quarta-feira, 7 de abril de 2021

“Motos clássicas em passeio pelo centro de Portugal”


X edição do Rider decorre nos dias 11.12 e 13 de junho de 2021

 

Foto: Joel Araújo

A décima edição do Rider, o passeio de motos clássicas organizado anualmente pelo Museu do Caramulo, vai decorrer nos próximos dias 11, 12 e 13 de junho.

Para assinalar os dez anos do Rider, o roteiro e respetivo programa será o mais completo de sempre, com diversas visitas a coleções privadas e áreas reservadas, assim como uma seleção especial de percursos pela região de Viseu, Beira Baixa e Caramulo, privilegiando estradas secundárias, paisagens naturais de montanha, beira-rio e aldeias típicas. As experiências gastronómicas serão um dos pontos altos do passeio, privilegiando os sabores típicos que apontam para a riqueza cultural da região centro. Nem o cartaz foi deixado ao acaso na celebração do 10º aniversário do Rider, tendo o desenho do mesmo sido encomendado ao artista Ruben Marques Pedro, célebre pelas suas ilustrações relacionadas com o mundo motorizado.

Na Sexta-feira, o Rider vai seguir para a região do Caramulo, com direito a visita ao Museu do Caramulo assim como às suas reservas e oficinas, duas áreas que não estão abertas ao público.

No Sábado, o passeio ruma em direção à Beira Baixa, passando pela Serra da Estrela e em direção a Penamacor, para visitar a coleção privada de José Megre, piloto todo-o-terreno português e o primeiro português a organizar uma equipa para participar no Paris-Dakar, em jipes UMM. Durante o dia haverá ainda tempo para visitar Monsanto, a “aldeia mais portuguesa de Portugal”, a Reserva Natural da Serra da Malcata e as Portas de Ródão, onde o rio Tejo corre entrincheirado entre gigantes rochas de quartzo.

No Domingo e último dia, o passeio andará à volta de Viseu com direito a mais uma colecção privada.

O Rider é um passeio de endurance destinado a proprietários de motos históricas (com mais de 30 anos), que gostam de tirar o máximo prazer de condução da sua moto.


As edições passadas do Rider têm contado com a presença de participantes de diversas origens como Espanha, Inglaterra, Alemanha ou Holanda, para além da forte representação de participantes portugueses.

Para acompanhar o passeio, a organização garante um veículo de assistência, com atrelado para motos, para que os participantes possam desfrutar do percurso sem preocupações.

Todas as condições de higiene e segurança, relacionadas com a pandemia COVID-19, serão asseguradas pela organização, de modo a minimizar os riscos para a saúde dos participantes e colaboradores.

A inscrição pode ser feita até ao dia 4 de Junho, através do formulário disponível no site oficial do evento em www.rider-caramulo.com.

O Rider conta com o apoio do Museu do Caramulo, da Câmara Municipal de Tondela, Turismo do Centro, da Milwaukee, da Yamaha, da REV, da Guerin, da MotoCiclismo Clásico, do Clube Aventura, do Jornal dos Clássicos e do banco BPI | Fundação la Caixa.


 

Sobre o Museu do Caramulo

Com quase 70 anos de existência e visitado por mais de um milhão e meio de pessoas, o Museu do Caramulo alberga no seu espólio uma coleção de arte, uma coleção de automóveis, motos e bicicletas e uma coleção de brinquedos antigos. O Museu do Caramulo produz ainda, de forma regular, exposições temáticas e temporárias, e organiza vários eventos como o Salão Motorclássico, o Caramulo Motorfestival ou o Rider Passeio de Motos Clássicas.

Mais informação em www.museudocaramulo.pt

 

Fonte: Museu Caramulo/Parceria Notícias do Pedal

“Programa de Dinamização de Paratriatlo em Portugal 2021”


A igualdade é um direito fundamental presente em todas as sociedades democráticas que tentam lutar por um mundo mais justo. O desporto, e em particular o Triatlo, promove um estilo de vida saudável idealmente acessível a todos. Temos por isso o dever de combater as desigualdades, incentivando a prática de Triatlo incluindo todos os grupos que integram a sociedade, independentemente do género, idade, habilidade, etnia ou deficiência.

Desde 2018 que a FTP desenvolveu diversas ações com o objetivo de fazer crescer o potencial do Paratriatlo, dinamizando ações específicas nesse sentido, abrindo o quadro competitivo, realizando provas internacionais ou organizando o Curso Internacional de Classificadores.

