sexta-feira, 5 de abril de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Este Domingo vamos estar em direto…”


No 18º Passeio Penteado/Moita

 

Este domingo 7 de abril vamos estar em direto no Facebook, no “18º Passeio do Penteado/Moita” organizado pelo Núcleo Cicloturismo Penteado, integrado nas comemorações do 59º aniversario do Clube Recreativo Penteado.

Se não vai pedalar, acompanhe-nos, iremos estar em direto antes, durante e após o passeio, a partir das 8,30 iremos estar no Penteado.

“Romain Grégoire vence 5.ª etapa na Volta ao País Basco e Skjelmose mantém a liderança”


Ciclista francês da Groupama-FDJ foi o mais rápido no sprint em grupo reduzido

 

Por: Lusa

Foto: Romain Grégoire/Instagram

O francês Romain Grégoire (Groupama-FDJ) venceu esta sexta-feira a quinta etapa da Volta ao País Basco, com o dinamarquês Mattias Skjelmose (Lidl Trek) a manter a liderança da geral.

No dia seguinte à grave queda que tirou da corrida Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) e Primoz Roglic (BORA-hansgrohe), Grégoire foi o mais rápido no sprint em grupo reduzido, terminando os 175,9 quilómetros entre Vitoria-Gasteiz e Amorebieta-Etxano com o tempo de 03:43.28 horas.

O venezuelano Orluis Aular (Caja Rural) foi segundo, enquanto o alemão Maximilian Schachmann (BORA-hansgrohe) chegou em terceiro.

Na geral, Skjelmose continua na frente, agora com apenas dois segundos de vantagem sobre Schachmann, enquanto o espanhol Juan Ayuso (UAE Emirates) está em terceiro, a quatro segundos.

O português Nelson Oliveira (Movistar) não conseguiu estar junto do grupo de 34 ciclistas que chegou na frente e foi 50.º na etapa, a 01.06 minutos, e na geral caiu do nono posto para o 30.º, a 1.24 minutos do líder.

Na etapa de hoje, o espanhol Mikel Landa (Soudal Quick-Step) também foi vítima de uma queda grave, que afetou outros ciclistas, e abandonou a corrida com uma fratura na clavícula.

No sábado, a sexta etapa com 137,8 quilómetros, com início e fim em Eibar, vai ter sete contagens de montanha, três delas de primeira categoria, num dia importante para as contas da geral.

Fonte: Record on-line

“Mathias Bregnhoj sobe ao segundo lugar no Circuito das Ardenas”


Ciclista dinamarquês concluiu os 167,6 quilómetros da antepenúltima etapa, entre Auvillers-les-Forges e Hardoncelle, a três segundos do francês Thibaud Gruel

 

Foto: Sabgal Anicolor Cycling Team/Instagram

O dinamarquês Mathias Bregnhoj (Sabgal-Anicolor) subiu esta sexta-feira ao segundo lugar do Circuito das Ardenas, após ter sido segundo classificado na segunda etapa da corrida velocipédica francesa, a três segundos do francês Thibaud Gruel (Groupama-FDJ).

Bregnhoj, vencedor da prova em 2023, concluiu os 167,6 quilómetros da segunda e antepenúltima etapa, entre Auvillers-les-Forges e Hardoncelle, a três segundos de Gruel. O francês Théo Thomas (Villefranche Beaujolais) terminou a tirada na terceira posição, a cinco segundos do compatriota.

O também dinamarquês Julius Johansen foi o segundo representante da equipa portuguesa Sabgal-Anicolor a cruzar a meta, a 15 segundos do primeiro, à frente de André Carvalho, que voltou a ser o primeiro português, no 119.º posto, a 11.35 minutos.

Na classificação geral, Bregnhoj, que defende o título do ano passado, então ao serviço da Leopard, segue no segundo lugar, a cinco segundos de Gruel, enquanto o canadiano Pier-André Côté (Israel-Premier Tech), que hoje foi quinto na etapa, subiu ao terceiro posto, a 15 segundos.

Julius Johansen segue no 21.º posto, a 25 segundos do líder da 50.ª edição do Circuito das Ardenas.

