sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

“Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados trabalho de equipa soberbo leva Matias de novo à azul e Linarez fecha Top-10 no sprint final 3ª etapa”


A Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados completou hoje a sua prestação na 3ª Etapa da Volta ao Algarve, uma ligação de 211,4 quilómetros, entre Almodôvar e Faro. Mais um dia onde a equipa esteve com enorme destaque com Nicolas Saenz a integrar a fuga do dia, e depois na parte final a equipa a assumir as despesas da corrida para anular a fuga e ver João Matias vencer a última montanha de 4ª categoria. Subida ao primeiro lugar da Classificação da Montanha e no final Leangel Linarez a fechar Top-10 no sprint final.

Etapa que começou bem para a equipa com muita atividade para entrar nas tentativas de fuga. Gonçalo Carvalho esteve presente em duas tentativas e depois foi Nicolas Saenz que conseguiu estar no grupo certo que viria a vingar. Um grupo de 7 corredores que se escapou e que chegou a ter uma vantagem máxima de cerca de 7 minutos. Grupo este que rodava muito bem, sempre a boa velocidade e Nicolas Saenz mostrava as cores Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados na frente da corrida.


À entrada dos últimos 40 quilómetros e numa altura em que a fuga se encontrava a cerca de 1 minuto, a equipa assumiu as despesas do pelotão e perseguiu a fuga, recortando tempo preciso e alcançando os fugitivos a um quilómetro do alto da meta de montanha.

Aí nessa altura João Matias arrancou com todas as suas forças para ir buscar o primeiro lugar e os 3 pontos que estavam à sua espera. Assim o conseguiu e com este resultado, assumiu de novo a liderança desta Classificação e no final subiu ao pódio final em Faro como o novo líder da Classificação da Montanha.


A chegada a Faro iria ser disputada ao sprint e aí Leangel Linarez esteve de novo em grande destaque. Esteve na luta lado a lado com os melhores e finalizou, numa brilhante 10ª posição, assegurando assim o seu primeiro Top-10 em etapas da Volta ao Algarve, um resultado de muito relevo, terminando assim um dia formidável para toda a equipa e de enorme destaque.

 

Classificação Etapa Almodôvar – Faro: 211,4 Kms


 

1.º Fabio Jakobsen (Quick Step – Alpha Vinyl), 4h54m51s 10.º Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt 66.º Pedro Pinto (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 15s

77º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt 93.º Rui Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 25s 124.º João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 1m09s

130.º Ángel Sanchez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 1m35s 152.º Nicolas Saenz (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 6m22s


 

 

Classificação Geral

 

1.º David Gaudu (Groupama - FDJ), 14h42m11s

33.º Pedro Pinto (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 3m34s

84º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 15m27s 105.º Nicolas Saenz (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 21m34s 114.º Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 22m45s 119.º Ángel Sanchez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 23m13s 133.º Rui Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 26m03s 145.º João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 30m23s


 

Classificação Montanha

 

1.º João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), 12 pts

 

Classificação Juventude

 

2.º Pedro Pinto (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 3m18s

 

Classificação Equipas

 

1.º Ineos Grenadiers, 44h06m46s

19.º Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 28m33s

Fonte: Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Afonso Eulálio dá a conhecer o seu nome ao pelotão internacional na Volta ao Algarve na 3ª etapa”


Fotos: João Fonseca

O jovem corredor Afonso Eulálio, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, esteve hoje em evidência durante a 3.ª Etapa da Volta ao Algarve, ao integrar a fuga formada logo aos 12 km. Foi de Almodôvar, no Alentejo, que saiu a tirada, para uma maratona de 211,4 km que terminaram ao sprint em Faro, com a vitória de Fabio Jakobsen (Quick-Step Alpha Vinyl Team) e David Gaudu (Groupama-FDJ) a manter a Camisola Amarela. A corrida desta sexta-feira vem confirmar a aposta da estrutura na juventude, onde também Fábio Costa e Pedro Silva se destacaram.


 

Após uma queda coletiva pouco depois da partida, formou-se a fuga do dia com sete corredores, onde a Glassdrive / Q8 / Anicolor esteve muito bem representada por Afonso Eulálio. Uma estreia na equipa esta época e uma forte aposta de Rúben Pereira, diretor desportivo da estrutura.

