terça-feira, 15 de outubro de 2024

“Trânsito cortado no município de Cascais entre quinta-feira e domingo devido a prova”


Circulação vai estar condicionada devido à realização das provas de triatlo Ironman 2024

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O trânsito vai estar condicionado a partir de quinta-feira e até domingo em algumas zonas do município de Cascais, no distrito de Lisboa, devido à realização das provas de triatlo Ironman 2024, informou esta terça-feira a PSP.

Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa adianta que no âmbito do evento, agendado para sábado, há necessidade de cortes de trânsito na quinta e sexta-feira, entre as 06h00 e as 24h00, na Baía de Cascais e na Marina.

Estarão igualmente cortados o Passeio D. Luís I, a Avenida Dom Carlos I, a Alameda dos Combatentes da Grande Guerra e a Avenida Rei Humberto II de Itália.

No dia da prova, entre 08h30 e as 19h00, o trânsito estará cortado na Avenida Marginal, em ambos os sentidos, entre a Praia da Torre/Oeiras e Algés.

Também no sábado, o tráfego rodoviário estará cortado na Baía de Cascais e na Marina, além da Avenida 25 de Abril, das 09h00 às 20h00.

Ainda antes, a partir das 00h00, a Avenida da República estará fechada entre o Hipódromo e o Centro Cultural de Cascais e mais tarde, já entre as 07h00 e as 02h00 de domingo, vão estar intransitáveis as avenidas Rei Humberto II de Itália e da República e a Estrada do Guincho até ao Cabo da Roca.

Ainda no dia da prova, das 10h30 às 16h00, haverá cortes na zona da Torre-Areia nas ruas da Torre, dos Vidoeiros, dos Pinheiros, das Faias, das Narcejas, das Codernizes, Ivone Silva e Areia, enquanto no Estoril, das 08h00 às 17h30, são afetadas a Avenida D. Nuno Álvares Pereira (entre a Rotunda Condes de Barcelona e Avenida De Portugal), a Avenida De Portugal e a Rua Biarritz.

Em Carcavelos, das 08h00 às 18h00, estarão cortadas a Nacional 6-7 (Avenida Marginal) e a Avenida Conde Riba d'Aves.

No domingo, o trânsito ainda estará cortado até às 17h00 na Baía de Cascais e Marina e no Passeio D. Luís I, na Avenida Dom Carlos I, na Alameda dos Combatentes da Grande Guerra e na Avenida Rei Humberto II de Itália (entre o Centro Cultural de Cascais e a Marina).

A PSP aconselha que seja privilegiada a utilização de transportes públicos e que quem optar pelo carro verifique se deixou o veículo de forma a permitir a circulação rodoviária.

Em caso de necessidade, os cidadãos devem pedir a intervenção da polícia através do número 112 e/ou para o telefone do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (217654242).

Fonte: Record on-line

“Seleção pronta para Mundiais de ciclismo de pista em Ballerup”


Campos competirá apenas no domingo, na corrida de pontos que tem feito em Mundiais – foi oitava em Glasgow, em 2023, e 19.ª em 2022 -, não tendo objetivo definido

 

Por: Lusa

A seleção portuguesa de ciclismo de pista está a postos na Ballerup Super Arena, onde, de quarta-feira a domingo, se disputam os Mundiais, de olho nos melhores resultados possíveis e em manter a curva de progressão.

Até chegar à Dinamarca, diz Maria Martins à Lusa, “têm sido semanas boas de aproximação, a nível físico e psicológico”, nuns Mundiais que servem de fecho de temporada, após os Jogos Olímpicos Paris2024 e inúmeras batalhas dentro de velódromos.

“Ambicionamos os melhores resultados possíveis, mas, para isso, temos de trabalhar aspetos táticos, técnicos, físicos. Os resultados são uma consequência desse conjunto. Estou focada no meu processo, focada no que posso controlar, e darei o meu melhor”, declara a ciclista da Moçarria, de 25 anos.

‘Tata’ Martins soma, além de participações olímpicas em Tóquio2020 e Paris2024, duas medalhas em Mundiais, no caso bronze no omnium em 2022 e no scratch em 2020.