A partir daí, estavam lançados os pressupostos de funcionamento desta especificidade da modalidade, com uma procura crescente por parte de associações e clubes licenciados para receber atletas, a base para que os atletas treinem e participem em competições, integrando-se na modalidade de modo a proporcionar a sua evolução.

A FTP é atualmente é membro da European Triathlon Union (ETU) e World Tiathlon (WT), federações europeia e mundial de triatlo. Também é membro do Comité Olímpico de Portugal (COP), com assento na Assembleia Plenária e membro fundador da Confederação do Desporto de Portugal (CDP).

 

Os principais objetivos da World Triathlon (WT) que se pretende adaptar à realidade nacional, são:

Divulgar o Paratriatlo, incentivar a sua prática e dar a conhecer a modalidade para que consequentemente a participação também aumente;

Formar e preparar Recursos Humanos para que se encontrem preparados para receber de braços abertos qualquer interessada/o a praticar a modalidade;

 

Desenvolver o Alto Rendimento para o desporto adaptado;

 

Abrir caminho ao projeto de Paratriatlo tendo como função, no futuro, supervisionar o desenvolvimento da modalidade para que seja garantido o sucesso da mesma;

Fomentar a presença de princípios éticos e fair play, construindo um sistema de classificação justo;

Trabalhar em conjunto com entidades que promovam valores, partilhem os mesmos objetivos nomeadamente o aumento de prática desportiva e que estejam interessadas em contribuir para bom desenvolvimento do Paratriatlo.

Pretende-se adaptar o método de classificações para minimizar quaisquer desvantagens que os atletas possam ter e sentir no seu desempenho desportivo: estas classificações originaram nove classes desportivas que competem num total de seis provas diferentes: o PTWC1 e PTWC2 (usuários de cadeiras de rodas), PTS2 (deficiências graves), PTS3 (deficiências significativas), PTS4 (deficiências moderadas), PTS5 (deficiências leves), PTVI1 (deficiência visual total, PTVI2 (deficiência visual parcial) e PTVI3 (deficiência visual parcial menos grave)

A FTP criou o Programa de Apoio aos Clubes de Paratriatlo (PACP), no sentido que estes tenham apetrechamento, formação de agentes desportivos e dotação financeira para desenvolver a sua atividade nesta área.

Para mais informações consulte o programa completo aqui: https://www.federacao-triatlo.pt/ftp2015/wp-content/uploads/2021/04/Programa-de-Dinamizacao-de-Paratriatlo-em-Portugal-2021.pdf

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Jasper Philipsen bate Sam Bennett ao sprint para conquistar Scheldeprijs”


Mark Cavendish terminou no terceiro posto

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Jasper Philipsen

O ciclista belga Jasper Philipsen (Alpecin-Fenix) venceu hoje a 109.ª edição da Scheldeprijs, batendo ao 'sprint' o irlandês Sam Bennett, com o britânico Mark Cavendish, também da Deceuninck-QuickStep, no terceiro posto.

Philipsen, de 23 anos, cumpriu os 193,8 quilómetros entre Terneuzen e Schoten em 4:03.30 horas, batendo a dupla da QuickStep, penalizada por uma estratégia pouco colaborativa na abordagem ao 'sprint'.

O belga conseguiu a primeira vitória com a camisola da Alpecin-Fenix, equipa do ProTour (segundo escalão) que já soma oito vitórias esta temporada, entre Philipsen, o compatriota Tim Merlier e o holandês Mathieu van der Poel.

Os três portugueses em prova abandonaram a corrida: Ivo e Rui Oliveira, da UAE Emirates, e José Gonçalves, da Delko.

A corrida também ficou marcada pela desistência da Groupama-FDJ, do campeão francês Arnaud Démare, devido a um caso positivo do novo coronavírus na bolha da equipa.

A Scheldeprijs feminina teve na holandesa Lorena Wiebes (DSM) a vencedora, também ao 'sprint', com a portuguesa Daniela Campos (Bizkaia Durango) no 27.º posto e com o mesmo tempo da primeira.

Fonte: Record on-line

“Pogacar vence segundo 'round' a Roglic na terceira etapa da Volta ao País Basco”


Alejandro Valverde fechou o pódio

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

O esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) venceu esta quinta-feira novo duelo com o compatriota Primoz Roglic (Jumbo-Visma), líder da geral da Volta ao País Basco, ao triunfar na terceira etapa.

Na chegada em alto a Ermualde, o jovem vencedor da Volta a França de 2020 impôs-se perante o compatriota, num 'sprint' a dois que mal começou: Roglic pareceu 'conceder' o triunfo a Pogacar.

