quarta-feira, 6 de junho de 2018

“Pódio preenchido pelo BOMBARRAL”

No dia 3 de junho a equipa marcou presença com os seguintes atletas: Francisco Guerreiro, Guilherme Simão, João Macedo, Ricardo Sousa, Bruno Valentim, Daniel Casquilho, Rafael Costa, António Pintassilgo. Prova com 66Km partida em Vila Franca de Xira e chegada a Alverca. Movimentada do inicio ao fim a equipa jogou ao ataque com objetivo da vitoria final. Na parte final da prova com os vários ataques formou-se uma fuga com os 3 ciclistas do Bombarral, que conseguiram chegar ao fim a 24 segundo do grupo perseguidor. Por equipas conseguimos também a Vitória final.

Classificação Atletas Bombarral

🚴♂️Bruno Valentim | 1º 🚴♂️Francisco Guerreiro | 2º 🚴♂️Guilherme Simão | 3º  🚴♂️Rafael Costa | 8º 🚴♂️Daniel Casquilho | 17º 🚴♂️João Macedo | 22º 🚴♂️António Pintassilgo | 36º 🚴♂️Ricardo Sousa | 42º

Classificação por equipas

🚴♂️Sicasal / Liberty Seguros / Bombarralense | 1º  🚴♂️Academia Joaquim Agostinho / UDO | 2º 🚴♂️Bairrada | 3º 🚴♂️Alcobaça Clube de Ciclismo | 4º 🚴♂️Jorbi - Team Jose Maria Nicolau | 5º

Fonte: Ciclismo Bombarrelense


 

“Melgaço acolhe o Campeonato Nacional de BTT Maratonas”

Melgaço acolhe no próximo domingo (10 de junho) o Campeonato Nacional de BTT Maratonas que contará com a presença dos melhores atletas nacionais desta vertente do ciclismo. No "destino de natureza mais radical de Portugal" estarão em disputa os títulos nacionais dos diversos escalões.

As inscrições na vertente de lazer encerram às 19 horas da próxima sexta-feira, podendo ser efetuadas em www.acm.pt

Depois de Melgaço ter acolhido em 2017, com assinalável êxito organizativo, etapas das Taças de Portugal de Ciclocrosse e de Maratonas e do 29º Grande Prémio do Minho em ciclismo de estrada, o Município mais a Norte de Portugal recebeu em janeiro o Campeonato Nacional de Ciclocrosse, em março uma prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - Cross Country Olímpico e no próximo domingo acolhe o Campeonato Nacional de Maratonas, estando ainda previsto para este ano o início e final de uma etapa do Grande Prémio do Minho em ciclismo de estrada (7 de julho).

A 3ª Maratona BTT Vila de Melgaço - Campeonato Nacional de Maratonas é promovida em conjunto pela Melsport - Melgaço, Desporto e Lazer E.M., Associação de Ciclismo do Minho e Federação Portuguesa de Ciclismo do Minho, com o apoio de diversas entidades. O início está marcado para as 09h30 no Largo Hermenegildo Solheiro, local onde também terminará a maratona.

Pretendendo assumir-se como um evento de referência que contribua para a promoção da prática desportiva e que corresponda ao crescente interesse por atividades de BTT, a Maratona visa igualmente potenciar a marca Melgaço e tudo o que a referida aporta a vários níveis, como a gastronomia, cultura, história, costumes, desporto de Natureza entre outros.

Fonte: ACM

“EMEL/GIRA pode ser alargado a concelhos vizinhos de Lisboa”

Por: Pedro Pereira

O Gira.Bicicletas de Lisboa, sistema de bicicletas partilhadas, poderá ser alargado aos concelhos limítrofes da capital. Em entrevista à Transportes em Revista, à margem do evento Mobitrans, o presidente da EMEL - Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, Luís Natal Marques, revelou que existem municípios vizinhos que «têm a intenção, o propósito e o contacto» de estender aos seus concelhos o sistema de bikesharing.

Segundo Natal Marques, «é uma possibilidade caso haja vontade de todas as partes para o fazer», adiantando que «não faz sentido que o sistema seja outro nestes concelhos vizinhos e que não seja compatível com o que existe em Lisboa. Estamos a conversar e a dialogar».

O presidente da EMEL adiantou ainda que até ao final do verão o Gira.Bicicletas de Lisboa deverá estar completamente instalado (140 estações e 1400 bicicletas) e que a empresa municipal já está a pensar na sua expansão. Natal Marques salientou que o sistema «tem sido um enorme sucesso» e que «90% das utilizações» são feitas em bicicletas elétricas.