Por sinal, hoje foi o dia para provar a confiança que lhe foi depositada, mantendo-se firme na escapada, que chegou aos 7 minutos de vantagem. O jovem corredor ainda contou com o colega Fábio Costa, que se juntou para ambos assumirem o comando. Não resistiriam à força do pelotão, que os absorveu a 10 km da meta. Pedro Silva seria o melhor classificado da etapa, chegando na 38.ª posição. 


Visivelmente satisfeito, Rúben Pereira disse que hoje “foi um dia muito positivo em que sobressaiu a juventude da estrutura. É a confirmação da nossa aposta na juventude, principalmente no Afonso Eulálio, em que eu e toda a estrutura depositamos muita confiança num futuro próximo, rematando ainda com o Fábio Costa em bom plano nos últimos quilómetros, a destacar-se no pelotão. Sem dúvida foi um dia que estivemos em evidência e toda a equipa está de parabéns. A Volta ao Algarve é sempre uma corrida que deixa um marco importante na época”. 

Amanhã será disputada a 4.ª Etapa, um contrarrelógio com 32,2 km entre Vila Real de Santo António e Tavira.

 

A ordem de saída dos ciclistas da equipa é a seguinte: 

 

- 14H10 Héctor Sáez 

- 14H13 Javier Moreno 

- 14H39 Pedro Silva 

- 14H41 Rafael Reis  

- 15H03 Fábio Costa 

- 15H05 Afonso Eulálio 

- 16H06 Frederico Figueiredo

 

 

CLASSIFICAÇÕES:

 

48.ª VOLTA AO ALGARVE 

3.ª ETAPA: Almodôvar – Faro» 211,4 km 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 3.ª ETAPA

 

1.º Fabio Jakobsen (Quick-Step Alpha Vinyl Team), 04h54m51s 

2.º Tim Merlier (Alpecin-Fenix), mt 

3.º Bryan Coquard (Cofidis), mt 

38.º Pedro Silva (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

82.º Frederico Figueiredo (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 15s 

94.º Rafael Reis (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 25s 

139.º Javier Moreno (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 02m14s 

144.º Afonso Eulálio (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 02m25s 

145.º Fábio Costa (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 02m29s 

146.º Héctor Sáez (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 03m15s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 3.ª Etapa)

 

1.º David Gaudu (Groupama-FDJ), 14h42m11s 

2.º Brandon McNulty (UAE Team Emirates), a 01s 

3.º Ethan Hayter (INEOS Grenadiers), mt 

35.º Frederico Figueiredo (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 04m01s 

96.º Afonso Eulálio (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 17m37s 

97.º Fábio Costa (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 17m41s 

120.º Rafael Reis (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 23m15s 

122.º Pedro Silva (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 23m23s 

148.º Javier Moreno (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 33m03s 

151.º Héctor Sáez (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 35m03s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS

 

1.ª INEOS Grenadiers, 44h06m46s 

21.ª Glassdrive-Q8-Anicolor, a 29m51s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL 

 

1.º João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), 12 Pontos 

16.º Fábio Costa (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), 1 Ponto 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA 

 

1.º Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl Team), 14h42m12s 

10.º Afonso Eulálio (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), 14h59m48s 

14.º Pedro Silva (Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor), 15h05m34s 

 

Q8 - Grupo Vapo visitou hoje a estrutura em Almodôvar

 

A equipa tem sido visitada por alguns patrocinadores e parceiros e hoje foi dia de receber, na partida em Almodôvar, a Q8 - Grupo Vapo. Trata-se de um dos nossos naming sponsors e a marca esteve representada por Ricardo Jesus (diretor do Departamento de Manutenção) e Ricardo Almeida (administrador).

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

“Magnus Sheffield vence terceira etapa da Volta à Andaluzia”


Por: José Morais

Realizou-se esta sexta-feira a terceira etapa da Volta à Andaluzia, Magnus Sheffield da Ineos foi o primeiro a cortar a linha de chegada no final dos 153,2 quilómetros da etapa, entre Lucena e Otura, com o ciclista da Emirados Árabes Unidos Alessandro Covi a chegar integrado no pelotão, e a manter a liderança na classificação geral.

 O jovem ciclista da Ineos de 19 anos Magnus Sheffield, conseguiu surpreender o pelotão no final da etapa, após alguns dos seus companheiros de equipa terem caído a três quilómetros do final, Magnus Sheffield conseguiu assim chegar em primeiro à linha de chegada, levantando os braços sozinho celebrando a sua vitória com três segundos de diferença sobre Simon Clarke e Staf Dewulf.

