sexta-feira, 18 de junho de 2021

“Equipa britânica INEOS promete jogar ao ataque na Volta à França”


Geraint Thomas vai ser o líder de equipa

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Geraint Thomas

A equipa de ciclismo britânica INEOS, que ganhou sete das últimas nove edições do Tour, vai entrar na prova francesa para vencer, garantiu esta sexta-feira o chefe de equipa, Dave Brailsford, durante a apresentação dos oito atletas selecionados.

"Não vamos vencer este Tour ficando nas rodas [dos oponentes]. Temos uma equipa para tomar a iniciativa e aproveitar todas as oportunidades", lançou o responsável da INEOS, que se vai apresentar na Volta a França (26 de junho a 18 de julho) com o galês Geraint Thomas, vencedor em 2018, como líder da equipa.

O equatoriano Richard Carapaz, vencedor do Giro 2019, o britânico Tao Geoghegan Hart, que venceu a Volta a Itália no ano passado, e o australiano Richie Porte, terceiro no último Tour, estão ao lado de Thomas. Nas últimas semanas, Carapaz ganhou a Volta à Suíça e Porte o Critérium Dauphiné, pelo que a estrada poderá ditar alterações na liderança da equipa no Tour.

O polaco Michal Kwiatkowski, ex-campeão mundial, também foi selecionado, assim como três outros atletas: o espanhol Jonathan Castroviejo, o britânico Luke Rowe e o holandês Dylan van Baarle.

"Mudámos a nossa filosofia de corrida nesta temporada para ser mais aberta e agressiva. A chave para nós neste Tour é a nossa força coletiva e nosso bom entendimento", concluiu Dave Brailsford.

Fonte: Record on-line

“Australiano Caleb Ewan será o "líder absoluto" da Lotto no Tour”


Prova vai decorrer entre 26 de junho e 18 de julho

 

Por: Lusa

Foto: Instagram

O australiano Caleb Ewan será o "líder absoluto" da Lotto na Volta a França, que decorrerá entre 26 de junho e 18 de julho, anunciou esta sexta-feira a equipa belga.

"Antevejo seis ou sete etapas que podem ser vencidas por 'sprinters'", justificou John Lelangue, o diretor da equipa, que vai contar com o belga Philippe Gilbert, de 38 anos, um dos corredores mais experientes e de maior sucesso em atividade.

Ewan, de 26 anos, tem cinco vitórias em etapas no Tour, distribuídas entre 2019 e 2020, enquanto Gilbert, que foi o primeiro camisola amarela em 2011, e o compatriota Thomas de Gendt também já ganharam etapas na mais emblemática competição de ciclismo internacional.

"Philippe Gilbert, Thomas De Gendt e Brent van Moer vão poder tentar a sorte em etapas que não se destinam a velocistas", acrescentou Lelangue.

A equipa Lotto será ainda composta pelos belgas Jasper De Buyst, Harry Sweeny e Tosh Van der Sande e o alemão Roger Kluge.

Fonte: Record on-line

“Tour de França, os valores dos prémios”


Por: José Morais

Fotos: Tour França

De 26 de junho a 18 de julho vai para a estrada a 108ª edição do Tour de França, a prova maios importante do ciclismo mundial, uma prova que qual ciclista tem orgulho em marcar presença, tanto pelo prestigiado evento que é, como pelo valor dos prémios em jogo.

Este ano a organização vai distribuir mais de dois milhões de euros em prémios, mais propriamente 2.228.450,00 euros, distribuídos entre classificações gerais, de montanha, por pontos, melhor jovem, vitórias de etapas, classificações de equipas, prémios de combatividade, entre outros, com a camisola amarela a valer 500 mil euros.

A destacar está a camisola amarela usada como líder da volta, a camisa branca de bolinhas vermelhas usada pelo líder da montanha, a camisa verde usada pelo líder dos pontos, e a camisola branca para o líder do ciclista mais jovem, que tenha nascido depois de um de janeiro de 1995.


Existem ainda mais dois prémios, um do ciclista mais competitivo concebido no final de cada etapa, e o prémio final, quando um ciclista é selecionado pelos membros do júri no fim do Tour de França, e recebe um troféu no pódio em Paris, juntamente como os outros vencedores da competição.

Além disso, o regulamento do Tour premeia diversas vezes em dinheiro ao longo das etapas, como em sprints intermediários, prémios de montanha, chegadas ao alto e muito mais, onde tradicionalmente uma parte dos prémios é dividida com a restante equipa de apoio.


