quarta-feira, 13 de novembro de 2024

“Pedaladas na Colômbia e notícias do mundo do ciclismo”


Assembleia Eletiva da FCC

 

Após uma reunião virtual realizada na última terça-feira, o Comitê Executivo do reitor do ciclismo colombiano decidiu realizar, de acordo com seus estatutos, a Assembleia da Liga que elegerá uma nova diretoria para os próximos quatro anos, a assembleia espera a substituição de Mauricio Vargas como presidente e Hernando Zuluaga como vice-presidente em virtude das regulamentações nacionais que exigem que se aposentem os líderes desportivos, que permaneceram doze anos nos seus cargos e funções.

 

Gianni Savio, hospitalizado

 

Em Torino, onde é a sua residência, o conhecido homem do ciclismo internacional que há 40 anos é um dos grandes promotores de nossos ciclistas está internado há dez dias, Gianni Savio sofreu uma queda no início do ano, da qual não conseguiu se recuperar totalmente, e atualmente procura a recuperação, do homem que dedicou mais de 50 anos ao ciclismo.

 

Apresentação do Giro d'Itália 2025 adiada, e a Volta a Espanha em a 19 de dezembro

 

Devido a inconvenientes económicos e políticos com o país de partida a Albânia, os organizadores da Camisola Rosa tiveram que adiar a data inicial de apresentação que era 13 de novembro, e isso será feito apenas no próximo ano a 13 de janeiro, enquanto isso, a organização da Volta a Espanha, anuncia a apresentação de mesma de 2025 para 19 de dezembro.

 

Miguel Ángel López na Europa para nomeação com o CAS

 

O ciclista colombiano absurdamente sancionado pela UCI continua lutando contra esta decisão e com seus advogados vem sustentando perante o CAS o recurso correspondente que lhe permite competir novamente, para isso, ele tem um compromisso no dia 21 de novembro e espera-se com otimismo que o caso seja resolvido em favor do ciclista de Boyacá.

 

Volta a Comunidade Valenciana 2025 em perigo devido a inundações

 

Devido aos enormes danos sofridos devido às inundações nesta bela parte da geografia espanhola, a tradicional prova de ciclismo com a presença de equipas e ciclistas de alto nível, pode não acontecer no próximo ano, os organizadores fazem uma análise de tudo o que aconteceu e em breve emitirão uma declaração final.

 

UCI alerta equipes sobre o uso de cores em seus uniformes

 

O órgão máximo do ciclismo mundial notificou as equipas da primeira e segunda divisões sobre a proibição de usar desenhos e cores nos seus equipamentos que se confundam com as cores oficiais dos líderes nas três grandes voltas, ou seja, AMARELO (Tour), ROSA (Giro), VERMELHO (La Vuelta) e BRANCO (melhor jovem ciclista), a novidade não é nova, pois muitas equipas costumam mudar de equipamento e de cor para essas provas, mas agora isso torna-se proibido.

 

Mudanças na Ineos Grenadiers

 

As equipas de ciclismo costumam apresentar mudanças no final da época, não só em sua lista de ciclistas, mas também na sua equipa, na equipa britânica a que pertencem Egan Bernal e Brandon Rivera, uma perda significativa é anunciada, e é a do engenheiro de desempenho Daniel Bigham que também se destacou como um ciclista especialista em contrarrelógio, a ponto de ter alcançado o recorde de horas em 2022 com 55.548 como banco de testes para seu companheiro de equipa e aluno Filippo Ganna.

“A edição de 2025 da O Gran Camiño começa em Portugal e passa de 4 para 5 etapas”


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com/

A edição de 2025 da prova O Gran Camiño que se realiza na Galiza, disputar-se-á de 26 de fevereiro e 2 de março e trás inovações que vão fazer as delicias dos fãs de ciclismo portugueses.

A ainda jovem corrida espanhola tem-se vindo a afirmar no panorama ciclístico internacional e a sua organização continua a mostrar ganas de crescer. O primeiro passo é a internacionalização da corrida. Se até agora O Gran Camino se limitava a percorrer as estradas das quatro províncias da Galiza, para 2025 irá ter uma etapa que percorrerá o solo português. Ainda não são conhecidos pormenores relativamente ás cidades que acolherão a etapa portuguesa, mas se levarmos em conta a tradição que Portugal tem nos Caminhos de Santiago, podemos antever que serão concelhos que fazem parte desse percurso no norte do país que acolherão a corrida.

A etapa inaugural da corrida será então feita em solo Luso, o que leva a que a organização apresente uma segunda novidade. O aumento do número de dias de corrida, que passam de quatro para cinco. Com a inclusão de Portugal a corrida espanhola continua a sua evolução e consolidação como uma boa opção para que as equipas a possam colocar no calendário.

A edição de 2024 foi ganha por Jonas Vingegaard da Team Visma | Lease a Bike, com Lenny Martinez da Groupama - FDJ e Egan Bernal da INEOS Grenadiers a fecharem o pódio, numa corrida que viu o português da Movistar Team, Ruben Guerreiro (8º) a fechar Top-10 no final. Vingegaard levou para casa além da camisola amarela, a camisola da montanha e dos pontos, tendo Lenny Martinez impedido a Visma de fazer o pleno ao vencer a classificação da Juventude. Estiveram presentes seis equipas do mais alto escalão do ciclismo mundial, que contou com a participação de 3 equipas portuguesas, a Sabgal-Anicolor, a APHotels & Resorts / Tavira / SC Farense e a Efapel Cycling.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/a-edicao-de-2025-da-o-gran-camino-comeca-em-portugal-e-passa-de-4-para-5-etapas

“Alpecin-Deceuninck e Groupama-FDJ confirmadas na 51.ª Volta ao Algarve”


Competição decorre entre 19 e 23 de fevereiro de 2025

 

Por: Lusa

A belga Alpecin-Deceuninck e a francesa Groupama-FDJ, ambas do WorldTour, vão estar na 51.ª Volta ao Algarve em bicicleta, agendada entre 19 e 23 de fevereiro de 2025, anunciou esta quarta-feira a organização.