“Strade Bianche já definiu as equipas convidadas e Peter Sagan a ficar de fora”


Por: José Morais

O Strade Bianche já decidiu as equipas convidadas pata participar na sua prova, porem a TotalEnergies ficou de fora da mesma, o que origina que Peter Sagan não possa marcar presença, convidada, e já garantiu o convite para marcar presença, a formação estará presente no Tirreno-Adriático e Milão-San Remo

As provas da Primavera em Itália promovidas pela RCS Sport, a empresa que organiza também o Giro de Itália, já confirmou as equipas convidadas, onde se notou uma ausência numa das corridas, a nova equipa de Peter Sagan, a TotalEnergies, a qual não foi uma das convidadas para a Strade Bianche.

Com a ausência do tricampeão mundial nas estradas da Toscana nesta época, Peter Sagan que nunca foi vencedor da corrida, apenas conseguiu o segundo lugar em 2013 e 2014, em 2021 também esteve ausente, motivado pela recuperação da Covid 19.

A Drone Hopper–Androni Giocattoli, a Eolo–Kometa Cycling Team, e a Bardiani–CSF–Faizanè, foram as formações convidadas pela RSC para participarem, as quais se vão juntar às 17 das 18 equipas do World Tour, já que a Cofidis não marcará presença, mas juntaram-se também as formações da Team Arkéa-Samsic e a Alpecin-Fenix, equipas que foram as melhores do ranking UCI. 


A equipa da TotalEnergies apenas foi convidada para o Tirreno-Adriático, de 7 a 13 de março, como a Milão-San Remo, dia 19 de março, porem, ainda estão por divulgar o Giro de Itália, o Milano-Torino e 2º Giro dia Sicília, que serão divulgados na próxima semana, e posteriormente serão também divulgados a Volta Lombardia e o Gran Piemonte, já que só se realizam no segundo semestre de 2022.

 

As volta e os participantes:

STRADE BIANCHE (5 de março)

 

17 UCI World Teams

 

AG2R CITROEN TEAM

ASTANA QAZAQSTAN TEAM

BAHRAIN VICTORIOUS

BORA – HANSGROHE

EF EDUCATION – EASYPOST

GROUPAMA – FDJ

INEOS GRENADIERS

INTERMARCHÉ – WANTY – GOBERT MATÉRIAUX

ISRAEL START-UP NATION

JUMBO-VISMA

LOTTO SOUDAL

MOVISTAR TEAM

QUICK-STEP ALPHA VINYL TEAM

TEAM BIKEEXCHANGE – JAYCO

TEAM DSM

TREK – SEGAFREDO

UAE TEAM EMIRATES

 

Dois melhores do ranking UCI

 

ALPECIN-FENIX

TEAM ARKEA – SAMSIC

 

Três convites

 

BARDIANI CSF FAIZANE

DRONE HOPPER – ANDRONI GIOCATTOLI

EOLO-KOMETA CYCLING TEAM

 

TIRRENO-ADRIÁTICO (7–13 março)

18 UCI World Teams

 

AG2R CITROEN TEAM

ASTANA QAZAQSTAN TEAM

BAHRAIN VICTORIOUS

BORA – HANSGROHE

COFIDIS

EF EDUCATION – EASYPOST

GROUPAMA – FDJ

INEOS GRENADIERS

INTERMARCHÉ – WANTY – GOBERT MATÉRIAUX

ISRAEL PREMIER TECH

JUMBO-VISMA

LOTTO SOUDAL

MOVISTAR TEAM

QUICK-STEP ALPHA VINYL TEAM

TEAM BIKEEXCHANGE – JAYCO

TEAM DSM

TREK – SEGAFREDO

UAE TEAM EMIRATES

 

Dois melhores do ranking UCI

 

ALPECIN-FENIX

TEAM ARKEA – SAMSIC

 

Cinco convites

 

BARDIANI CSF FAIZANE

DRONE HOPPER – ANDRONI GIOCATTOLI

EOLO-KOMETA CYCLING TEAM

GAZPROM-RUSVELO

TOTAL ENERGIES

 

MILANO-SANREMO (19 março)

18 UCI World Teams

 

