segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

“CLÁSSICOS REGRESSAM A LISBOA DE 5 A 7 DE ABRIL”

Motorclássico – Salão Internacional de Automóveis e Motociclos Clássicos

Imagens: Bernardo Lúcio

O Motorclássico – Salão Internacional de Automóveis e Motociclos Clássicos, regressa à FIL – Feira Internacional de Lisboa, nos dias 5, 6 e 7 de Abril. O maior evento português relacionado com a temática dos Clássicos e da História Automóvel, organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com a FIL, reúne mais de 160 expositores de vários países.

• Maior salão nacional relacionado com veículos clássicos e antigos, reúne mais de 160 expositores de vários países, na FIL.

• 100 anos da Citroën, em destaque com exposição, 60 anos da Mini, celebrados com concentração 

• Bugatti Type 35B, o automóvel de competição com mais vitórias de sempre, será um dos destaques do evento, assinalando os 110 anos da marca

• Leilão de Automobilia, Passeios de Clássicos, Concentrações de Clubes e Mercado de Clássicos completam a programação do Motorclássico

• Em 2018, o Salão recebeu mais de 40 mil visitantes

Para esta edição, a organização do Salão Motorclássico preparou um programa variado e estimulante, que conta com a participação de várias entidades comerciais e institucionais e se dirige, não só a aficionados do mundo dos clássicos, mas também ao público em geral. 

A programação da 15ª edição do Motorclássico inclui uma exposição temática dedicada ao 100º aniversário da Citroën, o tradicional leilão de automobilia, passeios e concentrações de clássicos, lançamentos de livros, entre outras actividades que celebram o universo motorizado clássico. Em 2018, o Salão Motorclássico recebeu mais de 40 mil visitantes. Exposição temática dedicada aos 100 anos da Citroën

Um dos destaques principais do Salão Motorclássico será a exposição que celebra os 100 anos da marca fundada por André Citroën. 

A exposição irá apresentar uma viagem pela história da marca, mostrando os modelos mais emblemáticos da Citroën.


60 anos da Mini

O 60º aniversário da mítica Mini vais ser alvo de destaque no Salão Motorclássico de 2019. Para assinalar esta data será levado a cabo um passeio que terminará com os automóveis em exposição na parte exterior do pavilhão.

Bugatti Type 35B 

Outro dos destaques será a presença do automóvel de competição com mais vitórias de sempre, o Bugatti Type 35B, para comemorar os 110 anos da marca francesa. 

A carreira do Type 35 iniciada em Julho de 1924, no GP de França, coincidiu com a época de ouro da marca fundada por Ettore Bugatti. O Type 35 deu mais de duas mil vitórias à casa de Molshiem, nas quais estão incluídas todas as provas, da mais humilde rampa ou quilómetro de arranque, ao mais prestigiante Grand Prix.
 

Passeios e Leilão de Automobilia

Para além destas novidades, não vão faltar os habituais passeios, com destaque para o “Passeio ACP ao Motorclássico” e para a estreia do passeio “We Ride Lisbon to Motorclássico”, entre outros.

No Sábado, dia 6 de Abril, a partir das 17h00, decorre o Leilão de Automobilia, uma rara oportunidade para assistir, vender ou comprar num leilão especializado em automobilia histórica e de colecção. Realizado em parceria com a leiloeira Leilosoc, o leilão está aberto a coleccionadores e visitantes, que poderão inscrever-se no site do Salão Motorclássico. O catálogo do leilão estará disponível em www.leilao-motorclassico.com  nas semanas antes do evento.

Lançamento de livros e entrevistas transmitidas em directo Online

O Salão Motorclássico vai ser, também, o palco do lançamento do livro “Henrique Lehrfeld e o Bugatti 35B” de José Barros Rodrigues, no Sábado, às 17h.

Após a estreia na edição de 2018 as Motor Talks estão de regresso. Durante o salão serão realizadas entrevistas a figuras históricas e especialistas do meio, transmitidas em directo online, pelo Jornal dos Clássicos. 
 

Gaming Center 

O Salão Motorclássico vai contar pela primeira vez com um Gaming Center para todos os visitantes que queriam experimentar a emoção do desporto automóvel.

O crescimento do número de visitantes e de volume de negócios em cada uma das edições, demonstra o impacto e influência do Salão Motorclássico no mercado dos Clássicos em Portugal. O Salão Motorclássico é organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com a FIL – Feira Internacional de Lisboa. 

Para obter mais informações sobre o Salão Motorclássico aceda ao site oficial do evento em www.motorclassico.com  

 Sobre o Museu do Caramulo Com mais de 60 anos de existência e visitado por mais de um milhão e meio de pessoas, o Museu do Caramulo alberga no seu espólio uma colecção de arte, uma colecção de automóveis, motos e bicicletas e uma colecção de brinquedos antigos. O Museu do Caramulo produz ainda, de forma regular, exposições temáticas e temporárias, e organiza vários eventos como o Salão Motorclássico, o Caramulo Motorfestival, o Espírito do Caramulo, a Noite dos Museus ou o Rider. Mais informação em www.museu-caramulo.net  

Fonte: Museu do Caramulo/Parceria Revista Notícias do Pedal

“GALA FÉ NO TRIATLO 2018 (Alcobaça)”

RICARDO BATISTA e PAULO ANTUNES são ATLETA E TREINADOR DO ANO

Por: Paulo Vieira

RICARDO BATISTA e PAULO ANTUNES, são os grandes vencedores da 2ªGALA FÉ NO TRIATLO realizada no sábado, 19 de Janeiro, no Cineteatro João d’Oliva Monteiro em Alcobaça. Este evento anual da Federação de Triatlo de Portugal, destina-se à entrega dos habituais prémios nacionais, e à distinção dos atletas e entidades que se destacaram na época anterior.

