terça-feira, 5 de novembro de 2024

“Tour de França de 2025 com seis chegadas em alto e cronoescalada”


Subida ao Hautacam, Mont Ventoux e Col de la Loze são os destaques do trajeto

 

Fotos: ASO

As etapas da 112ª edição do Tour de França, a realizar de 5 a 27 de julho de 2025, foram apresentadas no dia 29 de outubro em Paris, a prova terá 3.320 quilómetros, tendo três sequência de chegadas ao alto dos Pireneus, a subida ao Mont Ventoux e com duas etapas finais nas montanhas, no alto dos Alpes até Courchevel e La Plagne, com um total de 51.550 metros de elevação total, sendo o Col de la Loze (2.304m) o ponto mais alto.

O trajeto de 2025 também inclui duas etapas de contrarrelógio, o primeiro com percurso plano e rápido à volta de Caen, na Normandia, e ainda um segundo na cronoescalada do Col de Peyresourde.

Além do trajeto do Tour de França, também foi apresentado o trajeto do Tour de França Feminino avec Zwift, as duas provas vão se sobrepor novamente por dois dias, o Tour de França masculino começa no sábado, dia 5 de julho, em Lille, e terminará em Paris no domingo, 27 de julho, o Tour de França Feminino inclui nove dias de corrida de Vannes a Châtel entre sábado, dia 26 de julho a domingo, dia 3 de agosto.

O trajeto e as chegadas em alto devem oferecer um cenário perfeito para outra batalha entre Tadej Pogacar e Jonas Vingegaard, o número limitado de quilómetros de contrarrelógio talvez seja uma desvantagem para Remco Evenepoel, mas ajuda os escaladores franceses como David Gaudu e Lenny Martinez.

 

O trajeto do Tour de França 2025

 

Pogacar, Vingegaard e Evenepoel estiveram todos ausentes da apresentação no Palais des Congrès, perto do Arco do Triunfo e Champs Elysées, que novamente receberá a última etapa em 2025, a ocasião também viu o Tour de França celebrar o recorde de vitórias de etapas de Mark Cavendish e sua reforma, também presentes no Palais des Congrès estavam o vencedor da camisola verde de pontos Biniam Girmay, o seu rival de sprint Jasper Philipsen, Audrey Cordon-Ragot e a vencedora e rainha das montanhas de 2024 Justine Ghekiere.

O Grand Départ do Tour Grança 2025 será no norte da França, a primeira etapa começa e termina no centro de Lille, cidade onde está a sede da gigante do varejo Decathlon, e cobre 185 quilómetros por um circuito pelo noroeste, com os velocistas esperando para lutaemr pela vitória da primeira etapa e pela camisola amarela, os ciclistas aproveitarão várias noites no mesmo hotel perto de Lille, com a segunda etapa de Lauwin-Planque ao sul da cidade, até Boulogne-sur-Mer na costa. Com 212 quilómetros, esta é a etapa mais longa do Tour de França de 2025.

A etapa três vai de Valenciennes a Dunquerque, na costa, com ventos cruzados de verão e um possível perigo extra nos últimos 35 quilómetros, o Grand Départ de 2025 não vai assim fazer os paralelepípedos do norte da França, mas as etapas serão muito intensas.


O Tour de França retorna ao coração do ciclismo francês em 2025, com a primeira semana saltando de Lille para a Normandia e Bretanha antes de seguir para o sul pelo Massif Central com o primeiro dia de descanso a ser em Toulouse, o Tour de França começa na área de Lille-Nord de França na quarta etapa, em Amiens, dando aos velocistas outra hipótese de vitória em Rouen, embora os últimos quilómetros finais contornem a cidade.

O primeiro contrarrelógio é na quinta etapa, em torno de Caen e percorre um circuito plano e rápido de 33 quilómetros, a cidade comemora o seu milénio em 2025 e vem perseguindo uma etapa há uma década. por um dia, a cidade famosa por calvados e sidra será o centro do mundo do ciclismo.

A sexta etapa começa em Bayeux e termina em Vire Normandie após 201 quilómetros, com seis subidas categorizadas e 3.500 metros de subida, com uma rampa de 700 metros e 10% até a linha de chegada.

A chegada da sétima etapa, no cimo do Mûr-de-Bretagne, é uma das mais esperadas, com 194 quilómetros, celebrará a lenda local e o último vencedor do Tour de França francês, Bernard Hinault, que faz 70 anos neste mês de novembro.

