quarta-feira, 4 de setembro de 2024

“À conversa com…Sandro Araújo candidato à presidência da Federação Portuguesa Ciclismo”


Por: José Morais

Por um ciclismo total, com todos, para todos, é o lema do programa de Sandro Araújo, candidato à presidência da Federação Portuguesa Ciclismo.

Sandro Araújo, 46 anos de idade, é licenciado em economia, vice-presidente da Federação Portuguesa Ciclismo desde 2013, um amante da bicicleta que bem cedo entro na sua vida, e do ciclismo, tem ao longo dos anos elaborado um trabalho em prol do mesmo.

Do seu vasto currículo podemos referir por exemplo, consultor de projetos em Mobilidade, vice-presidente co Comité Paralímpico de Portugal, responsável pelo Paraciclismo, Ciclismo Para Todos, dirigiu os Mundiais de Paraciclismo de estrada de 2021, responsável pela Semana Europeia de Cicloturismo, ou a Subida da Glória.

Fez pós-graduação em prevenção da dopagem, possui diversas publicações, colaborador do Jornal Público, entre muitas outras coisas.


Uma candidatura que possui 17 pontos de grande interesse, por exemplo o de executar planos estratégicos, celebrar os 125 anos da Federação Portuguesa de Ciclismo, tentar alcançar mais associados, inovar o ciclismo regional, elevar o paraciclismo a nível internacional, dignificar o ciclismo profissional ao promover uma gestão autónoma, entre outros.

A candidatura contém nomes de grande interesse, o caso de Ana Cunha, Agnelo Quelhas, Hugo Sabido, Jorge Pina, Rui Melo, entre outros, e mandatários como Isabel Fernandes, Mário Alpiarça, António Malvar, ou Luís Teixeira, entre outros.

A candidatura de Sandro Araújo, quer trazer mudança construtiva e inspiradora, o qual se assenta nos valores e na paixão das gerações anteriores, com uma abertura de espírito, para encontrar as soluções certas para velhos problemas e desafios, por um ciclismo vencedor, plural, digno e popular, por um ciclismo total.

Pode consultar a candidatura em:  https://sandroaraujo2024.pt/

A revista Notícias do Pedal este à conversa com Sandro Araújo, e nada melhor do que o nosso entrevistado, e candidato, para falar na sua candidatura.

Pode visualizar a entrevista em: https://www.youtube.com/watch?v=zOV2fXaOn3I

“Internacional Granfondo La Fausto Coppi 2025: As inscrições abrem no dia 20 de setembro!”


Sexta-feira, 20 de setembro às 21h é a data! Estão abertas as inscrições para a36ª edição do ciclismo internacional Granfondo La Fausto Coppi

 

Por: Claudia Vianino e Arianna Busin

Fotos: Giancarlo Modena

Estão abertas as inscrições para a 36ª edição do granfondo internacional de ciclismo La Fausto Coppi.

A partida oficial será dada às 21h do dia 20 de setembro de 2024, por ocasião do Festival de Bicicleta de Cuneo, o evento de ciclismo organizado pelo Município de Cuneo.

A data da edição de 2025 de La Fausto Coppi Granfondo está marcada para 29 de junho de 2025, começando, como sempre, a partir da Piazza Galimberti central, em Cuneo.


La Fausto Coppi International Granfondo é uma das cinco maratonas internacionais de ciclismo mais importantes e a mais importante do noroeste da Itália. Deve o seu nome ao famoso ciclista Fausto Coppi (1919-1960) e, todos os anos, traz a Cuneo milhares de ciclistas de todo o mundo.

O evento regressa em 2025 com os seus dois percursos históricos – o Granfondo (177 km- 4.125 m + altitude) e o Mediofondo (111 km - 2.500 m +altitude) – bem como com um terceiro percurso não competitivo, o Fauniera Classic. O KOM para todos os circuitos é o Colle Fauniera, com o seu cume de 2.481 m.


O primeiro compromisso para os muitos fãs está marcado para sexta-feira, 27 de junho de 2025, com a abertura da vila de exposições na Piazza Galimberti, e a coleção de pacotes de corrida.

Estão programados muitos eventos e iniciativas paralelas, dirigidos tanto aos ciclistas como às suas famílias.

Como é tradição, a organização também organizou uma grelha solidária para o projeto "Salviamo le Strade di Montagna" (Salve as Estradas da Montanha): 200 peitorais a 120 euros cada permitirão aos aderentes começar na primeira fila, com as receitas a apoiarem a manutenção das rotas alpinas do Granfondo.


