns muito modestos 30.41 minutos. Farah ficou a dois minutos e meio do vencedor, o queniano Vincent Kipkemboi (28.11), recentemente terceiro colocado na EDP Meia Maratona de Lisboa.

 

Sha’Carri Richardson voa para marca impressionante

 

Das estradas vamos às pistas, para enaltecer a marca conseguida pela carismática norte-americana Sha’Carri Richardson. Depois de toda a polémica em que se viu envolvida, e que a tirou dos Jogos Olímpicos, a sprinter de 23 anos fez o quarto melhor tempo da história dos 100 metros (contando marcas regulares e irregulares), ao correr em 10.57 segundos no Miramar Invitational, nos Estados Unidos. A marca, ainda assim, não entra na lista das melhores em termos oficiais, já que foi conseguida com vento favorável (+4.1 m/s).

Segundo as conversões dos especialista, esta marca é o equivalente a 10.77 com vento regular, o que não representaria um recorde pessoal para a norte-americana (10.72), mas que seria certamente das melhores marcas dos últimos tempos.

 

Boston está quase aí!

 

A fechar, um olhar à Maratona de Boston, uma das mais importantes provas do mundo, que está marcada para a próxima segunda-feira. Alguns nomes já caíram da lista de elites, mas o principal segue lá e com a promessa de fazer algo memorável. Eliud Kipchoge, o recordista mundial da distância, já deixou claro que quer vencer e aponta a um recorde do percurso norte-americano - que por agora está nos 2:03.02 de Geoffrey Mutai, em 2011.

Fonte: Record on-line

“Agenda de Ciclismo”


Clássica Aldeias do Xisto decide Taça de Portugal Jogos Santa Casa

 

Por: José Carlos Gomes

A sexta edição da Clássica Aldeias do Xisto, marcada para o próximo domingo, 16 de abril, é a terceira e decisiva prova pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Elite. No mesmo dia, Mortágua recebe a segunda prova da Taça de Portugal de XCM Credibom e São Brás de Alportel é palco da terceira corrida da Taça de Portugal de DHI presented by Shimano.

A Clássica Aldeias do Xisto, corrida para profissionais que começa e acaba sempre numa aldeia, terá, na edição de 2023, 148,8 quilómetros, ligando as Aldeias do Xisto do Mosteiro, Pedrógão Grande, onde a partida será dada às 12h00, e de Aigra Nova, Góis, onde se aguarda a chegada cerca das 15h45.

A meta coincide com um prémio de montanha de terceira categoria. Pelo caminho haverá mais duas subidas pontuáveis, na Portela do Fojo (km 64,2) e em Castanheira de Pêra (km 112,5). Num traçado que vai levar o pelotão do Zêzere até à serra da Lousã, esta edição da Clássica será das menos exigentes em termos montanhosos.

Essa caraterística do percurso vai deixar ainda mais em aberto a luta pela conquista da Taça de Portugal Jogos Santa Casa, pois permite a mais corredores sonhar com o triunfo. Neste momento, Rafael Silva (Efapel Cycling) está no comando, com 105 pontos, sendo seguido de perto por Rodrigo Caixas (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), com 95, Santiago Mesa (ABTF Betão-Feirense), com 86, Francisco Campos (Fonte Nova/Felgueiras), com 85, Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) e Leangel Linarez (Ovos Matinados-Tavfer-Mortágua), com 80.

Em sub-23 as diferenças são maiores, mas nada está também ainda fechado. Pedro Silva (Glassdrive-Q8-Anicolor) parte na frente, com 140 pontos, mais 50 do que Diogo Saleiro (Fonte Nova/Felgueiras) e mais 60 do que Diogo Gonçalves (Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/Reol), que ocupam os lugares imediatos na classificação geral.

O fim de semana será também voltado para a Taça de Portugal em duas disciplinas de BTT, a maratona (XCM) e o downhill (DHI). A segunda corrida da Taça de Portugal de XCM Credibom acontece em Mortágua, no domingo.

A partida será dada às 9h00 e os participantes dividem-se por três percursos, consoante a categoria etária de competição. Todas os participantes masculinos desde elite até masters 45 vão pedalar na maior distância, 95 quilómetros, com um acumulado de 2800 metros.

