quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

“Salão Motorclássico regressa em março na Cordoaria Nacional”


O Salão Motorclássico regressa a Lisboa nos dias 3, 4 e 5 de Março de 2023, após uma interrupção de três anos.

 

Como já é habitual, o maior salão dedicado ao universo dos veículos clássicos em Portugal vai juntar mais de uma centena de expositores de vários países, abrangendo desde entidades comerciais, que vendem automóveis, motos, livros, peças ou peças de coleção, a institucionais, como clubes, associações ou museus, fazendo do Salão Motorclássico um evento não só para aficionados do mundo dos clássicos, mas também para o público em geral.

A programação do Salão Motorclássico inclui ainda um leilão de automobilia, onde é possível vender e comprar peças de coleção e automobilia, as Motor Talks, durante as quais serão realizadas entrevistas a figuras históricas e especialistas do meio, passeios e concentrações de clássicos, lançamentos de livros, entre outras actividades.


Uma das grandes novidades é a mudança de localização do Salão Motorclássico. Após quase duas décadas na FIL, o evento muda-se agora para a Cordoaria Nacional, ocupando os seus cinco pavilhões. De acordo com a organização “A mudança de localização surge da vontade de encontrar um espaço que estivesse mais em sintonia com o universo dos veículos clássicos e dos expositores presentes que constituem este meio. A escolha recaiu na Cordoaria Nacional, que pela sua arquitetura e ambiente, é o local ideal para realizar um evento de clássicos, pois potencia a forma de apresentar este tipo de peças e de vivenciar este tipo de eventos”.


O Salão Motorclássico é organizado pelo Museu do Caramulo e conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, Turismo de Lisboa, Fidelidade, RTP, Antena 1, Jornal dos Clássicos, Speedflag e Banco BPI | Fundação la Caixa.

Para mais informações sobre o Salão Motorclássico, clique em www.motorclassico.com


Fonte: Museu do Caramulo/Parceria Revista Notícias do Pedal



“Agenda de Ciclismo”


Jornada dupla de pista e ciclocrosse no próximo fim de semana

 

Por: José Carlos Gomes

O próximo fim de semana estará repleto de ciclismo com jornadas duplas de ciclismo de pista e de ciclocrosse. O Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia, recebe, sábado e domingo, dois troféus internacionais de pista. Nos mesmos dias será conhecido o desfecho da Taça de Portugal de Ciclocrosse, com provas em Abrantes e Ansião.

Dando continuidade à série de provas de pista que vão disputar-se até janeiro, o Velódromo Nacional volta a engalanar-se para receber o ciclismo internacional de pista. No sábado corre-se o Troféu Bento Pessoa e no domingo o Troféu Alves Barbosa.

O horário das duas competições será o mesmo, 9h30 às 13h50 e 15h00 às 19h40, e a entrada é gratuita. É uma oportunidade de ouro de ver alguns dos principais nomes do ciclismo português de pista, iniciando a preparação para o Campeonato da Europa de Elite, que vai disputar-se já em fevereiro.

Também com o horizonte de melhorar os níveis competitivos para os grandes desafios dos próximos meses, são muitos os corredores estrangeiros presentes. Estão inscritos ciclistas oriundos de 17 países: Argélia, Arménia, Áustria, Canadá, Chéquia, Egipto, Equador, Espanha, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Lituânia, México, Portugal e Reino Unido. 

Nas mesmas datas vão disputar-se a quarta e quinta provas da Taça de Portugal de Ciclocrosse, as corridas que irão colocar um ponto final na edição de 2022 da competição. Abrantes, no sábado, e Ansião, no domingo, são as localidades que recebem o desfecho da Taça.

Com muitos pontos ainda em disputa, entra-se no momento decisivo com tudo ainda em aberto, mantendo-se o interesse desportivo muito elevado.

As corridas de sábado ocupam o período vespertino, começando com os juvenis, às 12h20. Seguem-se os masters, às 13h00, os cadetes masculinos e todas as femininas, às 14h10, e os corredores masculinos de elite e juniores, às 15h15.

No domingo será preciso acordar mais cedo. Os juvenis competem às 9h20, os masters às 10h00, os cadetes e todas as femininas às 11h00 e os ciclistas de elite e juniores às 12h00.

 

Mais eventos oficiais

 

18 de dezembro: Passeio de BTT do 24.º Aniversário da UDAR Quinchães, Fafe

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com