sexta-feira, 5 de março de 2021

“Andar de bicicleta, com chuva ou frio, porque não o fazer”


Por: José Morais

Fotos: Arquivo NP

Andar de bicicleta é sem dúvida um prazer, mas quem nunca foi aquele ciclista que nos dias mais frios ou invernosos, não ficam facilmente desmotivados com muita chuva ou frio, apesar de Portugal nem ser dos mais frios, não termos de lidar com neve, ao contrário de países como a Alemanha ou a Holanda entre outros.

Muitos são os que colocam a bicicleta de lado enquanto a chuva não dá tréguas, e só a vai buscar à prateleira quando os dias começam a ser mais quentes e secos, quando sentem mais prazer em pedalar, mas terá de ser apenas assim que se deve fazer, não, não terá, já que todos os dias são excelentes para pedalar, claro tomando sempre diversas medidas prévias.   


No inverno não chove diariamente, muitas vezes o sol faz a sua visita, fazendo esquecer um pouco o frio e a chuva, mas relembrando que também na primavera, existem muitos dias instáveis, já que após uma boa chuvada, os raios de sola fazem brilhar a estrada, com o ar a ficar limpo, dando-nos a impressão de que o mundo reaparece mais novo em folha, e nessa altura agarrar na bicicleta, pedalar, vai tornar-se sem dúvida numa aventura muito bonita.

Porem, esta aventura se não existir cuidado, a mesma pode trazer alguns percalços, já que como piso molhado, o mesmo está mais escorregadio, e algumas poças cheias de água, poderão escolher vários perigos, buracos, ou objetos que podem dar origem a furos ou danificar os pneus, colocando assim em risco o ciclista, e para que isso não aconteça, ficam aqui algumas dicas.


 

Que roupa usar

 

É importante que antes de sair de casa de bicicleta deva de ter em conta, algumas recomendações, deve de vestir várias camadas de roupa, a mesma deve ser quente, impermeável, e própria para andar de bicicleta, já que as mesmas foram concebidas e preparadas para isso, próprias para as posições e movimento do corpo do ciclista enquanto pedala, as luvas são importantes, como calçado próprio, terá de haver proteção do vento, da chuva, muito essencial, já que pés e mão, são as partes do corpo que mais sofrem, e rapidamente enregelam primeiro.

Levar uma ou duas camadas extras é importante, para o caso de o tempo piorar, uma mochila é importante, onde poderá levar algumas peças de roupa para o caso de frio, ou guardar no caso do tempo aquecer, mas não se esqueça, mesmo sentido frio quando inicia a pedalar, irá sentir calor ao fim de algum tempo, se isso não surgir, será porque terá demasiada roupa.  


 

Que bicicleta usar

 

Se tiver mais do que uma bicicleta, opte por utilizar a mais velha devidamente em condições de segurança, para um passeio com chuva ou frio que surja pelo caminho, já que as más condições climatéricas são prejudiciais para a mesma, ou se tiver possibilidades, adquira uma mais robusta, mas, o mais importante é que em dias de chuva deve colocar menos pressão de ar nos seus pneus, já que terá uma maior aderência na estrada, porem, algo quase obrigatório, e após cada viagem ou o mais breve possível, e de lavar a sua bicicleta, já que não só a agua suja que se apanha na estrada a chover, também a lama, e outros residios que ficam presos no quadro e nas rodas, corroem os acessórios e o quadro, assim deve depois de lavar secar, como fazer a lubrificação, garantido assim que tudo fica em condições, e pode voltar a pedalar depois sem surpresas e segurança. 

 

Manutenção e utilização dos pneus

 

Manter os pneus da bicicleta em bom estado, é um dos fatores muito importantes do ciclistas, o qual deve de verificar os mesmos antes de iniciar as sua pedaladas, verificar se encontram em condições, sem cortes, sem rasto gasto, ou algo que o possa deixar apeado, a verificação da pressão é importante para a sua conservação, e quando pedala com chuva, é uma altura propicia a ter furos, os quais surgem com mais frequência nesses dias, e nada é de agradável estar ao relento com um pneu furado, tendo ainda atenção às possas de água, já muitas das vezes ocultam objetos hostis, o caso de vidros partidos, por isso não só em tempo de chuva, mas sempre, deve fazer parte da bicicleta, uma bomba de ar, câmara de ar extras, e remendos, material para resolver algum imprevisto que possa encontrar pela frente.


