quarta-feira, 22 de maio de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Volta a Portugal do Futuro”


A Volta a Portugal do Futuro é uma corrida ciclista portuguesa por etapas limitada aos sub-23. Foi criada em 1993 e é a principal prova nacional dedicada aos corredores da categoria sub-23 pertencente á classe 1.3.

Este ano na 31º edição, juntamente com o 4º grande Prémio CMTV, a organização é da Podium, tentado saber horários de partidas e chegadas, a organização não informou nos Press Release que nos enviaram, no site da Podium também nada consta.

A CMTV diz que vai dar as partidas e chegadas, horas? Vamos ver quais e o que dão, porem um comentário tenho de deixar, porque será que a CMTV se associa a provas existentes já há muitos anos, porque diz ser o 4º grande Prémio CMTV, quando nunca realizou sozinho um, não seria mais interessante fazê-lo, e não se juntar.

 

Mas depois de tentar saber os horários, agradecer ao Clube Desportivo Fullracing e aqui ficam os mesmos:

 

23 de maio, quinta-feira – 1.ª ETAPA: Leiria (12H00, Complexo Municipal de Piscinas) – Águeda (15H40, Avenida 25 de Abril)» 140,5 km 

 

24 de maio, sexta-feira – 2.ª ETAPA: Murtosa - Torreira (12H00, Largo da Varina) – São Pedro do Sul - São Macário (15H23, Alto de São Macário)» 119,6 km 

 

25 de maio, sábado – 3.ª ETAPA: Góis (12H00, Avenida Luís de Camões) – Pombal (15H56, Avenida Heróis do Ultramar)» 143,4 km 

 

26 de maio, domingo – 4.ª ETAPA: Figueiró dos Vinhos (12H00, Avenida Dr. Fernando Lacerda) – Caldas da Rainha (16H02, Avenida Dobrynine - Papa à Ours)» 150,8 km

“Estreia com top-10 de Martingil para a Tavfer - Ovos Matinados- Mortágua na corrida Alpes Isère Tour"


A primeira etapa da corrida francesa, Alpes Isére Tour, foi hoje para a estrada e marcou a estreia da equipa UCI Continental Portuguesa Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua que se lançou para o Top-10 com César Martingil.

Foi em Charvieu Chavagneux que alinharam os 132 corredores para a primeira etapa desta corrida, os atletas percorreram 127,6 quilômetros, os ataques na frente do pelotão deram-se nos primeiros quilômetros, mas sem sucesso. Após 20 quilômetros percorridos formou-se a primeira fuga composta por 13 unidades, fuga esta que não vingou sendo os corredores englobados pelo pelotão nos quilômetros que se seguiram.

Os ataques continuavam tornando a corrida e a disputa interessante numa etapa maioritariamente plana. Formou-se novamente uma fuga, depois de sucessivos ataques e tentativas na frente da corrida, a 70 quilômetros para a meta, 9 corredores conseguiram uma vantagem para o pelotão, esta fuga foi perdendo unidades ao longo da tirada, mas 6 corredores mantiveram-se escapados com 45 segundos de vantagem durante vários quilómetros. A fuga foi completamente anulada a 26 quilômetros para a meta.

A corrida continuava animada, e alguns atletas aproveitaram a descida a 14 quilômetros para a meta para se distanciar do pelotão. Não obstante os esforços individuais não foram suficientes tendo em conta a frente do pelotão que trabalhava para uma chegada ao sprint, trabalho esse também da Tavfer - Ovos Matinados- Mortágua.

O final da etapa em Charvieu Chavagneux foi discutido ao sprint, onde Noah Hobbs (Groupama-FDJ Continental) foi o mais rápido. César Martingil, Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua, chegou no grupo da frente terminando na 8ª posição, marcando um Top-10 na estreia da equipa portuguesa a correr em França.