O trajeto do Tour de França de 2025 seguirá para o sul na oitava etapa, com 174 quilómetros e chegada a Laval, na nona etapa de 170 quilómetros, em Châteauroux, onde Cavendish venceu em 2008, 2011 e 2021, a oitava etapa celebra o 100º aniversário do nascimento do tricampeão do Tour Louison Bobet, enquanto os 50 quilómetros finais da nona etapa ziguezagueiam para o norte e para o sul na esperança de que ventos cruzados possam causar estragos.

O Dia da Bastilha será na segunda-feira, 14 de julho, e assim o Tour de França corre e avança profundamente no Maciço Central, com o primeiro dia de descanso chegando na terça-feira, em vez da habitual segunda-feira, a decima etapa inclui as subidas pouco conhecidas de Croix Morand e Croix Saint-Robert antes da chegada a Le Mont-Dore e Puy du Sancy, tem apenas 163 quilómetros de extensão, onde inclui 4.400 metros de subida nas estradas rurais pouco conhecidas.

 

Os Pireneus 

 

Os Pireneus se destacam na segunda semana, com três chegadas de montanha. A decima primeira etapa cobre um circuito de 154 quilómetros ao redor de Toulouse e deve ser adequado para os velocistas, mas eles terão de sofrer, com os Pireneus surgindo no horizonte.

A decima segunda etapa vai ter 181 quilómetros de Auch a Hautacam, uma subida que foi usada seis vezes no Tour de França, a mais famosa em 1996, quando Bjarne Riis saiu para vencer com a camisola amarela, em 2022, Jonas Vingegaard e Tadej Pogačar se enfrentaram no Hautacam, com o dinamarquês derrubando seu rival no caminho para sua primeira vitória no Tour de França, a subida de 13,6 quilómetros tem uma inclinação média de 7,8%, em 2025, é precedida por 100 quilómetros de estradas planas no vale e apenas algumas pequenas subidas.

 

Cronoescalada

 

A decima terceira etapa, uma das mais esperadas, será a de cronoescalada, o trajeto sai da cidade e vai até Peyragudes, na estação de esqui abaixo do Col de Peyresourde, oito dos 11 quilómetros da etapa ocorrerão na própria subida, será um verdadeiro contrarrelógio de montanha.

Sem tempo para se recuperarem da crono individual, na decima quarta etapa, chega o dia da etapa rainha, com 183 quilómetros e 4.950 metros de subida,  a etapa começa em Pau e sobe o Col du Tourmalet, o Col d’Aspin, o Col de Peyresourde antes de concluir com uma subida até a estação de esqui Luchon-Superbagnères, a subida de Superbagnères não tem sido usada desde 1989, mas novas pontes e um novo teleférico tornarão a logística muito mais fácil para a enorme caravana do Tour de França.

Na decima quinta etapa, mais 169 quilómetros e o pelotão vai para leste, de Muret a Carcassonne, segue-se outra transferência pós-etapa, com Montpellier sediando com o segundo dia de descanso na segunda-feira, 21 de julho.

 

Recorde de subidas

 

A terceira semana do Tour de França confirma o perfil montanhoso de 2025, com uma chegada ao cimo do Mont Ventoux e depois mais duas chegadas no cimo da montanha acima de 2 mil metros.

A decima sexta etapa tem 172 quilómetros, começa perto da costa do Mediterrâneo em Montpellier antes de subir alto até o cume exposto do Géant de Provence, em 2025, a etapa cobre a estrada clássica até o cimo rochoso e exposto, subindo 15,7 quilómetros a 8,8%.

O Tour de França terminou pela última vez no cimo em 2013, quando Chris Froome venceu, ele também ganhou em 2016, quando ventos fortes forçaram a ASO a mover a chegada para baixo da subida para Chalet Reynard, Froome bateu com a sua bicicleta, e fez parte do trajeto com uma nova bicicleta.

A decima sétima etapa de 169 quilómetros até Valence é talvez um dia para uma fuga, antes que o trajeto suba para os Alpes, não há chegada nas curvas fechadas de L’Alpe d’Huez, o que é esperado para 2026, mas a decima oitava etapa até o cume do Col de la Loze é sem dúvida ainda mais difícil e vai mais alto para concluir 171 quilómetros de prova.

O Col de la Loze já foi escalado duas vezes antes no Tour de França, primeiro em 2020 e novamente em 2023, quando Pogacar notoriamente falou com Vingegaard e admitiu via rádio: “Eu fui, eu estou morto”. Ambas as etapas escalaram o Col de la Loze de Méribel, através do setor íngreme da ciclovia antes de uma descida até a chegada em Courchevel. Em 2025, a decima oitava etapa terminará no cume de 2.304 metros de altura após a subida do outro lado da montanha.