Sem diferenças de tempo, o mais jovem dos ciclistas aproveitou, ainda assim, para bonificar 10 segundos, contra cinco do líder, e aproximar-se da camisola amarela da 'Itzulia', após hoje concluir os 167,7 quilómetros entre Amurrio e Ermualde em 4:04.50 horas.

O espanhol Alejandro Valverde (Movistar) fechou o pódio, a cinco segundos, e subiu a quinto numa classificação geral reconfigurada: Roglic, vencedor do 'crono' de abertura, lidera com 20 segundos de vantagem sobre Pogacar.

O norte-americano Brandon McNulty (UAE Emirates) é terceiro, a 30 segundos, com o britânico Adam Yates (INEOS) a subir ao quarto posto, a 39.

Na quinta-feira, a quarta de seis etapas liga Vitoria-Gasteiz a Hondarribia, em 189,2 quilómetros, com uma contagem de montanha de primeira categoria nos últimos 30 quilómetros da tirada.

Fonte: Record on-line

“Chris Froome nada satisfeito e acha ridícula a regra do bidon”


Por: José Morais

Foto: Getty Images

Chris Froome critica os novos regulamentos da UCI que entraram em vigor a 1 de abril, sobre a possibilidade de jogar objetos na estrada durante as provas, já que as novas regras proíbem de deitar qualquer coisa fora, a menos que estejam em pontos destinados para isso, a cada 30 ou 40 quilómetros, onde estão incluídos os bidons, uma recordação que agora os fãs do ciclismo vão deixar de ter, isso é apenas ridículo diz Froome.

O britânico da Israel Start-Up Nation que criticou estas medidas numa mensagem de um vídeo de março, onde ele lançou um bidon a um fã que o solicitou (https://twitter.com/J16Sayers/status/1376159723611914241?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1379028643498852352%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es3_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.marca.com%2Fciclismo%2F2021%2F04%2F06%2F606c5940e2704e11a58b45c8.html) se fosse agora seria logo desqualificado, é apenas ridículo.

Froome critica e relembra que um dos primeiros afetados por esta nova regra foi o suíço Michael Schser que após lançar um bidon a um fã no Tour de Flandres numa área de público, foi de imediato desclassificado, e acrescentou, compreendo com as barras e os geles, está bem, não se deve deitar lixo na estrada, mas um bidon, quando o público está autorizado a assistir, e quando os fãs nos pedem, é uma pena, e só desmotiva os amantes da modalidade, e numa altura em que mundo passa por um período mais complicado pior ainda.

Os novos regulamentos da UCI já são criticados por muitos ciclistas, e muitos já foram os que pediram para reverem esta nova regra, para o espanhol Joaquim 'Purito' Rodríguez, o mesmo referiu que a UCI se deveria preocupar com o que é realmente importante.

Para Carlos Verona da Movistar, o ciclista foi mais explicito ao afirmar, ao afirmar que estamos a enlouquecer, e é inacreditável a expulsão de Michael Schser, com isto tudo quem sofre são os fãs, já que assim com estas novas regras não vai ser possível levar uma simples lembrança.

“Ciclista Nacer Bouhanni renuncia ao GP Scheldt após insultos racistas”


Por: APS (RPC) // RPC

O ciclista francês Nacer Bouhanni, da Arkea-Samsic, renunciou hoje partir para o Grande Prémio Scheldt, entre a cidade holandesa de Terneuzen e a belga de Schoten, por não estar “com plena capacidade”, após receber insultos racistas.

Numa mensagem na rede social Twitter, a equipa francesa explica que Bouhanni “não está com plena capacidade para partir para a prova, após os eventos recentes”, com origem num incidente com o britânico Jake Stewart.

O antigo campeão francês foi desclassificado pela UCI devido a um ‘sprint’ irregular na prova Cholet-Pays de la Loire, em 28 de março, por ter empurrado Jake Stewart (Groupama-FDJ), com o ombro, contra as barreiras, provocando uma fratura na mão esquerda.

Após a prova, Stewart partilhou o vídeo da chegada no Twitter, interpelando diretamente Bouhanni: “Perguntar-te-ia em que estavas a pensar, mas, claramente, não tens cérebro. A ironia é teres-me dito que não tenho respeito depois da meta. Aqui fica um vídeo pedagógico sobre a que se assemelha ‘a falta de respeito’”.

Desde então, Nacer Bouhanni, de 30 anos, foi alvo de ataques de teor racista nas redes sociais, que foram hoje condenados pela UCI e serão denunciados pelo próprio corredor em tribunal.

