terça-feira, 21 de dezembro de 2021

“Academia Joaquim Agostinho/Conquista da Taça de Portugal encerra época 2021”


Por: AfterTwo //works

Fotos: FPCiclismo

O triunfo de Jaime Ambrósio na disciplina de "eliminação" é o maior destaque da participação dos ciclistas da Academia Joaquim Agostinho / UDO na Taça de Portugal de Pista para Masters, cuja última prova se disputou este sábado no Velódromo Nacional de Sangalhos, na Anadia.


O Atleta torriense conquistou o título na classe M60 depois de obter uma vitória e um 2º lugar nas competições disputadas para esta edição 2021. A competir em M50, Carlos Esteves subiu à 3ª posição do pódio final na mesma disciplina. Já no exercício de "Scratch", Carlos Esteves voltou a subir ao pódio para receber a medalha de prata, na sequência do triunfo na 1ª prova e do 2º lugar obtido na segunda. Jaime Ambrósio, que terminou em 4º e 5º as duas provas realizadas em M60, concluiu a Taça 2021 na 4ª posição.

Com estes 3 pódios conquistados, a Academia da UDO - União Desportiva do Oeste deu por encerrada a sua época competitiva 2021.

Fonte: Academia Joaquim Agostinho


“Vícios trazem recaída a Jan Ullrich”


Por: José Morais

Foi vencedor do Tour de França e da Volta a Espanha, entre outras grandes provas internacionais, o alemão de 48 anos e ex-ciclista voltou a recair no vicio do álcool e das drogas, Jan Ullrich está hospitalizado no México, em informações dadas pela comunicação social alemã.

Jan Ullrich que recentemente tinha recuperado de uma depressão grave, onde chegou a aparecer publicamente, e onde afirmava que estaria disposto a voltar a uma vida normal, Ullrich dizia, “há já diversos anos larguei as drogas e deixei de beber álcool, durante muito tempo não sabia o que era bom para mim, sempre foi benéfico andar de bicicleta, como estar com os amigos, ou sair com a minha família, com os meus filhos, só que eu tinha esquecido tudo isso que era bom, e era um problema meu e muito grave”, dizia.

Ullrich, teve sem dúvida grandes melhores na sua condição e no seu processo, chegou até a aparecer com o seu antigo rival e atual amigo Lance Armstrong, onde até se mostraram juntos a treinar e a compartilhar momentos diferentes, onde celebrava assim as boas notícias de Jan Ullrich. 

Porem, no seu regresso à Alemanha, os problemas com Ullrich voltaram em janeiro, com relatos da comunicação social alemã, o rompimento com o seu parceiro desencadeou novamente os problemas do ex-ciclista alemão, o qual voltou novamente e consumir álcool de forma descontrolada, estando hospitalizado no México, e espera poder viajar brevemente para a Suíça, para poder assim continuar a sua recuperação.

“Desporto é uma das grandes apostas de Melgaço para o ano de 2022”


Já foi apresentado o Plano e orçamento do próximo ano, num total de 26,7 milhões, dos quais cerca de 13 milhões de euros são para investimento

 

Por: Sara Pereira

No destino de natureza mais radical de Portugal, Melgaço, a área do Desporto representa 8,32% do investimento do plano e orçamento para 2022. A forte aposta nesta vertente prende-se com o facto de, para além do fator saúde, o Desporto ser uma alavanca, incontestavelmente, impulsionadora da economia melgacense e que deve ser potenciada no seu todo, permanentemente.

«Em 2021, mesmo num contexto penalizador do ponto de vista pandémico, Melgaço continuou a trilhar caminho de forma ajustada, séria e equilibrada, promovendo a prática desportiva e mobilizando os vários agentes desportivos, contribuindo com o desporto para o desenvolvimento económico e social do concelho. Em 2022, este caminho será continuado e consolidado, dando nota que hoje Melgaço é também um destino de eleição em termos do produto turismo desportivo», considera o autarca melgacense, Manoel Batista.