As inscrições estão abertas no site da ENDU.net (o link estará ativo a partir das 21h do dia 20 de setembro de 2024).

No site oficial do evento, todas as informações: www.faustocoppi.net

Fonte: VITAMINA C

“Mundial triatlo Sub23: alteração de prova de seleção”


Na sequência do cancelamento do Triatlo de Torres Novas, foi necessário alterar/ atualizar os critérios de seleção para o Campeonato do Mundo Sub23, a decorrer em Torremolinos (Espanha) entre 17 e 20 de outubro.

A prova de seleção passa a ser o Triatlo Foz do Guadiana, no dia 15 de setembro.

Consultar critérios de seleção aqui: https://www.federacao-triatlo.pt/ftp2015/wp-content/uploads/2024/08/criterios-selecao-2024-rev-06.pdf

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Vuelta: Kaden Groves vence etapa 17. Na frente tudo na mesma”


É a terceira vitória do australiano na presente edição da Vuelta, depois de ter também triunfado na 1.ª etapa, ainda em solo português, e na 14.ª

 

Foto: AFP

Kaden Groves, da Alpecin, venceu esta quarta-feira a 17.ª etapa da Volta a Espanha, impondo-se, ao sprint, na chegada a Santander.

É a terceira vitória do australiano na presente edição da Vuelta, depois de ter também triunfado na 1.ª etapa, ainda em solo português, e na 14.ª.

Groves aumenta assim a sua vantagem na classificação por pontos, liderança que assumiu terça-feira, em virtude da desistência de Wout van Aert.

Quanto à classificação geral, Ben O'Connor chegou integrado no pelotão, tal como Primoz Roglic, e mantém os mesmos cinco segundos de avanço sobre o esloveno na luta pela camisola 'roja'.

Fonte: Sapo on-line

“Van Aert desistiu da Vuelta devido a ferida profunda, mas não sofreu fraturas”


Ciclista da Visma caiu na etapa desta terça-feira

 

Por: Lusa

Foto: Wout Van Aert/ Instagram

Wout van Aert, que abandonou a Volta a Espanha em bicicleta durante a 16.ª etapa, em consequência de uma queda, apresenta uma ferida profunda no joelho direito, mas não sofreu fraturas, informou esta quarta-feira a equipa do ciclista belga.

"Wout van Aert não sofreu nenhuma fratura devido à queda na Vuelta. Teve de abandonar devido a uma dor intensa no joelho, provocada por uma ferida profunda. Esta ferida necessita de cuidados médios adequados", informou a Visma-Lease a Bique nas redes sociais.

O ciclista, de 29 anos, vai regressar à Bélgica para dar continuidade ao processo de recuperação, após ter sofrido duas quedas na terça-feira, durante a montanhosa 16.ª tirada, a última das quais, mais violenta, na descida a Collada Llemena, a cerca de 50 quilómetros da meta.

Van Aert, vencedor de três etapas na presente edição da Vuelta e que liderava as classificações da regularidade e da montanha, ainda tentou continuar em prova após a primeira queda, mesmo com o cotovelo e joelho direitos ensanguentados.

"Sinto que vou desmaiar", disse a um elemento da equipa o corredor belga, que poderá ter hipotecado a participação nos Europeus de estrada, no Limburgo belga, entre 11 e 15 de setembro, e nos Mundiais, em Zurique, entre 22 e 29 de setembro.

Já em 27 de março, na Através da Flandres, Van Aert tinha sofrido uma violenta queda, tendo fraturado o esterno, a clavícula e várias costelas, sendo operado no dia seguinte.

Fonte: Record on-line

“Sabgal / Anicolor Julius Johansen mantém liderança dos Pontos no Tour of Britain e fecha Top 10 da Geral”


Julius Johansen, da Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor, continua líder da Classificação Geral dos Pontos no 20.º Lloyds Bank Tour of Britain. O dinamarquês é neste momento o 10.º classificado da Geral Individual, que tem como novo líder o vencedor da 2.ª Etapa, que se disputou hoje, Stephen Williams (Israel-Premier Tech). Toda a estrutura de Águeda está a dar nas vistas por terras de Sua Majestade, defendendo os resultados até agora conquistados e que são motivo de orgulho, ao estar a bater-se com as equipas World Tour presentes, onde figuram nomes como Remco Evenepoel e o colega Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step). 