César Martingil declara que: “Foi uma primeira etapa com um misto de emoções, inicialmente o sprint seria discutido pelo João Matias, mas como ele não passou bem a noite, o plano teve de ser alterado. A 35 quilômetros para a meta tive um azar, fui contra um separador e fui obrigado a mudar de bicicleta e depois tive de me esforçar para colar novamente ao pelotão. Foi um esforço grande, devido ao percurso, com várias curvas e à velocidade da corrida, e acabei por ir sozinho ao sprint. Este 8º lugar tem um sabor amargo, porque sei que tinha capacidade para fazer melhor e tinha essa esperança, e a equipa fez um ótimo trabalho na frente da corrida”.

Amanhã os atletas alinham em Val de Virieu para um tirada de 142,9 quilômetros com destino a Saint - Savin, os atletas irão enfrentar 5 montanhas categorizadas de 3ª e 4ª categoria, não obstante à possibilidade de a chegada ser realizada ao sprint.

 

1.ª ETAPA:

Charvieu-Chavagneux - Charvieu-Chavagneux (127,6 km)

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 1.ª ETAPA

 

1.º Noah Hobbs (Groupama-FDJ Continental), 2h36m32s

8.º César Martingil (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt

45.º Bruno Silva (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt

51.º Nicolas Saenz (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt

78.º Gonçalo Carvalho (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a  mt

123.º Angel Sanchez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 7m24s

124.º João Matias (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL NA 1.ª ETAPA

 

1.º Noah Hobbs (Groupama-FDJ Continental), 2h36m52s

14.º César Martingil (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 10s

50.º Bruno Silva (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt

56.º Nicolas Saenz (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt

83.º Gonçalo Carvalho (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a  mt

123.º Angel Sanchez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 7m34s

124.º João Matias (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL POR EQUIPAS

 

1.º VC VILLEFRANCE BEUJOLAIS, a 7h51m06s

7.º Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua, a mt

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua

“César Martingil oitavo na primeira etapa da Volta a Alpes Isère”


Triunfo caiu para o britânico Noah Hobbs (Groupama-FDJ Development)

 

Por: LUsa

O ciclista português César Martingil (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) foi hoje o oitavo classificado da primeira etapa da Volta a Alpes Isère, disputada ao sprint e ganha pelo britânico Noah Hobbs (Groupama-FDJ Development).

Martingil, de 29 anos, discutiu a chegada ao cabo de 127,6 quilómetros, com início e fim em Charvieu-Chavagneux, completa ao fim de 2:37.02 horas, tendo Hobbs batido dois australianos, Declan Trezise (ARA/Skip Capital), segundo, e Óscar Chamberlain (Decathlon-AG2R La Mondiale Development), terceiro.

Devido às bonificações para os homens da fuga, o ciclista luso é 14.º à geral, a 10 segundos do líder, enquanto a Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua é sétima na tabela por equipas.

Bruno Silva é 50.º, o colombiano Nicolas Sáenz 56.º, Gonçalo Carvalho é 83.º, o espanhol Ángel Sánchez 123.º e João Matias o 124.º.

Na quinta-feira, a segunda de cinco etapas liga Val-de-Virieu a Saint-Savin em 142,9 quilómetros.

Fonte: Record on-line

“Giro: Georg Steinhauser vence 17.ª etapa, Tadej Pogacar segue líder”


Por: Lusa

O ciclista alemão Georg Steinhauser (EF Education-Easy Post) venceu hoje isolado a 17.ª etapa da Volta a Itália, no topo do Passo Brocon, enquanto o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) reforçou a liderança confortável da classificação geral.

Steinhauser cumpriu os 159 quilómetros entre Selva di Valgardena e o Passo Brocon em 04:28.51 horas, 1.24 minutos à frente do camisola rosa, que chegou em segundo lugar, e 1.42 do italiano Antonio Tiberi (Bahrain-Victorious), terceiro e líder da juventude.

Na geral, Pogacar é ainda mais líder, agora com 7.42 minutos de vantagem para o colombiano Daniel Martínez (BORA-hansgrohe), segundo, e 8.04 para o britânico Geraint Thomas (INEOS), terceiro.

Na quinta-feira, a 18.ª etapa será propícia a uma disputa ao sprint, com 178 quilómetros entre Fiera di primeiro e Pádua.