No sábado, o pelotão da corrida francesa vai percorrer 145,8 quilómetros, entre Charleville-Mézières e Aiglemont, numa terceira e penúltima etapa recheada de prémios de montanha, seis de primeira categoria, incluindo um na meta, dois de segunda e um de terceira.

Fonte: Record on-line

“Vingegaard sofreu uma contusão pulmonar e pneumotórax além das fraturas já diagnosticadas”


Na sequência da queda na Volta ao País Basco

 

Por: Lusa

O ciclista dinamarquês Jonas Vingegaard sofreu uma contusão pulmonar e um pneumotórax, além das fraturas da clavícula e das costelas já diagnosticadas, anunciou esta sexta-feira a Visma-Lease a Bike.

"Os exames complementares realizados no hospital revelaram que sofreu também uma contusão pulmonar e um pneumotórax. Encontra-se estável e passou bem a noite. Permanece no hospital", refere a equipa, que atualizou o estado de saúde do vencedor da Volta a França em 2022 e 2023.

Vingegaard caiu na quinta-feira durante a quarta etapa da Volta ao País Basco, juntamente com mais de uma dezena de corredores, a cerca de 30 quilómetros da meta, tendo sido colocado em posição de segurança lateral pelos serviços de emergência, antes de ser retirado numa maca com assistência respiratória e um colar cervical.

Numa primeira avaliação médica, a equipa tinha revelado que o ciclista tinha sofrido uma fratura na clavícula e várias costelas partidas, estado que foi agora atualizado.

A queda ocorreu numa descida e envolveu mais de uma dezena de corredores, com a organização a neutralizar a etapa, com muitas ambulâncias no local a assistirem os ciclistas.

Primoz Roglic (BORA-hansgrohe), que liderava a corrida, Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) e Jay Vine (UAE Emirates) também estiveram envolvidos na queda, acabando por abandonar.

Evenepoel sofreu fraturas na clavícula e na omoplata direita, enquanto Vine tem fraturas cervicais e duas fraturas do corpo vertebral da coluna torácica.

Fonte: Record on-line

“Paralelepípedos aprobados, serão o desafio da edição do Paris-Roubaix que se realiza este domingo”


O campeão de 2023 vai chegar como o favorito para a edição de 2024, Mathieu Van Der Poel vai ter 55,7 quilómetros de paralelepípedos, divididos por vinte e nove trechos

 

Por: José Morais

Fotos: ASO

Paris-Roubaix, é sem dúvida a “rainha das clássicas”, ou o grande “Inferno do Norte”, e vai realizar-se este domingo dia 7 de abril, numa extensão de 259,9 quilómetros de percurso entre Compiègne, a cerca de oitenta quilómetros de Paris, que recebe a partida da prova desde 1977, com a linha de chegada no velódromo de Roubaix, com 29 trechos de paralelepípedos, os setores, vão totalizar 55,7 quilómetros.


A distância de 55,7 quilómetros percorrida nos pavés, será um pouco mais extenso nesta edição, do que no ano de 2023, que era de 54,5 quilómetros, sendo a maior em trinta anos, onde foram adicionados novamente os setores de Briastre ao quilómetro 111,5, e de Buat ao quilómetro 129,5.

Como é hábito, todos os setores de paralelepípedos foram vistoriados e reparados antes da prova onde foram todos foram aprovados, Thierry Gouvenou o diretor da prova do Paris-Roubaix, e Franck Perque, diretor da prova do Paris-Roubaix Femmes avec Zwift, puderam assim validar as classificações de dificuldade atribuídas em cada um dos trechos, onde foram avaliados com base na sua extensão, na irregularidade das pedras, e no estado geral do trechos e da sua localização.


Porem, os setores classificados como cinco estrelas, continuam a ser o Trouée d’Arenberg (#19), Mons-en-Pévèle (#11) e o Carrefour de l’Arbre (#4).

