sexta-feira, 12 de maio de 2023

“Taça do Mundo de MTB Pidcock vence o XCC em Nove Mesto na prova feminina a vitória foi para a suíça Laura Stigger”


Por: José Morais

O ciclista britânico Tom Pidcock da equipa Ineos-Grenadiers, venceu hoje a prova de short track na abertura do Campeonato do Mundo de Mountain Bike, na cidade checa de Nové Mesto na Morave.

Tom Pidcock que estreou hoje a sua nova bicicleta, uma Pinarello Dogma XC, conseguiu ganhar posições até chegar com os líderes, e no final da prova atacou com força na última volta, o que lhe deu a vitória final, em segundo ficou Samuel Gaze da equipa da Alpecin Deceuninck, com Luca Schwarzbauer da equipa da Canyon a fazer terceiro.  

 

Top dez masculinos XCC

 

1º Tom Pidcock

2º Samuel Gaze

3º Luca Schwarzbauer

4º Mathias Fluckiger

5º Nino Schurter

6º Daniele Braidot

7º Luca Braidot

8º Jordan Sarrou

9º Jens Schuermans

10º LarsForster

 

Na prova da elite feminina Laura Stigger da equipa da Specialized, foi a grande vencedora, depois de fazer uma prova regular, assumindo a ponta final no momento correto da mesma, e no final confessou que tinha sido difícil seguir o rasto das melhores, mas estava feliz como a prova correu, em segundo ficou Alessandra Keller, com a alemã Sina Frei a fechar o pódio em terceiro.  

 

Top dez feminino XCC.

 

1º Laura Stigger

2º Alessandra Keller

3º Sina Frei

4º Pauline Ferrand Prevot

5º Evie Richards

6º Haley Batten

7º Puck Pieterse

8º Anne Tauber

9º Jolanda Neff

10. Linha Burquier

“Ciclista Raquel Queirós 26.ª classificada no ‘short track’ da Taça do Mundo”


Em Nove Mesto na Morave, Portugal terá ainda em prova os elites Ana Santos, Roberto Ferreira, José Dias, Filipe Francisco e Tiago Ferreira

 

Por: Lusa

A ciclista olímpica portuguesa Raquel Queirós foi hoje 26.ª classificada na prova de ‘short track’ (XCC) da primeira etapa da Taça do Mundo de BTT, a decorrer na cidade checa de Nove Mesto na Morave.

Na prova de ‘short track’, que não é a sua especialidade, o ‘cross country’ olímpico (XCO), a atleta olímpica foi 26.ª numa corrida marcada por uma queda no início das nove voltas ao circuito, acabando a 21 segundos da vencedora.

Com um tempo de 19.02 minutos, a austríaca Laura Stigger impôs-se após um ataque na última volta, à frente de duas suíças, Alessandra Keller, segunda, e Sina Frei, terceira, relegando a campeã do mundo de XCO, a francesa Pauline Ferrand-Prévot, para o quarto posto.

Em Nove Mesto na Morave, Portugal terá ainda em prova os elites Ana Santos, Roberto Ferreira, José Dias, Filipe Francisco e Tiago Ferreira, entre XCO e maratona BTT (XCM), além de uma seleção de jovens composta por Diogo Neves e João Cruz, em sub-23, e Beatriz Guerra, Guilherme Barros, Rafael Sousa e Raquel Dias, em juniores.

Fonte: Sapo on-line

“Maria Martins quarta classificada na 4ª etapa da Volta à Bretanha”


Lusa subiu ao 29.º posto da geral

 

Por: Lusa

Foto: Fenix - Deceuninck

A ciclista portuguesa Maria Martins (Fenix-Deceuninck) foi esta sexta-feira quarta classificada na quarta etapa da Volta à Bretanha, ganha ao sprint pela polaca Daria Pikulik (Human Powered Health) em Kervignac.

Pikulik foi a mais rápida nos 136 quilómetros entre Mûr-de-Bretagne e Kervignac, cumpridos em 3:27.22 horas, batendo sobre a meta as italianas Arianna Fidanza (Ceratizit-WNT), segunda, e Martina Alzini (Cofidis), terceira.

'Tata' Martins voltou a ser quarta, como na segunda etapa, e com isso subiu ao 29.º posto da geral, que a um dia do fim é liderada pela australiana Grace Brown (FDJ-Suez).

Fonte: Record on-line

“Giro: Davide Bais vence pelos ‘pequenos’ em dia de apatia geral no pelotão”


Por: SIF // AMG

Foto: Getty Images

O ciclista italiano Davide Bais (EOLO Kometa) venceu hoje a sétima etapa da Volta a Itália, que quase ninguém quis disputar apesar da chegada em alto, transformando este num dia de cicloturismo.