Fonte: Sapo on-line

“Sabgal / Anicolor volta à estrada para a 31.ª Volta a Portugal do Futuro”


Entre amanhã e domingo, 23 a 26 de maio, a Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor vai estar na estrada para participar na Volta a Portugal do Futuro, prova dedicada aos corredores da categoria Sub-23. O percurso apresenta quatro etapas num total de 554,3 km. O tiro de partida para a 31.ª edição será dado de Leiria, terminando a competição nas Caldas da Rainha, onde será conhecido o vencedor de 2024. 

Após o infortúnio de Duarte Domingues, que sofreu uma queda no sábado na Polónia, quando se encontrava ao serviço da Seleção Nacional no Grande Prémio das Nações, a estrutura de Águeda vai estar em prova apenas com dois corredores: Gabriel Baptista e Tiago Caetanita. 

Amanhã, às 12H00, a caravana parte de Leiria para uma viagem com 140,5 km, que termina precisamente no Município de Águeda, onde está a sede da equipa, com chegada prevista para as 15H40. A única dificuldade do dia será uma subida de 4.ª categoria, aos 72 km, na Serra da Boa Viagem. A dureza aumenta no dia seguinte, com a 2.ª Etapa, que vai ligar a Murtosa (12H00) a São Pedro do Sul (15H23) ao longo de 119,6 km. A meta vai coincidir com um Prémio de Montanha de 1.ª categoria, após uma subida exigente com a extensão de 9 km. 


Já no sábado, dia 25, os Sub-23 partem de Góis (12H00) para a 3.ª Etapa, que terá 143,4 km e será marcada por cinco contagens de montanha, a última delas a 16 km da meta, em Pombal (15H56). Domingo é o dia das decisões, com a última etapa a sair de Figueiró dos Vinhos (12H00), com chegada prevista para as 16H02 às Caldas da Rainha, ao fim de 150,8 km e três Prémios de Montanha.  

“A Volta a Portugal do Futuro é uma das corridas mais importantes do calendário Sub-23 e é uma prova onde os corredores deste escalão têm a oportunidade de mostrar o seu talento. Nós temos três jovens de bastante qualidade, embora o Duarte não possa marcar presença devido à queda que sofreu e estejamos presentes com dois deles apenas. Será uma oportunidade para ambos, para poderem ter um pouco de liberdade e desfrutarem um pouco de correr ao nível dos Sub-23 aqui em Portugal e certamente tudo faremos para sair da Volta a Portugal do Futuro com um bom resultado e uma boa experiência”, referiu Rúben Pereira, diretor desportivo da Sabgal / Anicolor. 

 

ETAPAS DA 31.ª VOLTA A PORTUGAL DO FUTURO 

Percurso 

 

23 de maio, quinta-feira – 1.ª ETAPA: Leiria (12H00, Complexo Municipal de Piscinas) – Águeda (15H40, Avenida 25 de Abril) » 140,5 km 

 

24 de maio, sexta-feira – 2.ª ETAPA: Murtosa - Torreira (12H00, Largo da Varina) – São Pedro do Sul - São Macário (15H23, Alto de São Macário)» 119,6 km 

 

25 de maio, sábado – 3.ª ETAPA: Góis (12H00, Avenida Luís de Camões) – Pombal (15H56, Avenida Heróis do Ultramar)» 143,4 km 

 

26 de maio, domingo – 4.ª ETAPA: Figueiró dos Vinhos (12H00, Avenida Dr. Fernando Lacerda) – Caldas da Rainha (16H02, Avenida Dobrynine - Papa à Ours)» 150,8 km

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Seleção Nacional/Juniores portugueses enfrentam desafio montanhoso na Suíça”


Por: José Carlos Gomes

A Seleção Nacional de Juniores, compete, entre quinta-feira e domingo, no Tour du Pays de Vaud, prova suíça de referência no calendário da Taça das Nações.

A equipa de Portugal será composta por seis corredores, que irão enfrentar um percurso marcado pelas dificuldades montanhosas, embora com etapas de perfil variado.

