sábado, 1 de julho de 2023

“Campeonato Nacional Estrada Vila Nova Paiva”


Primeiros seis campeões nacionais jovens coroados em Vila Nova de Paiva

 

Por: José Carlos Gomes

O fim de semana de Campeonato Nacional de Estrada para camadas jovens iniciou-se, neste sábado, em Vila Nova de Paiva com a atribuição de quatro títulos de contrarrelógio e dois de fundo. Na categoria máxima presente, os juniores, impuseram-se nas provas de contrarrelógio Manuel Marques (ABTF Betão/Bairrada) e Rita Tanganho (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ).


Os juniores masculinos enfrentaram o exercício individual mais longo, 18,6 quilómetros. Manuel Marques confirmou o favoritismo. Depois de ter vencido a etapa em contrarrelógio da Taça de Portugal de Juniores, impôs-se hoje no Campeonato Nacional da especialidade.

O ciclista da equipa bairradina completou a prova em 25’02’’70, batendo Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) por 55,33 segundos. O terceiro classificado, a 1’15’’30, foi Guilherme Mestre (Dunas Vale/Pereira & Gago).


As restantes categorias completaram 16,2 quilómetros. Entre as juniores femininas a melhor foi Rita Tanganho, que bateu Daniela Simão (Academia Efapel de Ciclismo), que há uma semana se proclamara campeã de fundo.

Rita Tanganho parou o cronómetro no 25’30’’46, menos 18.30 segundos do que Daniela Simão, que ficou no segundo posto. O terceiro lugar foi ocupado por Patrícia Duarte (Maiatos), a 1’24’’51 da vencedora.

João Anunciação (Alenquer/GDM/Anipura) sagrou-se campeão nacional de contrarrelógio em cadetes, sendo o único ciclista dos que correram no percurso de 16,2 quilómetros a fechar a prova em menos de 24 minutos.


O ciclista da equipa de Alenquer registou 23’50’’32. Seguiram-se Leonardo Garcia (Centro Ciclismo de Loulé), a 20,81 segundos, e Francisco Alves (Cantanhede Cycling/2W Engenharia), a 25,22 segundos.

Maria Marques (Matos-Cheirinhos/Vila Galé/Etopi) foi a mais forte das cadetes femininas, com 27’34’’38. Seguiram-se duas corredoras do Korpo Activo/Penacova. Leonor Casimiro, a 24,66 segundos, e Emília Baía, a 1’05’’58.

Pelo segundo ano consecutivo foram também atribuídos títulos nacionais de fundo aos juvenis, Rapazes e raparigas percorreram 17,7 quilómetros, resultantes de três voltas a um circuito. No setor masculino quem levou a melhor foi Vasco Silva (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), que deixou a concorrência mais próxima, Francisco Cardoso (CC Barcelos/AFF/Flynx/HM Motor/Segmento D’Época) e Afonso Silva (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact), a 3 segundos.

A corrida feminina de juvenis foi mais desequilibrada, proporcionando maiores diferenças entre as primeiras. Inês Fonseca (Águias Alpiarça/Triumtermica) ganhou com 10 segundos de vantagem sobre a segunda classificada, Bárbara Santos (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás). A terceira, a 37 segundos, foi Juliana Teixeira (Escola Cantanhede Cycling/Orima/Duorep).

O programa dos Nacionais de Vila Nova de Paiva termina neste domingo com as provas de fundo para cadetes e juniores masculinos. Os mais jovens vão percorrer 76,8 quilómetros, a partir das 10h30. A corrida de juniores terá 115,2 quilómetros e iniciar-se-á às 15h00.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Tour: Adam Yates bate irmão gémeo Simon para ser o primeiro camisola amarela”


No domingo, Adam Yates vai defender a amarela na segunda etapa, uma ligação de 208,9 quilómetros entre Vitória e San Sebastián

 

Por: Lusa

Foto: Thomas SAMSON / AFP

O ciclista britânico Adam Yates (UAE Emirates) é o primeiro líder da 110.ª Volta a França, depois de ter vencido a primeira etapa, marcada pelo abandono de um dos favoritos, o espanhol Enric Mas (Movistar), devido a queda.

Adam Yates cumpriu os 182 quilómetros, com partida e chegada na cidade espanhola de Bilbau, em 04:22.49 horas, à frente do seu irmão gémeo Simon (Jayco AlUla), segundo a quatro segundos, e do seu companheiro esloveno Tadej Pogacar, que foi terceiro a 12.

