sábado, 9 de setembro de 2023

“António Carvalho vence na Maia, mas Rafael Reis segura amarela”


António Carvalho (ABTF Betão-Feirense) venceu a penúltima etapa do 32.º Grande Prémio Jornal de Notícias/Leilosoc, depois de ter conseguido isolar-se da restante fuga nos últimos quilómetros na chegada à Maia. No entanto, Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor) segurou a camisola amarela para a etapa derradeira.

Esta segunda etapa, uma tirada de 161,5 quilómetros com partida e chegada na Maia e com dois prémios de montanha de segunda categoria, contrariou a tendência dos dias anteriores e não teve qualquer ataque na fase inicial da corrida. As únicas tentativas, que surgiram com o aproximar da primeira meta volante - vencida por Aleksandr Grigorev (Efapel) -, foram rapidamente anuladas.

O pelotão seguiu compacto até ao quilómetro 60, sensivelmente, já depois de Daniel Dias (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) ter conquistado a meta dos sprints especiais e de César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista) ter vencido o primeiro prémio montanha. Nessa altura, formou-se uma fuga com 13 ciclistas, que conseguiu uma vantagem de 3m50s para o pelotão, sendo que havia também um ciclista, Miguel Carvalho (Óbidos Cycling Team), numa posição intermédia, a 1m20s, mas foi alcançado pelo pouco depois.

Com o passar dos quilómetros, surgiram ataques no pelotão e houve também quem não resistisse no grupo dos fugitivos. No fim das contas, após várias movimentações, António Carvalho (ABTF Betão-Feirense) conseguiu escapar ao grupo que era agora de sete ciclistas em fuga e isolou-se, construindo rapidamente uma vantagem de 20 segundos, sendo que o pelotão estava a mais de três minutos, a cerca de 20 quilómetros da meta.

O ciclista da ABTF-Feirense foi alcançado e formou de novo um grupo de oito fugitivos a cinco quilómetros da meta. No entanto, pouco depois, António Carvalho voltou a arriscar e conseguiu mesmo distanciar-se dos demais. Entrou no último quilómetro com 25 segundos de vantagem e cortou a meta isolado, com 19 segundos de vantagem sobre Pedro Andrade (ABTF Betão-Feirense) e Diogo Narciso (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), segundo e terceiro classificados, respetivamente. Ainda assim, foi Rafael Reis quem teve mais razões para sorrir, depois de ter sido 11.º, a 2m04s, suficiente para manter a camisola amarela para a etapa decisiva.

Nas restantes classificações, Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor) lidera nos pontos, César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista) na montanha, Pedro Silva (Glassdrive-Q8-Anicolor) na juventude, António Carvalho nas metas volantes, Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) no combinado e Daniel Dias nos sprints especiais. Entre as equipas, a ABTF Betão-Feirense é agora líder.

O 32.º Grande Prémio Jornal de Notícias/Leilosoc decide-se este domingo, com uma última etapa de 144,1 quilómetros, com partida, às 12h, e chegada, prevista para as 15h30, em Viana do Castelo, na Avenida Campo do Castelo. No de destaque para os dois prémios montanha de segunda categoria.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Vuelta: Remco Evenepoel volta a vencer etapa, Sepp Kuss mantém liderança”


João Almeida, da Team Emirates, mantém-se no décimo lugar da classificação geral, a 8 minutos e 39 segundos de Sepp Kuss

 

Por: Lusa

Foto: AFP

O belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) venceu hoje a 14.ª etapa da Volta a Espanha em bicicleta, um dia depois de ter perdido a possibilidade de revalidar o título, enquanto o norte-americano Sepp Kuss (Jumbo-Visma) manteve a liderança.

À partida a mais de 27 minutos do topo da classificação geral, o belga, campeão do mundo de contrarrelógio e que já tinha vencido a terceira etapa, impôs-se em solitário em Larra-Belagua, em 04:13.38 horas, após estar em fuga em 140 dos 156,2 quilómetros da etapa desde Sauveterre-De-Béarn, destacando-se, a quatro quilómetros da meta, do francês Romain Bardet (dsm-firmenich), segundo classificado a 01.12 minutos.

Kuss, que chegou juntamente com os rivais mais diretos, 08.22 minutos depois, manteve a camisola vermelha, símbolo da liderança na Vuelta, com 01.37 minutos de vantagem sobre o esloveno Primoz Roglic e 01.44 sobre o dinamarquês Jonas Vingegaard e Primoz Roglic, ambos da sua equipa, enquanto João Almeida (UAE Emirates) permanece no 10.º posto, a 08.39.

Fonte: Sapo on-line

“«O maior lutador que existe»: Contador e Pogacar rendidos a João Almeida”


Apesar do mau dia na Vuelta, ciclista português recolhe admiração dos seus pares

 

Por: Record

Foto: Sprint Cycling Agency

João Almeida teve ontem um dia para esquecer na Vuelta, perdendo mais de 6 minutos para Jonas Vingegaard na subida ao Tourmalet e ficando a mais de oito do camisola vermelha, Sepp Kuss, na classificação geral. O próprio ciclista português fez questão de o admitir depois da 13.ª etapa, afirmando que espera agora por "melhores dias".

No entanto, apesar do desempenho menos positivo, o corredor da UAE Emirates recebeu vários elogios de grandes figuras (atuais e antigas) da modalidade, como Alberto Contador ou Tadej Pogacar. "Gladiador", afirmou o ex-corredor espanhol em resposta à publicação de Almeida no Instagram. Já o esloveno, colega na equipa dos Emirados, fez questão de concordar com Contador: "É isso mesmo. O João é o maior lutador que existe".

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com