A equipa francesa participará pela 16.ª vez, 10.ª consecutiva, na 'Algarvia', somando um total de sete vitórias em etapas: Stefan Küng venceu duas vezes o contrarrelógio de Lagoa (2019 e 2023), David Gaudu impôs-se no alto da Fóia (2022), Benoit Vaugrenard ganhou em Albufeira (2010) e Bernhard Eisel somou três triunfos (em 2005 e 2006).

Além de Küng e Gaudu, a Groupama-FDJ contará nas suas fileiras na próxima época com Guillaume Martin, um 'habitué' na luta pelo top 10 em grandes Voltas.

Já a Alpecin-Deceuninck, de Mathieu van der Poel e Jasper Philipsen, alinhará pela quinta vez na única prova portuguesa por etapas do circuito UCI ProSeries.

Os belgas, também da primeira divisão do ciclismo mundial, ainda procuram a primeira vitória na corrida portuguesa, mas já conquistaram a classificação da montanha, em 2020, através de Dries de Bondt.

"A edição de 2025 da Volta ao Algarve manterá a identidade, com um percurso com etapas para todo o tipo de corredores. Haverá, no entanto, mudanças significativas no percurso, que serão anunciadas nas próximas semanas. São mudanças que visam incrementar o espetáculo oferecido aos adeptos", lê-se na nota publicada no site da organização da prova.

Fonte: Record on-line

“Web Summit: Demi Vollering vê ciclismo feminino com potencial para crescer”


Aos 27 anos, holandesa é uma das grandes figuras do ciclismo internacional

 

Por: Lusa

Foto: EPA

A ciclista holandesa Demi Vollering, vencedora da Volta a França em 2023, e da Volta a Espanha, este ano, considerou esta quarta-feira que a modalidade, no feminino, está "num lugar bom", mas ainda tem espaço de crescimento.

Em entrevista à agência Lusa, durante a Web Summit, em Lisboa, Demi Vollering falou do estado atual do ciclismo feminino, em comparação com a atenção mediática que a vertente masculina apresenta, sobretudo nas principais provas velocipédicas mundiais.

"No geral, penso que o ciclismo feminino está num lugar bom, se compararmos com os outros desportos femininos, e sinto orgulho nisso, mas ainda há um longo caminho a percorrer. O Tour feminino foi um passo necessário e ajudou-nos muito a desenvolver a modalidade. Espero que outras corridas se sigam, porque a Vuelta não tem ainda o mesmo impacto mediático, e o Giro de Itália mudou agora de organização e estou curiosa para saber como as coisas irão funcionar. Penso que há espaço para melhorar", frisou.

A ciclista apontou como importante para o desenvolvimento da modalidade na vertente feminina a presença em eventos como a Web Summit, bem como a transmissão televisiva das provas, e não copiar o que é feito na vertente masculina, abrindo um espaço para autenticidade.

"Devemos ter orgulho no que temos e encontrar uma maneira de o tornar autêntico, ou seja, ter os nossos próprios patrocinadores e mais empresas focadas nas mulheres. As nossas corridas também podiam não ser tão longas, não creio que seja necessário, pois só as torna aborrecidas e menos interessantes para quem está a assistir", realçou.

Aos 27 anos, Demi Vollering é uma das grandes figuras do ciclismo internacional, com os triunfos no Tour'2023 e na Vuelta'2024, apesar de nos Jogos Olímpicos Paris'2024 ter ficado aquém dos resultados pretendidos, sendo quinta no contrarrelógio e 34.ª na prova de estrada.

"É muito importante para mim significar algo no desporto feminino, e não somente no ciclismo. Quero mais do que ter apenas bons resultados. Claro que quero ganhar várias vezes o Tour, ser campeã mundial ou olímpica, mas tenho uma missão, por outro lado, de colocar mais jovens fora de casa, a mexerem-se e desenvolverem-se, assegurando que têm um espaço onde se sintam livres e sem problemas mentais", expressou ainda.

Em 2025, Demi Vollering vai deixar a equipa SD Worx-Protime e rumar à francesa FDJ-Suez, o que tornaria mais especial vencer novamente o Tour, por uma equipa local, já que, apontou, as emoções dão-lhe mais força e poder, o que a ajudará nesse objetivo.

"Apercebi-me que eu estava pronta para uma nova aventura, sair da zona de conforto, aprender e desafiar-me. Comecei a falar com várias equipas e FDJ-Suez foi compatível desde o início. Na primeira reunião vi que eram muito apaixonados pelo ciclismo e isso foi entusiasmante", explicou a ciclista, que esteve presente em dois painéis da Web Summit.

A edição deste ano, em Lisboa, que começou na segunda-feira e decorre até quinta-feira, regista um recorde de 71.528 participantes de 153 países, segundo dados da organização de uma das maiores cimeiras tecnológicas a nível internacional.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com