A decima oitava etapa de 171 quilómetros começa em Vif e sobe o Glandon 21,7 quilómetros a 5,1%, o Col de la Madeleine 19,2 quilómetros a 7,9% antes de subir para Courchevel e depois subir novamente para o Col de la Loze, a subida final começa em Moûtiers no vale e depois sobe 26,2 quilómetros a 6,5%, tornando-se uma das mais longas subidas finais na história do Tour de França, a etapa inclui 5.500 metros de subida, outro recorde para o Tour de França de acordo com Prudhomme, e concede o Prix Henri Desgrange especial para a subida mais alta da prova.

As altas montanhas continuam na decima nona etapa de Albertville a La Plagne, a etapa tem apenas 130 quilómetros, mas é outra etapa multi montanha, com Héry-sur-Ugine 11,3 quilómetros a 5,1%, Col des Saisies 13,7 quilómetros a 6,4%, Col du Pré 12,6 quilómetros a 7,7% e Cormet de Roselend 5,9 quilómetros a 6,3% preenchendo o trajeto, a etapa também é o trajeto para o L’Étape du Tour de França a 20 de julho, realizado uma semana antes.

A subida final até La Plagne tem 19,1 quilómetros de extenção a 7,2% e fica a 2.052 metros e, portanto, será a segunda chegada consecutiva em montanha com ar rarefeito na terceira semana do Tour de França, com apenas duas etapas restantes da prova, este dia deve coroar o vencedor geral do Tour de França.

 

Chegada em Paris

 

O trajeto do Tour de França segue para o norte dos Alpes até Paris com ainda mais transferências, a vigésima etapa de Nantua a Pontarlier começa perto da fronteira com a Suíça e do Lago Genebra, seguindo para o norte através das montanhas Jura mais baixas, os 185 quilómetros não são planos e, portanto, perfeitos para uma tentativa final de uma fuga.

Apesar do sucesso da chegada do Tour de França de 2024 em Nice, a etapa final da prova de 2025 volta a Paris, e um provável sprint na Champs-Élysées no 50º aniversário da primeira chegada lá, a etapa de 120 quilómetros começa em Mantes-la-Ville, a noroeste da capital francesa, antes de certamente oferecer uma última oportunidades aos velocistas, com uma recompensa por seu sofrimento nas altas montanhas.

 

As Etapas:

 

1ª Etapa – 5 de julho – Lille – Lille 185 quilómetros

2ª Etapa – 6 de julho – Lauwin-Planque – Boulogne-sur-Mer 212 quilómetros

3ª Etapa – 7 de julho – Valenciennes – Dunkerque 172 quilómetros

4ª Etapa – 8 de julho – Amiens – Rouen 173 quilómetros

5ª Etapa – 9 de julho – Caen – Caen ITT 33 quilómetros

6ª Etapa – 10 de julho – Bayeux – Vire Normandie 201 quilómetros

7ª Etapa – 11 de julho – Saint-Malo – Mûr-de-Bretagne 194 quilómetros

8ª Etapa – 12 de julho – Saint-Méen Le-Grand – Laval 174 quilómetros

9ª Etapa – 13 de julho – Chinon – Châteauroux 170 quilómetros

10ª Etapa – 14 de julho – Ennezat – Le Mont-Dore 163 quilómetros

 

Dia de descanso – 15 de julho

 

11ª Etapa – 16 de julho – Toulouse – Toulouse 154 quilómetros

12ª Etapa – 17 de julho – Auch – Hautacam 181 quilómetros

13ª Etapa – 18 de julho – Loudenvielle – Peyragudes ITT 11 quilómetros

14ª Etapa – 19 de julho – Pau – Luchons-Superbagnéres 183 quilómetros

15ª Etapa – 20 de julho – Muret – Carcassonne 169 quilómetros

 

Dia de descanso – 21 de julho

 

16ª Etapa 16 – 22 de julho – Montpellier – Mont Ventoux 172 quilómetros

17ª Etapa 17 – 23 de julho – Bollène – Valence 161 quilómetros

18ª Etapa – 24 de julho – Vif – Courchevel Col de la Loze 171 quilómetros

19ª Etapa – 25 de julho – Albertville – La Plagne 130 quilómetros

20ª Etapa – 26 de julho – Nantua – Pontarlier 185 quilómetros

21ª Etapa – 27 de julho – Mantes-la-Ville – Paris 120 quilómetros

“A corrida de ciclismo que Donald Trump criou para se tornar maior que a Volta à França”


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com/

Esta terça-feira, 5 de novembro de 2024, é um grande dia nos EUA. É dia de eleições e Donald Trump está a disputar a presidência do país concorrendo contra Kamala Harris. Alguns lembrar-se-ão que nos anos 80, o actual candidato presidencial criou e financiou uma corrida com o seu nome com o intuito de destronar a Volta à França do título de "A maior corrida do Mundo".