AG2R CITROEN TEAM

ASTANA QAZAQSTAN TEAM

BAHRAIN VICTORIOUS

BORA – HANSGROHE

COFIDIS

EF EDUCATION – EASYPOST

GROUPAMA – FDJ

INEOS GRENADIERS

INTERMARCHÉ – WANTY – GOBERT MATÉRIAUX

ISRAEL PREMIER TECH

JUMBO-VISMA

LOTTO SOUDAL

MOVISTAR TEAM

QUICK-STEP ALPHA VINYL TEAM

TEAM BIKEEXCHANGE – JAYCO

TEAM DSM

TREK – SEGAFREDO

UAE TEAM EMIRATES

 

Três melhores do ranking UCI

 

ALPECIN-FENIX

TEAM ARKEA – SAMSIC

TOTAL ENERGIES

 

Quatro convites

 

BARDIANI CSF FAIZANE

DRONE HOPPER – ANDRONI GIOCATTOLI

EOLO-KOMETA CYCLING TEAM

GAZPROM-RUSVELO

“48.ª Volta ao Algarve 3ª etapa”


Fabio Jakobsen ganha sprint de força perante multidão farense

 

Por: José Carlos Gomes

O neerlandês Fabio Jakobsen (Quick-Step Alpha Vinyl Team) conquistou hoje a terceira etapa da Volta ao Algarve, uma ligação de 211,4 quilómetros, com partida em Almodôvar e chegada em Faro, onde uma multidão celebrou o regresso da corrida, 14 anos depois do anterior final de etapa na capital algarvia. O francês David Gaudu (Groupama-FDJ) conserva a Camisola Amarela Turismo do Algarve.


A reta da meta, numa inclinada rampa de 300 metros, onde em tempos terminava a Prova de Abertura, foi palco de um sprint intenso e muito bem disputado. Bryan Coquard (Cofidis) foi o primeiro a arrancar, mas Fabio Jakobsen esperou pela altura certa e “disparou” para uma vitória incontestável, a segunda nesta edição da corrida, pois já se impusera em Lagos.


Fabio Jakobsen ergueu os braços ao fim de 4h54m51s de corrida (média de 43,018 km/h), seguido por Tim Merlier e por Bryan Coquard. Com este sucesso, Fabio Jakobsen deu mais cor à Camisola Verde Crédito Agrícola, símbolo de melhor por pontos, que enverga desde o primeiro dia. O venezuelano Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), décimo classificado, foi o melhor representante das equipas portuguesas na etapa. Daniel Freitas (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 13.º, foi o melhor português.


“A equipa fez um trabalho perfeito - em especial o Kasper Asgreen, que me protegeu durante toda a etapa - e muitas das vezes é isso que conta. Nos últimos dois quilómetros estivemos sempre na frente, entre os dez primeiros. A reta da meta tinha 400 metros, lancei o meu sprint nos últimos 200 metros e forcei até vencer. O Bryan Coquard, é um sprinter que se dá bem nestas chegadas, arrancou ao mesmo tempo, mas tive as pernas mais fortes. Ainda vi o Tim Merlier aproximar-se, mas não me pôde passar pela esquerda e estou feliz por ter vencido aqui em Faro. O verde (camisola verde) é a cor dos sprinters, já vesti esta camisola na Volta a Espanha e espero conquistar esta classificação se conseguir terminar depois de amanhã”, disse Fabio Jakobsen, após conseguir a quarta vitória em oito dias de competição na presente época.

A etapa começou com uma queda coletiva, mas logo as atenções ficaram centradas na corrida propriamente dita, pois, com 12 quilómetros percorridos, formou-se a fuga do dia. Txomin Juaristi (Euskaltel-Euskadi), Rafael Lourenço (Atum General-Tavira-AP Maria Nova Hotel), Rafael Silva (Efapel Cycling), Afonso Eulálio (Glassdrive-Q8-Anicolor), Afonso Silva (Kelly-Simoldes-UDO), Nicolas Sáenz (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) e Samuel Caldeira (W52-FC Porto) adiantaram-se e tiveram liberdade para pedalar com cerca de 7 minutos de vantagem.

À entrada para a última hora e meia de etapa, as equipas dos sprinters assumiram o comando do pelotão e percebeu-se que os fugitivos tinham o destino traçado. Ainda mais quando a Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados e a Rádio Popular-Paredes-Boavista se juntaram ao trabalho, com o fito de ficarem com os pontos da última montanha do dia, no Bengado. Ainda se juntou novo trio no comando, Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista), Fábio Costa e Afonso Eulálio (Glassdrive-Q8-Anicolor), mas contra a força do pelotão não houve resistência dos fugitivos. O grupo ficou compacto a 10 quilómetros da meta.

