Subida ao Hautacam, Mont Ventoux e Col de la Loze são os destaques do trajeto
Fotos: ASO
As etapas da 112ª edição do
Tour de França, a realizar de 5 a 27 de julho de 2025, foram apresentadas no
dia 29 de outubro em Paris, a prova terá 3.320 quilómetros, tendo três
sequência de chegadas ao alto dos Pireneus, a subida ao Mont Ventoux e com duas
etapas finais nas montanhas, no alto dos Alpes até Courchevel e La Plagne, com
um total de 51.550 metros de elevação total, sendo o Col de la Loze (2.304m) o
ponto mais alto.
O trajeto de 2025 também
inclui duas etapas de contrarrelógio, o primeiro com percurso plano e rápido à
volta de Caen, na Normandia, e ainda um segundo na cronoescalada do Col de
Peyresourde.
Além do trajeto do Tour de
França, também foi apresentado o trajeto do Tour de França Feminino avec Zwift,
as duas provas vão se sobrepor novamente por dois dias, o Tour de França
masculino começa no sábado, dia 5 de julho, em Lille, e terminará em Paris no
domingo, 27 de julho, o Tour de França Feminino inclui nove dias de corrida de
Vannes a Châtel entre sábado, dia 26 de julho a domingo, dia 3 de agosto.
O trajeto e as chegadas em
alto devem oferecer um cenário perfeito para outra batalha entre Tadej Pogacar
e Jonas Vingegaard, o número limitado de quilómetros de contrarrelógio talvez
seja uma desvantagem para Remco Evenepoel, mas ajuda os escaladores franceses
como David Gaudu e Lenny Martinez.
O trajeto do Tour de
França 2025
Pogacar, Vingegaard e
Evenepoel estiveram todos ausentes da apresentação no Palais des Congrès, perto
do Arco do Triunfo e Champs Elysées, que novamente receberá a última etapa em
2025, a ocasião também viu o Tour de França celebrar o recorde de vitórias de
etapas de Mark Cavendish e sua reforma, também presentes no Palais des Congrès
estavam o vencedor da camisola verde de pontos Biniam Girmay, o seu rival de
sprint Jasper Philipsen, Audrey Cordon-Ragot e a vencedora e rainha das
montanhas de 2024 Justine Ghekiere.
O Grand Départ do Tour Grança
2025 será no norte da França, a primeira etapa começa e termina no centro de
Lille, cidade onde está a sede da gigante do varejo Decathlon, e cobre 185
quilómetros por um circuito pelo noroeste, com os velocistas esperando para
lutaemr pela vitória da primeira etapa e pela camisola amarela, os ciclistas
aproveitarão várias noites no mesmo hotel perto de Lille, com a segunda etapa
de Lauwin-Planque ao sul da cidade, até Boulogne-sur-Mer na costa. Com 212
quilómetros, esta é a etapa mais longa do Tour de França de 2025.
A etapa três vai de Valenciennes a Dunquerque, na costa, com ventos cruzados de verão e um possível perigo extra nos últimos 35 quilómetros, o Grand Départ de 2025 não vai assim fazer os paralelepípedos do norte da França, mas as etapas serão muito intensas.
O Tour de França retorna ao
coração do ciclismo francês em 2025, com a primeira semana saltando de Lille
para a Normandia e Bretanha antes de seguir para o sul pelo Massif Central com
o primeiro dia de descanso a ser em Toulouse, o Tour de França começa na área
de Lille-Nord de França na quarta etapa, em Amiens, dando aos velocistas outra hipótese
de vitória em Rouen, embora os últimos quilómetros finais contornem a cidade.
O primeiro contrarrelógio é na
quinta etapa, em torno de Caen e percorre um circuito plano e rápido de 33
quilómetros, a cidade comemora o seu milénio em 2025 e vem perseguindo uma
etapa há uma década. por um dia, a cidade famosa por calvados e sidra será o
centro do mundo do ciclismo.
A sexta etapa começa em Bayeux
e termina em Vire Normandie após 201 quilómetros, com seis subidas
categorizadas e 3.500 metros de subida, com uma rampa de 700 metros e 10% até a
linha de chegada.
A chegada da sétima etapa, no cimo
do Mûr-de-Bretagne, é uma das mais esperadas, com 194 quilómetros, celebrará a
lenda local e o último vencedor do Tour de França francês, Bernard Hinault, que
faz 70 anos neste mês de novembro.