O nome de Trump está na boca de toda a gente, como é habitual. Por isso, recordamos o ano em que o magnata americano quis criar uma corrida de ciclismo que deixasse para trás a Volta a França como grande referência da modalidade. Isto aconteceu durante os anos dourados de Greg LeMond, uma altura em que o ciclismo estava a atingir grandes audiências nos EUA.

Numa entrevista à NBC, em 1989, Donald Trump apresentou o seu projecto ambicioso para deitar abaixo o domínio da Grande Boucle na altura: a "Volta de Trump". "Coloquei o meu nome na corrida porque olho sempre para o futuro e acho que a Volta de Trump vai ser tão importante como a Volta a França", disse na altura o homem que luta agora pela sua segunda presidência dos EUA (a primeira foi de 2017 a 2021).

A corrida pretendia ser a mais importante do mundo. Para tal, foi apresentada como uma corrida que iria atravessar mais estados americanos do que qualquer outra, para além de ter um prémio de 250.000 dólares para o vencedor da corrida. Era do ponto de vista financeiro, maior do que qualquer outra corrida no mundo... com exceção da Volta a França.

A corrida teve dois anos de vida e foi disputada em 1989 e 1990. O primeiro vencedor foi o norueguês Dag-Otto Lauritzen e no ano seguinte a corrida foi ganha pelo mexicano Raúl Alcalá. Devido a problemas financeiros, a corrida passou a chamar-se Tour de DuPont, devido ao principal investimento da empresa química DuPont. A corrida teve então mais 6 edições com este novo desígnio antes de acabar em 1996, quando foi ganha por Lance Armstrong (que também ganhou a edição de 1995).

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/a-corrida-de-ciclismo-que-donald-trump-criou-para-se-tornar-maior-que-a-volta-a-franca

“ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O DESAFIO LAGOS DE COVADONGA 2025”


Por: Pablo Osório

• O Desafio Lagos de Covadonga, que se realizará no dia 7 de junho de 2025, abriu o período de inscrições para os participantes.

• A prova vai manter os seus dois percursos habituais: o Medio Fondo (99 km) e o Gran Fondo (111 km), sendo a subida final aos Lagos de Covadonga o grande desafio para os ciclistas.

Esta terça-feira, 5 de novembro, está aberto o período de inscrições para a 33.ª edição do Desafio Lagos de Covadonga, que se realiza no sábado, 7 de junho. Mais uma vez, a organização oferece aos participantes a opção de escolher entre dois tipos de inscrição.

A primeira opção, que inclui a tradicional camisola da prova, custa 70 euros e estará disponível até 15 de março. A segunda opção, com uma tarifa de 60 euros e sem a camisola comemorativa da edição, vai permitir inscrições até 24 de maio. Em ambos os casos, os ciclistas não federados devem pagar um adicional de 12 euros pelo seguro obrigatório para o evento.

A marcha terá os seus dois percursos tradicionais, adaptados aos diferentes níveis dos participantes. O Gran Fondo terá 111km com partida em Cangas de Onís e término nos Lagos de Covadonga. O pelotão passará por diferentes cidades do leste das Astúrias, como Arriondas, Ribadesella, Posada de Llanes ou Parres antes de entrar na zona mais montanhosa do percurso.

O Alto de La Tornería e o Alto de Riensena vão pôr à prova as pernas dos participantes perante o desafio mais exigente do dia: a mítica subida aos Lagos de Covadonga. Por seu lado, o percurso do Medio Fondo será partilhado com a sua 'irmã mais velha' nos seus primeiros 99km, terminando em Covadonga, no sopé da subida aos Lagos, depois das subidas a La Tornería e Riensena.

A cimeira das Astúrias voltará a ser o epicentro do ciclismo nacional, depois de ter estado presente na Vuelta 24, num dia em que Marc Soler (UAE Team Emirates) levantou os braços por ser o mais forte na fuga, enquanto Ben O'Connor (Decahtlon AG2R La Mondiale) manteve a camisola vermelha por apenas cinco segundos sobre Primoz Roglic (Reb Bull - Bora - Hansgrohe).

Os participantes podem inscrever-se no Desafio Lagos de Covadonga através do seguinte link: https://www.rockthesport.com/es/evento/lagos2025

Mais informações sobre o Desafio Lagos de Covadonga da TotalEnergies em: www.cicloturistalagosdecovadonga.com  

Fonte: Unipublic

Ficha Técnica

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