Num dia em que os sprinters eram os protagonistas anunciados, os homens da geral tiveram uma jornada mais descansada, chegando integrados no pelotão principal. David Gaudu continua em posse da Camisola Amarela Turismo do Algarve, com 1 segundo de vantagem sobre seis homens, classificados pela seguinte ordem Brandon McNulty (UAE Team Emirates), Ethan Hayter (INEOS Grenadiers), Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl Team), Sven Erik Bystrom (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux), Julien Bernard (Trek-Segafredo) e Daniel Martínez (INEOS Grenadiers). Vicente García de Mateos (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), 22.º, é o melhor elemento das equipas portuguesas na geral. Rui Oliveira (UAE Team Emirates), 24.º, é o melhor português.

“Será difícil manter a camisola amarela no contrarrelógio. Quero fazer o melhor possível. Trabalhei bastante na minha posição, espero ver alguma evolução. No entanto, a aposta da equipa é o Stefan Küng, esperamos que possa ganhar. Corredores como o Remco (Evenpoel) ou o Brandon Mcnulty são mais rápidos, mas espero ter ainda uma resposta a dar na última etapa”, salienta David Gaudu.

João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) recuperou a Camisola Azul Lusíadas, de melhor trepador, e Remco Evenepoel continua a vestir a Camisola Branca IPDJ, de melhor jovem. A INEOS Grenadiers comanda por equipas.

A quarta etapa, a disputar neste sábado, será decisiva para as contas da classificação geral. Trata-se de um contrarrelógio de 32,2 quilómetros, a disputar entre Vila Real de Santo António e Tavira.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Tour dos Alpes Marítimos Caleb Ewan foi mais forte na 1ª etapa”


Vitória confortável de Caleb Ewan no início do Tour dos Alpes Marítimos

 

Por: José Morais

Caleb Ewan da Lotto Saudal foi o mais forte na primeira etapa do Tour dos Alpes Marítimos com uma vitória confortável, numa etapa com mais de 176.3 quilómetros que ligou Saint-Raphaël e La Seyne-sur-Mer, com o ciclista australiano a levar a vitória sobre Anthony Turgis e Nacer Bouhanni.

Nairo Quintana da Arkéa-Samsic chegou no grupo principal, e conseguiu o mesmo tempo de Caleb Ewan, por sua vez Miguel Flórez também da equipa sa Arkéa-Samsic, apenas consegui cortar a linha de chegada em 8º lugar.

“Geraint Thomas e a Volta ao Algarve: «Infelizmente, não vim para tentar ganhar uma 3.ª vez»”


Galês 'despe' as vestes de candidato e já está de olho... no Tour

 

Por: Lusa

Foto: EPA/Arquivo

Geraint Thomas 'despiu' as vestes de candidato para entregar-se ao trabalho de equipa na Volta ao Algarve, por ainda não estar na forma física ideal, aquela que, espera, o possa levar a ser protagonista no Tour.

"Infelizmente, não vim para tentar ganhar uma terceira vez. Perdi muita preparação este inverno, devido à minha operação ao ombro [em outubro] e à covid-19 [esteve infetado no Natal], por isso não tenho a condição física ideal neste momento", assumiu o galês da INEOS, em declarações à agência Lusa.

Na segunda etapa da 48.ª edição, o vencedor da 'Algarvia' em 2015 e 2016 e vice-campeão em 2018, o ano em que ganhou a Volta a França, foi o primeiro a assomar-se à dianteira do pelotão, para impor o ritmo na subida à Fóia, um gesto de 'humildade' que recorda porque é uma pedra basilar na formação britânica, que representa desde 2010.

"Estou aqui para trabalhar no duro e dar o meu melhor pela equipa", vai dizendo, embora seja cauteloso em apontar o colega Ethan Hayter, o 'vice' de 2021, como grande favorito a vestir de amarelo, no domingo, no alto do Malhão: "Não tenho a certeza que ele vá ganhar. Ele também teve covid-19, ainda está a regressar, mas a equipa tem muitas opções para todos os dias, veremos o que acontece".

Depois de um ano de ausência, motivado pelo adiamento da prova para maio devido à pandemia de covid-19, 'G' retomou a tradição de arrancar a época no Algarve - foi assim em 2015, 2016, 2018 e 2020 -, uma preferência que explica no seu estilo despretensioso - o seu humor e descontração, sem esquecer os inconfundíveis óculos brancos, são a sua imagem de marca.