O Município de Melgaço promove o Desporto através da MELSPORT – Melgaço, Desporto e Lazer, E.M., empresa municipal vocacionada para o efeito. Neste sentido, as práticas das atividades mais emblemáticas do desporto, como futebol, basquetebol, atletismo, patinagem, ténis, voleibol, andebol e natação, entre outras, continuarão, em 2022, a ser garantidas com o recurso a equipamentos como o Complexo Desportivo e de Lazer Comendador Rui Solheiro e a Piscina Municipal. «Melgaço dispõe, por um lado, de equipamentos desportivos homologados com elevado nível de qualidade e, por outro lado, de um conjunto de instituições, que aliadas às nossas condições naturais de excelência nos colocam numa posição ímpar para a realização de atividades desportivas», atenta Manoel Batista, também presidente do Conselho de Administração da MELSPORT.


Assim, no Complexo Desportivo, em 2022, será reforçada a prática desportiva com a oferta disponível no ginásio e nas diversas modalidades de fitness, nomeadamente: Treino funcional, GAP, HIIT, Pilates, Localizada, Cycling, entre outras.  Também será dada continuidade à Escola de Dança, Melgaço Dance Center – Centro de Estágios de Melgaço, que recebe crianças desde os 3 anos de idade, e ao serviço de Spa do Centro de Estágios de Melgaço.

No que respeita a eventos desportivos, a autarquia continuará a apoiar o Melgaço Alvarinho Trail, considerado o evento desportivo do ano pelo “O Minhoto” Troféus Desportivos, e que em 2022 irá para a sua 7.ª edição, um evento de trail que contou com cerca de 1.300 participantes na sua última edição. Perante o sucesso das sucessivas edições, esta prova continuará a afirmar-se como uma referência no panorama regional e nacional voltando a integrar os circuitos nacionais de trail da ATRP – Associação de Trail Running de Portugal, pontuável nas distâncias trail longo e trail ultra.

Será igualmente dada a continuidade de importantes eventos de ciclismo, nomeadamente: o Campeonato de Portugal de Drift; a 8.ª edição do XCO Vila de Melgaço, pontuável para a Taca de Portugal de XCO - e categoria C2 internacional; a Taça de Portugal - 6.ª Maratona BTT XCM de Melgaço; o Extreme Peneda Gerês; a Taça de Portugal de Ciclocrosse; e o Monção e Melgaço Granfondo. E ainda, no que respeita ao ciclismo, a autarquia vai continuar a aposta na promoção do Centro de BTT de Melgaço localizado em Lamas de Mouro, homologado pela FPC desde 2020, e que contou com novos investimentos realizados já no corrente ano de 2021, no âmbito da candidatura Walking & Cycling da CIM Alto Minho, com percurso de ligação à REDE C&W do Alto Minho e com percurso de ligação ao Bike Point, recentemente instalado  no Centro de Estágios de Melgaço e ainda à pista permanente de XCO, estruturas implementadas no âmbito da referida candidatura.


De referir ainda, com elevado grau de importância, a candidatura já efetuada com vista à organização do europeu de XCO cross country no ano de 2025, em pareceria coma Federação Portuguesa de Ciclismo e a Associação de Ciclismo do Minho.

Outros importantes eventos acontecerão em Melgaço, como a ObstaklusRace Melgaço; os torneios de futsal, seja o realizado por ocasião do Natal (Interfreguesias), seja o de verão, eventos considerados relevantes no que diz respeito ao fomento da prática do desporto a nível local, mas pelo facto de servirem outros fins como o da aproximação à comunidade emigrante e o de incentivo à igualdade de género (futebol feminino); o “Trans Peneda Gerês – Corrida dos 4 Castelos”; e a Taça de Desporto Escolar – UNICEF.

