quarta-feira, 17 de outubro de 2018

“Taça Europeia de Triatlo e do Mundo de Paratriatlo de "grande importância" para Madeira”

Competições decorrem a 27 e 28 de outubro

Por: Lusa

Foto: Manuel Azevedo

A realização da Taça da Europa de triatlo e da Taça do Mundo de paratriatlo na Madeira, nos dias 27 e 28 de outubro, é vista com "grande importância" para a região, como foi destacado esta quarta-feira na apresentação.

Na Taça Europeia, com um limite de 75 atletas, vão estar representados 22 países de dois continentes, enquanto na Taça do Mundo de paratriatlo estão confirmadas 70 presenças de atletas também de 22 países, mas de quatro continentes.

Dos atletas que vão estar na Madeira, vários já foram campeões mundiais, campeões europeus e até um campeão paralímpico, o alemão Martin Schulz, que conquistou o ouro nos Jogos Rio'2016.

Na competição de triatlo, o maior nome é o do belga Martel Van Riel, quinto no ranking olímpico para 2020 e sexto classificado nos Jogos Olímpicos de 2016.

"A Taça da Europa é uma competição de imensa responsabilidade e um evento de alto nível competitivo e a Taça do Mundo é de uma imensa importância e uma prova com grande significado. Isto é uma grande honra para a Madeira", referiu Victor Rodrigues, presidente da Associação Regional de Triatlo da Madeira (ARTM), que se mostrou "feliz" com a qualidade de atletas que estará presente.

A destacar o paratriatlo, esteve o vice-presidente do Comité Paralímpico de Portugal, Filipe Rebelo, que quer continuar a ver o desporto adaptado a receber mais atenção.

"É sempre importante a realização destes eventos em Portugal. O desporto adaptado está de parabéns. Nem todos sabem o que é o desporto adaptado, que tem de ser valorizado", salientou.

João Pedro Vieira, vereador do desporto na Câmara Municipal do Funchal, assinalou a maior ocorrência de eventos internacionais na Madeira e deu importância à "formação" e ao "empenho" que tornaram possível a realização das provas.

Já o diretor regional da Juventude e Desporto, David Gomes, disse que o triatlo tem vindo a ter um "crescimento sustentado" e que é uma "grande honra e privilégio" a Madeira poder organizar as taças, o que significa uma preciosa "promoção turística" para a ilha.

As competições no Funchal irão ficar divididas da seguinte forma: a prova de natação vai ocorrer na zona de São Lázaro, a baixa da cidade e zonas limítrofes vão acolher a vertente do ciclismo e, por fim, a corrida vai decorrer ao longo de toda a frente mar.

A Taça da Europa, que decorre a 27 de outubro, terá 750 metros de natação, com uma volta, 20 quilómetros de bicicleta, em três voltas, e 5 quilómetros de corrida, em duas voltas.

A Taça do Mundo de paratriatlo, a 28 de outubro, terá as mesmas distâncias, mas com cinco voltas de bicicleta e três de corrida.

Fonte: Record on-line

“José Gonçalves termina 2.ª etapa da Volta a Guangxi integrado no pelotão”

Alemão Pascal Ackermann venceu a tirada

Por: Lusa

Foto: DR Record

O ciclista alemão Pascal Ackermann (Bora-hansgrohe) venceu estsa quarta-feira a segunda etapa da Volta a Guangxi, com o holandês Dylan Groenenwegen (LottoNL-Jumbo) a manter a liderança e o português José Gonçalves (Katusha-Alpecin) a terminar no pelotão.

No final dos 145,2 quilómetros, entre Beihai e Qinzhou, na China, Ackermann impôs-se ao 'sprint', em 3:18.58 horas, à frente dos holandeses Fabio Jakobsen (QuickStep-Floors) e Groenewegen, enquanto José Gonçalves terminou na 71.ª posição, com o mesmo tempo.

Na geral da última prova do WorldTour da temporada, Groenewegen tem quatro segundos de avanço sobre Ackermann e Jakobsen, enquanto o barcelense é 62.º, a 14.