De regresso para mais uma edição dos Mundiais está outra ciclista olímpica, Daniela Campos, que se estreou em Jogos em Paris2024, mas na estrada, encarando esta como última corrida depois de “uma época bastante longa”, sobretudo pela equipa de estrada.

“Venho para este Mundial com o objetivo de dar o meu melhor e dar continuidade ao trabalho, ao processo, que tenho vindo a desenvolver na pista. Se os resultados forem positivos, é um acréscimo”, nota.

Campos competirá apenas no domingo, na corrida de pontos que tem feito em Mundiais – foi oitava em Glasgow, em 2023, e 19.ª em 2022 -, não tendo objetivo definido.

“Não metemos normalmente um objetivo de resultados, o professor [Gabriel Mendes, selecionador de pista] também não nos impõe. [Queremos] continuar a desenvolver e a crescer como atletas”, afirma.

Também Diogo Narciso reforça, à Lusa, que a seleção pretende “adquirir experiência para o futuro, para melhorar cada vez mais”, ou não fosse este estreante em Mundiais, mas também saber “dar o melhor” e honrar o processo.

“Sabemos que temos valor para estar aqui, para estar na discussão da corrida. Queremos o melhor resultado para Portugal”, afirma.

Na véspera dos Mundiais, a seleção portuguesa fez hoje o segundo treino na Ballerup Super Arena, a que chegarão ainda o campeão olímpico no madison, Rui Oliveira (em dupla com o ausente Iúri Leitão), e Ivo Oliveira.

Portugal, que soma já seis medalhas em Mundiais de elite, inicia a participação na quarta-feira, com Maria Martins no scratch, que lhe granjeou o bronze em 2020.

Os Mundiais de Ballerup decorrem de quarta-feira a domingo.

Fonte: Sapo on-line

“André Carvalho muda-se para a Efapel em 2025”


Deixa a Sabgal-Anicolor após uma época

 

Por: Lusa

André Carvalho vai correr na Efapel em 2025, deixando a Sabgal-Anicolor após uma época, anunciou a equipa liderada por José Azevedo, que já tinha 'roubado' o uruguaio Mauricio Moreira à estrutura de Águeda.

"O André Carvalho é um ciclista com muita qualidade e experiência. Um ciclista rápido, que ultrapassa bem a média montanha e que também tem a capacidade de se colocar ao dispor da equipa sempre que necessário. Terá as suas oportunidades e estamos convictos de que é um bom reforço", lê-se nas redes sociais da Efapel.

O corredor de 26 anos regressou esta temporada a Portugal, para representar a Sabgal-Anicolor, depois de cinco épocas no estrangeiro, as três últimas na Cofidis, do WorldTour, tendo integrado a equipa que venceu a Volta a Portugal com o russo Artem Nych.

Após uma promissora carreira como sub-23 na Hagens Berman Axeon, em que foi quinto na Liège-Bastogne-Liège e na Paris-Roubaix daquela categoria e quarto na prova de fundo dos Nacionais ganha por João Almeida (2019), o famalicense teve uma passagem discreta pela Cofidis, equipa pela qual se estreou em grandes Voltas, ao alinhar na Vuelta'2023.

"Estou bastante entusiasmado por me juntar à Efapel. É uma equipa com uma mentalidade ambiciosa e ganhadora e sinto que pode ser um grande passo na minha carreira. [...] Em 2025, espero poder contribuir para o sucesso coletivo da equipa, ajudando os meus companheiros de equipa e, claro, procurar estar no meu melhor para atingir as minhas próprias metas pessoais", adiantou o ciclista, citado em comunicado.

André Carvalho é o segundo corredor a trocar a Sabgal-Anicolor pela Efapel, seguindo os passos do uruguaio Mauricio Moreira, vencedor da Volta a Portugal em 2022 e vice-campeão da prova rainha do ciclismo português no ano anterior.

Fonte: Record on-line

“Eleições da Federação Portuguesa de Ciclismo agendadas para 16 de novembro”


FPC indicou ainda que 1 de novembro será a data-limite para a receção das listas candidatas, o atual presidente, Delmino Pereira, não pode candidatar-se, uma vez que atingiu o limite de três mandatos à frente da federação

 

Por: Lusa

Foto: FPC

As eleições para os órgãos sociais da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) estão agendadas para 16 de novembro, anunciou hoje o organismo, indicando 1 de novembro como data-limite para a receção das listas candidatas.