O apoio ao desporto associativo, aos clubes locais e a toda a população escolar no acesso à prática desportiva, quer na vertente de lazer, quer na vertente competição, continuará a ser uma prioridade para Melgaço. «O “Projeto Atividade” terá continuidade no próximo ano, na sua forma presencial, na expetativa dos seus excelentes resultados no combate ao sedentarismo e com grandes contributos para o denominado envelhecimento ativo», realça Manoel Batista.

De referir ainda, a continuidade do projeto iniciado em 2019, “Diabetes em Movimento”, sob a égide da Direção Geral da Saúde, e do reforço na dinâmica associada ao projeto das “Olimpíadas Intergeracionais”, ambos projetos que a autarquia continuará a acarinhar e a apoiar. «Trata-se, efetivamente, de intervenções altamente diferenciadoras, com trabalho em populações muito específicas. Estas sinergias entre as diferentes entidades envolvidas complementa a disponibilização de uma oferta perfeitamente adequada para a tipologia de utentes em foco, com resultados muito enriquecedores», refere o presidente melgacense.


Requalificação das piscinas municipais: Investimento de mais de dois milhões de euros e financiada através de contrato de financiamento celebrado ao abrigo do IFRRU 2020

 

A Piscina Municipal está a ser objeto de renovação integral, o que representa um investimento na ordem de 2.070.000,00€. Enquanto decorrem as obras necessárias, a MELSPORT – Melgaço, Desporto e Lazer, E.M. assegura algumas aulas (hidroginástica e hidrobike, entre outras) na piscina das Termas de Melgaço. Prevê-se que as intervenções estejam finalizadas no final de julho de 2022.


Esta é a primeira grande intervenção desde a sua abertura, em 1994. «O edifício tem mais de 30 anos e apresenta um elevado estado de degradação. É uma intervenção urgentíssima. Com este projeto proporcionaremos aos utentes melhores condições para a prática do desporto e também de lazer. O espaço era/é muito procurado pelos jovens, pelos alunos das escolas do concelho, por idosos, pela população dos municípios vizinhos da Galiza e é também um equipamento essencial para a componente letiva da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL). Tudo faremos para a boa implementação das melhores soluções, de forma que cumpram o seu principal objetivo: oferecer a Melgaço, e ao público em geral, um equipamento dotado de condições de excelência para a prática das diversas atividades e com melhorias ao nível da eficiência energética, contribuindo para a redução da pegada ecológica», refere Manoel Batista.

2022: Orçamento de 26,7 milhões de euros

Recordamos que o plano e orçamento de Melgaço para 2022 representa um total de 26,7 milhões, dos quais cerca de 13 milhões de euros são para investimento.  As maiores fatias destinam-se: à zona empresarial de Alvaredo, que representa 11,03% do valor global do orçamento; aos Equipamentos Desportivos e de Lazer com 8,32% do investimento; e à manutenção da rede viária, que significa 6,69% do orçamento. A realçar ainda as Infraestruturas de Dinamização do território, com 4,06% do investimento, e os Equipamentos Culturais com 3,73% do orçamento.

O executivo liderado por Manoel Batista reconheceu os constrangimentos na elaboração do Plano e Orçamento para 2022, mas assume o compromisso com o território de conduzirem «a sua ação estratégica na aceleração da economia, na criação e manutenção do emprego e ainda no fortalecimento do tecido social, para que a qualidade de vida, uma das principais marcas do concelho seja preservada. O ano de 2022 será certamente desafiador, com a certeza que as grandes prioridades, múltiplas e indissociáveis, serão postas em prática de forma rigorosa e consistente, visto que a elevação do padrão de qualidade de vida depende não apenas do progresso económico, mas sobretudo de uma aposta real na sociedade, com especial destaque para domínios chave como a educação, a saúde, o ambiente, o turismo e a cultura. O rigor pelo equilíbrio orçamental das Administrações Públicas, em paralelo com um importante esforço de investimento na capacidade e nos profissionais dos serviços públicos, em particular na Saúde e na Educação, e pelo saldo externo positivo são marcadores que não podemos ignorar».