 

A importância das bebidas e da comida

 

Um bidon de água é sempre importante transportar na sua bicicleta, para um trajeto curto é o suficiente, porem se a sua intenção é a de fazer longo percursos, deverá tomar em contar isso, e levar bebidas e comer, já que muitas vezes não encontra um local para comer ou beber, assim, independente da água que deve sempre trazer, deverá juntar mais bebidas, como café ou chá, neste caso armazenadas em garrafas térmicas para se manterem quentes, em especial nos dias muito frios, e levar ainda consigo barras energéticas, ou outros que possa reconfortar o seu estomago e lhe repor as forças.

 

Mas recomenda-se antes de se ir para a estrada

 

A documentão de identificação do ciclista é sempre importante, não se deve de esquecer, informar antes de sair de casa para que zona vai levar sempre o telemóvel para contatar ou ser contatado, levar sempres luzes na frente e retaguarda, especialmente em tempo chuvoso, nublado, e porque pode regressar já ao escurecer ou de noite, com a luz traseira a piscar intermitente, afim de poder ser visto pelos automobilistas, recomenda-se também em tempo de chuva o guarda-lamas em ambas a rodas, já que evita os salpicos de água desagradáveis, tanto para o ciclista, como para outros se não pedalar sozinho, e algo importante, é a utilização de um protetor labial e um creme protetor facial, para que a pele não se ressentir à exposição do frio quendo existir.

Alguns concelhos para pedalar com chuva ou frio, proteja-se.

“Fabio Jakobsen já vê "luz ao fundo do túnel" no processo de recuperação”


Ciclista holandês sofreu violenta queda na Volta à Polónia

 

Por: Luysa

Foto: Instagram Fabio Jakobsen

O ciclista holandês Fabio Jakobsen 'superou' mais uma etapa no processo de recuperação da violenta queda na Volta à Polónia, que o obrigou a várias intervenções cirúrgicas no rosto, e admitiu hoje vislumbrar uma "luz no fundo do túnel".

"É quase o momento de recomeçar de novo. O processo de cicatrização parece estar a correr bem. As últimas três semanas foram dolorosas e tive dificuldades para comer e beber. Implantes/parafusos estão aplicados e a remoção/reconstrução das cicatrizes completa", escreveu o ciclista da Deceuninck-QuickStep na sua conta na rede social Facebook.

Fabio Jakobsen, de 24 anos, sofreu nova intervenção cirúrgica para reconstrução do rosto em 11 de fevereiro, dando agora conta de que serão necessários "quatro a cinco meses para que tudo cicatrize" e para que possa ter os seus "novos dentes".

"Na segunda-feira, os pontos serão retirados e espero poder regressar aos treinos. Deste modo, quero agradecer a todos aqueles que me ajudaram no meu processo de recuperação até agora. Há uma luz ao fundo do túnel e eu vou em frente!", concluiu.

O jovem ciclista, companheiro do português João Almeida da Deceuninck-QuickStep, sofreu uma queda grave na primeira etapa da Volta à Polónia, em 05 de agosto, quando o compatriota Dylan Groenewegen (Jumbo-Visma) o 'atirou' contra as barreiras num 'sprint' a 80 km/hora.

Jakobsen, que perdeu todos os dentes, à exceção de um, e teve de levar 130 pontos na face, ficou em estado grave e foi mesmo colocado em coma induzido pelos médicos, ficando internado durante uma semana na unidade de cuidados intensivo do hospital de Santa Bárbara, em Sosnowiec (Polónia).

Posteriormente, foi operado para reconstrução do rosto, tendo-lhe sido retirado um osso da zona pélvica para ser colocado nos maxilares.

A União Ciclista Internacional suspendeu Dylan Groenewegen por nove meses, até maio de 2021, a mais longa sanção aplicada a um corredor sem ser por doping.

Fonte: Record on-line

“Shimano 24 Hours Cycling Le Mans”


Devido à falta de visibilidade ligada à evolução da situação de saúde, o Automóvel Clube de l'Ouest acaba de anunciar o adiamento das 24 Horas de Le Mans 2021.

Inicialmente agendada para 12 e 13 de junho, a corrida terá lugar este ano, no dia 21 e 22 de agosto, data prevista para a realização do Ciclismo 24 Horas de Shimano.

Sendo o calendário das competições de carros / motos uma prioridade no circuito de Le Mans, esta decisão é imposta aos organizadores do Ciclismo 24 Horas Shimano, que trabalharam com a gestão desportiva do circuito para encontrar o melhor compromisso, a fim de evitar o cancelamento do evento.