Os convocados pelo selecionador nacional, José Poeira, são Daniel Moreira e Dinis Martins (Willebrord Wil Vooruit Juniors), Gonçalo Rodrigues (Landeiro/KTM/Matias & Araújo), João António (ABTF Betão-Bairrada), José Salgueiro (Picusa Academy) e José Miguel Moreira (Polti Kometa U19).

“Apresentamos uma equipa que junta corredores de segundo ano com outros de primeiro, procurando trabalhar a base de um coletivo forte, numa categoria que, a nível internacional, está cada vez mais competitiva”, afirma José Poeira.

O Tour du Pays de Vaud inicia-se com um contrarrelógio individual de 7,2 quilómetros, com partida e chegada em Gollian. Será disputado na tarde de quinta-feira, entre as 14h25 e as 16h25.

A segunda etapa é a mais longa da competição, com algum sobe e desce ao longo dos 121 quilómetros que vão ligar Apples a Chamblon. A 1100 metros da chegada está colocada uma contagem de montanha de segunda categoria.

A terceira etapa, entre Ollon e Villas-sur-Ollon tem apenas 87,8 quilómetros e é maioritariamente plana. No entanto, conta com um prémio de montanha de primeira categoria de 10,4 quilómetros e 7,7 por cento de inclinação média, cujo ponto mais alto está a 400 metros da meta.

A quarta e última etapa, marcada para domingo, começa e acaba em Pomy, tem 97,4 quilómetros e um percurso de permanente sobe e desce, cuja quarta e última contagem de montanha está colocada a 16 quilómetros da chegada.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“31ª Volta a Portugal do Futuro/4º Grande Prémio CMtv”


“João Silva vai conseguir repetir o triunfo de 2023?”

 

Oitenta e oito corredores, em representação de 17 equipas, doze portuguesas, 7 Continentais e 5 de Clube, e cinco espanholas alinham amanhã à partida em Leiria, para disputar a 31ª Volta a Portugal do Futuro/4º Grande Prémio CMtv (VPF/GPCMTV), tem vai terminar no domingo em Caldas da Rainha.

A prova, organizada pela Podium Events, engloba 554,3 quilómetros, com 12 contagens do Prémio da Montanha e 9 Metas Volantes, estas últimas com bonificações de 3, 2 e 1 segundos, além das bonificações nas chegadas, de 10, 6 e 4 segundos, que podem ditar diferenças na geral individual final.


A segunda etapa, a mais curta da prova, mas também a mais dura, liga a Murtosa (Torreira) ao Alto de São Macário, em São Pedro do Sul, vai certamente fazer a grande seleção dos candidatos à vitória da “Portuguesa do Futuro”.

As restantes três etapas apresentam perfis algo distintos e a chegada da etapa inaugural a Águeda, pode terminar em pelotão compacto e a vitória discutida ao sprint, as outras com final em Pombal e Caldas da Rainha, ambas com uma passagem pela meta podem levar ao desmembramento do pelotão, de forma que se consigam vitórias em solitário.


Nas 30 edições da VPF/GPCMTV nenhum corredor repetiu vitória e essa é a grande questão que se coloca: “João Silva vai conseguir repetir o triunfo de 2023?”.

O corredor natural de Gondomar mudou-se esta temporada para a equipa do Óbidos Cycling Team e já realizou algumas provas no estrangeiro que lhe deram um ritmo mais alto de que muitos dos seus adversários. Também ao nível das Equipas de Clube, referência para Guilherme Mesquita (Maia/Earth Consulters) um jovem muito experiente.

Das equipas do escalão Continental, as profissionais, Alexandre Montez (Credibom/ LA Alumínios/Marcos Car), André Ribeiro (Kelly/Simoldes/Oliveirense), João Martins e Tiago Nunes (Rádio Popular/Paredes/Boavista), Duarte Domingues (Sabgal/Anicolor)


Quantos aos corredores das equipas espanholas, a ter em atenção as participações de Pablo Lospitao e Ruben Estevez (Caja Rural/Seguros RGA), Owen Lightfoot (Rias Baixas/Intxausti) e Dario Giuliano e Martin Barrero (Team Polti/Kometa), a equipa de Alberto Contador e os portugueses Lucas Lopes (Supermercados Froiz) e Gonçalo Amaral (Maglia Tecnosylva/Bembibre).

