sexta-feira, 25 de março de 2022

“UCI lança circuito mundial de provas de cascalho”


As datas oficiais já são conhecidas

 

Por: EFE

A União Ciclística Internacional (UCI) anunciou uma nova competição na modalidade de ciclismo de cascalho, a Gravel World Series que começará em abril e terá em um total de 12 provas.

Originário do oeste dos EUA há 15 anos, o cascalho ganhou popularidade e agora está crescendo em todo o mundo. Popular entre os ciclistas que procuram novos desafios, combina elementos de estrada e mountain bike, e é desenvolvido principalmente em estradas não pavimentadas (trilhos florestais, estradas agrícolas, paralelepípedos, etc.).

A marca de bicicletas americana Trek Bikes é a principal patrocinadora da série de 2022 a 2024, associando seu nome a essa nova iniciativa que responde à crescente popularidade do cascalho. O conceito da nova série de cascalho baseia-se no da UCI Gran Fondo World Series existente, onde os ciclistas também podem conseguir uma oportunidade para um Campeonato Mundial anual da UCI. A única diferença com o conceito Gran Fondo é que os ciclistas profissionais também podem participar nos eventos de série e se qualificarem para o Campeonato Mundial da UCI da modalidade.

A programação da UCI Gravel World Series 2022 começará a 3 de abril com um evento de 85 km nas Filipinas. A série de 12 eventos continuará com duas corridas nos EUA e Austrália e um evento na França, Polônia, Suécia, Bélgica, Itália, Holanda e Espanha. A UCI optou por não tornar as regulamentações muito rigorosas nos primeiros anos, permitindo que os participantes competissem em qualquer tipo de bicicleta sem assistência elétrica (cascalho, ciclocross, estrada, mountain bike,...)

 

O presidente da UCI, David Lappartient, ficou "encantado" com a iniciativa da UCI:

 

"Estou encantado com o novo calendário de cascalho para ciclistas com espírito aventureiro que gostam de pedalar em estradas não pavimentadas. Os melhores deles ganharão o direito de competir no Campeonato Mundial inaugural de Gravel da UCI, detalhes dos quais serão divulgados em breve. A UCI Gran Fondo World Series é incrivelmente popular e estou convencido de que esse conceito terá o mesmo sucesso para o formato terrestre".

 

Calendário do Gravel Trek UCI World Series 2022

 

3 de Abril: UCI Gravel Philippines, Bongabon, New Ecija (PHI)

15 de Maio: Seven, Nannup (AUS)

5 de Junho: Wish One Gravel Race, Millau (FRA)

18 de Junho: Gravel Adventure, Swieradow-Zdroj (POL)

25 de Junho: Highlands Gravel Classic, Fayetteville (EUA)

6 de agosto: Jingle GX Gravel Race, Amana (EUA)

20 de agosto: Gravel Grit Grind, Halmstad (SWE)

27 de Agosto: Houffa Gravel, Houffalize (BEL)

3 de Setembro: Monsterrato-Strade Bianche- Quattordio (ITA)

4 de Setembro: Gravelista, Beechworth (AUS)

Fonte: Marca

“Triatlo, há esperança lusa entre um mar de candidatos”


A opinião é unânime entre os atletas: a Taça da Europa de Quarteira deste ano conta com uma das mais fortes start lists de sempre, conforme foi destacado durante a conferência de imprensa da 20ª edição do Triatlo Internacional de Quarteira, professor Carlos Gravata, mas os portugueses querem estar à altura.

No sector masculino, destaque para a dupla nipónica, Takumi Hojo e Kenji Nener, este último 14º classificado nos últimos Jogos Olímpicos de Tóquio, enquanto, que hoje é 14º do ranking mundial. Sobram ainda Seth Rider, norte-americano, 18º do ranking mundial e 4º em Edmonton, assim como o suíço Fridelance e o italiano Nicola Azzano, entre outros.

Na conferência de imprensa de lançamento da prova, Ricardo Batista, que parte com o dorsal nº1o, sublinhou que “Quarteira é sempre uma prova especial, graças ao envolvimento do público”, e desejou o melhor a todos os companheiros de seleção: “Espero que possamos voltar a repetir o cenário de ver portugueses no pódio. Sinto-me bem e vou dar o melhor, sabendo que esta start list está muito forte.”, concluiu.