 

Os 29 setor de paralelepípedos da Paris-Roubaix

 

29: Troisvilles in Inchy (km 96 – 2,2 km) ***

28: Viesly in Quiévy (km 102,5 – 1,8 km) ***

27: Quiévy in Saint-Python (km 105,1 – 3,7 km) ****

26: Viesly in Briastre (km 111,3 – 3 km) ***

25: Vertain in Saint-Martin-sur-Ecaillon (km 122,6 – 2,3 km) ***

24: Capelle in Ruesnes (km 129,3 – 1,7 km) ***

23: Artres in Quérénaing (km 138,3 – 1,3 km) **

22: Quérénaing in Maing (km 140,1 – 2,5 km) ***

21: Maing in Monchaux-sur-Ecaillon (km 143,2 – 1,6 km) ***

20: Haveluy in Wallers (km 156,2 – 2,5 km) ****

19: Trouée d’Arenberg (km 164,4 – 2,3 km) *****

18: Wallers in Hélesmes (km 170,4 – 1,6 km) ***

17: Hornaing in Wandignies (km 177,2 – 3,7 km) ****

16: Warlaing in Brillon (km 184,7 – 2,4 km) ***

15: Tilloy in Sars-et-Rosières (km 188,2 – 2,4 km) ****

14: Beuvry in Orchies (km 194,5 – 1,4 km) ***

13: Orchies (km 199,5 – 1,7 km) ***

12: Auchy in Bersée (km 205,6 – 2,7 km) ****

11: Mons-en-Pévèle (km 211,1 – 3 km) *****

10: Mérignies in Avelin (km 217,1 – 0,7 km) **

9: Pont-Thibault in Ennevelin (km 220,5 – 1,4 km) ***

8: Templeuve – L’Epinette (km 225,9 – 0,2 km) *

8: Templeuve – Moulin-de-Vertain (km 226,4 – 0,5 km) **

7: Cysoing in Bourghelles (km 232,8 – 1,3 km) ***

6: Bourghelles in Wannehain (km 235,3 – 1,1 km) ***

5: Camphin-en-Pévèle (km 239,8 – 1,8 km) ****

4: Carrefour de l’Arbre (km 242,5 – 2,1 km) *****

3: Gruson (km 244,8 – 1,1 km) **

2: Willems in Hem (km 251,5 – 1,4 km) **

1: Roubaix (km 258,3 – 0,3 km) *

A terceira prova clássica Monumento do calendário iniciou-se em 1896 onde os belgas dominam o ranking dos campeões, com cinquenta e sete vencedores ao longo de 120 edições, dois belgas, inclusive, detém o recorde de maior número de vitórias na prova, com Roger De Vlaeminck a vencer quatro vezes na década de 1970, e Tom Boonen entre 2005 e 2012, com o quadro de honra a estar repleto de grandes nomes da história do ciclismo, como o caso de Eddy Merckx e Sean Kelly a Johan Museeuw e Fausto Coppi.


Porem no pelotão atual, nenhum ciclista conseguiu vencer a corrida mais de uma vez, com Mathieu Van Der Poel da equipa da Alpecin Deceuninck a ser o vencedor de 2023, onde tem o segundo título seguido como seu objetivo, com o campeão mundial a estar entre os confirmados, assim como Matteo Jorgenson da equipa da Visma – Lease a Bike, Nils Politt, Mikkel Bjerg e Antonio Morgado da equipa da UAE Team Emirates e Kasper Asgreeen, Yves Lampaert, Tim Merlier e Gianni Moscon da equipa da Soudal QuickStep.

Entretanto este sábado será disputada a quarta edição da Paris-Roubaix Femmes avec Zwift, com uma distância total aumentada para 148,5 quilómetros, quando em 2023 foram de 145,4 quilómetros, porem o trajeto é inalterado no que diz respeito aos paralelepípedos, com as ciclista femininas a enfrentarem os mesmos dezassete setores dos 29,2 quilómetros finais da prova masculina.