A 2.ª Etapa ligou Darlington a Redcar, numa viagem com 152,1 km, pautada por três Prémios de Montanha de 1.ª categoria que endureceram o percurso. Houve uma fuga inicial que juntou oito unidades e onde a Sabgal / Anicolor não esteve representada. Os fugitivos resistiram até à entrada da 1.ª Montanha do dia, quando começaram a perder unidades. 

Nesta fase o pelotão partiu e Remco Evenepoel atacou, formando-se um grupo na dianteira com 18 homens, que contava com Mathias Bregnhøj. Juntos rolaram até bem perto da meta. Mas nos últimos 10 km, alguns destes elementos destacaram-se para disputar a vitória e daqui saiu o vencedor do dia, ficado o corredor da Sabgal / Anicolor mais atrás. 


“Fizemos uma boa etapa hoje, não conseguimos estar no grupo da fuga, mas mantivemo-nos sempre na frente. Mathias Bregnhøj esteve presente no grupo que se formou na dianteira e devemos estar muito orgulhosos do que fizemos hoje. Conseguimos ter três corredores na frente a destacar-se e tanto Mathias como Oliver Rees mostraram que estão bem e que podem fazer coisas boas nos próximos dias. Quanto a mim, resta-me dar tudo para continuar a defender esta Camisola”, adiantou Julius Johansen.  

Paulo Figueiredo, diretor desportivo da Sabgal / Anicolor, referiu que “cumprimos os objetivos previstos para hoje, segurámos a Camisola Vermelha. Sabíamos que só havia um Sprint Especial, para pontuar ia ser mais difícil. Mas como os corredores que estavam na fuga não representavam perigo, correu bem. A parte final era dura, os homens da Geral lutaram pela vitória e para nós esta foi uma etapa muito positiva. Mathias Bregnhøj esteve presente na parte mais dura, onde o pelotão partiu e esteve no grupo de 18 corredores até bem perto do final. Tivemos ciclistas no pelotão principal e segurámos a Camisola Vermelha, que era um dos principais objetivos. Amanhã vai ser mais um dia complicado, mas tudo faremos para continuar com a Camisola, Julius no Top 10 e Mathias e Oliver Rees também bem colocados”. 


Amanhã, dia 5, disputa-se a 3.ª Etapa, que vai ligar Sheffield (11H00, Arundle Gate) a Barnsley (15H12, County Way), ao longo de um percurso com 166 km. O trajeto continua a apresentar montanha e desta feita são três contagens de 2.ª categoria: Long Lane (17,1 km), Jawbone Hill (22 km) e a 4 km da meta, Hound Hill (162 km). Aos 70,4 km há um Sprint em Tickhill. 

 

CLASSIFICAÇÕES: 

20th LLOYDS BANK TOUR OF BRITAIN MEN  

2.ª ETAPA: Darlington – Redcar» 152,1 km 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 2.ª ETAPA 

 

1.º Stephen Williams (Israel-Premier Tech), 03h37m25s 

2.º Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step), mt 

3.º Oscar Onley (Team dsm-firmenich PostNL), mt 

22.º Oliver Rees (Sabgal / Anicolor), a 01m27s 

25.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), mt 


39.º Mathias Bregnhøj (Sabgal / Anicolor), mt 

65.º Duarte Domingues (Sabgal / Anicolor), a 13m48s 

86.º Jaime Castrillo (Sabgal / Anicolor), a 18m45s 

99.º André Carvalho (Sabgal / Anicolor), mt 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – VERDE (após a 2.ª Etapa) 

 

1.º Stephen Williams (Israel-Premier Tech), 07h49m00s 

2.º Oscar Onley (Team dsm-firmenich PostNL), a 06s 

3.º Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step), a 16s 

10.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), a 01m28s 

29.º Oliver Rees (Sabgal / Anicolor), a 01m37s 


34.º Mathias Bregnhøj (Sabgal / Anicolor), mt 

66.º Duarte Domingues (Sabgal / Anicolor), a 16m18s 

88.º André Carvalho (Sabgal / Anicolor), a 21m15s 

95.º Jaime Castrillo (Sabgal / Anicolor), a 25m28s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS 

 

1.ª Israel-Premier Tech, 23h29m18s 

8.ª Sabgal / Anicolor, a 02m33s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERMELHA 

 

1.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), 30 Pontos 


 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL 

 

1.º Callum Thornley (Trinity Racing), 50 Pontos 

8.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), 14 Pontos

Fonte: Clube Desportivo Fullracing




“Seleção Nacional/Trio de velocistas encabeça Seleção para o Europeu de estrada”


Por: José Carlos Gomes

A Seleção Nacional vai competir com 16 corredores no Campeonato da Europa de Estrada, que decorre entre 11 e 15 de setembro, na região belga de Limburgo-Flandres. Para a competição de elite masculina estão escalados três homens rápidos, Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA), Ivo Oliveira e Rui Oliveira (UAE Team Emirates).