"É uma corrida agradável. Tens chegadas ao 'sprint', tens dias duros, como a Fóia, tens o contrarrelógio, e também tens bom tempo. É uma boa maneira de começar a temporada", resumiu.

Incentivado a dar a 'receita' para triunfar na única prova do calendário português da categoria UCI ProSeries, Thomas não hesitou: "tens de subir bem e ser bom contrarrelogista. Mesmo que não chegues na frente nas subidas, não podes perder muito tempo".

Após um impasse negocial para a renovação de contrato com a INEOS, resultante de divergências quanto ao papel que teria na equipa esta temporada e que se arrastou desde o verão e foi solucionado apenas em dezembro, o carismático galês aparenta estar sereno quanto ao futuro.

"Só quero desfrutar das corridas, celebrar vitórias - minhas também - e, obviamente, desempenhar um papel importante na equipa", enumera ao espraiar-se sobre as perspetivas para 2022, sem ocultar que, apesar de não haver um objetivo que sobressaia, o Tour é "a prova" com que sonha todos os anos.

O único galês a vencer a Volta a França tem tido resultados modestos nas grandes Voltas desde que foi vice-campeão do Tour, atrás do companheiro colombiano Egan Bernal, em 2019, e enfrenta a concorrência de 'pesos-pesados' na luta por um lugar de destaque na 'Grande Boucle', nomeadamente de Richard Carapaz, vencedor do Giro2019 e terceiro na última edição da prova francesa, e do compatriota Tao Geoghegan Hart, o 'maglia rosa' do Giro'2020.

"Vamos ver se serei um dos líderes. Mas, no final do dia, a abordagem para mim é a mesma de sempre. Tenho de lá chegar na melhor forma possível, e evoluir a partir daí", concluiu, aparentemente conformado com a sucessão geracional em curso num pelotão em que os jovens talentos imperam.

Fonte: Record on-line

“Estreia de João Almeida com a nova equipa na Volta aos Emirados Árabes Unidos para seguir em direto no Eurosport”


De 20 a 26 de fevereiro, o canal emite a primeira corrida oficial do ciclista português com as corres da UAE Team Emirates

 

Por: Vasco Simões

Fotos: Getty Images

É já este domingo que arranca a 4.ª edição da Volta aos Árabes Unidos em bicicleta, competição que marca a estreia oficial de João Almeida com a sua nova equipa, a UAE Team Emirates, e vai poder seguir tudo em direto no Eurosport.

Até dia 26 de fevereiro, o pelotão da Volta aos Emirados Árabes Unidos terá de cumprir 1060 quilómetros, divididos em 7 etapas, com muitos desafios. Calor e ventos cruzados são algumas das dificuldades que os ciclistas vão encontrar num cenário de deserto, arranha-céus, marinas, praias e palácios, que atravessam os 7 Emirados e que tornam esta corrida tão única. O percurso inclui quatro etapas em linha, duas em montanha e um contrarrelógio.

Entre as estrelas que marcam presença na prova deste ano o grande destaque vai para o esloveno Tadej Pogacar, vencedor em 2021, que regressa para tentar um novo triunfo. Tom Dumoulin, Mark Cavendish, Adam Yates, Sam Bennett, Dylan Groenewegen ou Filippo Ganna são outras das grandes figuras destacadas pela organização para a corrida.

Já o português João Almeida vai fazer a estreia oficial com as cores da UAE Team Emirates, depois de ter deixado a Deceuninck-QuickStep. Vai rolar ao lado de Tadej Pogacar, George Bennett, Mikkel Bjerg, Rafal Majka, Maximiliano Richeze e Pascal Ackermann. Recorde-se que em 2021, Almeida terminou a prova no 4.º posto da geral.

Destaque ainda para a inclusão de Rúben Guerreiro no lote de pré-inscritos da EF Education-EasyPost.

A 1.ª edição da Volta aos Emirados Árabes Unidos foi ganha pelo esloveno Primoz Roglic. Em 2020, o triunfo foi para Adam Yates e no ano passado, a vitória sorriu novamente a um esloveno: Tadej Pogacar. Quem vence em 2022? A resposta é dada em direto no Eurosport entre os dias 20 e 26 de fevereiro. Os comentários da prova ficam a cargo de Luís Piçarra e Paulo Martins.

Consulte a programação semanal do canal em www.eurosport.pt

Fonte: Discovery Networks

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com