As femininas, os homens a partir de masters 50 e os paraciclistas masculinos de classe D terão de cumprir 75 quilómetros, com um acumulado de 2200 metros. As paraciclistas de classe D, os paraciclistas de classe C e os utilizadores de bicicletas de assistência elétrica terão pela frente um traçado de 45 quilómetros e 950 metros de acumulado.

A terceira prova da Taça de Portugal de DHI presented by Shimano também se realiza no domingo, em São Brás de Alportel, e é pontuável para o ranking mundial, pois está inscrita na UCI como prova C2.

A pista do Arimbo volta a ser o epicentro da competição. São dois quilómetros de descida com 380 metros de desnível entre a partida e a chegada. Após os treinos de sábado, as descidas cronometradas acontecem no domingo, com a manga de qualificação a arrancar às 11h00 e a final a iniciar-se às 14h30.

As escolas de ciclismo estarão em plena atividade no sábado. As equipas da zona Norte têm um Encontro Inter-Regional de estrada em Paraimo, Sangalhos, concelho de Anadia, às 14h30. As escolas da região sul também participam num Encontro Inter-Regional de estrada, na Quinta do Conde, Sesimbra, às 14h00.

 

Mais eventos oficiais

 

14 a 16 de abril: Lagos Bike Aventura, Lagos

15 de abril: Lagoa 250 Anos – Taça do Algarve de Juniores e Cadetes, Lagoa

16 de abril: BTT Uma Aventura sobre o Mar, Afife, Viana do Castelo

16 de abril: 10.º XCO do Centro de Ciclismo do Minho, Guimarães

16 de abril: 1.º Passeio BTT Rota da Trança e da Palha, Travassós, Fafe

16 de abril: Montemuro Granfondo, Cinfães

16 de abril: Maratona BTT Caminhos da Biosfera, Santa Bárbara dos Padrões, Castro Verde

16 de abril: 3.ª Prova da Taça de Estrada da Madeira, Porto Moniz, Seixal, Madeira

16 de abril: Taça de Santa Maria de DHI, Pico Alto, Vila do Porto, Ilha de Santa Maria, Açores

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“O ciclismo de estrada está de regresso às paisagens das Aldeias do Xisto”


Clássica Aldeias do Xisto decide Taça de Portugal Jogos Santa Casa

 

Por: Carina Carrinho

O ciclismo de estrada está de regresso às paisagens das Aldeias do Xisto no dia 16 de abril, data em que se realiza a 6.ª edição da Clássica Aldeias do Xisto, a única prova oficial de competição que começa e acaba numa aldeia, e que determinará o vencedor da Taça de Portugal Jogos Santa Casa. Este ano, o percurso liga as Aldeias do Xisto do Mosteiro, no concelho de Pedrógão Grande, e Aigra Nova, no concelho de Góis. O acolhimento aos atletas e Secretariado Técnico decorre no Município de Castanheira de Pera. Participam 17 equipas profissionais, num total de 120 atletas.

A Clássica Aldeias do Xisto é pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa e continua a afirmar-se como uma das mais exigentes provas de um dia do calendário velocipédico português.


No total, os ciclistas percorrem cerca de 150 km. O terreno íngreme da região vai conduzir o pelotão do Zêzere à serra da Lousã, passando também nas proximidades das aldeias de Pedrogão Pequeno, Álvaro, Candal, Cerdeira, Chiqueiro, Casal Novo, Talasnal e Comareira. A meta coincide com um prémio de montanha de terceira categoria. Pelo caminho, há mais duas subidas pontuáveis: na Portela do Fojo (km 64,2) e em Castanheira de Pera (km 112,5).

Para o coordenador da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, “a Clássica Aldeias do Xisto é uma celebração do ciclismo, da superação desportiva e das paisagens montanhosas do centro do país”. Bruno Ramos frisa ainda que “há uma cultura ligada à bicicleta muito evoluída nas Aldeias do Xisto, com infraestruturas e serviços de excelência para a práticas das diferentes modalidades”.

A Clássica Aldeias do Xisto insere-se no projeto Cyclin'Portugal, que afirma o território das Aldeias do Xisto como destino de excelência para a prática de ciclismo, profissional ou amador. O projeto resulta de um protocolo entre as Aldeias do Xisto, a Federação Portuguesa de Ciclismo, o Turismo Centro de Portugal e conta com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo.

Fonte: Multicom

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com