 

O valor dos principais prémios:

 

Campeão do Tour – camisola amarela – 500 mil euros

Campeão da classificação de montanha – 108.700 euros

Campeão da classificação por pontos – 128 mil euros

Campeão da classificação de melhor jovem – 66.500 euros

Ciclista mais combativo final – 56 mil euros

Vencedor de etapa – 11 mil euros

“Tavfer-Measindot-Mortágua/Prestação sólida no Campeonato Nacional de Contra Relógio – Dia 1”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Measindot-Mortágua iniciou hoje a sua participação nos Campeonato Nacionais, hoje com a prova de Contra Relógio numa extensão de 30, 5 quilómetros em Vila Velha de Ródão.

Na prova de Sub23 contávamos apenas com a participação de Pedro Pinto. De entre os 22 participantes, Pedro alcançou a 7ª posição com o tempo de 41m48s, registando assim mais 2m08s do que o vencedor Fábio Fernandes (Efapel). Um bom registo do nosso jovem ciclista que tem vindo a melhorar de ano para ano nesta vertente do Contra Relógio.


Já nos Elites contávamos com a participação de Gaspar Gonçalves e Joaquim Silva que se bateram também muito bem. O vencedor foi João Almeida (Deceuninck-Quick Step) venceu por larga margem. Gaspar Gonçalves foi o 7º classificado gastando mais 3m17s do que o vencedor e Joaquim Silva viria a terminar logo a seguir na 8ª posição, a 4m22s.

Uma boa prestação dos nossos ciclistas e um bom início de Campeonatos Nacionais. Amanhã terá a lugar a Prova de Fundo de Sub23 onde vamos contar com a participação de pedro Pinto. Serão cerca de 170 quilómetros que terão início às 14:30h.


 

Classificação Contra Relógio

Vila Velha de Ródão – Vila Velha de Ródão: 30,5Kms Sub23

 

1.º Fábio Fernandes (Efapel), 39m45s

7.º Pedro Pinto (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 2m03s

 

Elites

 

1.º João Almeida (Deceuninck-Quick Step), 36m20s

7.º Gaspar Gonçalves (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 3m17s 8º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 4m22s

 

Fonte: Tavfer-Measindot-Mortágua

“Efapel/Fábio Fernandes é Ouro em Sub-23 e Rafael Reis Prata em Elites nos Nacionais de Contrarrelógio – Dia 1”


Fotos: João Fonseca Photographer

Fábio Fernandes sagrou-se esta manhã Campeão Nacional de Sub-23 em Contrarrelógio e Rafael Reis Vice-Campeão em Elites. Ouro e Prata são as medalhas que os corredores da Equipa Profissional de Ciclismo trazem para casa, numa sexta-feira que marca o arranque da competição em Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco.

Mas há mais duas Medalhas de Ouro para a estrutura de Águeda, conquistadas por Bernardo Vieira (classe C1) e Telmo Pinão (C2), ambos Campeões Nacionais de Paraciclismo em Contrarrelógio, cada um na sua classe. E outra de Bronze de Vítor Carvalho, em C5.


Em Elites, Rafael Reis, que fez uma prova brilhante, acabaria por ficar a 54 segundos de João Almeida, considerado um dos melhores corredores do mundo, que foi o mais veloz a percorrer os 30,5 km do trajeto, conquistando o título, graças a um contrarrelógio cumprido a uma média superior a 50 km/ hora.

“Trabalhei bastante para este dia, a equipa confiou em mim e tentei dar o meu melhor, mas de facto o João Almeida estava mais forte e mereceu vestir a camisola de Campeão Nacional em Contrarrelógio”, adiantou Rafael Reis.


Os Sub-23 cumpriram o mesmo percurso dos Elites e Fábio Fernandes não podia ter tido melhor estreia nesta categoria, ao vestir a camisola de Campeão Nacional, depois de ter conquistado o título de bicampeão nacional em Juniores, em 2019 e 2020. Hoje foi o único Sub-23 a fazer os 30,5 km em menos de 40 minutos.

“Estou muito feliz! É o meu primeiro ano como Sub-23 e ganhar logo o Campeonato Nacional é muito bom. Este era um dos principais objetivos da época para a equipa, daí estar ainda mais satisfeito. É também o reconhecimento mais direto do trabalho que desenvolvemos durante a temporada, que se vê a dar frutos”, explicou Fábio Fernandes.


Para Rúben Pereira, diretor desportivo da EFAPEL, “foi um bom dia para toda a equipa, tanto o Fábio como o Rafael estão de parabéns, fizeram um excelente crono. No caso do Fábio, sendo o primeiro ano de Sub-23 ganhou com todo o mérito e o Rafael bateu-se com um dos melhores do mundo, estando mais que provado que é um dos melhores contrarrelogistas da Europa e o melhor a correr em Portugal".