Na start list feminina há um nome que sobressai, Summer Rappaport. A norte-americana, treinada pelo português Paulo Sousa, líder do circuito mundial e 14ª em Tóquio, surge como grande favorita em Quarteira. Segue-se a britânica Beth Potter, e as alemãs Tertsch e Koch.

A portuguesa Maria Tomé, dorsal nº16, foi à conferência de imprensa assumir os seus objetivos: “As minhas expectativas passam por melhorar o meu quinto lugar do ano passado, apesar do leque de excelentes atletas. Sinto-me bem, espero a ajuda do público”, acrescentou.

Na Taça da Europa Júnior moram uma boa parte das esperanças nacionais. João Nuno Batista, irmão de Ricardo Batista, assume que vê o irmão como ídolo que quer seguir, mas sobre a prova, ao seu jeito, lá vai sorrindo: “Talvez vá para ganhar, mas se conseguir um pódio já considero um bom resultado”.

A prova de Quarteira contará com a presença de dois atletas ucranianos, Maryna Kyryk e Sergiy Kurochkin, que chegam ao Algarve com o coração no seu País. Maryna explicou que “muitos atletas não conseguem treinar no País e têm familiares em perigo. Muitos abandonaram a Ucrânia e outros estão na linha da frente. O coração está com os meus pais, na Ucrânia, que não vejo há três meses, mas estou preparada como atleta para mostrar que a Ucrânia continua viva apesar da guerra. O mundo está a ver que a Ucrânia está do lado da razão e que Putin está errado. É preciso parar esta guerra”, rematou perante um consensual aplauso da plateia.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Triatlo de Quarteira: “A festa onde ninguém quer faltar”


Mais de 600 atletas, 35 países, três provas e um mar de gente no apoio. É assim a festa do Triatlo Internacional de Quarteira, “onde ninguém quer faltar”, como resumiu o presidente da Federação de Triatlo de Portugal, Sérgio Dias, na conferência de imprensa de apresentação oficial da prova que arranca às 13h45 deste sábado (26 de Março).

Para o vereador do desporto da Câmara Municipal de Loulé, Carlos Carmo, o evento confirma o município “como destino de excelência para a prática do desporto”.

A 20ª edição do Triatlo Internacional de Quarteira – Professor Carlos Gravata marca um percurso de trabalho conjunto de vários parceiros que não têm faltado à modalidade. Para o presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, “é um orgulho ver esta prova afirma-se desta maneira, mas significa também uma enorme responsabilidade para que possamos continuar a trabalhar, cada vez mais, no sentido de criar todas as condições para que estes atletas venham cá mais vezes durante o ano”.

Combater a sazonalidade é um dos objetivos definidos por Carlos Carmo e os resultados estão à vista. “Já se notam muitos atletas a estagiar nesta cidade à beira-mar plantada. Esse é um dos nossos grandes objetivos, a promoção deste território como destino de excelência para a prática do desporto”, detalhou o responsável camarário durante a conferência de imprensa.

A verdade é que os resultados estão à vista e o testemunho foi dado por Susana Modesto, diretora comercial do Dom José Beach Hotel, um parceiro de sempre: “A prova tem um enorme impacto para o hotel e para a freguesia em época baixa, porque movimenta muito a freguesia em termos de alojamento e restauração”, explicou

O triatlo internacional de Quarteira arranca este sábado, às 13h45, com a prova da Taça da Europa de elites femininas. Quando forem 16h30, é a vez dos homens. Para domingo está marcada a Taça da Europa Júnior (8h45 e 10h) e mais uma edição da Taça de Portugal.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados, Taça de Portugal decide-se na Clássica Aldeias do Xisto”


A quinta edição da Clássica Aldeias do Xisto juntará as melhores equipas nacionais para a decisão da Taça de Portugal Jogos Santa Casa, no dia 27 de março. O pelotão contará com 133 corredores, em representação de 19 equipas, partindo de Sobral de São Miguel e chegando a Ferraria de São João, depois de percorridos 144,8 quilómetros.

A Clássica Aldeias dos Xisto começa em território da Covilhã, na aldeia de Sobral São Miguel, de onde a caravana parte às 12h00. Os corredores vão atravessar as Aldeias do Xisto de Barroca, Janeiro de Cima, Janeiro de Baixo e Mosteiro, antes de iniciarem a subida que os levará à meta, em Ferraria de São João, concelho de Penela, onde chegarão cerca das 15h30.