Bais, de 25 anos, cumpriu os 218 quilómetros entre Cápua e Gran Sasso d’Italia em 6:08.40 horas, batendo os dois companheiros da fuga do dia, o checo Karel Vacek (Corratec-Selle Italia), segundo a nove segundos, e o italiano Simone Petilli (Intermarché-Circus-Wanty), terceiro a 15.

Os homens da geral chegaram todos juntos, a 3.10 minutos, e o norueguês Andreas Leknessund (DSM) segurou a camisola rosa, com o belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) em segundo, a 28 segundos, e o francês Aurélien Paret-Peintre (AG2R-Citroën) em terceiro, a 30. O português João Almeida (UAE Emirates) foi oitavo na tirada e segue em quarto, a um minuto.

Num dia ‘talhado’ para uma fuga que quisesse disputar a etapa e segurar o pelotão, com uma chegada em alto após longos quilómetros, só quatro homens pensaram nisso Henok Mulubrhan (Green Project-BardianiCSF-Faizanè) acabou por descair.

Petilli tinha um olho na camisola rosa, uma vez que a menos de oito minutos do líder podia ‘sonhar’, quando o trio chegou a ter mais de 12 de vantagem, enquanto Vacek e Bais procuravam vitórias que lhes definissem a carreira, ainda para mais a correr por formações do segundo escalão, que foram convidadas para este Giro.

Com o pelotão desinteressado de correr, num dia com ‘incompreensíveis’ 218 quilómetros, numa competição com 21 etapas, a fuga fez ‘banquete’ do dia e foi Bais a sorrir mais entre três ‘corajosos’ que deram a cara ao vento durante 211 quilómetros.

O italiano conseguiu a primeira vitória da carreira, e logo num dos maiores palcos da modalidade, e ainda vai envergar a camisola de líder da classificação da montanha a partir de sábado, tendo ultrapassado o francês Thibaut Pinot (Groupama-FDJ).

Depois de colaborarem ao longo do dia, o último quilómetro testou as pernas dos três resistentes, e depois de Petilli atacar primeiro, foi Bais a acelerar para não voltar a ser alcançado, já dentro dos últimos 200 metros.

Remco Evenepoel foi quarto e liderou o grupo de favoritos na meta, e a vantagem que o campeão do mundo de fundo tem sobre os demais pode ajudar a explicar a relutância em mexer, numa corrida com mais duas semanas e um contrarrelógio, no domingo, em que o belga deverá aumentar ainda mais a margem para os outros candidatos.

“Tive sorte em como a etapa se desenrolou, porque só andámos a sério no último quilómetro. Posso dar-me por contente com mais tempo de rosa. Esperava que fosse mais duro, e diria que foi um dia bastante aborrecido. Estava ansioso por batalhar, mas assim fico feliz e agradecido”, declarou um ‘honesto’ líder da geral, Leknessund.

No sábado, a oitava etapa liga Terni a Fossombrone em 207 quilómetros, com três contagens de montanha, uma de segunda e duas de quarta categoria.

Fonte: Lusa

“Grande Prémio Anicolor estreia-se nas provas por etapas com a 7.ª edição”


E ainda Taça de Portugal de Paraciclismo e Passeios de Cicloturismo

 

Por: Marta Varandas

Dias 20 e 21 de maio está na estrada a 7.ª edição do Grande Prémio Anicolor, que faz a sua estreia nas provas por etapas. Na estrada vai estar um pelotão composto por 18 equipas continentais e de clube, que vão percorrer 12 concelhos ao longo das duas etapas que este ano fazem parte da competição, ambas com chegada a Águeda, Capital da Bicicleta. Vai também ter lugar, no sábado, dia 20, a 3.ª Taça de Portugal de Paraciclismo e no dia 21, domingo, a organização preparou dois Passeios de Cicloturismo matinais, com duas distâncias, para permitir a participação de todos.

É no dia 20 de maio que tem lugar a etapa inaugural do 7.º Grande Prémio Anicolor. Com partida às 13H00 do Parque da Anicolor – Sistemas de Alumínio, o pelotão vai percorrer 169,3 km até Águeda (17H53), com a meta na mítica Avenida 25 de Abril, que já proporcionou vários espetáculos com chegadas ao sprint. Esta tirada vai cruzar os concelhos de Águeda, Oliveira do Bairro, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Ílhavo, Vagos, Mira, Cantanhede, Mealhada e Anadia, destacando-se a passagem pela costa das praias da Gafanha da Nazaré.


A 1.ª Etapa é plana e vai colocar à prova os roladores e sprinters do pelotão. Apresenta quatro Metas Volantes aos 32,9 km, 59,9 km, 101,3 km e 132,1 km.