Amanhã, dia 19, disputa-se a prova de fundo para Sub-23, com partida às 14.30 horas da Avenida do Empresário, em Castelo Branco, para uma viagem de 170,5 km, que representam quatro voltas ao circuito. Na luta pelo título vão estar Fábio Fernandes, Fábio Costa e André Domingues.


 

CLASSIFICAÇÕES:

CAMPEONATOS NACIONAIS DE ESTRADA 2021

Contrarrelógio Individual» Vila Velha Ródão - Vila Velha Ródão: 30,5 km

 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA ETAPA – ELITES

 

1.º João Almeida (Deceuninck-Quick-Step), 36m20s

2.º Rafael Reis (EFAPEL), a 54s

3.º José Neves (W52-FC Porto), a 01m13s

9.º Frederico Figueiredo (EFAPEL), a 04m23s


 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA ETAPA - SUB-23

 

1.º Fábio Fernandes (EFAPEL), 39m45s

2.º Carlos Salgueiro (LA Alumínios-LA Sport), a 24s

3.º Diogo Barbosa (Hagens Berman Axeon), a 55s

5.º André Domingues (EFAPEL), a 01m41s

 

EFAPEL PARACYCLING traz duas Medalhas de Ouro e um Bronze para casa


Foi com o Contrarrelógio de Paraciclismo que o Campeonato Nacional de Estrada abriu esta manhã em Vila Velha de Ródão, onde os atletas da EFAPEL PARACYCLING Bernardo Vieira, classe C1 e Telmo Pinão, C2, conquistaram o título de Campeão Nacional, cada um na respetiva classe, sendo os mais velozes na corrida contra o tempo para cumprir os 19,2 km de percurso.

A classe com mais participantes foi a C5, onde o atleta da EFAPEL PARACYCLING, Vítor Carvalho, concluiu o contrarrelógio na 3.ª posição, conquistando o Bronze. Domingo o trio volta à estrada, desta vez para disputar a prova de fundo, com um percurso que soma 43,3 km (duas voltas ao circuito).

Fonte: Efapel

“Campeonato Nacional de Estrada Paraciclismo – Dia1”


Vila Velha de Ródão coroou dez campeões de contrarrelógio”

 

Foto: FPC

O Campeonato Nacional de Estrada abriu na manhã de sexta-feira, em Vila Velha de Ródão, com o contrarrelógio de paraciclismo. Os ciclistas com deficiência pedalaram ao longo de 19,2 quilómetrod, tendo sido coroados dez campeões nacionais.

A classe com mais participantes foi a C5. O vencedor foi Hélder Maximino (360º Bike Trail/Mundimat/CC Aldeia Paio Pires), que subiu ao pódio acompanhado por Manuel Ferreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e por Vítor Carvalho (EFAPEL Paracycling).

Em H3 também tivemos um pódio completo, com triunfo de João Pinto (Belmira Cruz/CC Portimão/Mirachoro Hotels), seguido por Rúben Garcia (Clube K) e Diogo Oliveira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).

Nas restantes classes com mais do que um participante impuseram-se o C2 Telmo Pinão (EFAPEL Paracycling), o C3 Paulo Teixeira (Rodabike/ACRG/Gondomar), o C4 João Monteiro (Mozinho RT Martos Pellets Offorsep), o paraciclista de classe D André Soares (Mato Cheirinhos/Vila Galé/Etopi) e o H4 Flávio Pacheco (Santa Cruz/Botelhos.pt).

 

Campeões Nacionais de Paraciclismo

 

B - Ana Silva e Isabel Caetano (Descobre Destreza Associação Desportiva)

C1 - Bernardo Vieira (Efapel Paracycling)

C2 - Telmo Pinão (Efapel Paracycling)

C3 - Paulo Teixeira (Rodabike/ACRG/Gondomar)

C4 - João Monteiro (Mozinho RT Martos Pellets Offorsep)

C5 - Hélder Maximino (360º Bike Trail/Mundimat/CC Aldeia Paio Pires)

D - André Soares (Mato Cheirinhos/Vila Galé/Etopi)

H3 - João Pinto (Belmira Cruz/CC Portimão/Mirachoro Hotels)

H4 - Flávio Pacheco (Santa Cruz/Botelhos.pt)

H5 - Luís Costa

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Campeonato Nacional de Contrarrelógio – Dia 1”


João Almeida e Daniela Campos campeões de contrarrelógio em elite

Por: José Carlos Gomes

João Almeida (Deceuninck-Quick-Step) e Daniela Campos (Bizkaia-Durango) são os novos campeões nacionais de contrarrelógio na categoria de elite, impondo-se nas provas disputadas na manhã desta sexta-feira, em Vila Velha de Ródão. Fábio Fernandes (Efapel) ganhou em sub-23.