O trajeto do Tour de França de
2025 seguirá para o sul na oitava etapa, com 174 quilómetros e chegada a Laval,
na nona etapa de 170 quilómetros, em Châteauroux, onde Cavendish venceu em
2008, 2011 e 2021, a oitava etapa celebra o 100º aniversário do nascimento do
tricampeão do Tour Louison Bobet, enquanto os 50 quilómetros finais da nona etapa
ziguezagueiam para o norte e para o sul na esperança de que ventos cruzados
possam causar estragos.
O Dia da Bastilha será na
segunda-feira, 14 de julho, e assim o Tour de França corre e avança
profundamente no Maciço Central, com o primeiro dia de descanso chegando na
terça-feira, em vez da habitual segunda-feira, a decima etapa inclui as subidas
pouco conhecidas de Croix Morand e Croix Saint-Robert antes da chegada a Le
Mont-Dore e Puy du Sancy, tem apenas 163 quilómetros de extensão, onde inclui
4.400 metros de subida nas estradas rurais pouco conhecidas.
Os Pireneus
Os Pireneus se destacam na
segunda semana, com três chegadas de montanha. A decima primeira etapa cobre um
circuito de 154 quilómetros ao redor de Toulouse e deve ser adequado para os
velocistas, mas eles terão de sofrer, com os Pireneus surgindo no horizonte.
A decima segunda etapa vai ter
181 quilómetros de Auch a Hautacam, uma subida que foi usada seis vezes no Tour
de França, a mais famosa em 1996, quando Bjarne Riis saiu para vencer com a
camisola amarela, em 2022, Jonas Vingegaard e Tadej Pogačar se enfrentaram no
Hautacam, com o dinamarquês derrubando seu rival no caminho para sua primeira
vitória no Tour de França, a subida de 13,6 quilómetros tem uma inclinação
média de 7,8%, em 2025, é precedida por 100 quilómetros de estradas planas no
vale e apenas algumas pequenas subidas.
Cronoescalada
A decima terceira etapa, uma
das mais esperadas, será a de cronoescalada, o trajeto sai da cidade e vai até
Peyragudes, na estação de esqui abaixo do Col de Peyresourde, oito dos 11 quilómetros
da etapa ocorrerão na própria subida, será um verdadeiro contrarrelógio de
montanha.
Sem tempo para se recuperarem
da crono individual, na decima quarta etapa, chega o dia da etapa rainha, com
183 quilómetros e 4.950 metros de subida, a etapa começa em Pau e sobe o Col du
Tourmalet, o Col d’Aspin, o Col de Peyresourde antes de concluir com uma subida
até a estação de esqui Luchon-Superbagnères, a subida de Superbagnères não tem
sido usada desde 1989, mas novas pontes e um novo teleférico tornarão a
logística muito mais fácil para a enorme caravana do Tour de França.
Na decima quinta etapa, mais
169 quilómetros e o pelotão vai para leste, de Muret a Carcassonne, segue-se
outra transferência pós-etapa, com Montpellier sediando com o segundo dia de
descanso na segunda-feira, 21 de julho.
Recorde de subidas
A terceira semana do Tour de
França confirma o perfil montanhoso de 2025, com uma chegada ao cimo do Mont
Ventoux e depois mais duas chegadas no cimo da montanha acima de 2 mil metros.
A decima sexta etapa tem 172
quilómetros, começa perto da costa do Mediterrâneo em Montpellier antes de
subir alto até o cume exposto do Géant de Provence, em 2025, a etapa cobre a
estrada clássica até o cimo rochoso e exposto, subindo 15,7 quilómetros a 8,8%.
O Tour de França terminou pela
última vez no cimo em 2013, quando Chris Froome venceu, ele também ganhou em
2016, quando ventos fortes forçaram a ASO a mover a chegada para baixo da
subida para Chalet Reynard, Froome bateu com a sua bicicleta, e fez parte do
trajeto com uma nova bicicleta.
A decima sétima etapa de 169
quilómetros até Valence é talvez um dia para uma fuga, antes que o trajeto suba
para os Alpes, não há chegada nas curvas fechadas de L’Alpe d’Huez, o que é
esperado para 2026, mas a decima oitava etapa até o cume do Col de la Loze é
sem dúvida ainda mais difícil e vai mais alto para concluir 171 quilómetros de
prova.
O Col de la Loze já foi
escalado duas vezes antes no Tour de França, primeiro em 2020 e novamente em
2023, quando Pogacar notoriamente falou com Vingegaard e admitiu via rádio: “Eu
fui, eu estou morto”. Ambas as etapas escalaram o Col de la Loze de Méribel,
através do setor íngreme da ciclovia antes de uma descida até a chegada em
Courchevel. Em 2025, a decima oitava etapa terminará no cume de 2.304 metros de
altura após a subida do outro lado da montanha.