RICARDO BATISTA, da Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas, nomeado para ATLETA DO ANO 2018, em conjunto com os atletas do Benfica, João Pereira e Vasco Vilaça, foi o grande vencedor graças aos excelentes resultados nacionais e internacionais alcançados na época de 2018, dos quais destacamos a Medalha de Ouro na Taça de Europa de Juniores em Tabor na Republica Checa, o 6ºlugar na finalíssima da Taça da Europa de Elites realizada no Funchal, e o 2ºlugar no Ranking Europeu de Juniores.

O técnico PAULO ANTUNES, fundador da Escola de Triatlo torrejana em 2009, viu também ser reconhecido o seu trabalho nesta última época, ao vencer na categoria de TREINADOR DO ANO 2018, para qual estava nomeado em conjunto com os técnicos Lino Barruncho e André Campos do Sporting. Para este prémio, contribuíram os excelentes resultados obtidos pelos atletas torrejanos RICARDO BATISTA, JOSÉ PEDRO VIEIRA, AFONSO DO CANTO, JOANA MIRANDA e CAROLINA SERRA, para além de outros atletas nacionais como João Pereira, Rafael Domingos, Guilherme Pires, João Ferreira, Madalena Almeida, Vanessa Pereira e Mariana Vargem. Todos, são fruto do trabalho que tem sido desenvolvido por PAULO ANTUNES, tanto ao serviço do Clube Natação de Torres Novas, como ao serviço da Seleção Nacional de Triatlo.

A Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas, também esteve presente nesta Gala, para receber o troféu do 3ºlugar alcançado no CAMPEONATO NACIONAL DE TRIATLO JOVEM, e ainda os troféus conquistados individualmente pelos seus atletas nos vários Campeonatos Individuais disputados em 2018, dos quais se destacam:

          RICARDO BATISTA – CAMPEÃO NACIONAL de Triatlo Sprint e Olímpico (em Juniores), Vice-Campeão Nacional Absoluto de Triatlo Olímpico e CAMPEÃO NACIONAL de Duatlo (em Juniores);

          JOSÉ PEDRO VIEIRA – CAMPEÃO NACIONAL Absoluto de Aquatlo, CAMPEÃO NACIONAL de Duatlo (em Cadetes) e Vice-campeão Nacional de Triatlo (em Cadetes);

          CAROLINA SERRA - CAMPEÃ NACIONAL de Triatlo, Aquatlo e Duatlo (em Juniores);

          JOANA MIRANDA - CAMPEÃ NACIONAL de Triatlo olímpico (em Juniores), Vice-campeã Nacional de Triatlo Sprint (Juniores) e Vice-campeã Nacional de Duatlo (em Juniores);

          JOÃO NUNO BATISTA - CAMPEÃO NACIONAL de Triatlo (em Iniciados);

          DUARTE SANTOS – 3ºlugar no CAMPONATO NACIONAL DE TRIATLO (em Juvenis);

 

Pelos Grupos de Idades, os títulos obtidos foram os seguintes:

          MARCO SOUSA - CAMPEÃO NACIONAL de Triatlo olímpico, Vice-campeão Nacional de Triatlo e Aquatlo (40-44 anos);

          GONÇALO NEVES - CAMPEÃO NACIONAL de Aquatlo e Vice-campeão Nacional de Triatlo (45-49 anos)

 

Destacam-se também os resultados alcançados em representação na Seleção Nacional de Triatlo:

 
CAMPEONATO DA EUROPA DE TRIATLO em Tartu na Estónia (Juniores) – Ricardo Batista, 4ºlugar e Medalha de Ouro em estafetas mistas e José Pedro Vieira, 32ºlugar

CAMPEONATO DO MUNDO DE TRIATLO em Gold Coast na Austrália (Juniores) – Ricardo Batista, 15ºlugar
 

TAÇA DA EUROPA DE TRIATLO no Funchal (Elites) – Ricardo Batista, 6ºlugar e José Pedro Vieira, 43ºlugar.
 

TAÇAS DA EUROPA DE TRIATLO (Juniores) – Ricardo Batista, Medalha de Ouro na Rep.Checa e Medalha de Bronze na Holanda, José Pedro Vieira, 12ºlugar na Quarteira e Joana Miranda, 27ºlugar na Quarteira
 

CAMPEONATO DA EUROPA DE TRIATLO em Loutraki na Grécia (Youth) – José Pedro Vieira, 4ºlugar e Medalha de Bronze em estafetas mistas e Afonso do Canto, 17ºlugar
 

A nova época de triatlo, a de 2019, tem o seu início marcado para o dia 2 de Fevereiro, com a realização em Rio Maior, da 1ª etapa do Campeonato Nacional de Duatlo por Clubes, que será simultaneamente a prova do Campeonato Nacional Individual de Duatlo para os escalões de Cadetes e Juniores.

Fonte: Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com