 

Declarações

 

Joaquim Gomes, diretor da Organização: “Esta prova está atribuída à Podium há mais de 20 anos e à qual tenha uma particular ligação por ter sido o primeiro vencedor em 1993. Desenhar um percurso com um forte índice de dificuldades, é muito importante no sentido de conhecermos aqueles que estão aptos para serem grandes corredores no futuro”.

Micael Isidoro, diretor-desportivo do Óbidos Cycling Team: “Queremos ser competitivos numa corrida que de ano para ano é mais duras e exigentes. Temos corrido no estrangeiro o que nos deixou mais experientes. Tendo o vencedor do ano passado, José Silva, ele assume o objetivo de chegar à vitória e conseguir a segunda vitória consecutiva. Esse triunfo seria o mais importante desde que a equipa nasceu o ano passado e acrescentaria mais valor ao projeto”.

 

Sobre a 31ª Volta a Portugal do Futuro / 4º Grande Prémio CMTV 

 

É uma parceria Podium Events e a Medialivre. A CMTV com acompanhamento em direto das partidas e chegadas aliando o esplendor da paisagem à vertente competitiva e outros órgãos do grupo, nomeadamente os jornais Record e Correio da Manhã que vão potenciar a cobertura mediática do evento.

A Exclusivagora dá nome à Camisola Amarela, a Camisola Verde, classificação por pontos, é apadrinhada pela Karcher enquanto a Camisola Azul, do prémio da montanha, contará com o apoio da PSG – Segurança Privada. O Placard será o responsável pela Camisola Branca correspondente à classificação da juventude, destinado a atletas nascidos em 2004 e 2005.

 

Equipas Participantes

 

SABGAL – ANICOLOR, ABTF BETÃO – FEIRENSE, CREDIBOM - LA ALUMINIOS - MARCOS CAR, CAJA RURAL - SEGUROS RGA, EFAPEL CYCLING, KELLY - SIMOLDES – UDO, MAGLIA TECNOSYLVA - BEMBIBRE CYCLING TEAM, MAIA - EARTH CONSULTERS, ÓBIDOS CYCLING TEAM, POLTI – KOMETA, PORMINHO TEAM SUB23, PORTOS – WINDMOB, RADIO POPULAR - PAREDES – BOAVISTA, RIAS BAIXAS, SANTA MARIA DA FEIRA - SEGMENTO D' ÉPOCA - REOL – BOLF, SUPERMERCADOS FROIZ e TAVFER - OVOS MATINADOS – MORTÁGUA

 

Vencedores de outras Edições

 

1ª edição 1993 Joaquim Gomes (Recer - Boavista)

6ª edição 1998 José Azevedo (Maia – Cin)

7ª edição   1999 Óscar Pereiro (Águas de Mondariz) - vencedor do Tour de França de 2006

11ª edição 2003 Daniel Moreno (Alcosto)

21ª edição 2013 António Carvalho (LA Alumínios – Antarte)

   

26ª edição 2018 Venceslau Fernandes (Liberty Seguros – Carglass)

27ª edição 2019 Emanuel Duarte (LA Alumínios – LA Sport)

28ª edição 2021 André Domingues (Efapel)

29ª edição 2022 Gabriel Rojas (Essax)

30ª edição 2023 João Silva (Kelly/Simoldes/UDO)

Fonte: Podium

“3º Passeio noturno de bicicleta na Moita”


Dia 1 de junho 2024 21 horas

 

Por: José Morais

A Junta de Freguesia da Moita realiza no próximo dia 1 de junho o seu 3º passeio de bicicleta noturno, com um trajeto de média/baixa dificuldade.

A concentração vai ocorrer pelas 20,30 horas na Praça da República, e tem partida marcada para as 21 horas, as inscrições são gratuitas, e devem de ser feitas em: www.jf-moita.pt

Um evento que conta com o apoio do Núcleo de Cicloturismo Moitense e Núcleo de Cicloturismo do Penteado.

Participe, um passeio que promete.

Fonte: Núcleo Cicloturismo Moitense

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com