Prevista inicialmente para os dias 21 e 22 de agosto, o Shimano 24 Hours Cycling vai finalmente acontecer oito dias depois, nos dias 28 e 29 de agosto.

Os que não se encontram disponíveis nesta nova data estão convidados a contactar o https://www.cgo-lemans.com/en/  até sexta-feira, 19 de março.

Fonte: Shimano 24 Hours Cycling Le Mans

“Ciclistas portugueses em ação na Strade Bianche e no Paris/Nice”


Duas grandes corridas para acompanhar este fim de semana na Eurosport

 

Foto: Getty Images

João Almeida (Deceuninck – Quick Step), André Carvalho (Cofidis, Solutions Crédits) e Daniel Viegas (EOLO-Kometa) correm este sábado na clássica italiana, enquanto Rui Costa (UAE-Team Emirates) e Rui Oliveira (UAE-Team Emirates) competem na prova de etapas francesa.

 

O ciclismo está de regresso às emissões do Eurosport e março promete ser um mês recheado de muita ação nas estradas da Europa. Este fim de semana, os fãs vão poder acompanhar duas espetaculares corridas que marcam a preparação das equipas para as grandes voltas do calendário.

 

Este sábado realiza-se mais uma edição da Strade Bianche, ou Estradas Brancas, uma das mais bonitas e duras clássicas da temporada realizada em Siena, Itália. Ao longo de um percurso de 184 quilómetros, os ciclistas terão de superar vários setores de ‘sterrato’, troços de terra batida, que tornam esta corrida única.

A meta fica situada na imponente Piazza del Campo, onde se realiza o famoso ‘Palio’ da cidade, uma corrida de cavalos que atrai milhares de espetadores. Depois de brilhar no Giro d’Italia 2020, João Almeida compete na Strade Bianche. O homem forte da Deceuninck – Quick Step vai ter ainda a companhia dos portugueses Daniel Viegas (EOLO-Kometa) e André Carvalho (Cofidis, Solutions Crédits) na corrida.

Na lista de participantes contam-se ainda os nomes do esloveno Tadej Pogacar, vencedor da Volta a França 2020, do colombiano Egan Bernal, vencedor da Volta a França 2019, do holandês Mathieu van der Poel e do belga Wout van Aert (Team Jumbo–Visma), vencedor da Strade Biacnhe 2020.

 

A corrida pode ser vista em direto no Eurosport 1, a partir das 12:50h, com os comentários de Gonçalo Moreira e Paulo Martins. Os fãs vão poder ver igualmente este ano a Strade Bianche feminina, em direto, no Eurosport 1, a partir das 11:30h. Annemiek van Vleuten está de volta para tentar conquistar esta clássica italiana pela terceira vez consecutiva. A não perder!

 

No domingo, arranca a 79.ª edição da Paris-Nice, ou ‘Corrida para o Sol’ como também é conhecida esta corrida por causa do bom tempo que geralmente acompanha a passagem do pelotão do Norte para o Sul.

 

Tal como o nome indica, a Paris-Nice liga estas duas cidades francesas durante oito dias de competição ao longo de mais de 1200 quilómetros. A 4.ª etapa, no dia 10 de março, promete ser muito dura ao apresentar um percurso com 7 contagens de montanha e um final em alto, em Chiroubles, de 1.ª categoria.

 

Muita montanha não faltará também na 7.ª e penúltima etapa de 166,5 quilómetros entre Nice e Valdeblore La Colmiane, de 1.ª categoria com mais de 16 quilómetros e uma inclinação média de 6,2%. A prova termina como é habitual no Promenade des Anglais, em Nice, a 14 de março.

 

O esloveno Primoz Roglic, vencedor da Volta a Espanha 2020, o britânico Tao Geoghegan Hart, vencedor da Volta a Itália 2020, ou alemão Max Schachamnn, vencedor da Paris-Nice 2020, são algumas das estrelas com presença confirmada para esta corrida. Rui Costa e Rui Oliveira, ambos da UAE – Team Emirates, são os português na lista de inscritos da Paris-Nice 2021.

 

O arranque da Paris-Nice para ver este domingo no Eurosport 1, em direto, a partir das 14:10h, com os comentários da Gonçalo Moreira e Olivier Bonamici.

 

Consulte a programação semanal do canal em www.eurosport.pt

 

Fonte: Discovery Networks

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com