A decima oitava etapa de 171
quilómetros começa em Vif e sobe o Glandon 21,7 quilómetros a 5,1%, o Col de la
Madeleine 19,2 quilómetros a 7,9% antes de subir para Courchevel e depois subir
novamente para o Col de la Loze, a subida final começa em Moûtiers no vale e
depois sobe 26,2 quilómetros a 6,5%, tornando-se uma das mais longas subidas
finais na história do Tour de França, a etapa inclui 5.500 metros de subida,
outro recorde para o Tour de França de acordo com Prudhomme, e concede o Prix
Henri Desgrange especial para a subida mais alta da prova.
As altas montanhas continuam
na decima nona etapa de Albertville a La Plagne, a etapa tem apenas 130
quilómetros, mas é outra etapa multi montanha, com Héry-sur-Ugine 11,3
quilómetros a 5,1%, Col des Saisies 13,7 quilómetros a 6,4%, Col du Pré 12,6
quilómetros a 7,7% e Cormet de Roselend 5,9 quilómetros a 6,3% preenchendo o
trajeto, a etapa também é o trajeto para o L’Étape du Tour de França a 20 de
julho, realizado uma semana antes.
A subida final até La Plagne
tem 19,1 quilómetros de extenção a 7,2% e fica a 2.052 metros e, portanto, será
a segunda chegada consecutiva em montanha com ar rarefeito na terceira semana
do Tour de França, com apenas duas etapas restantes da prova, este dia deve
coroar o vencedor geral do Tour de França.
Chegada em Paris
O trajeto do Tour de França
segue para o norte dos Alpes até Paris com ainda mais transferências, a
vigésima etapa de Nantua a Pontarlier começa perto da fronteira com a Suíça e
do Lago Genebra, seguindo para o norte através das montanhas Jura mais baixas,
os 185 quilómetros não são planos e, portanto, perfeitos para uma tentativa
final de uma fuga.
Apesar do sucesso da chegada
do Tour de França de 2024 em Nice, a etapa final da prova de 2025 volta a Paris,
e um provável sprint na Champs-Élysées no 50º aniversário da primeira chegada lá,
a etapa de 120 quilómetros começa em Mantes-la-Ville, a noroeste da capital
francesa, antes de certamente oferecer uma última oportunidades aos velocistas,
com uma recompensa por seu sofrimento nas altas montanhas.
As Etapas:
1ª Etapa – 5 de julho – Lille
– Lille 185 quilómetros
2ª Etapa – 6 de julho –
Lauwin-Planque – Boulogne-sur-Mer 212 quilómetros
3ª Etapa – 7 de julho –
Valenciennes – Dunkerque 172 quilómetros
4ª Etapa – 8 de julho – Amiens
– Rouen 173 quilómetros
5ª Etapa – 9 de julho – Caen –
Caen ITT 33 quilómetros
6ª Etapa – 10 de julho –
Bayeux – Vire Normandie 201 quilómetros
7ª Etapa – 11 de julho –
Saint-Malo – Mûr-de-Bretagne 194 quilómetros
8ª Etapa – 12 de julho –
Saint-Méen Le-Grand – Laval 174 quilómetros
9ª Etapa – 13 de julho –
Chinon – Châteauroux 170 quilómetros
10ª Etapa – 14 de julho –
Ennezat – Le Mont-Dore 163 quilómetros
Dia de descanso – 15 de
julho
11ª Etapa – 16 de julho – Toulouse
– Toulouse 154 quilómetros
12ª Etapa – 17 de julho – Auch
– Hautacam 181 quilómetros
13ª Etapa – 18 de julho –
Loudenvielle – Peyragudes ITT 11 quilómetros
14ª Etapa – 19 de julho – Pau
– Luchons-Superbagnéres 183 quilómetros
15ª Etapa – 20 de julho –
Muret – Carcassonne 169 quilómetros
Dia de descanso – 21 de
julho
16ª Etapa 16 – 22 de julho –
Montpellier – Mont Ventoux 172 quilómetros
17ª Etapa 17 – 23 de julho –
Bollène – Valence 161 quilómetros
18ª Etapa – 24 de julho – Vif
– Courchevel Col de la Loze 171 quilómetros
19ª Etapa – 25 de julho –
Albertville – La Plagne 130 quilómetros
20ª Etapa – 26 de julho –
Nantua – Pontarlier 185 quilómetros
21ª Etapa – 27 de julho –
Mantes-la-Ville – Paris 120 quilómetros