A votação irá decorrer no dia 16 de novembro na sede da FPC, entre as 15:00 e as 17:00, sendo admitidos a votar todos os delegados que se encontrem presentes no local da realização da Assembleia Geral até à hora prevista para o encerramento da votação.

"A candidatura a presidente só é admitida se acompanhada de candidatura à mesa da Assembleia Geral, Direção, Conselho Fiscal, Conselho de Disciplina, Conselho de Justiça e Conselho de Arbitragem", recorda o comunicado, assinado pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral, Artur Lopes.

As listas serão aceites até às 00:00 de 01 de novembro, "devendo ser subscritas por um mínimo de 8% dos delegados à Assembleia Geral (o que corresponde a um mínimo de sete delegados), e acompanhadas de termo de aceitação de candidatura devidamente assinado".

"Considera-se eleito à primeira volta o candidato à presidência que obtiver mais de 50% dos votos dos delegados presentes, não sendo obtido esse resultado, de imediato, realizar-se-á uma segunda volta entre os dois candidatos mais votados, sendo vencedor o que obtiver o maior número de votos expressos", esclarece a nota publicada no site da FPC.

No caso de segunda volta, esta decorrerá entre as 17:30 e as 18:30, sendo admitidos a votar todos os delegados que se encontrem presentes no local da realização da AG até à hora prevista para o encerramento da votação.

As eleições para a presidência da FPC, para o ciclo 2024-2028, têm três candidatos declarados: o antigo ciclista Cândido Barbosa, o atual vice-presidente Sandro Araújo e Pedro Martins, presidente da Associação de Ciclismo da Beira Alta.

O atual presidente, Delmino Pereira, não pode candidatar-se, uma vez que atingiu o limite de três mandatos à frente da federação velocipédica.

Fonte: Record on-line

“Agenda de Ciclismo”


Arranque da época de ciclocrosse e disputa do título de enduro em destaque

 

Por: José Carlos Gomes

O próximo fim de semana velocipédico ficará marcado pelo arranque da época portuguesa de ciclocrosse, em Vouzela, e pela disputa do Campeonato Nacional de Enduro BTT presented by Shimano, em Sintra.

A temporada portuguesa de ciclocrosse começa com cunho internacional. A primeira das cinco provas pontuáveis para a Taça de Portugal corre-se no próximo domingo, em Vouzela, sendo também pontuável para o ranking UCI como prova de classe 2.

Os primeiros a entrar em pista serão os infantis e os juvenis, às 9h00. Às 9h40 competem os masters masculinos. As masters femininas e os cadetes de ambos os géneros ouvem o tiro de partida às 10h40. Os juniores de ambos os géneros entram em liça às 12h00. Às 13h15 inicia-se a prova feminina de elite, enquanto a corrida masculina do mesmo escalão está agendada para as 14h45. 


A internacionalização do ciclocrosse português prosseguirá, uma semana depois, com a corrida da Taça de Portugal a realizar em Melgaço a ser uma prova de classe 1 UCI. A Taça de Portugal irá completar-se com corridas nacionais em Ansião (23 de novembro), Ílhavo (24 de novembro) e Vila Real (8 de dezembro).

Se a época de ciclocrosse está a iniciar-se, a de enduro BTT aproxima-se do final. No domingo corre-se o Campeonato Nacional da disciplina, em Colares, Sintra. Após os treinos de sábado, é mesmo no domingo que a ação sobe de nível, logo a partir das 8h00.

Os concorrentes vão encontrar cinco percursos especiais cronometrados e uma “power stage”. Estão em disputa 12 títulos para utilizadores de bicicletas convencionais e dez títulos para praticantes de enduro em bicicleta de assistência elétrica.

 

Mais eventos oficiais

 

19 de outubro: Rota das Adegas, Santarém

20 de outubro: 3 Horas Resistência BTT da Subportela, Viana do Castelo

20 de outubro: IX Raid BTT da Trofa

20 de outubro: Campeonato do Algarve de XCO, Conceição de Faro

20 de outubro: Encontro de Escolas das ilhas do Faial e do Pico, Faial, Açores

20 de outubro: 4 Horas BTT das Furnas, Açores

Fonte: Federação Portuguesa ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com