«Continuaremos a apostar num conjunto de iniciativas assentes na estratégia de desenvolvimento sustentável do Concelho e de melhoria da qualidade de vida para quem nele habita», afirma o presidente da Câmara, que quis deixar claro neste Plano e Orçamento que “a gestão orçamental continuará a pautar-se por elevados níveis de rigor e exigência que consideramos serem essenciais no cumprimento das metas que traçámos».

Destaques das grandes obras do plano e orçamento

•Zona Industrial de Alvaredo, um investimento de 2.711.820,22€, cofinanciado pelo FEDER no montante de 1.500.000,00€, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, Norte2020;

•Requalificação das Piscinas Municipais, num investimento de mais de 2 milhões de euros e financiada através de contrato de financiamento celebrado ao abrigo do IFRRU 2020;

•Reabilitação da Igreja Convento São Salvador de Paderne, um investimento total de 1.053.390,50€ (FEDER, Norte 2020: 500.000€; Financiamento público nacional (Protocolo com Estado – via DGTF - Direção Geral do Tesouro e Finanças): 553.390,50€);

•Redução das perdas de água nos sistemas de AA no concelho, um investimento de 574.838,32€ financiado pelo POSEUR em 229.935,33€;

•Rede Municipal de Trilhos Pedestres e Cicláveis, com um orçamento de cerca de 540 mil euros e financiada pelo Turismo de Portugal em 400 mil euros;

MELGAÇO: O destino de natureza mais radical de Portugal

Todas as informações em www.cm-melgaco.pt  

Fonte: Câmara Municipal Melgaço

“Maurício Moreira foi considerado o ciclista de 2021”


Por: José Morais

Maurício Moreira, da Efapel, o uruguaio de 26 anos de idade, foi o ciclista mais vitorioso de 2021, sendo vencedor do Grande Prémio Douro Internacional, e da Volta ao Alentejo, conseguindo ainda cinco segundos lugares, dois terceiros, e seis etapas.

Em segundo ficou José Fernandes da W52-FC Porto, que foi vencedor do Grande Prémio O Jogo, foi campeão nacional de fundo e de rampa, sendo primeiro em duas etapas, sete vezes em segundo, e duas em terceiro, com o terceiro lugar a ir para Rafael Reis Efapel, o qual conseguiu cinco etapas, juntando três segundos lugares, e ainda um terceiro lugar.

Por parte das equipas, a Efapel e a W52-FC Porto, foram as que mais vezes subiram ao pódio, com a equipa de Águeda a superar a portista, subindo 57 vezes, enquanto a W52-FC Porto consegui subir 48, onde Ruben Pereira conseguiu quebrar o domínio da equipa comandada por Nuno Ribeiro nos últimos anos.

A Tavfer-Measindot-Mortágua ficou em terceiro com 23 pódios, seguida da Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel com 17 pódios, e com 15 pódios ficaram a Rádio Popular-Boavista, e a Antarte-Feirense, Louletano-Loulé Concelho, a Kelly-Simoldes-UDO ficava com 12 pódios, e por último a LA Alumínios-LA Sport que obteve apenas 4 pódios.

Mas a Efapel mais uma vez ficou no top, ao obter 18 vitórias, com 12 primeiros lugares em classificações secundárias, com 18 segundos lugares e 9 terceiros, seguiu-se a W52-FC Porto que conquistou 12 vitórias, com 10 primeiros lugares noutras classificações, 19 segundos lugares, e ainda 7 terceiros lugares.

Na parte mais negativa estiveram as equipas da Radio Popular-Boavista e a LA Alumínios-LA Sport, equipas que não venceram qualquer volta, qualquer grande prémio ou etapas, conquistando apenas pódios em classificações secundárias.  

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com