Os percursos, tanto dos contrarrelógios como das provas fundo, privilegiam os roladores, embora haja alguns ingredientes especiais a ter em conta nas provas de fundo. É o caso do eventual vento e da necessidade de boa colocação nos troços de empedrado e nos “muros” que terão de ser transpostos.

A prova de fundo de elite vai encerrar o programa de competição, dia 15. Terá 222,9 quilómetros e um acumulado de subida de apenas 1273 metros. A parte mais exigente acontece entre os quilómetros 90 e 190, troço em que serão ultrapassados seis “muros” e outras tantas zonas de “pavé”.

Foi a pensar nas caraterísticas desta corrida que José Poeira chamou três corredores que têm dado cartas na pista, mas que também são dotados para percursos rápidos de estrada e que também conseguem estar com os melhores em provas com registo de “clássica”: Iúri Leitão, Ivo Oliveira e Rui Oliveira.

Do trio, Ivo Oliveira será o único a disputar o contrarrelógio individual, no dia 11 de setembro. A prova terá 31,1 quilómetros, totalmente planos, que se traduzem num ganho de altitude praticamente nulo: 135 metros.

Em sub-23 masculinos estão convocados Gonçalo Tavares (Hagens Berman Jayco), João Silva (Óbidos Cycling Team) e Noah Campos (Gi Group Holding-Simoldes-UDO). Os três irão competir apenas nos 162 quilómetros da prova de fundo, marcada para a tarde de dia 13.

Foram também chamados seis juniores masculinos, que disputarão a prova de fundo, de 129,7 quilómetros, no dia 14. Os escolhidos são Adrian Pacho (CC Barcelos/AFF/Flynx/HM Motor), Daniel Moreira e Guilherme Mestre (Willebrord Wil Vooruit), Gonçalo Rodrigues (Landeiro/KTM/Matias & Araújo), João António (ABTF Betão/Bairrada) e José Miguel Moreira (Team Polti Kometa Junior). Além da prova de fundo, Gonçalo Rodrigues e José Miguel Moreira vão também correr o contrarrelógio, de 31,2 quilómetros, no dia 11.

O selecionador nacional de ciclismo feminino, José Luis Algarra, convocou quatro corredoras. A mais experiente é a sub-23 Daniela Campos (Eneicat-CMTeam), que irá competir no contrarrelógio individual de 31,2 quilómetros, no dia 11, e na prova de fundo, de 101,4 quilómetros, dia 13.

As restantes convocadas são da categoria júnior: Daniela Simão (Academia Efapel de Ciclismo), Maria Constança Marques e Raquel Dias (Tavira/Extremosul/SC Farense). Todas alinharão na prova de fundo, 72,9 quilómetros a disputar no dia 15. Raquel Dias vai também competir no contrarrelógio individual de 13,3 quilómetros, no dia 11.   

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Sabgal / Anicolor Julius Johansen é o 2.º classificado da Geral no Tour of Britain e líder da Classificação dos Pontos”


Fotos: VeloUK e SWpix.com

A Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor não podia ter começado de melhor forma o 20.º Lloyds Bank Tour of Britain, com Julius Johansen a fechar a primeira etapa como 2.º classificado da Geral. Foi protagonista na corrida, ao ser um dos três elementos que integrou a fuga do dia, cruzando o último sprint intermédio na frente e garantindo a liderança da Geral dos Pontos, devido às bonificações que foi acumulando e o fazem envergar a Camisola Vermelha. Um dia marcante, pela importância desta corrida internacional, com um pelotão de elevada qualidade, onde estão alguns dos melhores nomes do mundo, que alinham nas equipas World Tour presentes. 


A etapa inaugural do Tour of Britain teve partida e chegada em Kelso, na Escócia, para 181,9 km. Cerca dos 30 km formou-se uma fuga com três unidades, um deles Julius Johansen, que resistiu até 20 km da meta, momento onde passou na frente o último sprint intermédio, sendo depois absorvido pelo pelotão, após conseguir alguns segundos de bonificação ao longo da tirada. Na chegada final, ao sprint, o dinamarquês ainda acabou em 14.º lugar e com o mesmo tempo do vencedor, Paul Magnier (Soudal Quick-Step), que é também o primeiro Camisola Verde da prova. 