 

Os vencedores mais recentes:

 

2023: Mathieu Van der Poel (Alpecin Deceuninck)

2022: Dylan van Baarle (Ineos Grenadiers)

2021: Sonny Colbrelli (Ita) Bahrain Victorious

2020: cancelada

2019: Philippe Gilbert (Bel) Deceuninck-QuickStep

2018: Peter Sagan (Svk) Bora-Hansgrohe

2017: Greg Van Avermaet (Bel) BMC Racing

2016: Mathew Hayman (Aus) Orica-GreenEdge

2015: John Degenkolb (Ale) Giant-Alpecin

2014: Niki Terpstra (Hol) Etixx-QuickStep

2013: Fabian Cancellara (Sui) RadioShack

2012: Tom Boonen (Bel) Omega Pharma-QuickStep

2011: Johan Vansummeren (Bel) Garmin-Cervelo

2010: Fabian Cancellara (Sui) Saxo Bank

2009: Tom Boonen (Bel) QuickStep

2008: Tom Boonen (Bel) QuickStep

2007: Stuart O’Grady (Aus) Team CSC

“Sabgal / Anicolor Mathias Bregnhøj é o 2.º classificado da Geral no Circuit des Ardennes”


Fotos: DirectVelo

Mathias Bregnhøj, corredor da Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor, foi hoje o 2.º classificado na 2.ª Etapa do Circuit des Ardennes, terminando 03 segundos depois do vencedor, Thibaud Gruel (Groupama-FDJ), que é o novo Camisola Amarela. Com as bonificações da tirada de hoje, o dinamarquês da estrutura de Águeda subiu ao 2.º lugar da Classificação Geral, estando a 05 segundos da liderança. Amanhã será dia de decisões, com a chegada da etapa-rainha, mas com esta jornada tão positiva estão reunidas as condições para a equipa lutar pelo melhor resultado. 


A tirada desta sexta-feira ficou marcada por uma fuga com seis corredores, que foi sempre controlada pelo pelotão, não passando muito além dos 04m15s de vantagem. Os fugitivos aguentaram quase até ao final, sendo absorvidos pelo pelotão no circuito final, onde o ritmo acelerou. Sobretudo na penúltima e na última volta.  

Houve quedas, mas a Sabgal / Anicolor esteve sempre na frente, bem colocada, trabalhando com o objetivo de levar Mathias Bregnhøj o mais à frente possível, conseguindo-o na perfeição. Na chegada, em alto, o dinamarquês terminou 03 segundos depois do vencedor. Neste momento é o 2.º classificado da Geral, a 05 segundos da liderança. 


Mathias Bregnhøj disse que foi “um dia com um super trabalho da equipa, que executou tudo perfeitamente de acordo com o nosso plano antes da corrida começar. Todos se sacrificaram para tornar isso possível e, na verdade, só lamento não ter conseguido levar a vitória para casa para a nossa equipa. A etapa de amanhã é muito difícil, mas espero lutar pela vitória novamente”. 

“Em relação ao dia de hoje, penso que estivemos muito bem e o objetivo de colocar Mathias na melhor posição possível, para poder lutar pela etapa, foi conseguido. Mais uma vez foi uma etapa nervosa, com algumas quedas pelo meio motivadas pelas estradas estreitas e por alguma chuva, mas que a nossa equipa conseguiu sempre evitar, assumindo muitas vezes a dianteira. Na parte final, todos estiveram muito bem, colocando Mathias na melhor posição possível para que pudesse estar na discussão da etapa. Não conseguimos vencer, mas estivemos muito perto e penso que se continuarmos a trabalhar como fizemos até agora, podemos ter uma palavra a dizer na vitória final”, resumiu Paulo Figueiredo, que está a acompanhar a equipa no terreno como diretor desportivo adjunto da Sabgal / Anicolor.


A 3.ª Etapa está na estrada este sábado e é a etapa-rainha da prova, uma viagem de 145,8 km entre Charleville-Mézières e Aiglemont. Será um carrossel com muito sobe e desce, nove Prémios de Montanha: um de 3.ª categoria, dois de 2.ª categoria e os restantes seis de 1.ª categoria. A corrida termina à terceira passagem pela meta, em alto, com a Côte d’Aiglemont (1,2 km a 8,3%). 