A beleza paisagística das Aldeias do Xisto, que voltará a ficar registada através da Clássica, é acompanhada pelas dificuldades do percurso, que fazem desta prova uma das mais seletivas do calendário nacional.

Durante a viagem, serão ultrapassadas as subidas de Armadouro e Pampilhosa da Serra, pontuáveis para a classificação da montanha. A meta também coincide com uma subida a contar para a classificação dos trepadores. Será uma escalada de 5,4 quilómetros, com uma inclinação média de 7,2 por cento. A Clássica Aldeias do Xisto tem a capacidade única de ligar e divulgar o território. A prova de domingo atravessa três unidades de paisagem: começa na serra do Açor, passa pelo Zêzere e termina na serra da Lousã.

No que toca às contas da Taça de Portugal, Leangel Linarez ocupa neste momento a 3ª posição da Geral. Por ser uma prova com uma dureza muito grande, não estará presente, mas estarão os seus colegas de equipa que irão dar tudo por uma vitória na Clássica. São eles: Francisco Morais, António Barbio, Rui Carvalho, Gonçalo Carvalho, Nicolas Saenz, Bruno Silva e Pedro Pinto que regressa à competição após infeção por Covid-19.

Na antevisão para esta prova o diretor desportivo Gustavo Veloso afirma que “Esta é uma prova dura onde contamos com diversos corredores que podem estar na discussão direta com os melhores. Partimos motivados para mais este desafio na expectativa da equipa continuar a senda de boas prestações”.

Fonte: Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados

“Van Aert vence clássica E3 Saxo Bank em novo recital da Jumbo-Visma”


Christopher Laporte na segunda posição, Rui Oliveira na 49ª posição e André Carvalho na 102ª

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

O ciclista belga Wout Van Aert venceu esta sexta-feira a clássica E3 Saxo Bank, em nova demonstração de força da equipa Jumbo-Visma, que colocou o francês Christopher Laporte na segunda posição.

Depois de ter preenchido os três lugares do pódio na primeira etapa do Paris-Nice, então com vitória de Laporte, a equipa belga voltou a mostrar a sua força, com Van Aert a vencer, cruzando a meta abraçado ao seu colega.

Desta feita sem o esloveno Primoz Roglic, que completou o trio no Paris-Nice, a Jumbo-Visma voltou a festejar um triunfo, com Van Aert a completar em 4:38.04 horas os 203,9 quilómetros da clássica belga, com partida e chegada em Harelbeke, tornando-se o segundo campeão belga a vencer a prova, depois de Rik Van Looy em 1964.


A Jumbo-Visma partiu o pelotão a 80 quilómetros da meta, com o 'indomável' Van Aert a acelerar para, juntamente com Laporte, deixar os adversários para trás a cerca de 40 quilómetros da meta, partindo definitivamente para o triunfo.

O suíço Stefan Küng, campeão europeu de contrarrelógio, fechou o pódio da clássica comummente conhecida como E3 Harelbeke, a 1.35 minutos do campeão belga, com um ataque nos metros finais, que surpreendeu os restantes companheiros do grupo perseguidor.

Esta foi a terceira vitória da temporada para Van Aert, que já tinha triunfado na clássica Omloop Het Nieuwsblad e na quarta etapa do Paris-Nice.

Rui Oliveira (UAE Emirates) foi o melhor dos portugueses, na 49.ª posição, exatamente a seis minutos do vencedor, com André Carvalho (Cofidis) a terminar no 102.º lugar, a 12.28.

Fonte: Record on-line


“Mathieu Van der Poel vence quarta etapa da Semana Internacional Coppi e Bartali”


Eddie Dunbar mantém a liderança da prova italiana

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Mathieu van der Poel

O ciclista neerlandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Fénix) venceu esta sexta-feira a quarta etapa da Semana Internacional Coppi e Bartali, com o irlandês Eddie Dunbar (INEOS) a manter a liderança da prova italiana.

Depois de ter integrado a fuga do dia, apanhada a cerca de 10 quilómetros do fim, Van der Poel ainda teve forças para vencer a etapa ao 'sprint', em 3:59.49 horas, no final dos 158,7 quilómetros do percurso, com partida e chegada em Montecatini.

O britânico Ethan Hayter (INEOS), quarto na Volta ao Algarve, foi segundo na tirada, à frente do belga Remy Mertz (Bingoal Pauwels Sauces), ambos com o mesmo tempo de Van der Poel, que, curiosamente, venceu no mesmo dia em que o seu arquirrival Wout van Aert (Jumbo-Visma) triunfou na Bélgica.