Fonte: Transportes em revista

“CRITÉRIO DO DAUPHINÉ: MICHAL KWIATKOWSKI RETOMA LIDERANÇA”

Sky vence crono por equipas

Por: Lusa

Foto: Filipe Farinha/Record

O polaco Michal Kwiatkowski (Sky) regressou esta quarta-feira à liderança do Critério do Dauphiné, após a vitória da equipa britânica de ciclismo no contrarrelógio por equipas da terceira etapa da prova francesa.

A Sky, liderada pelo britânico Geraint Thomas, concluiu os 35 quilómetros do crono em 36.33 minutos, menos 38 segundos do que a BMC e menos 53 do que a Lotto Soudal. A Mitchelton-Scott, do sul-africano Daryl Impey, que partiu de amarelo para a etapa, não foi além do quarto lugar, a 56.

Kwiatkowski, que tinha perdido a liderança na terça-feira, reassumiu a primeira posição, sendo seguido por três companheiros de equipa na classificação geral, casos do italiano Gianni Moscon, do espanhol Jonathan Castroviejo e de Thomas, a três, nove e 21 segundos, respetivamente.

Impey foi relegado para o oitavo lugar, a 54 segundos do campeão do mundo de 2014, atrás de um trio da BMC constituído pelos norte-americanos Brent Bookwalter e Joey RossKopf e pelo italiano Damiano Caruso.

O português Tiago Machado (Katusha-Alpecin) permanece no 38.º posto, mas agora a 2.18 minutos, depois de ter comandado a sua equipa para o 15.º lugar no contrarrelógio, a 01.49 da Sky.

Na quinta-feira, o pelotão vai cumprir os 181,2 quilómetros entre Chazey-sur-Ain e Lans-en-Vercors, numa viagem com três contagens de montanha, uma de categoria especial, outra de quarta categoria e uma de segunda coincidente com a meta.

Fonte: Record on-line

“CHEGADA DA VOLTA A PORTUGAL EM ALBUFEIRA VAI SER "ENORME DESAFIO" AO NÍVEL LOGÍSTICO”

Foto: Simão Freitas

A chegada da Volta a Portugal à cidade de Albufeira, em 2 de agosto, no pico do verão no Algarve, vai ser "um enorme desafio" do ponto de vista logístico, admitiu esta quarta-feira o diretor da prova.

"Vai ser um enorme desafio do ponto de vista logístico e da segurança. Teremos a GNR e as equipas da autarquia diretamente ligadas a esta sensível logística. Temos todas as condições para que a chegada a Albufeira recupere, de forma fantástica, o Algarve para a Volta a Portugal", disse Joaquim Gomes.

O diretor da prova falava à margem da apresentação da primeira etapa da competição, realizada numa unidade hoteleira de Albufeira.

A etapa, que se realiza no dia seguinte ao prólogo de Setúbal, arrancará em Alcácer do Sal e percorrerá o Alentejo em direção ao Algarve, num percurso de 191,8 quilómetros, com meta instalada no 'coração' de Albufeira, na avenida dos Descobrimentos.

Em relação ao alojamento, em virtude das dificuldades sentidas para albergar no Algarve as 2500 pessoas que a Volta a Portugal arrasta, direta e indiretamente, apenas os funcionários da organização que asseguram a montagem das estruturas vão pernoitar na região, na noite anterior.

"A maioria das pessoas da caravana vai pernoitar no eixo entre Albufeira e o local da partida no dia seguinte, Beja", salientou o diretor da prova.

Quanto ao trânsito, as principais dificuldades serão sentidas dentro da cidade de Albufeira, mas a organização vai evitar a passagem dos corredores pelas vias mais preocupantes, nomeadamente a EN125.

"A solução encontrada não vai, de forma alguma, interferir com a EN125 e outras vias sensíveis. Vai existir condicionamento de trânsito na cidade, mas se Londres fechou metade da cidade para receber a Volta a França, acredito que aqui vamos encontrar soluções interessantes para receber um dos mais populares eventos do desporto nacional", garantiu Joaquim Gomes.

A região algarvia esteve dez anos sem receber etapas da Volta a Portugal - em 2008, Portimão foi cenário do prólogo e da partida da primeira etapa -, uma ausência que o diretor da prova considerou "manifestamente longa".

A ligação histórica do Algarve ao ciclismo - presente na Volta a Portugal desde a primeira edição, em 1927 - e os apelos dos adeptos da modalidade, "que insistentemente apontavam o dedo à organização", abriram caminho para o retorno da prova, admitiu Joaquim Gomes.

"Com algum esforço e grande disponibilidade das autarquias, encontrámos uma solução muito interessante, que faz com que a Volta de 2018 seja, dos últimos anos, aquela com a maior mancha de cobertura no território nacional", concluiu.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, manifestou-se igualmente satisfeito por poder ser cumprido "o desiderato de uma verdadeira Volta a Portugal", sublinhando que a organização vai responder às dificuldades logísticas para "garantir um enorme sucesso".