Os homens enfrentaram o percurso mais longo, 30,5 quilómetros. João Almeida foi o mais veloz nos dois primeiros pontos intermédios, colocados aos quilómetros 9,6 e 20,9. A superioridade foi crescendo com o avançar da prova.

Na meta, cumpridos 30,5 quilómetros, João Almeida registou 36m20s, sendo o único corredor a baixar da fasquia dos 37 minutos, graças a um contrarrelógio cumprido a uma média superior a 50 km/h. Rafael Reis (Efapel), depois do segundo posto no exercício individual da Volta ao Algarve, voltou ao lugar mais agridoce de uma corrida, sendo o vice-campeão nacional, com mais 54 segundos do que o vencedor.


José Neves (W52-FC Porto) fez uma prova constante, conseguindo bater Nelson Oliveira (Movistar Team) – que “desligou” no último terço – na luta pela terceira posição. O corredor da W52-FC Porto gastou mais 1m13s do que o vencedor.

“É a minha primeira vitória como profissional. É indescritível, estou muito contente, ainda mais por levar a camisola lá fora. Tem outro sabor como elite. Foi um percurso duro, sem muitos pontos de descanso. A parte final era menos difícil, mas era preciso andar bem. A faltarem sete ou oito quilómetros, sabia que tinha 40 segundos de vantagem. Estava tranquilo e dei o meu máximo. Foi muito bom e adequa-se também à preparação para os Jogos Olímpicos”, explica João Almeida.

Entre a elite feminina esperava-se uma luta acesa entre Daniela Campos e Maria Martins (Drops-Le Col), mas a ribatejana não alinhou, devido a um problema mecânico detetado pouco antes da partida. Assim, a algarvia teve campo aberto para dominar a corrida de 19,2 quilómetros.

Daniela Campos, no primeiro ano de sub-23, não deu qualquer hipótese à concorrência, terminando com 29m25s, menos 1m27s do que Ana Caramelo (ATPLINE_União Ciclista de Ponte da Barca) e menos 1m35s do que Liliana Jesus (Team Farto-BTC), que completaram o pódio.


“Ser campeã nacional é uma sensação muito boa. É o meu primeiro ano no escalão de elite, por isso é sempre muito bom conseguir a camisola. As sensações foram boas, tenho vindo a trabalhar desde uma paragem forçada e estou muito contente pela vitória. Sabia que podia fazer um bom resultado e o contrarrelógio é uma especialidade de que bastante gosto. Estava a apostar no pódio. A prova de fundo, no sábado, é o próximo objetivo, um dos mais importantes”, confessa Daniela Campos.

Os sub-23 masculinos cumpriram os mesmos 30,5 quilómetros do que os corredores de elite. Fábio Fernandes, em estreia nesta categoria, depois de ter conquistado o título de juniores em 2020, foi o mais forte.

O corredor da equipa sediada em Águeda cortou a meta com 39m45s, sendo o único sub-23 a fazer menos do que 40 minutos. O segundo classificado foi Miguel Salgueiro (LA Alumínios-LA Sport), a 24 segundos. O terceiro, a 55 segundos, foi Diogo Barbosa (Hagens Berman Axeon).

“É bom ver todo o trabalho que realizamos ao longo do ano dar frutos. Já tinha sido bicampeão nacional de juniores, mas ingressar num novo escalão e conseguir logo esta conquista é uma sensação ainda melhor. Tinha uma ligeira noção do que poderia fazer, vinha com ambição do pódio, mas ganhar é ainda mais especial. Espero que seja o início de uma grande fase e consiga dar o salto que ambiciono”, regozijou-se Fábio Fernandes.

A manhã competitiva iniciou-se com o contrarrelógio de paraciclismo, que coroou dez campeões nacionais. Os ciclistas com deficiência cumpriram 19,2 quilómetros.

 

Campeões Nacionais de Paraciclismo

 

B - Ana Silva e Isabel Caetano (Descobre Destreza Associação Desportiva)

C1 - Bernardo Vieira (Efapel Paracycling)

C2 - Telmo Pinão (Efapel Paracycling)

C3 - Paulo Teixeira (Rodabike/ACRG/Gondomar)

C4 - João Monteiro (Mozinho RT Martos Pellets Offorsep)

C5 - Hélder Maximino (360º Bike Trail/Mundimat/CC Aldeia Paio Pires)

D - André Soares (Mato Cheirinhos/Vila Galé/Etopi)

H3 - João Pinto (Belmira Cruz/CC Portimão/Mirachoro Hotels)

H4 - Flávio Pacheco (Santa Cruz/Botelhos.pt)

H5 - Luís Costa

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com