Na quinta-feira, a terceira etapa vai ter partida e chegada a Nanning, num percurso de 125,4 quilómetros.

Fonte: Record on-line

"Tiago Machado assina pelo Sporting-Tavira"

Português apresentado esta quarta-feira

Foto: Sporting CP

Tiago Machado assinou esta quarta-feira pelo Sporting-Tavira, estando previsto a sua apresentação e oficialização do acordo esta tarde (16 horas), em Alvalade.

O ciclista português, de 32 anos, deixa a Katusha e o World Tour e está de regresso ao pelotão nacional pelo Sporting, possibilidade que Record já tinha avançado no dia 25 de setembro.

Fonte: Record on-line

“Agenda de Ciclismo”

Taça de Maratona encerra época de BTT em Manteigas

Por: José Carlos Gomes

O calendário nacional de BTT fecha no próximo domingo com a Maratona Serra da Estrela, em Manteigas, última prova da Taça de Portugal. No mesmo dia, a Póvoa de Varzim recebe os Amigos do Rui Costa para mais uma jornada de convívio entre o corredor e os adeptos.

As contas da Taça de Portugal de Maratona (XCM) ficam seladas após a corrida de domingo. A serra da Estrela será palco de uma prova em que as principais classificações continuam em aberto. No setor masculino de elite, há três candidatos principais à conquista da Taça: Bruno Sancho (Korpo Activo BTT/UD Lorvanense), que comanda com 1030 pontos, Andrew Henriques (BTT Loulé/Elevis), que tem 1000 pontos, e Renato Ferreira (Vasconha BTT Vouzela), que soma 850.

Entre a elite feminina também há três pretendentes principais ao troféu. Celina Carpinteiro (BTT Loulé/Elevis) tem 1050 pontos, que lhe dão uma vantagem de 90 sobre Liliana Jesus (BTT Seia) e de 150 sobre Raquel Santos (BTT Seia).

A competição vai arrancar às 9h30. Os corredores masculinos de elite, master 30, master 40 e master 45 vão percorrer 88,4 quilómetros, com 2900 metros de acumulado. As femininas, os masters com mais de 50 anos e os paraciclistas vão enfrentar 64,3 quilómetros, com 2000 metros de acumulado.

Além da competição pela Taça de Portugal, a Maratona Serra da Estrela oferece percursos a desafios para diferentes perfis de praticantes, numa iniciativa que se espera seja uma grande festa de BTT.

No mesmo dia, a freguesia da Aguçadoura, Póvoa de Varzim, vai engalar-se para celebrar um dos filhos pródigos da terra, o ciclista Rui Costa.

O IX Circuito Amigos do Rui Costo, solidário com a igreja local, inclui um passeio acessível a todos, um encontro de escolas de ciclismo, um circuito de cadetes e uma prova aberta.

A iniciativa arranca às 10h00, com um passeio de 20 quilómetros, de caráter familiar, no qual são bem vindos ciclistas com diferentes capacidades físicas. O encontro de escolas está marcado para as 14h00, o circuito de cadetes para as 15h00 e a prova aberta para as 16h00.

 

Além das pedaladas, a jornada de confraternização inclui o convívio de todos os participantes, sessões de autógrafos dos corredores profissionais presentes e sorteio de recordações.

As inscrições estão abertas até ao dia 17 de outubro. No momento da inscrição, o participante deve optar entre o passeio e a prova aberta, podendo ainda escolher participar em ambos.

 

Mais eventos oficiais

20 de outubro: Encontro de Escolas da Ilha Terceira, Açores

21 de outubro: Pedalar pela Igualdade, Guimarães

21 de outubro: Encontro de Escolas BTT de Talaíde, Sintra

21 de outubro: Maratona BTT Entre o Rio e o Mar, Longueira, Odemira

21 de outubro: Encontro de Escolas de BTT, Prazeres, Madeira

21 de outubro: 4.ª Prova da Taça da Madeira de DHI, Machico

21 de outubro: 3 Horas Bike Rental das Furnas, Açores

21 de outubro: Taça café do Fisher em BTT, Rocha do Chambre, Terceira, Açores

Fonte: FPC

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com