Na geral, Dunbar tem nove segundos de avanço sobre o seu colega britânico Ben Tullett e 24 sobre o suíço Marc Hirschi (UAE Emirates).

O português Daniel Viegas (EOLO-Kometa) foi 85.º, a 9.47 minutos, ocupando o 104.º posto da geral, a 1:08.28.

No sábado, corre-se a quinta e última etapa, entre Casalguidi e Cantagrillo, num total de 160 quilómetros.

Fonte: Record on-line

“Glassdrive / Q8 / Anicolor disputa Clássica Aldeias do Xisto este domingo”


Domingo, dia 27 de março, a Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor está na estrada para enfrentar os 144,8 km de percurso da 5.ª edição da Clássica Aldeias do Xisto. A prova vai decidir os vencedores da Taça de Portugal, da qual Pedro Silva é líder em Sub-23 e a estrutura com sede em Águeda comanda o ranking por Equipas.

António Carvalho, Frederico Figueiredo, Fábio Costa, Javier Moreno, Afonso Eulálio e Pedro Silva são os seis corredores que vão alinhar na corrida, que este ano parte da Covilhã, mais precisamente da aldeia de Sobral de São Miguel, às 12H00. 

O pelotão vai cruzar as Aldeias do Xisto de Barroca, Janeiro de Cima, Janeiro de Baixo e Mosteiro, para iniciar a subida que os vai conduzir à meta, em Ferraria de São João, no concelho de Penela, após uma escalada com 5,4 km a uma inclinação média de 7,2%, prevendo-se a chegada cerca das 15H30. 

As dificuldades do percurso fazem desta prova uma das mais seletivas do calendário nacional. Além do Prémio de Montanha que corresponde à meta, durante a viagem serão ultrapassadas as subidas de Armadouro e Pampilhosa da Serra, também elas pontuáveis para a classificação da montanha. 


Quanto à Taça de Portugal, na categoria de Elite Fábio Costa está na 4.ª posição do ranking, com 105 pontos, apenas a 15 pontos do líder, Rafael Silva (Efapel Cycling). Como o vencedor da clássica arrecada 75 pontos, está tudo em aberto. Entre os Sub-23 Pedro Silva e Afonso Eulálio, com 150 e 130 pontos, estão no topo da tabela, com João Macedo (LA Alumínios-Credibom-Marcos Car) em 3.º lugar, com 95 pontos. 

“A Clássica das Aldeias do Xisto é sempre uma corrida que marca a nossa estrutura, até porque tivemos o apoio das Aldeias do Xisto durante vários anos e sempre encarámos a corrida como nossa, ao correr em casa. Por tal, é sempre um fator de motivação. Penso que a corrida vai ser bem disputada, tem um percurso bastante seletivo e acredito que toda a nossa equipa vai fazer o melhor possível para chegar ao final com um bom resultado”, avançou o diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor, Rúben Pereira.

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

“João Almeida assume liderança da Volta à Catalunha”


Bonificação de 1 segundo atira o português para o topo da tabela

 

Por: Record

João Almeida recebeu o cumprimento e abraço de Ivo Oliveira, que foi 8.º esta tarde

João Almeida é o novo líder da Volta à Catalunha. O português da UAE Emirates, que entrava nesta 5.ª tirada no segundo posto empatado em tempo com Nairo Quintana, bonificou um segundo num dos sprints intermédios e acabou por superar o colombiano na tabela, isto quando faltam disputar somente duas etapas até o final da prova catalã.

A liderança de João Almeida é agora precisamente de 1 segundo para Quintana e de 7 para Sergio Higuita. E será de camisola de líder vestida que, no sábado, o ciclista de A-dos-Francos partirá para a 6.ª etapa, uma tirada de 167,6 quilómetros entre Salou e Cambrils. Um etapa que contará com seis contagens de montanha, mas nenhuma a coincidir com a meta.

Quanto à luta pela vitória final nesta 5.ª etapa, na chegada a Vilanova i la Geltrú, numa tirada de 206,3 quilómetros, o triunfo foi para o britânico Ethan Vernon, numa luta ao sprint na qual levou a melhor sobre Phil Bauhaus e Dorian Godon. Ivo Oliveira, também da Emirates, foi oitavo.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com