 

CLASSIFICAÇÕES: 

49.º CIRCUIT DES ARDENNES 

2.ª ETAPA: Auvillers-des-Forges – Hardoncelle» 167,7 km 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 2.ª ETAPA 

 

1.º Thibaud Gruel (Groupama-FDJ), 04h05m55s 

2.º Mathias Bregnhøj (Sabgal / Anicolor), a 03s 

3.º Théo Thomas (VC Villefranche Beaujoulais), a 05s 

36.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), a 15s 

102.º Guillermo García (Sabgal / Anicolor), a 05m24s 

117.º Oliver Rees (Sabgal / Anicolor), a 09m21s 

119.º André Carvalho (Sabgal / Anicolor), a 11m35s 

122.º José Sousa (Sabgal / Anicolor), a 14m28s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 2.ª Etapa) 

 

1.º Thibaud Gruel (Groupama-FDJ), 07h57m27s 

2.º Mathias Bregnhøj (Sabgal / Anicolor), a 05s 

3.º Pier-André Côté (Israel Premier Tech Academy), a 15s 

21.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), a 25s 

90.º Guillermo García (Sabgal / Anicolor), a 15m49s 

106.º André Carvalho (Sabgal / Anicolor), a 19m32s 

107.º Oliver Rees (Sabgal / Anicolor), a 19m46s 

122.º José Sousa (Sabgal / Anicolor), a 30m58s

Fonte: Clube Desportivo Fullracing




“Paris-Roubaix, o inferno do norte, para ver em direto este domingo no Eurosport”


Segundo “Monumento” da temporada e não perder no Eurosport 1, a partir da 9:30 horas, numa emissão de mais de sete horas

 

Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

Este domingo corre-se a Paris – Roubaix, uma das mais duras e icónicas clássicas de ciclismo do mundo. O Eurosport tem preparada uma emissão especial de sete horas e meia para a 121.ª edição da Paris – Roubaix. A partir das 9:30h, no Eurosport 1, os fãs vão poder seguir toda ação deste autêntico “Monumento” com a equipa de comentadores Olivier Bonamici, Paulo Marins, Gonçalo Moreira e David Rosa!

Famosa pelos seus setores de empedrado, a Paris – Roubaix é uma das mais antigas e famosas clássicas do mundo, conhecida também como “O Inferno do Norte”. É igualmente um dos cinco “Monumentos” de ciclismo da temporada, provas de um dia de grande prestígio e tradição. O arranque acontece em Compiègne, 80 quilómetros a Norte de Paris, e termina no velódromo de Roubaix, depois de 259,7 quilómetros muito duros e setores de empedrado que prometem baralhar as contas. Entre os participantes de peso de este ano encontramos o campeão de 2023 Mathieu Van der Poel, que recentemente conquistou o “Monumento” Volta a Flandres, Jasper Philipsen, Mads Pedersen, Time Merlier, Stefan Kung, Luca Mozzato, Tum Wellens ou Rasmus Tiller. António Morgado da UAE Team Emirares será o único português na Paris – Roubaix. O ciclista das Caldas da Rainha atravessa um grande momento de forma e conseguiu um feito histórico na Volta a Flandres ao terminar a prova na 5.ª posição. 

Paris – Roubaix é um dos muitos eventos de ciclismo que o Eurosport acompanha ao longo do ano. Só em abril o canal emite mais de 10 provas de estrada entre as quais se incluem a Volta ao País Basco (1 a 6), Il Giro d’Abruzzi (9 a 12), De Brabantse Pijl – La Flèche Brabançonne (10), Amstel Gold Race (14), Volta aos Alpes (15 a 19), La Flèche Wallone (17), Volta Presidencial à Turquia (23 a 28) ou a Volta a Espanha feminina (28 de abril a 5 de maio)

O domingo desportivo do Eurosport promete ser espetacular. Antes da Paris – Roubaix, o canal emite a Maratona de Paris, uma das maiores e mais importantes provas do mundo, a partir das 6:45h.

Prepare-se para mês de abril com muita ação para ver em direto no Eurosport – A Casa do Ciclismo.

Fonte: Eurosport

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com