terça-feira, 7 de dezembro de 2021

“Mark Cavendish fica na Deceuninck-QuickStep em 2022”


Ciclista fala em "12 meses fenomenais"

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclista britânico Mark Cavendish, que este ano igualou o recorde de vitórias em etapas da Volta a França, vai continuar na Deceuninck-QuickStep na próxima temporada, anunciou esta terça-feira a formação belga.

Depois de semanas de negociações e especulações, o suspense acabou hoje, com os belgas a anunciarem que "Mark Cavendish vai ficar na equipa mais uma época".

"Estou extremamente orgulhoso e feliz por ter chegado a um novo acordo com a Deceuninck-QuickStep. Há um ano, quando cheguei, não escondi a minha admiração por aquilo que esta equipa faz e o quão feliz estava por voltar. [...] Os últimos 12 meses foram fenomenais e o apoio que tive por parte da equipa e do 'staff' emocionaram-me por vezes. Estou ansioso por criarmos, em conjunto, mais memórias especiais dos próximos 12 meses", disse o 'sprinter' de 36 anos.

Após várias temporadas afastado da ribalta, 'Cav', que é considerado um dos melhores 'sprinters' de sempre, 'renasceu' na equipa belga: não só voltou a ganhar 1.159 dias depois, como igualou o recorde de 34 triunfos de Eddy Merckx na Volta a França, prova para a qual foi 'convocado' à última hora e onde conquistou a camisola verde, estabelecendo o recorde de maior número de anos entre vitórias na classificação por pontos (10).

O ciclista da ilha de Man, que no final de 2020 tinha chegado a admitir pôr um ponto final na sua carreira, reencontrou-se com os grandes resultados na formação belga, que já tinha representado, com enorme sucesso, entre 2013 e 2015.

"O mundo viu o que ele fez este ano. Aquilo que não viram foi a forma como ele fala e lidera dentro da equipa e como encoraja toda a gente - temos um grupo muito unido e o Mark sempre incorporou esse espírito. Embora seja ele que cruza a linha [de meta] com os braços no ar, é o primeiro a reconhecer o trabalho da equipa, o que significa muito para todos. Estamos mais do que satisfeitos por podermos continuar a nossa história com o Mark um ano mais", referiu Patrick Lefevere.

O 'patrão' da equipa já afirmou, contudo, que Cavendish não será aposta da QuickStep-Alpha Vinil (o nome da formação para 2022) no próximo Tour, uma vez que o 'sprinter' da equipa será o holandês Fabio Jakobsen, que 'brilhou' na Vuelta após uma paragem prolongada motivada pela grave queda na Volta a Polónia no ano anterior.

Fonte: Record on-line

“Agenda de Ciclismo”


Troféus Internacionais de Pista com 18 países em competição

 

Por: Ana Nunes

O Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia, vai receber, no sábado, o Troféu Internacional de Pista – Alves Barbosa e, no domingo, o Troféu Internacional de Pista – Sunlive. No domingo, dia 12, disputa-se ainda a 3.ª Taça de Portugal de Ciclocrosse, em Vouzela.

No próximo fim de semana é altura de os atletas regressarem ao Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia, para mais duas provas internacionais de classe C2, na categoria elite. Ambas contaram com a participação de corredores de 18 países, entre eles África do Sul, Austrália, Áustria, Barbados, Bulgária, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos da América, França, Grã-Bretanha, Índia, Irlanda, Itália, Lituânia, Noruega, Suécia, Suíça e Portugal.

No sábado, o Troféu Internacional de Pista – Alves Barbosa terá lugar das 09h30 às 13h50 e das 15h00 às 21h10. Os atletas da categoria elite, nos setores feminino e masculino, vão disputar as provas de velocidade, keirin, omnium e madison, ao passo que as categorias de cadetes e juniores, de ambos os setores, irão competir nas provas de scratch e eliminação.

No dia seguinte, domingo, irá disputar-se o Troféu Internacional de Pista – Sunlive, que decorrerá das 09h00 às 13h05 e das 15h00 às 21h15. A categoria elite vai competir nas provas de velocidade, keirin, omnium e scratch, tanto no setor feminino como no masculino. Já os corredores das categorias de cadetes e juniores, em ambos os setores, vão participar nas provas de velocidade, keirin, omnium e scratch.

No domingo teremos também, em Vouzela, a terceira prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse 2021/2022. Nesta altura são os atletas Joana Monteiro e Mário Costa (AXPO/FirstBikeTeam/Vila do Conde) que lideram o ranking da categoria elite, nos respetivos setores, feminino e masculino.

A primeira corrida será a dos juvenis, pelas 09h30. De seguida, pelas 10h15, partirão os masters masculinos, juntamente com a categoria open. Já a corrida que juntará todas as atletas femininas e a categoria de cadetes terá início às 11h15. Por fim, vão partir os atletas das categorias elite e juniores, pelas 12h15.

 

Mais eventos oficiais:

 

12 de dezembro: XIII Avalanche da Raposeira 2021, Calheta

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com