“Nada justifica os insultos [racistas], independentemente da gravidade da falta cometida pelo ciclista francês”, assinalou a UCI, manifestando total apoio a Bouhanni.

Fonte: Lusa

“No Dia Mundial da Saúde/Primeiro BiciPark da rede de estacionamento para bicicletas da EMEL em pleno funcionamento”


Por: Maria Teresa Loureiro

O primeiro dos 13 estacionamentos para bicicletas, que nas próximas semanas passam a constituir a Rede BiciPark da EMEL, está  em pleno funcionamento, no Parque de Estacionamento do Lumiar, com 22 lugares para bicicletas convencionais e dois lugares para bicicletas de carga (cargo bikes), bastando, a partir de hoje, Dia Mundial da Saúde, fazer o respetivo registo online através de O meu perfil EMEL, para ter acesso a este espaço prático e seguro.

O trabalho de pesquisa aos hábitos dos utilizadores e utilizadoras de bicicleta em Lisboa, desenvolvido no âmbito do projeto VoxPop, e com investimento suportado pelo projeto Sharing Cities, permitiu identificar as principais falhas sentidas  pelas ciclistas e pelos ciclistas urbanos, nomeadamente o receio do furto e incerteza quanto à indisponibilidade de estacionamento. Tendo este trabalho como base orientadora, a EMEL foca, agora, os seus esforços na implementação de uma Rede BiciPark nos seus Parques de Estacionamento, que ofereça maior segurança e comodidade nas deslocações na cidade de Lisboa.

Os 13 BiciParks da EMEL, que, nas próximas semanas irão proporcionar mais de 200 lugares, todos eles prevendo espaços de estacionamento para bicicletas de carga, foram pensados para maximizar a experiência de utilização, disponibilizando estacionamento seguro, reservado a utilizadores e utilizadoras previamente registados e registadas, em áreas de fácil acesso, perto da cabine do operador, e com suportes individuais que garantem a estabilidade à bicicleta, inclusive para bicicletas de carga.

 

Rede BiciParks da EMEL em 13 Parques:

 

Lumiar; Telheiras Nascente; Telheiras Poente; Cosme Damião, Alto dos Moinhos; Teixeira de Pascoaes; Rego; Manuel Gouveia; Casa Vistoso; Sousa Pinto; Campo de Ourique; Graça e Chão do Loureiro.

 

Condições de Acesso e Tarifário dos BiciPark EMEL:


 

Acesso reservado a utilizadores e utilizadoras (maiores de 18 anos), com registo prévio em: O meu perfil EMEL;

Acesso com cartão VIVA previamente carregado com passe BiciPark;

Tarifa mensal única de sete euros;

Gratuito para residentes de Lisboa que não disponham de dístico de residente, dístico verde ou avença automóvel em parque de estacionamento EMEL. 

 

BiciPark EMEL – Parque do Lumiar

 

Largo da República da Turquia | GPS: 38.773079,-9.159321

Horário: 2ª a Domingo - 24 horas

22 lugares convencionais | 2 lugares para cargo bikes

 

Declarações de Luís Natal Marques, Presidente do Conselho de Administração da EMEL:

Na EMEL estamos plenamente conscientes da importância que a bicicleta representa na mobilidade dos residentes e das residentes de Lisboa e de quem trabalha, estuda e circula na cidade, veja-se o grande aumento da utilização deste modo de transporte não poluente, prático e rápido no último ano. A bicicleta é cada vez mais uma peça essencial de acessibilidade, colaborando, em muito, para a concretização do novo conceito das cidades 15 minutos, espaços urbanos com boa mobilidade, segura e descarbonizada, feita a pé ou em duas rodas (bicicleta e/ou trotineta).

Escolhemos o dia de hoje, Dia Mundial da Saúde, para fazer o ponto da situação da instalação da nossa Rede BiciPark em diversos pontos da cidade, que privilegia a segurança e acautela a proximidade dos transportes públicos.

Este é mais um investimento da Empresa na mobilidade urbana, que pretende contribuir para uma capital 15 minutos mais sustentável e cada vez mais verde.

 

 

Sobre o Projeto VoxPop:

O VoxPop é um projeto de transformação digital do sistema de mobilidade da cidade de Lisboa que pretende responder a um conjunto de desafios não tecnológicos da inovação digital no sector da mobilidade.

O VoxPop arrancou em 2019 e mobiliza os vários agentes do ecossistema local de inovação, através de uma Aliança de Inovadores, que irá permitir a partilha de dados públicos e privados, com vista à criação de soluções de mobilidade que vão ao encontro das necessidades daqueles que vivem, trabalham e visitam Lisboa.