Azar para Duarte Domingues e Jaime Castrillo, vítimas de quedas, que felizmente não passaram de pequenas mazelas, conseguindo ambos concluir a etapa e estando aptos para amanhã prosseguirem e darem o seu contributo na defesa dos brilhantes resultados alcançados hoje. 

“Foi um excelente início, especialmente para mim e para a equipa, para mostrar as nossas cores e patrocinadores. Fiquei muito perto da Camisola Verde, é muito bom. Sou agora líder dos Pontos e vou tentar defender. Amanhã é um novo dia, vai ser duro, com muita montanha, mas espero estar a 100% para fazer o meu melhor e ainda temos cincos dias de corrida pela frente, tudo pode acontecer”, explicou Julius Johansen. 


Também Paulo Figueiredo, diretor desportivo da Sabgal / Anicolor, disse que “melhor início do que este no Tour of Britain era impossível, porque vestir uma camisola e estar em 2.º lugar na Geral no final da 1.ª Etapa é muito bom para a nossa equipa e para o ciclismo português, porque somos uma equipa portuguesa, portanto foi um excelente arranque. Proporcionou-se tudo dentro do que tínhamos previsto, colocar um homem na fuga e foi um dos que rola melhor neste tipo de percurso, Julius Johnsen. Aproveitando o facto de a fuga ser composta por três elementos, conseguimos que fosse passando nos pontos intermédios. Já na parte final, a Soudal Quick-Step pegou na corrida e o tempo para a fuga diminuiu, mas conseguimos passar no último sprint intermédio, que era aquele que poderia garantir a Camisola dos Pontos e assim foi. Entretanto Julius abrandou um pouco e foi alcançado pelo pelotão, mas ainda assim, no sprint final conseguiu fazer 14.º lugar, chegando com o mesmo tempo do vencedor, o que ajudou a melhorar ainda mais a prestação do dia. Estamos em 2.º lugar na Geral, o que é muito bom e amanhã sabemos que vai ser difícil defender esta camisola, mas vamos tentar e vamos lutar para isso”. 


Esta quarta-feira é dia de etapa-rainha, com três Prémios de Montanha de 1.ª categoria. A partida para a 2.ª Etapa será de Darlington (11H00, West Row), para 152,1 km que terminam em Redcar (14H52, Coast Road). O Tour of Britain pode ser seguido em direto no canal do YouTube da organização da corrida – https://www.youtube.com/@britishcycling – após a partida, às 11H00.

 

CLASSIFICAÇÕES: 

20th LLOYDS BANK TOUR OF BRITAIN MEN  

1.ª ETAPA: Kelso – Kelso » 181,9 km 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 1.ª ETAPA 


 

1.º Paul Magnier (Soudal Quick-Step), 04h11m45s 

2.º Ethan Vernon (Israel-Premier Tech), mt 

3.º Robert Donaldson (Trinity Racing), mt 

14.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), mt 

35.º Mathias Bregnhøj (Sabgal / Anicolor), mt 

42.º Oliver Rees (Sabgal / Anicolor), mt 

79.º Duarte Domingues (Sabgal / Anicolor), a 02m20s 

84.º André Carvalho (Sabgal / Anicolor), mt 

97.º Jaime Castrillo (Sabgal / Anicolor), a 06m33s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – VERDE (após a 1.ª Etapa) 

 

1.º Paul Magnier (Soudal Quick-Step), 04h11m35s 

2.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), a 01s 

3.º Ethan Vernon (Israel-Premier Tech), a 04s 

37.º Mathias Bregnhøj (Sabgal / Anicolor), a 10s 

44.º Oliver Rees (Sabgal / Anicolor), mt 

79.º Duarte Domingues (Sabgal / Anicolor), a 02m30s 

84.º André Carvalho (Sabgal / Anicolor), mt 

97.º Jaime Castrillo (Sabgal / Anicolor), a 06m43s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS 


 

1.ª Israel-Premier Tech, 12h35m15s 

7.ª Sabgal / Anicolor, mt 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERMELHA 

 

1.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), 30 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL 

 

1.º Callum Thornley (Trinity Racing), 20 Pontos 

2.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), 14 Pontos 

Fonte: Clube Desportivo Fullracing



Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com