O autarca albufeirense pediu a outras autarquias algarvias "que se cheguem à frente" no próximo ano, para que este regresso da Volta à região "não seja uma situação episódica".

A 80.ª edição da Volta a Portugal vai decorrer entre 1 e 12 de agosto, com arranque em Setúbal e final em Fafe.

Fonte: Record on-line

“Dez anos depois da última passagem pelo Algarve Albufeira na 80ª Volta a Portugal Santander”

Albufeira - Cidade de Chegada 2018

2 Agosto - 1ª ETAPA - 191,8KM

V ai terminar em Albufeira, a 2 de agosto, a primeira etapa da 80ª Volta a Portugal Santander. O regresso da maior prova do ciclismo nacional ao Algarve, após 10 anos de ausência, foi anunciado esta quarta-feira, 6 de junho, numa apresentação que decorreu em Albufeira com a presença de autarcas, entidades da região e responsáveis da Podium Events, responsável pela organização do evento.

Para Albufeira esta será a segunda presença do município na história da Volta a Portugal e José Rolo, o presidente da Câmara Municipal, não podia estar mais satisfeito com o regresso depois de tanto tempo. “O Algarve tem um papel importante no ciclismo nacional com tradições inegáveis na modalidade e Albufeira, pela importância da oferta turística, desempenha um papel importante na região.

A junção destas duas marcas constitui uma importante janela de promoção do nosso destino, mas também da modalidade que desta forma pode ser apreciada pelos milhares de seguidores, residentes e turistas, que se encontrarão na região nessa altura do ano.”


O anterior autarca de Albufeira e presidente em exercício da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, enaltece este regresso reconhecendo a importância do evento. “É um esforço que vale a pena e acho que está feita justiça à prova. A Volta é uma forma de promoção que além de valorizar o desporto dá sempre muita visibilidade aos locais por onde passa, promovendo a natureza, o património e as pessoas.”

O ALGARVE E ALBUFEIRA NA VOLTA A PORTUGAL

Região de fortes e apaixonadas ligações ao ciclismo e onde estão as bases de duas equipas profissionais, Sporting-Tavira e Aviludo-Louletano, o Algarve foi desde sempre uma marca incontornável na Volta a Portugal tendo recebido a prova logo na primeira edição em 1927.

A última vez que a prova passou nas estradas algarvias foi em 2008 quando Portimão foi cenário do Prólogo e da partida da etapa inaugural que levou a caravana até Beja onde o benfiquista Ruben Plaza ficou de “amarelo”.

O município de Albufeira apenas uma vez marcou presença na competição quando, em 2003, na estreia do complexo desportivo e de lazer da Marina de Albufeira, o pelotão partiu para o primeiro dia de prova. Essa etapa terminaria em Tavira, após 175,6 quilómetros, com o triunfo de Cândido Barbosa.

A 80ª Volta a Portugal Santander realiza-se de 1 a 12 de agosto com um Prólogo em Setúbal e a festa final marcada para Fafe.

Fonte: Podium

“Reportagem no “Jornal de Ciclismo” do evento: “15º Convívio Cicloturistico de Vila Nova de Cernache.2018”

O “Jornal de Ciclismo”, publicou a reportagem do evento: “15º Convívio Cicloturistico de Vila Nova de Cernache.2018” realizado este domingo em Vila Nova de Cernache/Coimbra,  a mesma pode ser visualizada em: http://jornalciclismo.com/?p=47986 ou em: http://jornalciclismo.com  onde pode ainda visualizar outras notícias.

Reportagem no “O Praticante” do evento: “15º Convívio Cicloturistico de Vila Nova de Cernache.2018”

O “O Praticante” publicou a reportagem do evento: “15º Convívio Cicloturistico de Vila Nova de Cernache.2018” realizado este domingo em Vila Nova de Cernache/Coimbra, a mesma pode ser visualizada em: http://www.opraticante.pt/convivio-inesquecivel-vila-nova-cernache/ ou em: http://www.opraticante.pt/  onde pode ainda visualizar outras notícias.

“Reportagem no “A Notícia” do evento: “26º Edição Lisboa Antiga de Bicicleta.2018”

O A Notícia”, publicou a reportagem do evento: “26º Edição Lisboa Antiga de Bicicleta.2018” realizado este domingo em Lisboa, a mesma pode ser visualizada em: https://www.anoticia.pt/pt/201806/Desporto/1937/Lisboa-antiga--de-bicicleta.htm ou em: http://anoticia.pt/ onde pode ainda visualizar outras notícias.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com