O VoxPop é liderado pela CML, sendo a EMEL responsável pela gestão global do projeto e por um conjunto de atividades de promoção do ecossistema de partilha de dados e identificação/criação de novas soluções de mobilidade.

Este projeto é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional (FEDER) através da Iniciativa de Ações Inovadoras Urbanas (UIA).

 

Sobre o Sharing Cities:

O projeto Sharing Cities tem como objetivo testar uma nova abordagem para criar cidades inteligentes, promovendo a cooperação internacional entre a indústria e as cidades.

No âmbito deste projeto, Lisboa, Londres e Milão colaboram no desenvolvimento de um projeto de demonstração de alguns dos elementos necessários à criação de uma "cidade inteligente”, através do desenvolvimento de soluções integradas que respondam os desafios energético-ambientais da atualidade: menos poluição, mais eficiência energética, maior produção renovável de energia, menos emissões de CO2, melhor mobilidade, mais emprego e maior inclusão.

Fonte: EMEL

“UCI condena ataques racistas nas redes sociais contra Nacer Bouhanni”


Situação ocorreu após ter desclassificado pela UCI devido a um 'sprint' irregular na prova Cholet-Pays de la Loire, em 28 de março

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Nacer Bouhanni

A União Ciclista Internacional (UCI) condenou hoje, "com firmeza, os ataques de teor racista" nas redes sociais de que foi alvo o francês Nacer Bouhanni, 'sprinter' da equipa Arkea-Samsic.

"Nada justifica os insultos [racistas], independentemente da gravidade da falta cometida pelo ciclista francês", assinalou a UCI, manifestando total apoio a Bouhanni.

O antigo campeão francês denunciou ter sido alvo de ataques racistas nas redes sociais depois de ter sido desclassificado pela UCI devido a um 'sprint' irregular na prova Cholet-Pays de la Loire, em 28 de março.

No dia seguinte, a UCI condenou "firmemente" a conduta "perigosa" do francês, pedindo sanções para o 'sprinter' da Arkéa-Samsic.

Bouhanni terminou a corrida no terceiro lugar e, pouco depois, foi desclassificado, por ter empurrado o britânico Jake Stewart (Groupama-FDJ), com o ombro, contra as barreiras, provocando uma fratura na mão esquerda.

Após a prova, Stewart partilhou o vídeo da chegada no Twitter, interpelando diretamente Bouhanni: "Perguntar-te-ia em que estavas a pensar, mas, claramente, não tens cérebro. A ironia é teres-me dito que não tenho respeito depois da meta. Aqui fica um vídeo pedagógico sobre a que se assemelha 'a falta de respeito'".

Fonte: Record on-line

“Agenda de Ciclismo”


Muitos regressos na retoma do ciclismo

 

Por: José Carlos Gomes

O ciclismo de competição regressa no próximo fim de semana, assinalando-se vários níveis de retoma: haverá ciclismo profissional de estrada, voltarão as camadas jovens e os masters, assim como as provas internacionais a Portugal.

O pelotão profissional compete no domingo, na Prova de Abertura – Região de Aveiro, primeira corrida da Taça de Portugal Jogos Santa Casa. As nove equipas continentais portuguesas vão pedalar desde Aveiro, de onde partirão às 12h00, até Anadia, onde chegarão após as 16h00, depois de percorridos 173,1 quilómetros.

Na véspera, também pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa, corre-se o Circuito CAR Anadia, a partir das 14h00, na freguesia de Sangalhos. Será o reinício de atividade para as equipas de clube portuguesas, numa prova em circuito que totalizará 129 quilómetros.

No domingo acontece, em simultâneo, o regresso do ciclismo internacional a Portugal e a retoma competitiva das várias categorias etárias, após o período de confinamento em que apenas a elite estava autorizada a competir. Este regresso acontece em S. Brás de Alportel, na primeira prova da Taça de Portugal de Downhill (DHI) presented by Shimano, também pontuável para o ranking UCI.

A pista do Arimbo, com 1950 metros de descida, será o palco deste arranque da Taça de Portugal de DHI. Estão inscritos corredores de seis nacionalidades diferentes e várias categorias etárias, desde infantis até masters. A primeira manga corre-se às 11h00, enquanto a final irá desenrolar-se a partir das 14h30.

Valezim, no concelho de Seia, recebe, no domingo, a Maratona BTT da Esperança. É uma competição desportiva de cariz regional, mas é também um evento em que a própria designação transporta uma mensagem para os tempos vindouros. 

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

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