Domingo 21 de maio disputa-se a 2.ª Etapa, que terá partida em Oliveira do Bairro, na zona da Junta de Freguesia, às 12H00. Será uma viagem de 148,4 km que ao contrário do dia anterior vai encontrar terreno montanhoso. A chegada será no mesmo local, em Águeda, prevendo-se que se conheça o vencedor desta edição cerca das 15H32. Além destes dois concelhos, o percurso vai passar pela zona serrana de Anadia, Mortágua e Tondela (São João do Monte).


São quatro os Prémios de Montanha: o primeiro aos 33,1 km, em Mortágua, aos 101,3 km surge a segunda subida do dia, aos 109,3 km a terceira e por último, quando faltarem 10 km para a meta, vem a última dificuldade montanhosa da prova, num teste aos trepadores e que vai ditar todas as decisões. Estas subidas prometem espetáculo na luta pela vitória, sendo que será o terreno onde vai ser feita a seleção dos mais fortes. Aos 50,3 km há Meta Volante na Câmara Municipal de Mortágua.


Mauricio Moreira, da Glassdrive / Q8 / Anicolor Cycling Team, foi o vencedor da edição do ano passado e vestiu a Camisola Amarela Câmara Municipal de Águeda, líder da Classificação Geral individual. Vão estar em disputa mais cinco camisolas: a Camisola Azul San

Antonio (Classificação Geral da Montanha), Camisola Branca Estores Limite (Classificação da Juventude, Sub-23), Camisola Vermelha Dubral (Classificação Geral Metas Volantes), a Camisola Laranja Pervedant (Classificação Melhor Ciclista Equipas de Clube) e a Camisola Verde Cuncortave (Prémio Combatividade).


 

Pelotão tem 18 equipas e 126 corredores


São 126 os corredores que fazem parte da lista de pré-inscritos, com as cores das seguintes 18 equipas: ABTF Betão-Feirense, AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense, Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, Efapel Cycling, Glassdrive / Q8 / Anicolor, Kelly-Simoldes-UDO, Credibom-L.A. Alumínios- MarcosCar, Rádio Popular-Paredes-Boavista, Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, JVPerfis Windmob, Fonte Nova-Felgueiras, Santa Maria da Feira-Segmento D’Época-REOL, ACDC Trofa, Óbidos Cycling Team, Porminho Team Sub-23, Maia, Matdiver / Anastácio Mendes & Mendes / Suplementos24 e a espanhola Electro Hiper Europa.


 

Paraciclismo e Passeios de Cicloturismo

 

A organização da corrida está a cargo do Sporting Clube de Fermentelos e tem o Clube Desportivo Fullracing como promotor. Será um fim-de-semana em cheio, sendo que no sábado, às 15H00, vai disputar-se em Águeda, antes da chegada da 1.ª Etapa, a 3.ª Prova da Taça de Paraciclismo. Já no domingo, de manhã, vão realizar-se dois Passeios de Cicloturismo, com inscrição gratuita.


Os dois percursos vão permitir contemplar as belas paisagens do Município de Águeda e apresentam duas distâncias: Passeio de Cicloturismo “Por Terras de Águeda” 73 km. Partida às 09H30 da Avenida 25 de Abril, em Águeda (mesmo local da chegada); “Circuito da Família” 19,5 km. Partida às 10H30 da Avenida 25 de Abril, em Águeda (mesmo local da chegada). As inscrições são gratuitas e contemplam abastecimento e medalha de participação https://racingtime.pt/cicloturismoagueda?p=stephalf . No final há um almoço convívio para todos os participantes (10€ / almoço e 15€ para acompanhantes), que será servido no IVV (Instituto da Vinha e do Vinho) de Águeda.


A Cerimónia de Apresentação da prova realiza-se esta segunda-feira, dia 15, às 18H00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda e é aberta a toda a comunidade.

 

RESUMO DAS ETAPAS DO 7.º GRANDE PRÉMIO ANICOLOR:

 

20 de maio, sábado – 1.ª ETAPA: Anicolor (13H00, Parque da Anicolor - Sistemas de Alumínios, em Oiã, Oliveira do Bairro) – Águeda (17H53, Avenida 25 de Abril)» 169,3 km


 

21 de maio, domingo – 2.ª ETAPA: Oliveira do Bairro (12H00, junto à Junta de Freguesia de Oliveira do Bairro) – Águeda (15H32, Avenida 25 de Abril)» 148,4 km

Numa organização do Sporting Clube de Fermentelos.


Fonte: Organização do 7.º Grande Prémio ANICOLOR








Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com