No domingo, Adam Yates vai defender a amarela na segunda etapa, uma ligação de 208,9 quilómetros entre Vitória e San Sebastián, ainda no País Basco espanhol, para a qual parte com oito segundos de vantagem sobre o seu irmão gémeo, e 18 sobre o bicampeão do Tour (2020 e 2021), umas diferenças explicadas pelas bonificações atribuídas no final da tirada de hoje.

Fonte: Sapo on-line

“Van Vleuten já está de rosa no Giro feminino”


Maria Martins (Fenix-Deceuninck) foi 166.ª e penúltima

 

Por: Lusa

Foto: Getty Images

A holandesa Annemiek van Vleuten conseguiu este sábado a 100.ª vitória da sua carreira, ao ganhar isolada a segunda etapa da Volta a Itália feminina, depois de um forte ataque na última subida.

A líder da Movistar, de 40 anos e atual campeã do mundo, apresenta-se no Giro feminino como favorita, no ano em que já anunciou a sua retirada da modalidade, em que tem um palmarés invejável.

Van Vleuten é a primeira 'maglia rosa' deste Giro, depois do cancelamento do contrarrelógio da véspera, devido ao mau tempo. Um dia bastou para mostrar que quer repetir o sucesso do ano passado e vencer a volta transalpina pela quarta vez.

Os 102,1 km de percurso entre Bagno a Rripoli e Marradi tinham alguma montanha na parte final, o que foi bem aproveitado pela campeã mundial, que atacou determinada no Passo della Colla, montanha de segunda categoria, para assegurar a liderança da prova, com 45 segundos de avanço sobre o primeiro grupo perseguidor.

As italianas Marta Cavalli (FDJ-SUEZ) e Gaia Realini (Lidl-Trek) tentaram acompanhá-la, de início, mas sem sucesso e foram absorvidas pelo grupo perseguidor.

No sprint para o segundo lugar, a melhor foi a dinamarquesa Cecilie Uttrup Ludwig (FDJ-SUEZ), seguida pela francesa Juliette Labous (DSM-Firmenich).

Depois de contabilizadas as bonificações, Van Vleuten lidera com 49 segundos de avanço sobre Uttrup Ludwig e 51 sobre Labous.

"É a minha última época e o meu último Giro, pelo que é muito bom voltar a envergar a camisola rosa", assumiu a vencedora, já triunfadora da competição em 2018, 2019 e 2022.

A olímpica portuguesa Maria Martins (Fenix-Deceuninck), já medalhada em ciclismo de pista e que se estreou no Giro, foi 166.ª e penúltima, a 22.57 minutos de Van Vleuten.

Um pouco melhor esteve a outra lusa na competição, Beatriz Pereira (Bizkaia Durango), a campeã nacional de contrarrelógio do escalão sub-23 de apenas 19 anos, que chegou em 147.ª, a 13.45.

Fonte: Record on-line

“1.ª etapa já deixou um dos favoritos ao pódio fora de prova”


Enric Mas abandonou e Richard Carapaz também caiu

 

Por: Record

A primeira etapa da Volta a França, disputada nos arredores de Bilbao, já deixou um dos favoritos fora de prova. Trata-se do espanhol Enric Mas, da Movistar, que caiu a faltarem 20 quilómetros para o final, queda onde esteve envolvido outros dos candidatos ao pódio, Richard Carapaz (EF Education).

O equatoriano, contudo, continuou, mas já muito atrasado em relação pelotão. Cortou a meta no lugar 153, a mais de 15 minutos de Adam Yates (Emirates), primeiro vencedor da edição 2023 e primeiro camisola amarela.

Fonte: Record on-line

“Giro Feminino 1ª etapa cancelada”


Por: José Morais

O Giro D´Itália Feminino, que teve início ontem com um contrarrelógio individual numa distância de quilómetros, teve de ser cancelado devido a chuvas forte e queda de granizo.

 Após a partida de oitenta ciclistas da cento e sessenta e sete inscritas, a organização e os comissários decidiram cancelar a etapa, etapa que já tido sido suspensa preventivamente por duas vezes, uma por vinte minutos, e outra por trinta.

De referir que antes do cancelamento final da etapa, o melhor tempo estava para a ciclista Letizia Paternoster da equipa da Jayco-Alula, com 5,41 minutos, menos 5 segundos que Annemiek Van Vleuten da equipa da Movistar, e em terceiro lugar encontrava-se Marianne Vos da equipa da Jumbo-Visma com mais 21 segundos.

Os tempos das únicas portuguesas em prova Maria Martins da equipa Fenix-Deceuninck com o dorsal 91, e de Beatriz Pereira da equipa Biskaia-Durango com o dorsal 45, desconhece-se as suas posições, a prova continuou hoje com a 2ª etapa numa distância de 102,1 quilómetros, ligando Bagno Ripoli e Marradi.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com